Novidades

[Report] Circuito Turquia - Setembro 2014

capach

Membro Ativo
Este é o meu 2º Report aqui no Fórum, espero conseguir transmitir tudo aquilo que captámos desta viagem.

Em Junho andávamos à procura do próximo destino de férias e como o destino pretendido estava fora de questão para Setembro, tivemos de nos virar para outros destinos.

A Turquia nunca fez parte dos nossos planos, e a ideia surgiu de uma forma inesperada.

Após encontrar boas promoções decidimos arriscar.

A viagem foi comprada à Dominicana Tours (Arrependo-me profundamente), e a operadora foi a Image Tours (outro arrependimento) e a agência local foi a Honest.

1º Dia - Porto - Madrid - Istambul

A nossa viagem começou dia 19 de Setembro, com rumo a Madrid pela Ryanair com voo às 6:30 da manhã.

Mal chegámos a Madrid fomos logo para os balcões do check-in e deparámo-nos com uma fila com mais de 50 pessoas às 9 da manhã (O voo era só as 12:30!!). Felizmente fizemos o check-in online e o balcão do drop off não tinha ninguém.

O voo para a Turquia foi realizado pela Turkish, e para quem nunca tinha viajado por este tipo de companhias adorei!!! A comida era fantástica. Não tenho outra comparação mas gostei muito


Chegámos à Turquia com quase 1 hora de atraso, e fomos logo para a fila enorme(!!) do controlo.
Passada esta fase foi levantar a mala e ir ao encontro do representante da agência.
Bem aqui começaram os problemas... começou logo a cobrança de dinheiro por um suposto serviço que já estava incluído, tivemos de ligar para a dominicana.. um filme.. Dado que era eu a falar inglês, ele ficou a conhecer a garra das mulheres do Norte e lá decidiu ir embora. :boxing: Bem mas não vou aprofundar o que se passou, dado que já expliquei noutro tópico..

Continuando... Nessa noite apenas fomos abastecer de águas e jantar e cama que no dia seguinte o dia era em cheio..



2º Dia - Istambul (Dia Livre)

Começámos por nos dirigir ao Grand Bazar de Metro (que aventura!!!), fomos comprar Liras Turcas e seguimos rumo ao Grand Bazar. Aquilo é lindo, outra cultura, adorámos. Um labirinto autêntico e uma perdição!




Após quase 3 horas no Grand Bazar, rumámos para a Mesquita Azul a pé, e de seguida para a Santa Sofia.





(Oração com telemóvel à mistura)


Depois fomos para o Palácio Topkapi e vale a pena! As vistas são fantásticas.



De seguida fomos percorrendo a rua principal até Eminonu rumo à ponte de Galatta e apreciámos toda aquela marginal.




 
Última edição por um moderador:

capach

Membro Ativo
3º Dia - Ankara-Capadócia

Neste dia eram 6 da manhã quando a agência estava à porta do nosso hotel e o nosso destino era a Capadócia.
Foram 800kms percorridos com paragem em Ankara para almoçar e no Lago Salgado.







4º dia - Capadócia

Dia do Voo de Balão .
Eram 5 da manhã quando nos foram buscar, levaram-nos para as instalações deles e ofereceram chá, leite biscoitos.
De seguida levaram-nos para a zona do voo, e posso dizer que foram momentos únicos. Assistimos ao encher do balão, fantástico.
Aconselho vivamente o primeiro voo da manhã, dado que podemos presenciar o nascer do sol.
Não há palavras para descrever o que se sente lá em cima.. apenas posso deixar algumas fotos .










