Novidades

[Report] Copenhaga - Um pequeno conto de fadas

badbones

Membro Conhecido
Aproveitando uma promoção da TAP e o ultimo feriado de 1 de Novembro a que temos direito fiz uma escapadinha até Copenhaga.

Quanto ao voo já abri um topico sobre uma situação estranha que ocorreu pelo que não me vou alongar mas as coisas não correrem bem em nenhuma das viagens.

Tal como tenho feito nos ultimos reports vou tentar ser breve e focar apenas os aspectos mais importante. Se alguem quiser planear uma viagem lá e quiser saber mais coisas é só perguntar.

A CIDADE

Um pequeno conto de fadas é desta forma que ao terceiro dia me referi a Copenhaga e penso ser mesmo a forma mais acertada de a descrever.

Copenhaga tem monumentos lindissimos, tem ruas e casas de habitação fabulosas, uma excelente rede de transportes, restaurantes soberbos mas acima de tudo tem uma vida impressionante.
Acho que posso dizer que Copenhaga não pára, faça chuva ou frio, seja dia ou noite as ruas, as lojas, os cafés/restaurantes estão atolados de gente.
As pessoas não são particularmente simpaticas (são nordicos) mas são eficientes.

O facto da cidade ser plana permite andar a pé para todo o lado. Além dos pezinhos (que fizeram cerca de 25 km) podem usar bicicletas, autocarros, metro (que não aconselho) e taxi.
Não aconselho o metro porque ao andarem por baixo da terra vão acabar por não ver aqueles locais comuns que não vêm nos roteiros e que valem bem a pena. O taxi, apesar de caro é uma boa opção, o que fiz foi apanhar um taxi de manha para uma ponta da cidade e depois vinha a andar até ao hotel. A vantagem do Taxi sobre o autocarro é claramente a rapidez e numa cidade onde às 16h30 (Novembro) é noite todos os tempinhos contam.

Para uma cidade onde o frio é dominante existem espaços verdes/jardins em dimensão bastante consideravel. Entre o Castelo Rosenborg e o estadio do FC Copenhaga é só espaços verdes.

Outra coisa interessante em Copenhaga é como tudo se mistura e tudo está perto. Por exemplo: o palacio onde vive a familia real está colocado com zonas residencias, existe um dinamarques que é vizinho da rainha.

Aqui ficam um conjunto de fotografias de lugares comuns:

ai1080.photobucket.com_albums_j334_jnunes1977_Copenhaga_831Copiar.jpg


ai1080.photobucket.com_albums_j334_jnunes1977_Copenhaga_501Copiar.jpg


ai1080.photobucket.com_albums_j334_jnunes1977_Copenhaga_494Copiar.jpg


ai1080.photobucket.com_albums_j334_jnunes1977_Copenhaga_478Copiar.jpg


ai1080.photobucket.com_albums_j334_jnunes1977_Copenhaga_439Copiar.jpg


ai1080.photobucket.com_albums_j334_jnunes1977_Copenhaga_369Copiar.jpg


ai1080.photobucket.com_albums_j334_jnunes1977_Copenhaga_197Copiar.jpg


ai1080.photobucket.com_albums_j334_jnunes1977_Copenhaga_188Copiar.jpg


ai1080.photobucket.com_albums_j334_jnunes1977_Copenhaga_122Copiar.jpg


Tipico aspecto dos turistas
ai1080.photobucket.com_albums_j334_jnunes1977_Copenhaga_096Copiar.jpg


ai1080.photobucket.com_albums_j334_jnunes1977_Copenhaga_082Copiar.jpg


ai1080.photobucket.com_albums_j334_jnunes1977_Copenhaga_073Copiar.jpg


ai1080.photobucket.com_albums_j334_jnunes1977_Copenhaga_069Copiar.jpg


ai1080.photobucket.com_albums_j334_jnunes1977_Copenhaga_064Copiar.jpg


Patio de uma escola
ai1080.photobucket.com_albums_j334_jnunes1977_Copenhaga_056Copiar.jpg
 

badbones

Membro Conhecido
OS PONTOS TURISTICOS

Convem dizer que em Copenhaga acabam por tropeçar em tudo o que é importante. Não é necessario grande planeamento porque as coisas são todas perto uma das outras. Com aquelas mapas patrocinados pelo comercio local que os hoteis facultam conseguem fazer quase tudo.

