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[Report] Colores de La Habana

Cristina Sousa

Membro Conhecido
(Mural no terraço do hotel Ambos Mundos)

"Para La Habana
voy a volver algún dia, volveré
Habana tierra querida
no puedo vivir sin verte
porque mi fin es quererte
te amaré toda la vida"
(Música Habana, de Héctor Lavoe)

Oh, La Habana!
E de repente, o que está à frente dos meus olhos é um filme dos anos 50. Um misto de esplendor colonial com a decadência. Os palácios e as casas coloniais, algumas recuperadas, outras ainda em ruínas. Os modernos carros ao lado dos clássicos. As grandes avenidas e as ruelas estreitas. As novas casas comerciais repletas de artigos fashion ao lado dos antigos cubículos onde se vende o que a terra dá. E as pessoas. Ah, as pessoas, essa gente afável que tropeça a cada dia com mais turistas, ávidos de descobrir a cidade que parou no tempo. Mas não por muito tempo! La Habana está frenética, seja lá isso bom ou mau.
A verdadeira La Habana está lá! Autêntica e fiel à sua história. Não só aquela que se depara aos olhos do comum visitante, mas a outra. Aquela que se descobre ao virar da esquina, das ruas por onde só quase passa quem lá mora, das lojas do antigamente, onde a modernidade ainda não bateu à porta, onde se continua a vender o ananás e a batata, onde o lixo continua amontoado na rua a céu aberto, com um cheiro que só os dias de 34* conseguem transmitir.
E a nostalgia......
Sim, La Habana é nostálgica. E leva-me a pensar como seriam os dias há 50 anos atrás, vividos no meio da sumptuosidade, ainda patente nos edifícios coloniais degradados, outrora representativos do que de melhor havia no novo mundo. Nos carros melhor ou pior conservados. Na salsa e na rumba que se ouve em cada portal, no sabor do rum e no cheiro dos puros que paira no ar. Cativa ao primeiro olhar e é difícil deixá-la para trás. La Habana tem de ser saboreada, devagar, enquanto se explora os seus recantos.
La Habana é um misto de sentimentos, de cheiros, de cores...... sim, de cores!
É colorida como o arco - íris!
E são as cores de La Habana que pretendo aqui mostrar. Não fazer um específico roteiro, deixo isso à liberdade e imaginação de cada um, mas apenas mostrar as cores que os meus olhos viram nesta fabulosa cidade. :)
 
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Cristina Sousa

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As cores da história :)
(El Templete - situado na Plaza de Armas, a sua construção data de 1827 e é património da humanidade. Foi construído no lugar onde se crê que foi fundada a vila de San Cristóbal de La Habana, em 1519)

(Estátua de José Martí no Parque Central - herói nacional Cubano e figura importante no meio literário na América Latina)

(Monumento a José Martí na Plaza de La Revolución - poeta Cubano, herói nacional e revolucionário. O monumento tem quase 140 metros de altura e alberga um museu. No sopé do monumento a estátua do poeta, em pose pensativa)
(Catedral de Havana - também denominada Catedral de la Virgen María de la Concepción Inmaculada de La Habana, um belo exemplar de estilo barroco)

(Demorou 30 anos para ser construída no local de uma antiga igreja e é considerada património mundial pela Unesco)

(É a construção mais importante da Plaza de la Catedral, onde existem outros belos edifícios, todos recuperados)

(Casa dos Condes de Casa Bayona, ou Casa de Don Luís Chacón, é a mais antiga casa na zona, onde hoje está instalado o Museu de Arte Colonial)

(Capitólio - foi a sede do governo de Cuba após a revolução de 1959 e actualmente é a sede da Academia Cubana de Ciências. Está encerrado para obras há 3 anos e sem data previsível de abertura)

(Foi inspirado no Capitólio de Washington e em 1929 quando foi concluída a sua construção era o edifício mais alto de La Habana e o 3º maior parlamento do mundo; a sua cúpula tem quase 92 metros de altura)

