Novidades

[Report] Conselhos Úteis para Visitar Malta

basapistas

Membro Conhecido
Tudo o que gostaria de saber sobre o Malta... e que só agora sei.... e que partilho com todos vocês:

1 - Adorei Malta, país muito interessante, relativamente perto de Portugal (3 horas voo directo), aliando praias, cultura, excelente clima, locais fabulosos, a preços muito competitivos, sem sair da Europa! A comida e as pessoas... é que podiam melhorar…!! Todos falam inglês, sendo a língua comum, tal como o Euro, lá conduz-se pela esquerda! O clima é quente, tanto de noite como de dia, as temperaturas variam pouco e sempre bom tempo! Água de mar… excelente, tipo caraíbas! Um destino a visitar! As ligações por voos regulares são demoradas e nem sempre baratas!

2 - Viagem no Charter da Everjets Porto/Lisboa – Malta (Operador Sonhando/Abreu)... a preço muito competitivos (500 euros pessoa em APA - Julho), chegamos 28 horas atrasados, depois de um dia de mentiras, má comunicação com os passageiros, 12 horas sem fornecer refeições, avião da Air Horizont “forçado” a voar sem estar com condições técnicas para o fazer, voo de ida sem refeição, etc, situações que irão ter o seu devido tratamento!

3 – Baia de St Julians… ficamos alojados na zona da “noite” no Hotel Be Hotel - 4estrelas, a cerca de 15 m do aeroporto, sendo uma opção relativamente barata, face a qualidade/peço, mas numa zona muito direcionada para a juventude e noite! Refeições, tal como na maioria dos hotéis e locais, são pobres e repetitivas, não sendo um país rico em frutas e que tem que importar tudo. Nesta zona existem variados restaurantes ou cadeias de fast food, não sendo necessário ir em MP/PC, Turismo e viagem para Saint Julians 2016 - Férias em Saint Julians - TripAdvisor

A melhor zona de estadia varia… pois se pretendermos conhecer mais o norte da Ilha (Praias) e Gozo, convêm ficar mais a norte, apesar das zonas mais movimentadas, Sliema e La Valletta estarem situadas mais a sul! Não me arrependo da localização, apesar das longas viagens!

4 – Movimentar-se: Os transportes públicos constituem uma excelente opção para nos movimentar-mos em Malta e Gozo (das 05h00 às 23h00). Autocarros todos novos, com ar condicionado e muitos só têm porta da frente, isto é, sai-se e entra-se pela frente (algo estranho); no entanto Malta é uma ilha com muito trânsito e as deslocações podem demorar muito tempo, tal como irei exemplificar posteriormente. Pode adquirir um cartão Tallinja Card Explore, por 21 euros/pessoa que vos permite viajar de autocarro por Malta e Gozo de forma ilimitada por 7 dias, logo desde o aeroporto! A tarifa de autocarro no verão é de 2 euros pessoa! Compensa o cartão! Se tiverem só 3 a 4 dias, existe outra modalidade que 12 viagens a 15 euros. Mas notar que sempre que se entra num autocarro conta sempre uma nova viagem! Bus & Card Ticketing - Malta Public Transport

Outro problema esta relacionado, com a entrada em alguns locais ou horários, especialmente em julho e agosto, em que se torna uma confusão entrar no autocarro, pois eles são muito rigorosos relativamente ao número de passageiros transportados, deixando muitas vezes pessoas na paragem. Ao lado do motorista não deixam ir ninguém e vão conhecer alguns motoristas bem arrogantes!

Podem optar pelo CITY SIGHTSEEING MALTA , que fica a cerca de 20 euros pessoa/dia, cada rota, existindo a rota do Norte e a o Sul. Tour Buses - Double Decker Bus Sightseeing Tour around Malta


5 - Excursões: Existem excursões para todo o tipo, Lagoa Azul, Ilha de comino, Ilha de gozo , Ilha de Sícilia, que podem comprar lá!

6 – Visitar (ideal 4 a 6 dias!)