O unico senão é com as visitas. Muitas das locais a visitar estão abertos pouco tempo e quase todos à mesma hora. Quem visitar visitar as coisas por dentro tem de planear bem os horarios, quem só quer ver por fora é deixar-se ir...

Loja Lego - Curiosamente com mais adultos que crianças, sinais do tempo?
ai1080.photobucket.com_albums_j334_jnunes1977_Copenhaga_C201Copiar.jpg


O maior barrete de Copenhaga
ai1080.photobucket.com_albums_j334_jnunes1977_Copenhaga_C180Copiar.jpg


Nyhavn - Zona de bares e restaurantes
ai1080.photobucket.com_albums_j334_jnunes1977_Copenhaga_C154Copiar.jpg


Christiansborg Palace - antiga casa da familia real. Este é o terceiro palacio, os dois primeiros arderam
ai1080.photobucket.com_albums_j334_jnunes1977_Copenhaga_C084Copiar.jpg


ai1080.photobucket.com_albums_j334_jnunes1977_Copenhaga_C096Copiar.jpg


Não é a fabrica da cerveja. É a colecção de arte do senhor Carlsberg
ai1080.photobucket.com_albums_j334_jnunes1977_Copenhaga_C032Copiar.jpg


City Hall
ai1080.photobucket.com_albums_j334_jnunes1977_Copenhaga_843Copiar.jpg


Rosenborg Castle (traseiras)
ai1080.photobucket.com_albums_j334_jnunes1977_Copenhaga_788Copiar.jpg


ai1080.photobucket.com_albums_j334_jnunes1977_Copenhaga_780Copiar.jpg


ai1080.photobucket.com_albums_j334_jnunes1977_Copenhaga_773Copiar.jpg


ai1080.photobucket.com_albums_j334_jnunes1977_Copenhaga_750Copiar.jpg


Rosenborg Castle (edificio da guarda real)
ai1080.photobucket.com_albums_j334_jnunes1977_Copenhaga_712Copiar.jpg


ai1080.photobucket.com_albums_j334_jnunes1977_Copenhaga_701Copiar.jpg


ai1080.photobucket.com_albums_j334_jnunes1977_Copenhaga_683Copiar.jpg


ai1080.photobucket.com_albums_j334_jnunes1977_Copenhaga_483Copiar.jpg


ai1080.photobucket.com_albums_j334_jnunes1977_Copenhaga_479Copiar.jpg



Rosenborg Castle (frente - o raio da cidade esta toda em obras pelo que andaimes é o que mais existe nas minhas fotos)
ai1080.photobucket.com_albums_j334_jnunes1977_Copenhaga_477Copiar.jpg


ai1080.photobucket.com_albums_j334_jnunes1977_Copenhaga_398Copiar.jpg


ai1080.photobucket.com_albums_j334_jnunes1977_Copenhaga_397Copiar.jpg


ai1080.photobucket.com_albums_j334_jnunes1977_Copenhaga_381Copiar.jpg


Marble Church - Curiosamente não tem nada em marmore. No projecto inicial a igreja era para ser construida toda em marmore e por isso manteve o nome.
ai1080.photobucket.com_albums_j334_jnunes1977_Copenhaga_330Copiar.jpg


ai1080.photobucket.com_albums_j334_jnunes1977_Copenhaga_320Copiar.jpg


Amalienborg Palace - Aquele residencia da Rainha
ai1080.photobucket.com_albums_j334_jnunes1977_Copenhaga_311Copiar.jpg


