[Report] Courchevel, puro luxo nos 3 Vallées

Tópico em 'Férias na Neve' iniciado por Nuno Breia a 13 Mai 2016.

  1. Nuno Breia

    Nuno Breia Membro Conhecido

    1.581
    1.416
    193
    A estância Courchevel faz parte de um dos maiores domínios esquiáveis do mundo, os 3 Vallées que integra também as estâncias de Val Thorens, Les Menuires, Méribel e La Tania, todas são esquiáveis entre si e a altitude varia entre 1300 e 3200 metros, sendo que na minha opinião apesar de todas as estâncias terem zonas para principiantes, Les Menuires é a melhor para estes porque tem imensas pistas azuis. No entanto é importante ter em conta que para esquiarem entre estâncias é aconselhável terem um nível de esqui intermédio.


    Como chegar?
    O aeroporto mais próximo é do Genebra e o de Lyon pouco mais distante fica, desde o aeroporto podem alugar um carro ou existe também a empresa de transferes Altibus que conecta todas as estâncias dos Alpes entre estes aeroportos.

    Se quiserem gastar uma pequena fortuna esta estância tem um altiporto, portanto podem chegar de helicóptero ou em aviões de pequeno porte.


    Onde dormir?
    A estância está dividida em várias vilas, Le Praz, que fica a 1300 metros de altitude, Courchevel 1550 onde reside a maioria das pessoas pessoas que vivem aqui o ano inteiro, em Courchevel 1650 é onde estão as opções mais económicas de alojamento dado que aqui são maioritariamente edifícios de apartamentos, por último fica Courchevel 1850, onde ficam alguns do mais caros hotéis e chalets de luxo do mundo, onde inclusive há lojas Prada, Chanel, Louis Vuitton e mais uma ou outra da categoria. Além de haver autocarros gratuitos entre todas estas vilas, há também meios mecânicos e é possível esquiar até cada uma delas.



    A estância
    O domínio de Courchevel tem cerca de 150 km de pistas para todos os níveis de esqui, além de que na sua maioria as pistas são bastantes largas. Dada a elevada altitude como em quase todos os Alpes Franceses não há muitas pistas que cruzam bosques, na maioria o terreno é airoso.

    A estância tem todos os serviços como qualquer estância, escolas de esqui, aluguer de material, restaurantes nas pistas e nas vilas, é sem dúvida uma excelente estância mas devido ao tipo de utentes da estância, geralmente pessoas com imenso poder económico é extremamente dispendioso comer ou beber um copo, para terem um ideia o nível, em Courchevel 1850 no centro comercial um simples hambúrguer com umas quantas batatas fritas e uma cola custou 15 € e é a única opção dentro destes valores.

    Além de alguns modelos topo de gama de automóveis de marcas como MacLaren, Ferrari, Porcshe, Mercedes, Range Rover é comum ver pessoas com guarda-costas, paparazzis e tudo o que envolve o mundo dos milionários.


    As fotografias são na maioria de Courchevel mas também há algumas das restantes estâncias dos 3 Vallées.




    A partir de meados de Março apesar de ainda haver muita neve, o sol já aquece um pouco e as temperaturas podem ser superiores a 10ºC durante o dia, perfeito para pessoas mais friorentas e quem gosta de esquiar nem neve primavera, eu pessoalmente prefiro esquiar quando está mais frio, e não sou nada adepto de neve primavera.







    E para terminar nada como uns magníficos pôr-do-sol de primavera.



     
  2. TREPADOR

    TREPADOR Membro Conhecido

    714
    489
    103
    Paisagens magnificas.
    A pista que aparece na imagem está classificada como uma das mais dificeis do mundo para se aterrar.
    Obrigado pela partilha.
     
    Nuno Breia gosta disto.
  3. Dfer

    Dfer Membro Ativo

    279
    151
    43
    Depois de uma época de ski com pouca neve, ve este report deu aquela inveja.
    Obrigado pela partilha :)
     
    Nuno Breia gosta disto.
  4. Nuno Breia

    Nuno Breia Membro Conhecido

    1.581
    1.416
    193
    Para mim este inverno foi neve com fartura, trabalhei e vivi na estação durante o inverno tive a felicidade e prazer de poder esquiar quase todos os dias!
     
  5. Dfer

    Dfer Membro Ativo

    279
    151
    43
    Eu no período que costumo ir esquiar não tive muita sorte, mas fica para o ano.
    Ainda bem que teve neve com fartura e aproveitou bem;)
     
    Nuno Breia gosta disto.
  6. Cristina Sousa

    Cristina Sousa Membro Conhecido

    5.328
    8.000
    323
    Ora aqui está um local que dificilmente irei visitar! :D
    É frio e neve a mais para o meu gosto, embora reconheça que as paisagens são belíssimas.
    Tenho sempre a desculpa do custo de vida! :rolleyes:
    Obrigada por mais esta partilha, tenho a certeza que devem ter sido uns meses inesquecíveis.
     
    Nuno Breia gosta disto.
  7. Nuno Breia

    Nuno Breia Membro Conhecido

    1.581
    1.416
    193
    Cristina Sousa gosta disto.
  8. Pedro Maia

    Pedro Maia Membro Conhecido

    1.129
    963
    153
    Bom report Nuno, ainda assim devo dizer que não sou fã dos 3 Vallées, Courchevel ainda é a parte de que mais gostei mas do que não gostei mesmo foi de Val Thorens, deviam arrasar aquilo e deixar as pistas:D.
     
    Nuno Breia gosta disto.
  9. CristinaBF

    CristinaBF Membro Conhecido

    1.332
    1.279
    193
    Ola Nuno
    Obrigada pela partilha
    Belas fotos lindas mesmo :)
    Obrigada pela partilha
     
  10. Nuno Breia

    Nuno Breia Membro Conhecido

    1.581
    1.416
    193
    @Pedro Maia também não considero que os 3 vallées tenham as melhores pistas... Courchevel e bom para esquiar porque até as 10h da manhã, entre as 12h30 e 13h30 e após as 15h não há muita gente nas pistas, Tem a ver com o tipo de clientes... Já Val Thorens tem mais trânsito que a 2ª circular em dias de chuva.
     
    Editado por um moderador: 17 Mai 2016
  11. Pedro Maia

    Pedro Maia Membro Conhecido

    1.129
    963
    153
    O problema para mim não está nas pistas, está no conceito das estâncias, fazendo uma analogia ir para os 3 Vallées é como ir para os resorts das Caraíbas em regime TI, enquanto que o tipo de estância que eu prefiro é o que predomina na Austria, que é mais como ir passear para Ásia e ficar num hotel simpático e ir comer aos restaurantes locais;).

    A praia dos resorts das caraíbas é excelente, como são excelentes as pistas dos 3 Vallées, mas o conceito não me agrada.
     
    Editado por um moderador: 17 Mai 2016
    Nuno Breia gosta disto.