Ilha de Gozo
Destino obrigatório. Desde Malta pode deslocar-se de autocarro (221 – 222 – 1h20 de viagem desde St Jullians) para a Cirkewwa, donde partem os ferrys de 45m em 45m durante 24 horas por dia, a preços de 4,65 euros ida e volta até L-Magrr.

Em Gozo somos logo assediado por táxis, autocarros CITY SIGHTSEEING MALTA tours para vos vender viagens, no entanto andei sempre de transportes públicos com o Tallinja Card Explore.

Visitar Ramla Bay – autocarro 302 desde a zona do ferry. Ramla Bay (Xaghra) - O que saber antes de ir - TripAdvisor

Ramla Bay – Victoria (Rabat) centro da ilha – autocarro 302

Victoria – Baia de Xlendi autocarro 306/330 - Turismo e viagem para Xlendi 2016 - Férias em Xlendi - TripAdvisor

Victoria – Dwerjda (Janela Azul) – autocarro 311 - Azure Window (Ilha de Gozo) - O que saber antes de ir - TripAdvisor

Num dia, de autocarro não se consegue ver muito mais e alerto para terem atenção aos horários e as deslocações, pois em Dwerjda-janela azul existe particamente só um autocarro de hora a hora, em que as vezes não cabe toda a gente, logo torna-se uma enorme confusão, estando ali os taxistas à espera daqueles que não embarcaram para fazer negócio.

Podem optar pelo CITY SIGHTSEEING MALTA , que fica a cerca de 10 euros pessoas, e hoje talvez tivesse optado por esta opção - Tour Buses - Double Decker Bus Sightseeing Tour around Malta


Ilha Comino – Lagoa Azul
Existem variadas formas de lá chegar, mas é um local de grandes enchentes e várias modalidades de utilização.

1º Opção – Existem vários ferrys que partem desde Sliema – para Comino, alguns dão a volta a ilha, incluem bebidas e refeições a bordo, entre 35 a 50 euros pessoas (35 euros online), que atracam na Lagoa azul e ali permanecem durante algumas horas onde podemos ir a água de um azul fantástico, dar uma volta na ilha, etc., posteriormente vão a uma baia a gozo para banhos e regressam a Sliema. Hera Cruises - Tours (Sliema) - O que saber antes de ir - TripAdvisor


2ª Opção - Desde o Porto de Cirkewwa (Norte da Ilha) apanhar um pequeno barco onde são levados directamente à lagoa azul e ali ficam por vossa conta, mas aviso que os lugares em terra são poucos, muito apertados e aquilo esta sempre apinhado! Lá existem roulottes a preços razoáveis, no entanto estar numa embarcação lá ancorado torna-se a melhor opção.

Blue Lagoon (Comino) - O que saber antes de ir - TripAdvisor


Paradise Bay
Situado a 500m do Porto de Cirkewwa (norte da Ilha), é mesmo um paraiso, bem melhor do qua a Lagoa azul (na minha opinião), sendo uma pequena baia para se fazer praia, do melhor em Malta, água muito azul, muito agradável e com bar e restaurante de apoio – Autocarro 222/221 e depois apanhar o 101 (de hora a hora) desde St. Julian/Sliema (1h30 viagem).

Paradise Bay (Mellieha) - O que saber antes de ir - TripAdvisor


Mellieha Bay
Situado a 2km do Porto de Cirkewwa (norte da Ilha), é uma extensa praia e entrada para o mar temos que anddar quase 500m para ficarmos sem pé, excelente para famílias com crianças e com inúmeros bares de apoio com preços excelentes. – Autocarro 222/221 desde St. Julian/Sliema (1h10 de viagem).

Mellieha Beach - O que saber antes de ir - TripAdvisor

Golden Bay
Situado a 8km do Porto de Cirkewwa (norte da Ilha), é uma extensa praia, mas com algumas algas na agua, não tendo a tonalidade de azul, com um excelente pôr do sol– Autocarro 223/225 desde St. Julian/Sliema (1 hora de viagem).

