Novidades

[Report] Conselhos Úteis - Ilha da Madeira

basapistas

Membro Conhecido
Tudo o que gostaria de saber sobre o Madeira... e que só agora sei.... e que partilho com todos vocês:

1 - Gostei da Madeira, do seu clima ameno e verdejante! E aqui tão perto...bons preços mas alguma exploração turistica à mistura!

2 - Viagem na Easyjet Porto/Funchal... a 33 euros ida e volta por pessoa (preço com antecedência e época baixa), pontual e com uma aterragem perfeitamente normal, no difícil Aeroporto de Santa Catarina. Melhor só mesmo os pilotos da TAP. O único problema da easyjet em relação a uma Ryanair e outras companhias, é que só podes efetivamente levar uma mala como bagagem de cabine, isto é, não podes levar outro saco extra ou uma mala de senhora, ou seja o que for, só podes levar um volume para o voo, o que considero pouco adequado e desnecessário, só complicando a experiência de voo dos passageiros. Do Porto existem igualmente a Transavia e TAP.

3 – Hotel Four Views Baia 4 estrelas… no Funchal... Aconselho....
Hotel moderno, bem equipado e relativamente bem situado no centro do Funchal e com uma vista fantástica.
- Excelente Atendimento.
- Quartos de elevada qualidade, espaçosos e com magnífica vista.
- Estacionamento gratuito no Hotel, enorme vantagem dada a dificuldade de se estacionar no Funchal.
- Excelente piscina exterior com uma vista fantastica e spa.
- Bom pequeno almoço, com muita fruta, mas podendo melhor na variedade.
- Jantar buffett demasido caro, 25 euros pessoa.
- Localizado perto de centro comercial e a 10m a pé do centro do funchal.
- wifi gratuito e bom sinal em todo Hotel.
- Fornecem Toalhas para a piscina.
- Servem pequeno almoço fora de horas, para quem viaja cedo, uma mais valia!
- 68 euros noite com pequeno almoço para duas pessoas.

- A melhor localização para ficar alojado é no Funchal, sem dúvida.

Four Views Baia (Funchal): 431 fotos e 147 avaliações - TripAdvisor

4 – Movimentar-se: Aconselho o aluguer de carro, mas com seguro contra todos os riscos. Aluguei directamente na Avis com antecedência, dadas a algumas más experiências em companhias lowcost como a GoldCar, sendo um negócio onde o barato incilaa pode sair muito caro posteriormente! Carro levantado no Aeroporto, de forma fácil e comoda-

- 5 dias - 550 km - 172 euros com tudo incluido, seguro contra todos os riscos, sem necessidade de depositar qualquer depósito/franquia (1300 euros), tendo-me sido feito um upgrade gratuito para um Peugeut 308 - HDI - diesel, o que se revelou uma excelente opção, dado o terreno muito desnivelado da Madeira. (O problema são os preços dos seguros que incluem tudo e a seriedade das agências quando deixamos caução e não pagamos seguro contra todos os riscos! Pois há companhias que ganham dinheiro a exigirem o depósito de danos que já existiam, nunca os mandam reparar, e vivem disto! Por outro lado, se não fizermos os seguros directamente na agência e o fizermos num intermediário (sites na internet que não são a empresa que nos vai alugar o carro), em caso de danos, eles accionam o depósito e temos que posteriormente pedir o reembolso aos intermediários.)

- Estacionamento no Funchal (centro), muito difícil, só em parques de estacionamento - 1 Euro hora, e nas restantes localidades da Madeira igualmente o estacionamento é tarifado em todo o lado, ao mesmo preço ou mais. Por isso, na escolha do Hotel (para quem tem carro) deve verificar se tem estacionamento, se é pago e qual o preço, para evitar surpresas desagradáveis.

- As infrastruturas rodoviárias na MAdeira são excelentes, comparadas com o Continente, no entanto quando saimos das vias rapídas, temos terrenos muito inclinados o que requer carro com alguma potência, mas compactos e uma utilização aconselhável da caixa de velocidade nas descidas ingremes e longas, sob pena de ficarmos sem travões. É uma condução que requer alguma exporiência em subidas e locais apertados.

- Dá para percorrer a ilha, facilmente em três/quatro dias, incluindo as visitas - Deslocações pequenas e rápidas.

- Não experiementei transportes públicos ou excursões.