Um pequenho sonho esta loja da Lego
ai1080.photobucket.com_albums_j334_jnunes1977_Copenhaga_288Copiar.jpg


ai1080.photobucket.com_albums_j334_jnunes1977_Copenhaga_278Copiar.jpg


ai1080.photobucket.com_albums_j334_jnunes1977_Copenhaga_226Copiar.jpg


Opera
ai1080.photobucket.com_albums_j334_jnunes1977_Copenhaga_213Copiar.jpg



Teatro
ai1080.photobucket.com_albums_j334_jnunes1977_Copenhaga_209Copiar.jpg


ai1080.photobucket.com_albums_j334_jnunes1977_Copenhaga_181Copiar.jpg


ai1080.photobucket.com_albums_j334_jnunes1977_Copenhaga_162Copiar.jpg


ai1080.photobucket.com_albums_j334_jnunes1977_Copenhaga_156Copiar.jpg
 

badbones

Membro Conhecido
O HOTEL

Fiquei no Clarion Mayfair por cerca de 350€ pelas 3 noites com direito a um ligeiro buffet para o jantar. Ligeiro é mesmo o termo mas deu para poupar umas massas valentes. Os quartos são pequenos (tipico de Copenhaga) mas bastante bem decorados e praticos.
Devido à localização é uma boa opção.
O importante é escolherem um hotel perto da Central Station. Aeroporto - central Station +- 20 minutos de comboio e esta zona fica sensivelmente a meio da cidade pelo que facilmente se deslocam para todo o lado

ai1080.photobucket.com_albums_j334_jnunes1977_Copenhaga_II_019Copiar.jpg


A COMIDA

Primeiro aspecto muito importante: vamos deixar a questão do peso na carteira (ou melhor do peso que nos tira da carteira) desta parte. Comer em Copenhaga é caro, muito caro e se quiserem comer bem contem com contas de mais de 60€/casal apenas com prato e bebida.

Existem n restaurantes em Copenhaga com boa comida, desde os famosos restaurantes com estrelas Michelin, a boa casas de Smørrebrød (sandes aberta) ou cachorros nos quiosque da rua. A escolha seria quase ilimitada não fosse um pormenor: os melhores estão sempre cheios pelo que reservar mesa é uma boa opção.

1º dia) Cachorros num quiosque: a salsicha é excelente mas o pão é minusculo: +-20/25€ duas pessoas. Lanche na pastelaria mais conceituada da cidade: La Glace, duas fatias de bolo + chocolate quente = 25€. PO**** nunca mais entrei numa pastelaria.

ai1080.photobucket.com_albums_j334_jnunes1977_Copenhaga_II_045Copiar.jpg

ai1080.photobucket.com_albums_j334_jnunes1977_Copenhaga_II_046Copiar.jpg



2º dia) Smørrebrød + salada num dos cafés in (não me lembro do nome mas acho que era Europa): 60€. Comida aprovada mas a parte da conta era escusada

ai1080.photobucket.com_albums_j334_jnunes1977_Copenhaga_II_184Copiar.jpg


ai1080.photobucket.com_albums_j334_jnunes1977_Copenhaga_II_182Copiar.jpg


3º dia) E eis que de repente fui ao céu e voltei: Geranium. 49 melhor restaurante do mundo. Preço é uma barbaridade mas isto não é apenas uma refeição, é uma experiencia gastronómica. Para não repetir porque a carteira não aguenta.

ai1080.photobucket.com_albums_j334_jnunes1977_Copenhaga_II_533Copiar.jpg


ai1080.photobucket.com_albums_j334_jnunes1977_Copenhaga_II_530Copiar.jpg


ai1080.photobucket.com_albums_j334_jnunes1977_Copenhaga_II_527Copiar.jpg


ai1080.photobucket.com_albums_j334_jnunes1977_Copenhaga_II_573Copiar.jpg


ai1080.photobucket.com_albums_j334_jnunes1977_Copenhaga_II_565Copiar.jpg


ai1080.photobucket.com_albums_j334_jnunes1977_Copenhaga_II_541Copiar.jpg


Comida em geral aprovada mas ficou a faltar aquele prato inesquecivel que talvez exista ao jantar (ao jantar o menu degustação tem mais tres pratos e inclui o prato com que o Chef foi galardoado melhor chef do mundo em 2011).
Nota positiva tambem para o clima descontraido. Num dos melhores restaurantes do mundo os clientes estão de calças de ganga e roupa descontraida. Nota para os restaurante pseudo finos de cá.