Golden Bay (Ilha de Malta) - O que saber antes de ir - TripAdvisor


A Vila do Popeye:
Situado a 2km do Porto de Cirkewwa (norte da Ilha), é uma construção que foi realizada para o filme o Popeye e ali permaneceu, agora com fins turísticos, mas já algo degradada. Preço 15 euros – não tendo um grande número de actividades, sendo antes um local para visitar e se quiser fazer alguma praia e ir à agua, mais vocacionado para crianças – Autocarro 222/221 e depois apanhar o 101 (de hora a hora) desde St. Julian/Sliema (1h30 viagem). Popeye Village Malta (Mellieha) - O que saber antes de ir - TripAdvisor


La Valletta – A capital da ilha, de uma
singularidade e beleza únicas. Durante o dia (também quando faz mais calor) tem o seu comércio aberto e muito que visitar e conhecer a história da ilha, que é única e singular pela sua localização e importância.

De noite, a partir das 20h00, tudo encerra e só restaurantes permanecem abertos, sendo que os últimos autocarros partem pelas 23h00! Atenção, pois podem não conseguir embarcar!

Turismo e viagem para Valletta 2016 - Férias em Valletta - TripAdvisor

Medina- Rabata -
Centro Histórico com influências árabes e Ocidentais - Vale a pena a Visita - Autocarros 53/201/202.


7 - Praias: As praias são poucas… mas com qualidade e não são todas iguais! Existe sim o risco de ser tocado por alguma medusa perdida, mas sem problema, lá estão muito habituados a estas situações. A maioria dos locais apesar de não serem praias com areia, toda a ilha é rodeada de zonas rochosas que têm acesso à agua, sendo que a vasta maioria dos hotéis também é assim… têm a piscina junto ao mar e têm algum acesso à agua do mar, mas sem areia ou praia. Muito calor... e a temperatura da água perfeita!

8 - Refeições: Os preços são similares a Portugal, existindo um pouco de tudo, desde fast food, a restaurantes mais caros, sendo que a generalidade da ilha não é conhecida pela sua excelente alimentação, mas tem preços
acessíveis!

9 - Conduzir: Não o fiz e não aconselho, trânsito complicado, conduz-se à esquerda, algumas ruas muito estreitas, sendo claramente uma aventura;

10 - Roaming: Os preços estão muito competitivos e baixos, podendo-se a baixo custo lá estar como estivéssemos em Portugal.

11 - Pagamentos: podem utilizar o vosso cartão de débito para pagar tudo como se estivessem em Portugal e levantar dinheiro.

12 - Internet: Muito diversificada, existindo inúmeros hotsopts gratuitos, mesmo na rua.

13 - Previsões meteorológicas... sempre bom tempo…e muito calor, especialmente em GOZO, até à sombra !

14 - Corrente
eléctrica- Normalmente não é preciso adaptador, mas se o tiverem levem!

15 - Taxinhas - Paga-se uma taxa eco de 0,50 euros/pessoa/dia, no check out do Hotel.

16 - Identificação - Só precisam do Cartão de Cidadão.

17 - Fuso Horário: + 1 hora que Portugal


Resumindo: Adorei, é um destino muito interessante que ainda se esta a desenvolver, com muitas obras e construções! Eles por lá não conhecem os portugueses e nós aqui tão perto!

Video da Viagem:


IMPORTANTE: O que levar na viagem

1 - Medicamentos (paraceptamol, anti-flamatório, antibiótico, anti-diarreico e Fenistil para queimaduras solares).

2 – Guarda Sol, se quiserem fazer muita praia e tiverem crianças;

3 - Adaptador de corrente, se tiverem.

4 - Óculos de sol e chapéu/boné (obrigatório), especialmente para as crianças.

5 - Equipamento Snorkel... vale a pena nalgumas zonas!

6 - Protector solar bom e protecção acima de 30 !

7 - Algo para ler... ou fazer durante a viagem de 03 horas!

