Novidades

[Report] Creta - Junho 2018

FiDani

Membro Ativo
Este ano o nosso destino de verão foi a Grécia, a ideia inicial era fazer um cruzeiro, mas feitas as contas ia ficar muito acima do nosso orçamento. Em janeiro começamos a procurar a maneira mais económica e prática para chegar à Grécia, primeiro fui ao site da Ryanair e tentei conciliar voos e mais voos até que descobri que a Aegean Airlines ia inaugurar a Rota Porto - Atenas em junho!:D

Agora restava escolher o roteiro, sendo que Santorini era obrigatório! Após muita reviravoltas lá compramos os voos! O roteiro final seria Creta - Atenas - Santorini!:D

Voos
Porto - Atenas (escala de 2h) - Chania → Aegean Airlines 99,50€
Chania - Atenas → Aegean Airlines 63€ (inicialmente tínhamos comprado um voo de 20€ pela ryanair, mas foi cancelado e continuo até hoje à espera do reembolso!!!):mad::mad::mad:
Atenas - Santorini → Ryanair 32€
Santorini - Atenas (escala de 1:25h) - Porto → Aegean Airlines 99,50€

Este preços são todos por pessoa.

O ideal seria visitar primeiro Atenas e depois Creta ou Santorini sendo este trajeto feito de ferry, mas na altura em que decidimos comprar os bilhetes esta opção ficava mais cara e a logística da viagem era mais complicada.

Relativamente à Aegean, não tenho nada a apontar, todos os voos foram pontuais, serviram uma refeição (jantar) nos voos Porto-Atenas e Atenas-Porto, nos restantes voos serviram um snack e bebidas. Quanto ao voo da ryanair atrasou 1h!:mad:

Carro
Creta: Kappa Rental → 4 dias 109€ com 0,00€ de franquia (gastamos 35€ de gasolina)
Santorini: Tonny’s → 2 dias 90€ com 300€ de franquia (gastamos 15€ de gasolina)

A gasolina na Grécia é muito caro, para terem uma noção em Creta vimos preços desde 1,65-1,80€/L e em Santorini 1,85-2,00€/L!!!!

Relativamente às rent a car correu tudo bem e conforme o combinado, recomendo ;)


Alojamento
Creta: Alexia Beach hotel 3* → 440€ 4 noites em MP
Santorini: Babis hotel → 90€ 2 noites com transfer incluído

Não voltaria a reservar estes hotéis, em Santorini por exemplo teria esticado o orçamento e escolhido um hotel com vista para a caldeira, talvez numa próxima! :rolleyes:

Vou começar por fazer o report de Creta e depois faço o de Atenas e Santorini ;)


Dia 1
Aterramos no aeroporto de Chania por volta das 8:40 e conforme o combinado quando saímos já tínhamos o carro à nossa espera.

Primeira paragem Seitan Limania, que fica a 15min do aeroporto. Podem deixar o carro num pequeno parque de terra batida e depois descer até à praia, recomendo que levem sapatilhas pois o percurso tem bastantes pedras.

A praia é muito pequena, mas vale a pena, a água é tão cristalina que parece quase uma piscina!:D





Depois de uns mergulhos fomos até Chania e aproveitamos para almoçar. Depois do almoço demos uma volta pelo centro de chania e fomos até ao Porto Veneziano.



Chania fez-me lembrar aquelas ruas de Albufeira cheias de lojas de souvenirs e restaurantes, apesar da confusão é agradável. Aquelas ruas são labirintos autênticos, mas com muitos recantos fotogénicos :)
Um ponto negativo de chania é o estacionamento, mesmo sendo a pagar é muito difícil de arranjar lugar! Tivemos de deixar o carro num parque subterrâneo (pagamos 2,30€/h).

Depois seguimos para hotel e por lá ficamos o resto do dia, a ideia inicial era visitar Falassarna, mas como não tínhamos dormido na noite anterior decidimos ficar pela piscina a aproveitar para descansar um bocado.