(Gran Teatro de La Habana - situado no Paseo de Martí ou Paseo del Prado, ao lado do Capitólio, é actualmente a sede do Ballet Nacional de Cuba e uma das principais instituições culturais da cidade. Esteve vários anos fechado por motivo de obras e reabriu no início de 2016, completamente restaurado)

(Construído em estilo neobarroco, foi inaugurado em 1914 e a fachada principal tem 4 grupos esculptóricos em mármore branca que representam alegorias da beneficência, educação, música e teatro. A sala principal tem capacidade para 1500 pessoas)

(Basílica de S. Francisco de Asis - construída em 1730 em estilo barroco, tem em anexo uma torre de sino, onde originalmente estava a estátua de S. Francisco, mas em 1846 foi destruída por um ciclone)

(Plaza de S. Francisco - é uma das 4 principais praças de La Habana do século XVII. Foi restaurada na década de 1990 e no centro situa-se a bela Fuente de los leones, construída em mármore branca, obra de um autor italiano)

(Lonja del comércio - ou seja, bolsa de valores, é actualmente um edifício de escritórios, em estilo renascentista, tendo sido inicialmente os escritórios do mercado de peixe. Nele estão sediadas várias empresas nacionais e estrangeiras)

(Terminal Sierra Maestra - situado em frente à Plaza S. Francisco, foi inaugurado em 1914, e recebe grandes embarcações de cruzeiros, vindas da América latina e América do norte. Separa a praça da baía de La Habana)

(A Plaza de S. Francisco é ainda rodeada de várias construções de estilo colonial, em bom estado de conservação, algumas das quais funcionam hoje em dia como hotéis e casas particulares para turistas)
 
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Cristina Sousa

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(Plaza de Armas é a praça mais antiga das 4 existentes na La Habana Vieja, datando de 1520. Foi o centro administrativo da colónia. No centro do jardim, a estátua de Carlos Manuel de Céspedes, herói cubano da guerra dos 10 anos)

(Aqui esteve construído o Templo Paroquial Maior, que foi demolido em 1770 e deu lugar ao Palacio de Los Capitanes Generales, de arquitectura barroca - vista a partir do terraço do hotel Ambos Mundos - e que alberga actualmente o museu da cidade)

(Hotel Santa Isabel na Plaza de Armas, que funciona num enorme palácio construído pelo Conde de Santovenia, um importante membro da nobreza cubana)

(Real Fábrica de Tabacos Partagas - é uma das mais antigas e populares fábricas de tabaco, fundada em 1845. Actualmente este edifício está fechado e a fábrica foi transferida para a periferia da cidade)

(Castillo de San Salvador de la Punta - situado no porto de La Habana, faz parte dos 4 fortes erigidos para defender La Habana; a sua conclusão data de 1600)

(Plaza Vieja - é a mais colonial das 4 praças da cidade velha. Sempre foi um espaço religioso, administrativo e residencial)

(No séc. XVIII foi transformada num local de mercado)

(Actualmente os prédios ao redor da praça estão quase todos renovados e abriram inúmeros restaurantes e cafés)

(Situado na La Habana vieja, o Teatro Marti, inaugurado em 1884, teve inicialmente o nome de Teatro Irijoa. Depois de décadas ao abandono foi restaurado e abriu em 2014)

(Parque Central - é o principal espaço verde, situado na La Habana vieja e é ponto de reunião dos locais, seja para passear, conversar, ou passar o tempo)

(Paseo de Martí - a avenida onde se localizam o Capitólio ou o Gran Teatro, é também uma verdadeira montra de clássicos)

(As fachadas coloridas no Paseo de Martí, são uma imagem de marca de La Habana. Os famosos "balcones" são a herança dos tempos coloniais, outrora sumptuosos, e que depois de restaurados voltam a relembrar os tempos áureos da velha La Habana)

