Novidades

[REPORT] Cova D'En Xoroi ( Menorca ) - A lenda misteriosa -by JJPPMM

JJPPMM

Membro Conhecido
COVA D'EN XOROI

Este foi para nós o lugar mais emblemático de Menorca.

Creio que por muito que se escreva , nunca se conseguirá explicar as sensações que se tem quando visitamos pela primeira vez a Cova D`En Xoroi .

Bem aqui vai também para todos vós.


A Cova D`En Xoroi é um Bar / Discoteca que está situado dentro de uma gruta , ou se quiserem de várias grutas ( depende do ponto de vista ) , num penhasco da costa Sul de Menorca a uma centena de metros ( mais ou menos ) do nível da água .

Tem um consumo mínimo de 12 Euros , pelo menos em Agosto , e que dá direito a uma simples bebida ( cerveja , gin , pomada etc ).
Mas acreditem que quem visita a Cova não é pela bebida que vai tomar , mas sim pelo esplendor das vistas que se tem deste incrível lugar.

Logo na entrada , ao passar a “ bilheteira “ esta é a primeira vista com que todos os visitantes se deparam. Umas escadas cortadas na encosta abrupta , recortada de quando em vez por patamares que diria eu de descanso

ai225.photobucket.com_albums_dd86_JJPPMM_IMG_3712.jpg


A altura , o horizonte , o mar azul e umas escadas íngremes que descem em direcção a um penhasco fazem-nos sentir pequenos diante daquela obra da Natureza mas também do homem.

Olhando o horizonte á direita esta é a vista.

ai225.photobucket.com_albums_dd86_JJPPMM_IMG_3711.jpg


Continuando a descida , temos um primeiro terraço , quase saído das escarpas , e onde se encontra para mim o melhor local de observação do Pôr do Sol , isto claro para os que têm sorte e conseguem esse lugar.

ai225.photobucket.com_albums_dd86_JJPPMM_IMG_3714.jpg


Neste primeiro terraço existe um balcão onde desde logo se pode pedir as bebidas , mas não façam isso afinal temos tempo , estamos de férias e o jantar pode esperar um pouco mais assin sendo desçam o outro lance de escadas e aventurem-se pelos túneis da GRUTA DE XOROI.

ai225.photobucket.com_albums_dd86_JJPPMM_IMG_3716.jpg


No final destas escadas olhando atentamente o penhasco , duas janelas escavadas pelo vento na rocha sobressaem ao resto da paisagem.Parecem dois olhos que fixamente observam o mar sem fim e foi por isso que lhes passei a chmar " Os Olhos de Xoroi " ou seja as duas varandas principais da gruta . Vejam

ai225.photobucket.com_albums_dd86_JJPPMM_IMG_3715.jpg


A partir daqui é entrar na gruta e ...................... divirtam-se.

ai225.photobucket.com_albums_dd86_JJPPMM_IMG_3717.jpg


Esperem , esperem , não entrem ainda , tenham calma , não entrem , afinal não conhecem o dono da casa pois não ?????
Claro que não conhecem , mas se querem conhecer , venham comigo e leiam a LENDA DE XOROI , afinal a lenda que está por detrás desta gruta e que existe cunhada em quadros de madeira por todo o seu interior . È assim:

“ Estes penhascos que o ar marinho perfuma , guardam com a sua imponente beleza a lenda de uma bonita história de amor.
Xoroi , homem de passado desconhecido chegou a esta ilha por mar possivelmente como sendo o único sobrevivente de um naufrágio e logo se refugiou nesta gruta.

As casas de campo que na altura rodeavam estas grutas eram por diversas vezes assaltadas e pilhadas , sendo que numa dessas ocasiões uma bela moça em altura de casar foi levada por um dos bandidos.
Passaram-se dias , meses e anos , e ninguém mais voltou a saber nada mais dessa bela moça desaparecida.

Num dia de um forte Inverno , a illha vestiu-se de um manto de um branco imaculado e umas pegadas suspeitas foram detectadas pelos habitantes.

Homens armados seguiram as pegadas que os levaram até esta gruta . Nela encontraram um homem , uma mulher e três filhos fruto desse amor..

Xoroi ao ver-se encurralado e impotente para resistir e com medo de ser preso , atirou-se ao mar ao que foi seguido pelo seu filho mais velho.
O Mar que o tinha transportado até á ilha , fechou-se sobre eles guardando o mistério das suas vidas.

Desconsolados , a mulher e os seus outros dois filhos foram levados para Alaior onde viveram e tiveram descendência.