4º dia) Restaurante do mais turistico mesmo assim a carne era bastante boa.

Em geral comi bem mas a carteira está em recuperação...

Em suma
  1. Copenhaga vale a pena. Adorei e pretendo voltar. Mistura a beleza arquitectonica e com uma calma/tranquilidade nas ruas que permite passear descontraido (grande vantagem sobre Praga onde o turismo excessivo chega a ser atrofiante)
  2. "Vida" nas ruas é incrivel
  3. Podem ir em qualquer altura. No Verão para aproveitar os jardins, no inverno por ser mais tranquilo e misterioso, no Natal porque eles são loucos pelo Natal (já estavm a fazer os preparativos)
  4. Dois erros a evitar: assumir que todos os dinamarqueses falam ingles, que a cidade é 100% segura (é bastante segura mas tal como tem sido a tendencia dos ultimos anos noutros locais a criminalidade está a aumentar - sobretudo ao nivel do roubo de pequenos objectos)
 

Tiquiss

Membro Conhecido
Bom report, gostei das fotos e da descrição

P.S. - O último restaurante, dizes que foste ao céu e vieste... Obviamente que é subjetivo, mas foste ao céu pela apresentação dos pratos ou pela qualidade da comida? Pela quantidade não pode ter sido, pelo que vi nas fotos :wacko: :mellow: .
 

badbones

Membro Conhecido
CHRISTIANIA

Deixei isto para ultimo e para um post à parte (se calhar ate devia ter aberto um novo topico) porque Christiania é um mundo à parte. Apesar de estar no meio de Copenhaga não percente à Dinamarca, é um territorio independente unico na UE (e provavelmente no mundo).

Surgiu quando um grupo de hippies invadiu uma base militar abandonada e ocupou as suas instalações. Até 2004 estavam completamente "isolados" da Dinamarca. Desde essa data, devido a fortes pressões do governo para acabar com aquilo, passaram a pagar impostos, a agua e os esgotos que utilizam.

Quando digo que estão isolados é mesmo isso. São um estado à parte com bandeira propria e ao entrarem lá dentro estão por vossa conta e risco. A policia dinamarquesa não tem poderes lá dentro e não vos vai socorrer pelo que é ESSENCIAL cumprir com as regras que eles estipulam.

Não vou aqui falar sobre se concordo ou não com o que se passa lá dentro (regime anarquico) nem se vale a pena visitar ou não. É daqueles locais que só vendo é que se pode ter opinião.

Quanto à minha opinião (tentando não tecer juizos de valor):
  1. A zona da entrada (pusher street) é claramente para esquecer. É onde as regras devem ser mesmo cumpridas, nada de FOTOS (nem a maquina na mão), para evitar problemas convem não terem o telemovel na mão, nada de correr (provoca o panico vá-se lá saber porque). Cheira a mijo e existem bebados e drogados por todo lado. E apesar de não serem permitidas armas de fogo lembro-me bem das metrelhadoras que vim num saco de desporto. Esta area é controlada por mafias.
  2. Passando esta zona chegam ao que deverá ser a ideia original de quem começou aquilo. Aqui o clima é descontraido, os grafittis são obras de arte (e não gatafonhos) e vê-se varias familias que vivem as suas vidas normalmente. Nesta zona podem tirar fotos à vontade se bem que quando estão pessoas por perto é simpatico perguntar (elas agradecem esta atitude e quem sabe não têm sorte ainda metem conversa e ficam a saber um pouco mais da historia deste local)
ai1080.photobucket.com_albums_j334_jnunes1977_Copenhaga_II_C302Copiar.jpg