(Hotel Inglaterra - é o hotel mais antigo de Cuba e um dos mais clássicos em La Habana. Projectado no estilo neoclássico, foi inaugurado em 1875 e lá se hospedou Churchill em 1895 quando visitou Cuba como observador militar durante a guerra hispano-cubana)

(Museu 28 de Setembro - é o Museu Nacional dos Comités de Defesa da Revolução. Situado na Calle Obispo, tem cerca de seis mil peças que mostram a história da organização)

(Hotel Raquel - situado em plena La Habana vieja, é das mais lindas fachadas da cidade. É actualmente um hotel boutique, combinando tradição com elegância)
 
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Cristina Sousa

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(Calle Obispo - foi desenhada apenas 4 anos após a fundação da cidade de La Habana, e situa-se dentro da cidade muralhada. É estreita, pedestre, e é a principal rua comercial de La Habana Vieja. A traça colonial dos seus edifícios ainda hoje é mantida)

(La Columnata Egipciana - é um café especial. Foi frequentado por Eça de Queirós entre 1872 e 1874 quando este foi Cônsul de Portugal em La Habana)

(A placa com o seu nome na fachada)

(Retrato de Eça de Queirós no interior do café)

(Hotel Florida - é um hotel de estilo colonial do séc XIX situado em plena Calle Obispo)

(Possui um pátio interior muito ao estilo árabe, com um telhado de vidro deslizante)

(Hotel Ambos Mundos - situado na esquina da Calle Obispo com a Calle Mercaderes, foi a primeira residência de Ernest Hemingway em La Habana)

(Os murais no terraço existente no topo do hotel são autênticas obras de arte)

(As vistas a partir do terraço do hotel são fantásticas, sendo possível ver o casario, o outro lado da baía e a fortaleza de San Carlos de La Cabaña)
 
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Cristina Sousa

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(Hotel Nacional de Cuba - é o mais famoso hotel da cidade, na zona de Vedado, com vistas privilegiadas para o Malécon e baía de La Habana)

(De estilo colonial, foi inaugurado em 1930, quando Cuba era um destino de eleição para os americanos)

(O governo e os militares utilizaram este hotel como refugio durante uma rebelião nacional, em 1933)

(Hall de entrada onde se pode ver o luxo da construção)

(Os elevadores são considerados uma relíquia)

(A caixa postal, um must)

(Os ponteiros dos elevadores, a indicar os andares...)

(O remanescente do sistema de defesa em exposição no jardim)

(A vista dos jardins do hotel para o Malécon)

(O bar do hotel é um autêntico museu, com imagens de todos os famosos que por ali passaram)

(A roleta original, a única que sobrou)

(Telefone do antigamente...)

(A caixa de música no bar do hotel)

(Casa/museu de Che Guevara no morro La Cabaña)

(Che Guevara - Ernesto Rafael Guevara de La Serna, personagem incontornável da história de Cuba, nasceu na Argentina. Famoso revolucionário do Séc. XX, entrou para o grupo revolucionário de Castro a fim de implantar o socialismo na ilha. Foto existente no hall de entrada do hotel Habana Libre)

(Aquí se queda la clara / La entrañable transparencia / De tu querida presencia / Comandante Che Guevara)

(Fidel Castro - falar de Cuba é falar de Fidel. Figura incontornável e líder da revolução cubana, foi primeiro ministro e presidente do Conselho de Estado da República de Cuba. Foto existente no hall de entrada do hotel Habana Libre)
 
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Cristina Sousa

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As cores dos clássicos :eek:
Há quem diga que Cuba tem os melhores mecânicos do mundo! E percorrendo as ruas de La Habana não é difícil perceber o porquê. Parece impossível que muitos dos carros que se vêem ainda circulem......
(Socorro........estou a apaixonar-me... :oops:)
(É impossível resistir a tanto charme.... - leia-se carro) :p