( Extracto retirado do site oficial da Cova .... http://www.covadenxoroi.com )

Agora sim , agora que já conhecem o vosso anfitrião , entrem pela gruta , dispersem-se pelos apaixonantes pequenos cantos e recantos desta gruta e ofereçam a vós mesmos um tempo de descanso e fascinação.
Olhem á vossa volta o trabalho que o vento teve para escavar diversas formas nas rochas que hoje preenchem o interior da gruta.
Sentem-se por ali com uma " Pomada " na mão e tentem esquecer que cá fora existe um outro mundo bem diferente daquele que nesse momento ali disfrutamos.

ai225.photobucket.com_albums_dd86_JJPPMM_IMG_3728.jpg


ai225.photobucket.com_albums_dd86_JJPPMM_IMG_3723.jpg


ai225.photobucket.com_albums_dd86_JJPPMM_IMG_3729.jpg


Dentro da gruta , na sua nave central existe um outro bar e muitos lugares onde descansar , conversar ou só mesmo apreciar a beleza que está dentro e fora destes penhascos .

ai225.photobucket.com_albums_dd86_JJPPMM_IMG_3720.jpg


ai225.photobucket.com_albums_dd86_JJPPMM_IMG_3721HDR.jpg


O cheiro a humidade é intenso , pois as gotas de água caem no solo de uma forma ritmada , mas mesmo assim é de arriscar e entrar um pouco mais nestes românticos recantos da COVA D`EN XOROI.

ai225.photobucket.com_albums_dd86_JJPPMM_IMG_3724.jpg


E como não vos quero chatear muito mais com palavras , afinal elas nada são comparadas com a beleza deste lugar , só queria dizer que existem dois momentos únicos de fascínio e beleza e que podem ser apreciados desde a gruta. O LUAR , e o PÔR DO SOL.

O que vos vou mostrar é o fascinante Pôr do Sol . È um momento único e todos os dias diferente já que todos aqueles que estão na Gruta , com a aproximação da hora , vão-se aninhando nas escadas , nas saliências das janelas , sentados no chão , todos tentam encontrar um lugar para observar este espéctaculo singular e magnifico .

Este dia também tivemos sorte pois não tivemos um Sol desinibido , mas sim um Sol envergonhado que se escondia por detrás das espessas nuvens que cobriam o céu . A difracção da luz deu este espectáculo de cores e sombras que poderão ver. È verdade , perdemos a entrada fascinante do Sol na água , mas ganhámos todas estas cores que na altura me encantaram e que ainda hoje ao revê-las me continuam a fascinar e a dar-me saudade e também a melancolia destes momentos únicos que por lá tivémos o prazer de viver.

Com o descer do Sol em direcção ao Mar , também a música , as conversas e os comentários tendem a descer , até que existe um momento mágico de silêncio e de comunhão com a Natureza . O momento em que o Deus Sol desaparece no horizonte e os tons rosa começam a anunciar a chegada da noite.

As fotos estão por ordem cronológica. Desculpem lá são muitas , mas acho que valerá a pena :( :( :(

Eu vou fazer como lá , vou calar-me e deixar-vos com as fotos de um final de dia invulgar , num lugar único e fascinante.

Deliciem-se , espero que gostem e já sabem se forem até Menorca , não se esqueçam ..... visitem a COVA :wink: :wink:

ai225.photobucket.com_albums_dd86_JJPPMM_IMG_3731.jpg


ai225.photobucket.com_albums_dd86_JJPPMM_IMG_3738.jpg


ai225.photobucket.com_albums_dd86_JJPPMM_IMG_3740.jpg


ai225.photobucket.com_albums_dd86_JJPPMM_IMG_3742.jpg


ai225.photobucket.com_albums_dd86_JJPPMM_IMG_3743.jpg


ai225.photobucket.com_albums_dd86_JJPPMM_IMG_3744.jpg


ai225.photobucket.com_albums_dd86_JJPPMM_IMG_3745.jpg


ai225.photobucket.com_albums_dd86_JJPPMM_IMG_3746.jpg


ai225.photobucket.com_albums_dd86_JJPPMM_IMG_3747.jpg


ai225.photobucket.com_albums_dd86_JJPPMM_IMG_3748.jpg


ai225.photobucket.com_albums_dd86_JJPPMM_IMG_3756.jpg


ai225.photobucket.com_albums_dd86_JJPPMM_IMG_3757.jpg


ai225.photobucket.com_albums_dd86_JJPPMM_IMG_3758.jpg


ai225.photobucket.com_albums_dd86_JJPPMM_IMG_3759.jpg





Obrigado pelo vosso tempo
Abraço a todos

João Paulo
 
Última edição por um moderador:

linabecas

Membro Ativo
Menorca é um lugar que recomendo !! muito belo aguas limpa e quentes . Muito que visitar sem grande confusões.
 

Nika

Membro Conhecido
Olá João Paulo,

Obrigada pela partilha, o local tem uma vista espectacular. :)
Parabéns por essas fotos ... sempre fantásticas. :D

Cumprimentos
 

pimenta326

Membro Novo
boas
desde ja fantasticas fotos...
tambem ja la estive e é fantastica, alias como toda a ilha....para mim fica lado a lado com as caraibas a nivel de mar, mas em beleza natural fica muito acima, um verdadeiro paraiso
eu fiquei num hotel a 700mts da cova ehehehhe

cristiano pimenta
 
Top