ai1080.photobucket.com_albums_j334_jnunes1977_Copenhaga_II_C290Copiar.jpg


ai1080.photobucket.com_albums_j334_jnunes1977_Copenhaga_II_C283Copiar.jpg


ai1080.photobucket.com_albums_j334_jnunes1977_Copenhaga_II_C282Copiar.jpg


ai1080.photobucket.com_albums_j334_jnunes1977_Copenhaga_II_C279Copiar.jpg


ai1080.photobucket.com_albums_j334_jnunes1977_Copenhaga_II_C266Copiar.jpg


ai1080.photobucket.com_albums_j334_jnunes1977_Copenhaga_II_C259Copiar.jpg


ai1080.photobucket.com_albums_j334_jnunes1977_Copenhaga_II_C252Copiar.jpg


ai1080.photobucket.com_albums_j334_jnunes1977_Copenhaga_II_C248Copiar.jpg


ai1080.photobucket.com_albums_j334_jnunes1977_Copenhaga_II_C242Copiar.jpg


ai1080.photobucket.com_albums_j334_jnunes1977_Copenhaga_II_C241Copiar.jpg


ai1080.photobucket.com_albums_j334_jnunes1977_Copenhaga_II_C235Copiar.jpg
 

badbones

Membro Conhecido
Bom report, gostei das fotos e da descrição

P.S. - O último restaurante, dizes que foste ao céu e vieste... Obviamente que é subjetivo, mas foste ao céu pela apresentação dos pratos ou pela qualidade da comida? Pela quantidade não pode ter sido, pelo que vi nas fotos :wacko: :mellow: .
A qualidade é excelente. Quanto à quantidade não penses assim. Isto é só uma amostra. O menu degustação tem cerca de 15 pratos e é servido em 3 horas. Fome não passas antes pelo contrario, se a comida fosse servida a um ritmo acelarado dificilmente conseguias comer tudo.
 

Tiquiss

Membro Conhecido
Ahhh, são vários pratos.... assim já é diferente

Em relação a Christiania, foi preciso "tê-los no sítio" para te meteres lá dentro :)
 

PauloNev

Moderador Honorário
Staff
Mais um report que enriqueçe este portal,e que eu gostei de ler/ver. É uma das cidades que adorava conhecer. O mundo é tão grande com tanto para conhecer e o tempo/euros é tão escasso. Obrigado por mais uns minutos de distração,sonho,e aprendizagem.
 

badbones

Membro Conhecido
Ahhh, são vários pratos.... assim já é diferente

Em relação a Christiania, foi preciso "tê-los no sítio" para te meteres lá dentro :)
Não gostaria de estar lá dentro à noite mas durante o dia se cumprires as regras e não olhares intensamente para quem está a vender droga (ah e não comprares droga porque senão podes ser surpreendido pela policia à paisana quando sais de lá e entras em Copenhaga :thumbdown:. Ou então compras e fumas lá dentro ) não há problemas.

Inclusive fui sozinho com a minha esposa e andámos em zonas isoladas e só mesmo na Pusher Street é que não me senti confortável.
 

Paulo Leite

Moderador Honorário
Staff
Olá Badbones

Mais um report na linha que já nos habituaste

1 destino que vai para a lista dos a visitar :)

Simplesmente FANTÁSTICO

Parabéns e obrigado pela partilha

pl
 

CarpeDiemMan

Membro Conhecido
Ola badbones

O Report está excelente mesmo :).
Depois de o ver fiquei ainda mais curioso em conhecer esta cidade.

Cumprimentos
 

Benny

Membro
Sim senhor grande report! Fiquei totalmente surpreso com isso da Christiania, nunca tinha ouvido falar disso!
 