Para qualquer lado que se olhe, eles aparecem, lindos, irresistíveis, é disparo atrás de disparo......até ficar com cãimbras no dedo indicador... :eek:
 
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Cristina Sousa

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As cores da revolução :rolleyes:
(Mural com inscrições revolucionárias em La Rampa - a 23 - uma constante em toda a cidade e arredores)

(Pintura na aldeia de Jaimanitas, nos arredores de La Habana, numa alusão à revolução)

(Exaltação nacional e patriotismo sempre presente em cada canto e esquina)

(Hotel Habana Libre, um hotel histórico ligado à revolução cubana, construído nos finais dos anos 50 com financiamento da máfia. Foi neste hotel que Fidel Castro instalou o seu quartel general e o comando revolucionário se reunia)

(Foto do hall de entrada do hotel Habana Libre, com o organograma do sistema de governo)

(Estado Maior da Defesa Civil)

(Ministério dos Transportes, na Avenida Boyeros)

(Ministério do Interior, com a famosa foto de Che Guevara e a sua famosa citação, na Plaza de la Revolución)

(Ministério das Telecomunicações com a foto de Camilo na Plaza de la Revolución)
 
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Cristina Sousa

Membro Conhecido
As cores para turista :oops:
(La Bodeguita Del Medio - um local incontornável na La Habana vieja para provar os mojitos)

(A velha máquina de escrever ainda funciona...)

(Fazendo os Mojitos à frente dos turistas)

(A parede da fachada cheia de inscrições e assinaturas de quem por lá passa)

(Floridita - o mítico bar onde Ernest Hemingway bebia uns daiquiris)

(Dizem que é mais a fama que a qualidade dos daiquiris aqui vendidos; Floridita estava fechada quando passei pois em La Habana, nesta altura, também adoptaram racionamento de energia, pelo que muitas lojas só estão abertas da parte da tarde)

(La Moderna Poesia - uma das livrarias/biblioteca mais famosas de La Habana)

(Lojas de recuerdos na Calle Obispo, a mais turística de La Habana; o número de visitantes em Cuba aumentou exponencialmente no último ano e os locais tentam responder à crescente procura)

(Drogueria JohnSon - a "Farmácia" mais turística de La Habana; É uma farmácia museu. Nela estão expostos utensílios farmacêuticos, porcelanas decoradas e livros de receitas)

(Cubanas vestidas com os trajes tradicionais podem ser encontradas nos locais mais frequentados pelos turistas, como a Plaza de la Catedral, Plaza de Armas e junto ao hotel Ambos Mundos)
(Estas mulheres andam com um crachá e pagam uma taxa ao governo)

(Dado o aumento exponencial de turismo, na La Habana Vieja abriram nos últimos tempos imensos cafés e bares)

(Parque Coppelia - situado na famosa La Rampa (23), na zona do Vedado, num espaço verde mesmo em frente ao hotel Habana Libre, é uma famosa sorveteria em forma de ovni que serve cerca de 35 mil clientes por dia)

(Vende sorvetes em pesos cubanos e pesos convertíveis, sendo que os turistas são encaminhados para uma zona lateral, onde a venda é feita em CUC´s e sem filas de espera; já os cubanos, para poderem pagar em CUP´s, esperam longas horas em filas, que dão quase a volta ao jardim)

(Apesar da oferta de sabores ser escassa - só há 3 sabores disponíveis, baunilha, morango e tiramisu - vale bem a pena provar o sorvete, servido em copo de vidro)
 
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Cristina Sousa

Membro Conhecido
As cores dos arredores :cool:
(La Rampa - a famosa Rua 23 - localizado no bairro do Vedado, vai desde o Malecón até ao centro da cidade, Plaza de la Revolución)

(Malecón - com a La Habana vieja ao fundo, este passeio marítimo com 6 kms vai desde o Forte de San Salvador de La Punta, na parte antiga até à margem do rio Almendares, no Vedado)