Dia 2
No dia seguinte acordamos cedo tomamos o pequeno almoço e partimos em direção à tão aguardada praia de Elafonisi, foi um percurso de aproximadamente 1:30h. Mesmo em frente à praia existe um parque de estacionamento grande em terra batida. A praia é lindíssima e tem zonas em que a areia é mesmo cor de rosa! É ideal para quem tem crianças pois o mar é muito calmo e baixinho. De resto vou deixar fotografias pois estas falam por si! :D:D:D






Tinha lido que Creta era uma ilha ventosa, o que se veio a confirmar, mas se não estivesse vento nenhum era impossível estar ao sol com aquele calor.
De tarde decidimos ir a pé até à praia de Karterados, que fica à cerca de 30min. O mar tinha uma cor azul turquesa impressionante!






Acreditem que as fotografias não fazem justiça à cor da água!
Voltamos para Elafonisi já com o céu um bocado nublado, mas até foi agradável pois estava muito calor.
 

FiDani

Membro Ativo
Dia 3

No dia seguinte voltamos a acordar cedo e desta vez seguimos em direção à também muito aguardada praia de Balos.
Foi 1:10h de viagem sendo que 30min são em terra batida! Para chegar até Balos é necessário fazer um percurso de 7km numa estrada de terra batida cheia de pedras e depois ainda têm de caminhar 2km até à praia! Não foi fácil mas conseguimos!:confused::eek:
No início da estrada têm de pagar 1€ por pessoa e aconselho a irem o mais cedo possível porque depois torna-se bastante complicado para estacionar o carro.
No tempo que lá estive não vi nenhum barco a chegar, mas sei que também existem excursões.
Se em Elafonisi estava vento aqui então estava um autêntico vendaval e desta vez não era agradável! Porém a paisagem compensou todo o sacrifício feito para lá chegar!:D:D:D






Só ficamos aqui talvez 2h, estava mesmo bastante vento e o céu estava a ficar nublado. Decidimos então partir para Falassarna, mas antes tínhamos uma grande subida pela frente, ainda bem que não estava sol senão acho que tinha ficado a meio do caminho :confused:


De balos a Falassarna são 45min.


Acabamos por ficar aqui o resto da tarde e à noite fomos novamente a Chania.



Dia 4

No último dia em Creta fomos até ao lago Kournas, Retimno e Balí.

A zona do lago Kournas é bastante agradável, eu achava que só tinha apenas uns barquinhos para alugar, mas não, tem alguns restaurantes e lojas de souvenirs.






Almoçamos em Retimno e passamos a tarde nas praia da zona de Balí. A cidade de Retimno é parecida com chania, mas muito mais pequena e com muito menos confusão, é gira, mas nada de especial.



Gostei das praias de Balí o único problema foi arranjar um sítio para estender a toalha, isto porque o pouco areal que tem está ocupado por espreguiçadeiras :/





E assim terminou a nossa estadia em Creta, ficou muita coisa por ver e espero um dia poder voltar :)

Próxima paragem Atenas! ...
 

Bee

Membro Conhecido
Estou profundamente desiludida com este report.
Primeiro, dizem que as férias de verão foram na Grécia.... o tempo verbal leva a crer que o verão já veio, o que não é verdade. Pelo menos eu ainda não o vi.
Segundo, não foi feito o alerta quanto às fotos. A cor da água é suscetível de causar danos na retina.

Posto isto, estou a babar por Creta! (E agora não estou a ser irónica :D)
 

sspereira

Membro Ativo
Olá, também já estive em Creta e foi sem duvida uma das melhores que fiz. Como tu também fui a Balos mas na altura fiquei alojada perto de Rethymno porque tinha um bebe pequeno e não dava para fazer grandes voltas. Obrigad por me recordar este tão lindo destino;) e só para meter um pouco de inveja também este ano vou A Mykonos e a Corfu :)
 

FiDani

Membro Ativo
Estou profundamente desiludida com este report.
Primeiro, dizem que as férias de verão foram na Grécia.... o tempo verbal leva a crer que o verão já veio, o que não é verdade. Pelo menos eu ainda não o vi.
Segundo, não foi feito o alerta quanto às fotos. A cor da água é suscetível de causar danos na retina.