(a minha primeira tentativa de fazer uma foto panorâmica com a máquina)


Foi uma hora que passou rápido de mais :bye:

Rumámos de novo ao hotel para tomar o pequeno almoço e o resto do dia foi passado em Capadócia.
Fomos ao Museu de Goreme, vistas panorâmicas e almoçar num restaurante típico de Capadócia visitar a cidade subterrânea e... Visitar lojas :nono:

Museu Goreme

(não conheço o senhor, lá foi apanhado pela foto)

https://www.portaldasviagens.com/gallery/image/31399-img-1507/

https://www.portaldasviagens.com/gallery/image/31391-dsc02520/



Vistas panorâmicas

(segunda tentativa)





Cidade Subterrânea



Adeus Capadócia... :bye:




5º Dia - Konya - Pamukkale

Neste dia rumámos a Pamukkale, com paragem em Konya. Mais 600 kms percorridos.
Confesso estavamos ansiosos por chegar a Pamukkale. Infelizmente, e dado o nosso motorista ser uma lentidão a conduzir, chegámos eram 6 da tarde e não conseguimos aproveitar nada...

Konya



(elixir da vida... as pessoas atropelavam-se para beber e encher garrafas)

Pamukkale











 
Última edição por um moderador:

capach

Membro Ativo
6º Dia - Épheso - Kusadasi

Rumámos a Kusadasi, com paragem em Épheso dado que juntaram várias pessoas de programas diferentes e alguns tinham a excursão incluída. Decidimos ficar na cidade.
Quando chegámos a Kusadasi ainda deu tempo para aproveitar aquela água quente. Eu que sou friorenta para dizer que era quente é porque era :D .




7º Dia - Bursa - Istambul

Este era o nosso último dia do circuito, e rumámos a Istambul, passando por Bursa. Adorámos andar pelo mercado de Bursa, era qualquer coisa. Tinha de tudo! Até móveis, produtos de bebé, etc.

Por fim, apanhámos o ferry para atravessar até Istambul de novo.




8º Dia - Istambul

Dado que achámos que íamos passar pouco tempo em Istambul, decidimos prolongar o pacote uma noite para visitar Istambul com mais calma.

Neste dia começámos por ir directo à Praça de Taskim. Confesso que foi uma desilusão, mas adorámos percorrer a rua até à Ponte de Galatta,

Fizemos o circuito pelo Bósforo, e posso dizer que duas horas dá perfeitamente. Uma forista daqui aconselhou-me o short cruise e só tenho é de agradecer. Deu perfeitamente




Rumámos para o mercado das especiarias, e de seguida percorremos aquelas ruelas interiores que vão dar até ao Grand Bazar. Nesse dia começou a chover torrencialmente, mas nem a chuva tirou o encanto destas ruas. Adorámos tudo, a variedade de coisas que vendiam. Uma perdição!!!


 
Última edição por um moderador:

capach

Membro Ativo
9º Dia - Istambul - Madrid.

Este era o nosso último dia e aproveitámos para fazer compras. Mas o S. Pedro não foi nosso amiguinho, e choveu torrencialmente. Fomos comprar a mala extra :agitado: e comprar o que faltava e despedir desta cidade fantástica

O nosso voo era as 19:30 com destino a Madrid e presenciar a quantidade de malas e caixas que as pessoas levavam eram surreal. Para terem noção da perdição que Istambul é: até bicicletas desmontáveis as pessoas levavam. Eram caixas e caixas todas empilhadas.




Como é óbvio, partimos com atraso e chegámos a Madrid tarde.

Decidimos ficar em Madrid 2 dias para conhecer e descansar um bocado e só depois é que voltamos ao Porto (mas isto já é outro Report )

Foram 2500 kms percorridos de autocarro pela Turquia, foi super cansativo mas adorámos. Valeu a pena, mesmo com a quantidade de problemas que foram surgindo ao longo da viagem.