(No Malecón, um jardim em cujo centro se encontra a estátua equestre de Antonio Maceo, herói da primeira guerra da independência)

(Ainda no Malecón, a parte mais moderna da cidade, com alguns hotéis mais recentes)

(Igreja Jesus de Miramar, na 5ª Avenida, no bairro de Miramar)

(Embaixada da Russia em La Habana, com a sua torre de controlo. É a embaixada que maior área ocupa, e localiza-se, à semelhança da maioria, na 5ª Avenida, em Miramar)

(El Bosque de La Habana - este pulmão verde na parte nova da cidade é local de visita dos locais, seja para contemplar a paisagem, para actividades físicas ou para a realização de cultos - a crucificação de animais, rezas e macumbas são frequentes neste local)

(El Cristo de La Habana - imponente estátua com cerca de 20 metros de altura, no morro de La Cabana, representando Jesus de Nazaré, com vista para a baía)

(Bebidas típicas à venda junto ao miradouro)

(Exposição de armamento usado durante a crise dos mísseis)

(Fuster na povoação de Jaimanitas - alegria de vivir)

(No extremo oeste de La Habana, a pequena aldeia de Jaimanitas viu nascer o projecto Fusterlandia, uma aldeia á imagem e semelhança das obras de Picasso e Gaudi)
(Fuster realiza o seu trabalho artístico em sua casa, na sua oficina de cerâmica, mas os seus trabalhos desenvolveram-se para lá dos muros da sua casa e já abrangem grande parte da aldeia Jaimanitas)

(Forte/Torreão de Cojimar - Cojimar é uma pequena vila de pescadores a cerca de 10/15 minutos de La Habana, cujo rio que aí desagua lhe dá o nome)

(Memorial a Ernest Hemingway, que frequentava este local, inspirou-se e escreveu aqui a obra O Velho e o Mar)

(Quando em 1954 Hemingway ganhou o prémio Nobel, a vila tornou-se atracção turística)
 
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Cristina Sousa

Membro Conhecido
As cores autênticas ;)
A verdadeira La Habana ainda não foi mostrada!
Fechei os olhos, respirei fundo, e comecei a escutar a salsa, cujo som vem de longe......
Quando abri os olhos, lentamente, suspirei e comecei a apreciar....
Eis La Habana :)

(Os sumos típicos são vendidos na rua, por vendedores ambulantes)

(Cubanos a jogar dominó no portal do prédio; o dominó é o jogo predilecto na ilha)

(Edifícos recuperados e ruas arranjadas contrastam com prédios quase em ruínas e ruas de piso esburacado. La Habana é feita destes contrastes, onde o velho e o novo andam lado a lado)

(Produtos à venda numa pequena loja de rua. Ainda se vê muitas pessoas a vender os produtos que cultivam)

(Crianças saindo de uma escola. Apesar de ser verão, há escolas que têm actividades mesmo em período de férias)

(Os bici-taxi são dos mais populares meios de transporte em toda a cidade. Ainda assim, caminhar por entre ruas estreitas e cruzarmo-nos com os locais, são a melhor forma de conhecer a verdadeira alma da cidade)
 
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Cristina Sousa

Membro Conhecido
(La Habana, em termos urbanísticos, é uma espécie de caos ordenado)

(Baianas nas compras - a presença de origem afro é muito grande na cidade. O culto das divindades, dos orixás, tem grande alcance e aceitação em Cuba)

(As acácias-rubras são as árvores mais presentes em toda a flora de Cuba. Estão espalhadas por todo o lado e dão um colorido à paisagem)

(Uma verdadeira farmácia, onde os locais adquirem os medicamentos de que precisam)

(A cidade está literalmente em obras)
 
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Cristina Sousa

Membro Conhecido
As Cores do dia :cool:
E é assim!
Dois dias em La Habana não podiam dar para muito mais.
Depois de mostrar todo o colorido da cidade, vou resumir a sua beleza à luz do sol:

La Habana vista a partir do 20º andar do hotel Habana Libre
(Parte nova da cidade)

(Bairro do Vedado e La Habana central e vieja)

La Habana vista a partir do miradouro do Cristo de La Habana
(Em destaque a parte velha)

(Uma panorâmica da entrada da baía)

As cores da noite ;)
Claro que também tinha de mostrar a cidade à luz da lua, iluminada!