5 - Refeições: Para comer lowcost têm os Pingo Doce, que existem em toda a parte da ilha e mairitariamente com restauração, a preços imbativeis.
Para quem quiser conhecer a gastronomia madeirense e depois do que li aqui no forum dou as seguintes sugestões:

Poncha + bolo do caco + espetada + milho frito

Taberna do Petisco - Santa Cruz
Em n.º 1 do site Tripadvisor e é destino obrigatório!
No centro de Santa cruz, pertinho do aeroporto! Depois de provar um pouco de tudo na madeira... Passei pela taberna... E não há melhor! Atendimento do melhor, comida imbatível no sabor e preço, desde o bolo do caco, milho frito fantástico e carne do melhor! Excelente Poncha . Poucas mesas mas vale a pena a espera!
Um petisco a 6 euros dá perfeitamente para duas pessoas! Com wifi e multibanco! Refição para dois a 15 euros

O melhor da madeira... - Avaliações de viajantes - Taberna Do Petisco - TripAdvisor

Restaurante Parada dos Eucaliptos: a 13 km do Funchal a caminho Do curral ds Freiras
Restaurante famoso... pelas espetadas de lombo e bolo do caco, a preços muito acessiveis, a 13km do funchal a caminho do curral da freiras!
Decoração rústica e estabelecimento muito antigo, sem qualquer upgrade e serviço ao mesmo nivel, lento e pouco afável!
Não tem multibanco, nem wifi. Espetada de lombo com 7 pedaços a 8 euros, bolo do caco a 2 euros! Não tinham pudim de maracujá! 2 pessoas 20 euros.
Vale pela qualidade da carne e preços praticados, mas nada de especial, a precisar de um upgrade no estabelecimento!

Restaurante - Bar Parada dos Eucaliptos, Funchal - Comentários de restaurantes - TripAdvisor

Restaurante o Lagar, a 7km do Funchal em Camara dos Lobos
Enorme restaurantetradicional madeirense, com facilidade de estacionamento e preços razoáveis!
Desde as entradas, famoso bolo do caco, espetadas de boa carne, milho e salada saborosa, vale a pena a visita!
Local onde vai toda a gente, massificado, sem perder a qualidade!
2 pessoas - jantar por 30 euros sem bebidas!

Restaurante O Lagar, Câmara de Lobos - Comentários de restaurantes - TripAdvisor

Castelo dos Hamburgueres - Funchal
Refeiçao rápida com três tipos hamburguer(simples/queijo e fimabre/ovo) designadospor simples, especiais e super e batidos/sumos de fruta, que não são de fruta natural. Os hamburgueres ficam de 2,80 a 3,30 Euros e os batidos a 2 euros! Wifi disponível. Muito concorrido. Bom atendimento. Muito perto do Hotel Four Views Bay! 2 pessoas por 12 euros.

Castelo dos Hamburguers, Funchal - Comentários de restaurantes - TripAdvisor

A Confeitaria - Funchal no Mercado e em fente ao Casino.
Excelente pastelaria e espaço! Todo o tipo de bolos e enorme variedade, o melhor sito para um lanche na madeira. Vale a pena uma visita! Preços acessiveis e deliciosos bolos e chas!

A Confeitaria, Funchal - Comentários de restaurantes - TripAdvisor

6 – Principais Atrações:

Desde o centro do funchal, jardins, teleférico, passando por Machico, Santana, Porto Moniz, Câmara de Lobos, Madeira vale pelo seu todo e ir à exploração dos locais mais recôndidos.
- Pico do Arieiro e Cabo Girão é obrigatório.
- O preço das atrações é que é realmente excessivo, uma quase exploração!
- E se tomarem atenção, toda e qualquer localidade na Madeira é mais densenvolvida que muitas regiões em Portugal em Continental, com estruturas de apoio que em Portugal são raras, desde piscinas, bancos em todo o lado (a CGD esta em todo lado), vias rápidas e túneis por todo o lado, a ligar tudo e todos, de forma rápida e fácil, vendo-se o enorme investimento realizado. Combustivel cerca de 5 cêntimos mais barato que no Continente. Não há portagens ou Scuts.

Vale a pena ir lá uns dias, 3 a 4 dias é o suficiente! Aproveitem!
 
Última edição:

traveltwins

Membro
Excelente descrição com excelentes dicas! Ainda nao tive oportunidade de conhecer mas a Madeira faz parte da minha lista!
 
Top