8 - Levar
fotocópias dos vossos passaportes e cartões, pois no caso de ocorrer algum extravio, têm cópias dos vosso documentos e cartões para dar baixa e poder sair do país.

9 - Roupa confortável para a viagem, nunca tive frio, nem de noite!

10 - Levar máquina fotográfica/filmar é quase obrigatório.... e tirar muitas fotografias, pois vão encontrar locais muito bonitos e únicos.
 
Última edição por um moderador:

Paulo Leite

Moderador Honorário
Staff
Olá Basapistas,
Bem com este verdadeiro manual, todos ficamos já com a "papinha" feita.

Muito Obrigado pela partilha :) e parabéns pelo o vídeo...

Foi bom rever Malta :)
 

PaulaCoelho

Membro Conhecido
Bom vídeo com belas paisagens ;)
Também gostei muito de Malta e Gozo... quando lá estive os autocarros também estavam sempre apinhados mas eram super-velhos e super-engraçados!
Adoraria lá voltar. Obrigada pela partilha.
 
Obrigado pelas belas informações que deste e pelo vídeo muito giro.
É de louvar tanta paciência e dedicação :)
Ainda bem que após os problemas com o voo, as férias acabaram por compensar tudo.
 

carla08

Membro Conhecido
Que saudades de Malta, já lá vão quase 10 anos.. na altura fiquei com bastante boa impressão da gastronomia local
Ainda bem que depois do imprevisto correu tudo pelo melhor!
 

yara

Membro Conhecido
Que óptimas dicas para Malta!
Se eu fosse a Malta naturalmente iria à Ilha Comino - Lago Azul para ver aquelas águas e à Vila Popeye, mesmo estando degradada.
É sempre uma recordação de quando éramos pequenos e deve ser giro ir lá... :)
 

Tinker Bell

Membro Conhecido
Olá,
Recentemente tenho vindo a ganhar interesse por conhecer Malta, excelente guia que aqui fizeste!! Obrigada ;)
O vídeo terei que ver mais tarde
 
Última edição por um moderador:

Deni

Membro Conhecido
Olá @basapistas
Que saudades de Malta. Foi muito bom recordar estas lindas paisagens :) quando lá estive, optei por não visitar a Popeye Village e até hoje me arrependo... só discordo contigo em relação à comida... pois gostei imenso, apesar de não terem grandes pratos típicos.
Adorei!
Obrigada.
 
Última edição por um moderador:

basapistas

Membro Conhecido
Olá @basapistas
Que saudades de Malta. Foi muito bom recordar estas lindas paisagens :) quando lá estive, optei por não visitar a Popeye Village e até hoje me arrependo... só discordo contigo em relação à comida... pois gostei imenso, apesar de não terem grandes pratos típicos.
Adorei!
Obrigada.
Obrigado Deni !
A popeye village não é nada do outro mundo... podiam investir muito mais e melhorar a experiência do visitante!
Quanto à comida... Está directamente relacionado com as várias opiniões de pessoas que estiverem em diferentes hotéis!
 
Última edição por um moderador:

Cristina Sousa

Membro Conhecido
Parabéns pelo report, um óptimo manual.
E pelo video, está fantástico e resume uns belos dias de sol, praia e cultura!
Muito obrigada pela partilha, adorei! :)
 

rmonteiro

Membro Conhecido
Excelente report. Óptimos conselhos.;)
Pena que esse inicio de viagem tenha sido um bocado atribulado.:confused:
 

sspereira

Membro Ativo
Olá, estou a pensar em ir a Malta este verão. Vi fotografias e fiquei maravilhada. Adoro a mistura de praia e cultura. Para não ficar os dias inteiros sem fazer nada mas para aproveitar também para descansar. Os últimos anos tenho ido para resort tudo incluído porque tenho uma criança pequena e dá mais jeito. Queria saber se me recomendam algum hotel em frente ao mar de preferência :):D. Fiz umas pesquisas e vi um db seabank em Mellieha que parece bastante bom, alguém conhece? Essa praia é de areia ou pedra?
 
Última edição por um moderador:
Top