A vista do hotel Nacional a partir do 20º andar do hotel Habana Libre
(tão belo de noite quanto de dia)

(a parte nova da cidade numa noite de chuva)

Mas a noite de La Habana tem muito mais cor do que aparentam as fotos!
Os locais de diversão nocturna são muitos, mas existem 2 incontornáveis, o Cabaret Tropicana e o Cabaret Parisien do Hotel Nacional de Cuba.

Por 35 CUC com direito a uma bebida e início às 22h, é possível apreciar todas as noites, o espectáculo que o Cabarte Parisien apresenta no Hotel Nacional.
A diferença para o Tropicana dizem, não é muita, e este para além de mais barato, ocorre num local bem mais central da cidade.

Aqui ficam algumas apresentações, onde para além da música e da dança, ressalta aos olhos as cores vivas do guarda-roupa.





 
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Cristina Sousa

Membro Conhecido
E é assim La Habana! :)
Uma cidade inexplicavelmente bela, autêntica, mexida e culturalmente repleta de atractivos!
Mas ao mesmo tempo, ainda parada nos meados do século passado. O que lhe dá um encanto especial!
Uma cidade para ser apreciada, saboreada, vivida com tempo, ao sabor de um mojito e ao som de uma salsa!
La Habana é um local que nos faz querer voltar.
Como dizia a música, "volveré.....te amaré por toda la vida" :)
E é mesmo assim, La Habana tem algo que me vai fazer voltar.....
Fazia parte do meu imaginário e não desiludiu!
Enquanto isso, espero que tenham gostado destas cores. E como Fuster escreveu numa mensagem colocada na sua casa (e que é certamente um lema de vida dos cubanos)
Hasta la vista Habana! :rolleyes:
 
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PauloNev

Moderador Honorário
Staff
Muito obrigado pela partilha.
Este é um report bastante diferente dos usuais, ao ver e ler este report, parece que estamos a passear pelas ruas de Havana.
Por momentos fui transportado para aquela cidade fantástica, só faltou os cheiros e os sons únicos impossíveis de replicar aqui :cool:
Saudades de deambular por aquelas ruas...
Boas viagens ;)
 

susy4

Membro Conhecido
bemmmmmmmmmmmmmm .... que fotos :))))))))
Havana ao vivo e a cores, aqui tão bem retratada...revi todos os passos que dei em Havana velha e um bocadinho do que vi na Havana nova. GRATAAAAA pelo recordar...
Havana no seu melhor. Em cada esquina um pedacinho de historia, e sempre com vontade de bater o pé ou dar uns passitos de dança :)
 

Onerom

Membro Conhecido
Adorei... o estilo... a escrita... as fotos... a historia... as cores... Brilhante! Fantastico!!!

Obrigado por nos trazeres um bocadinho de La Habana.
 

Cristina Sousa

Membro Conhecido
Este é um report bastante diferente dos usuais, ao ver e ler este report, parece que estamos a passear pelas ruas de Havana.
@PauloNev , obrigada! Acho que cumpri o meu objectivo, era mesmo este! ;)

@Lady_R , obrigada, é impossível nao ficar apaixonada por Havana. Tenho a certeza que vai adorar. ;)

@susy4 , obrigada. Vamos voltar lá e fotografar tudo de novo? :D

@Onerom, obrigada! Havana é que faz isto. :p

@nmbb, obrigada! ;)

@CristinaBF , obrigada. Eu também já tenho saudades... ;)
 
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