Olá Badbones,

Parabéns pelo report, está excelente.

Já conheço Copenhaga e fiquei encantada. Acho que a descreveste tal como ela é...ou pelo menos como eu a senti. :)

Obrigada.
 

Mrs Covas

Membro
Mais um excelente report.

Foste mais corajoso que eu em Christiania. Depois de já estar há alguns dias em Copenhaga achei que era um exagero o que tenha lido sobre o local, assim que entrei só pensava na saída mais próxima. É uma realidade completamente à parte, especialmente do que "vives" em Copenhaga. Podia imaginar este sitio em muitas cidades mas Copenhaga não era certamente uma delas.

Gostei bastante do Museu Nacional, mas convém ir com tempo. Tive que limitar-me à ala que retrata a história da Dinamarca. O acesso é gratuito.

Como disseste que pretendes voltar, recomendo uma ida ao castelo de Kronborg, em Helsingor. Fica a cerca de 50km de Copenhaga e a viagem de comboio é bastante agradável, quase sempre à beira mar pelo que chamam a Riviera Dinamarquesa.
 

Kufrua

Membro Conhecido
Também estive em Copenhaga em Fevereiro e revi-me inteiramente no post da Christiania, tinhamos bastante curiosidade, no primeiro dia fomos logo visitar, e posso dizer que vim de lá literalmente CHOCADA, já varias pessoas me tinham falado do local, mas nunca imaginei que fosse "assim". Basicamente entramos vimos aquela entrada e viemos logo logo embora. Como nós dizemos aquilo era especie banca do mercado da fruta, mas com droga. Uns dias depois acabamos por voltar lá, mas desta vez com um emigrante português, que nos levou para o que realmente é a Christiania, e ai sim fiquei fascináda com o espirito e a ideologia.

Adorei o Report :)
 

Rui Araujo

Membro Conhecido
Excelente report , gostei bastante.
O que me chama sempre a atenção nos Países do Norte é a manutenção do traço antigo dos edifícios
em especial nos centros das cidades, exactamente ao contrário do que nós fazemos.

Obrigado pela partilha
 

FreeSpirit

Membro Ativo
Olá Badbones!!

Em primeiro lugar venho já agradecer-te o report!!! Tive uma viagem de trabalho para Copenhaga confirmada no dia antes da partida. Face a isso não tive tempo para "investigar" sobre a cidade e como habitualmente vim ao PortaldasViagens ver o que existia e só encontrei o teu report, mas fez toda a diferença!!!

Vou também organizar as fotografias que tirei e fazer um report, mas não podia antes disso vir agradecer-te e concordar contigo em muito do que dizes.

Quando li o report achei um pouco exagerado a tua classificação de "um pequeno conto de fadas" para um destino pouco popular... Mas agora regressado não tenho a menor dúvida que a tua expressão está mais que correcta!!!!!!!! É incrivel ser um destino ainda tão pouco falado, pelo menos em Portugal, com tanto de mágico para ver!!!!! E eu só visitei "por fora" no dia livre que tive.

Já estive em alguns locais, mas Copenhaga passou imediatamente para meu destino recomendado número 1!!!!!! E eu já estive em Paris ou Florença por exemplo, destinos emblemáticos também!!!!

Teres aberto um espaço à parte no teu report para Christiania é outra das coisas que fizeste absolutamente acertada, porque aquilo é simplesmente um "aparte" do mundo real que conhecemos. É sem dúvida o local mais "estranho" onde já estive até hoje!!!! Estranho, no sentido de completamente diferente!!! Chegamos a pensar se sonhamos ou se Christiania de facto existe!!
A todos os que estejam a ler, Christiania é uma experiência "de choque" a não perder!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Um abraço!!
 

Cristina Sousa

Membro Conhecido
Report excelente , fotos lindas mas..... confesso que fiquei cheia de fome :baby:
Um dia quando lá for vou levar merenda
Obrigada pela partilha!
 
Top