Considerações finais
  • Adorámos a Turquia, mas para quem pretende visitar apenas Istambul não necessita de agência para nada.
  • Não gostámos do estilo de circuito da operadora, dado que tínhamos de almoçar onde os guias "mandavam" porque tinham comissão, tivemos de visitar 3 lojas: tapetes, ourivesaria e peles, com o intuito de vender e porque os guias/agência ganhavam comissão. As excursões opcionais eram pagas em euros e não em Liras, e o preço em Euros era o triplo do valor quando convertido para Liras.
  • Com isto tudo, não conseguimos aproveitar o melhor da viagem: Pamukkalle e a praia em Kusadasi.
  • Levem uma mala grande porque vão-se perder nas compras (nós tivemos de comprar uma mala extra)
  • Achámos a Turquia um país seguro, mesmo quando estivemos sozinhos em Istambul.
  • Povo extremamente simpático... mas alguns só o eram quando queriam vender
  • Comida era óptima, mas para tantos dias cansa.
Se tiverem alguma questão fico contente em responder :bye1:
 
Última edição por um moderador:

Nika

Membro Conhecido
Olá capach!

Parabéns pelo reports e obrigada pela partilha. :)
A Turquia deve ser muito interessante.
Cumprimentos
 

Maria Artur

Membro Conhecido
Olaa capach

Gostei muito do report, conseguiste transmitir muita informacao relevante sobre o circuito.

Lindíssimas fotografias.
Ainda nao conheço mas talvez um dia vou ir ;)

(Lembro me perfeitamente quando falamos da dominicanatours, infelizmente nao correu bem para ti) :)
 

capach

Membro Ativo
Obrigada MariaE_Artur.

Realmente não correu muito bem, mas felizmente conseguimos aproveitar.
Aconselho vivamente a Turquia, vale a pena ;)
 

Ricardo_7

Membro Conhecido
Olá,

Obrigado pela partilha! Este ano já tinha marcado um circuito assim pela Turquia mas acabei por ter de cancelar, mas continua lista, pois diz-me muito :)

Boas Viagens :)
 

Volta e Meia

Membro Ativo
Boas.. obrigada pela partilha. Já estive quase a marcar um circuito à Turquia pela Dominicana... pelos vistos há pontos menos positivos :wacko:
 

capach

Membro Ativo
Obrigada

Volta e Meia: de facto há pontos menos positivos. Nós regressamos dias antes de começarem os confrontos, mas mesmo antes disso nunca nos sentimos inseguros.

Há partes que assustam um bocado, mais pela quantidade de homens que existe na rua e mulheres quase zero.

Mas vale a pena ir sem dúvida
 
Ola capach,
Parabens pelo report. Adorei as fotos. Vou Sexta-feira para Istambul (finalmente). Ja tenho umas encharpes na mala prontas a serem perfumadas para enfrentar o tram em hora de ponta ... e levo duas malinhas grandinhas! ...
Obrigada pela partilha da experiencia e pelas dicas!
 

capach

Membro Ativo
@ correia: Obrigada

Ritinha seixal: aproveita a viagem. Istambul é qualquer coisa.
Para compras aconselho as ruelas entre o mercado das especiarias e o Grande bazar. Na rua que deste deste Taskim até Eminonu também tens umas lojas engraçadas com chás, etc.
Quanto à mala, por experiência própria, tem de ser mesmo grandinha
 

SBviagens

Membro Novo
Boa noite Capach,

Quanto a dinheiro: compensa pedir cá no banco liras turcas ou levar euros e trocar lá? Onde?

Cumps,

SaraB
 

capach

Membro Ativo
Olá SaraB. Aconselho a trocar la e numa casa de câmbio mesmo ao a entrada do grande bazar. Foi lá que encontramos a melhor taxa de câmbio. Se precisares de mais alguma informação é só perguntar
 

capach

Membro Ativo
Confesso que não me lembro. Mas naquela zona quase todas as casa de câmbio têm a mesma taxa. se quiser pode dar uma vista de olhos primeiro porque elas estão relativamente próximo umas das outras

nós trocávamos sempre lá. Trocámos no aeroporto o essencial e depois foi sempre lá.
não sei a que taxa está agora, mas quando fui nessas casas estava 1€=1.85tl. e noutros lados estava a 1.40
 
Top