Posto isto, estou a babar por Creta! (E agora não estou a ser irónica :D)
  Por este andar não sei quando é que vamos ter verão a sério em Portugal :mad:
A água é mesmo incrível e a temperatura também :D:D
 
  • Gostar
Reações: Bee

PauloNev

Moderador Honorário
Staff
Muito obrigado pela partilha.
Belas fotos de umas férias interessantes, e de locais que um dia quero conhecer.
Boas viagens ;)
 

d3ci0

Membro Conhecido
Muito obrigado pela partilha!!! ;)
É um destino com muita procura, não conheço mas adorava conhecer.
Belas fotos! :)
 

Cristina Sousa

Membro Conhecido
Este report promete, a avaliar pela 1ª parte!
Praias e água de fazer inveja...... :rolleyes:
Obrigada pela partilha, a Grécia continua na lista! :D :D
 

Ricardo_7

Membro Conhecido
Olá,

Muito obrigado pela fantástica partilha :D Esses tons de azul são qualquer coisa :eek: Sem dúvida que deve ter sido uma boa experiência :)

Boas viagens ;)
 

Bruxinha viajante

Membro Ativo
Bom... estou completamente boquiaberta e maravilhada com estas fotos :eek:
Fala-se muito de Mikonos e Santorini, mas de Creta nunca tinha visto nada específico. Estou rendida...

Aguardo ansiosamente a 2ª parte do report ;)
 

Rodrigo Ferreira

Membro Conhecido
Parabéns pelo report!
Fizeram um roteiro de encher os olhos..

Como é que fizeram com a alimentação? Fizeram roteiro também pela restauração ou de "sanduíche" atrás? :)
 

FiDani

Membro Ativo
Parabéns pelo report!
Fizeram um roteiro de encher os olhos..

Como é que fizeram com a alimentação?
Fizeram roteiro também pela restauração ou de "sanduíche" atrás? :)
Almoço e lanche foi maioritariamente sanduíches xD havia um lidl perto do hotel por isso passávamos sempre lá para reabastecer xD
O regime de meia pensão era à la carte por isso à noite experimentamos sempre pratos gregos ;)
 

FiDani

Membro Ativo
Bom... estou completamente boquiaberta e maravilhada com estas fotos :eek:
Fala-se muito de Mikonos e Santorini, mas de Creta nunca tinha visto nada específico. Estou rendida...

Aguardo ansiosamente a 2ª parte do report ;)
A ilha de Creta é muito grande, tem cerca de 250km de comprimento e nós nem metade visitámos! É um bom destino de férias e não é caro comparando com santorini e mikonos por exemplo ;)
 

PaulaCoelho

Membro Conhecido
Que belas férias :D
Estive para ir a Creta em 2007 mas depois ficamos por Kos e Patmos por questão de €€€ mas agora com o aumento dos voos low-cost acho que tenho de voltar a pensar no assunto e ver reports destes com fotos tão bonitas só fazem crescer essa vontade!! :rolleyes:
Obrigada pela partilha :)
 

Deni

Membro Conhecido
Ui ui que bom!
Que fotos lindas de um destino que já estava na lista e agora mais ainda...
Estou à espera do restante report para sonhar mais um pouquinho :)
 

yara

Membro Conhecido
Obrigada pela partilha e parabéns pelo excelente report.
Estive para ir a Creta quando fui à Grécia em Junho de 2016 mas depois por questões de voos resolvi não ir mas ficou sempre em mente.
Um dia tenho de ir para conjugar outras ilhas gregas com Creta porque estas fotos são maravilhosas. :rolleyes:
Fico a aguardar o resto do report...
 

sicpaiva

Membro Conhecido
Que maravilha... As ilhas gregas são mesmo qualquer coisa!! :rolleyes::rolleyes:
Estão na lista há muito tempo. Espero lá ir em breve. ;)
 

FiDani

Membro Ativo
Ui ui que bom!
Que fotos lindas de um destino que já estava na lista e agora mais ainda...
Estou à espera do restante report para sonhar mais um pouquinho :)
Obrigado :) a Grécia continua na minha lista! São tantas as ilhas para conhecer! Vamos lá ver se esta semana arranjo um tempinho para terminar o report :)

Obrigada pela partilha e parabéns pelo excelente report.
Estive para ir a Creta quando fui à Grécia em Junho de 2016 mas depois por questões de voos resolvi não ir mas ficou sempre em mente.
Um dia tenho de ir para conjugar outras ilhas gregas com Creta porque estas fotos são maravilhosas. :rolleyes:
Fico a aguardar o resto do report...
Eu gostei bastante de Creta, as praias são lindíssimas espero um dia poder voltar :)
Vou tentar terminar o report esta semana ;)
 

baguera

Membro Conhecido
Parabéns pelo Report.:)
Estamos à espera de mais...:D:D
 
Última edição por um moderador:
Top