Novidades

[Report] China sem muralha(s)

inesaldeia

Membro Conhecido
rmonteiro,

Os 1.40€ podem ser relativos dependendo da taxa câmbio aplicada.

Cláudio,

Assim sendo depreendo que compraste o bilhete de comboio do trajeto Xangai-Suzhou no momento na própria estação, certo? as filas não eram assustadoras? 2h de metro?? Medo! Aterraste no aeroporto de Pudong?

O Royal Garden Inn está a 22€ +15% de taxa de serviço na plataforma Agoda. Realmente é um hotel interessante pela localização pitoresca junto ao canal. Calculo que o trajeto da estação até lá seja perfeitamente viável a pé, não?
 

Cláudio Pereira

Membro Conhecido
inesaldeia disse:
Assim sendo depreendo que compraste o bilhete de comboio do trajeto Xangai-Suzhou no momento na própria estação, certo? as filas não eram assustadoras? 2h de metro?? Medo! Aterraste no aeroporto de Pudong?

Sim, comprei na estação, sem problema nenhum, há muitos lugares. Não é bem filas, é mais amontoado de pessoas...mas há comboios com frequencia, por exemplo de 30 em 30 min. Não vais ter problema.
Sim, aterrámos no aeroporto de Pudong que como já deves ter visto, fica na costa e fomos no metro(linha verde e única ali) até à railway station, demora cerca de 1:45 a 2h. A meio da linha verde vais ter de trocar de metro porque ele só faz o percurso até meio. Toda a gente sai e depois apanha outro metro do outro lado da plataforma, também não tem nada que enganar.

O Royal Garden Inn está a 22€ +15% de taxa de serviço na plataforma Agoda. Realmente é um hotel interessante pela localização pitoresca junto ao canal. Calculo que o trajeto da estação até lá seja perfeitamente viável a pé, não?

Nós pagámos 23€ + 15% da taxa. Da estação de comboio de Suzhou até lá tens de apanhar o metro, é apenas 1 estação, até Shantang Jie. A partir da estação de metro é que podes ir a pé, estás a 300m do hotel :) Quando sais da estação de metro, passas por...centenas de scooters estacionadas em direcção a um canal. Passas pela ponte e desces as escadas para a via pedestre. O hotel fica a menos de 100m das escadas, muito bem situado.
 

inesaldeia

Membro Conhecido
Irei demorar mais ou menos o mesmo tempo a chegar ao hotel em Xangai, que fica perto da estação de Nanpu Bridge (linha 4) e por isso vou ter de fazer transbordo em Century People. Feitas as contas o nº de paragens é o mesmo comparativamente a People's Square
Grande dúvida; Isto estará atualizado ou existirão novidades?
Aproveito para perguntar se as formalidades de entrada no país foram demoradas no aeroporto (calculando que sim dado o mundo de gente que há-de andar por lá). Quantas horas serão precisas para sair de lá?
 
Última edição por um moderador:

inesaldeia

Membro Conhecido
Já cheguei a estar quase 2h para fazer entrada fora do espaço Schengen e já cheguei a estar 10 minutos ou nem tanto. É variável. Julguei que por ser um aeroporto extremamente movimentado, essa burocracia fosse demorada.
 

Cláudio Pereira

Membro Conhecido
Shanghai é uma enorme cidade, mas está no extremo oriente e não é um aeroporto de escala. Se vires na lista dos aeroportos mais movimentados do mundo, está ao nível de Frankfurt.
As bagagens demoraram muito pouco em Pudong.
 

inesaldeia

Membro Conhecido
O aeroporto de Frankfurt pareceu-me bastante badalado há 1 ano e eu só estive dentro do espaço de embarque Schengen. Vamos ver este ano, uma vez que as escalas vão ser lá e a de ida é de apenas 1h.
 

rmonteiro

Membro Conhecido
Eu demorei algum tempo para entrar na China. O vôo vinha bem cheio.
Em Shangai existem 2 aeroportos, ligado entre eles por uma longa linha de metro.
 

inesaldeia

Membro Conhecido
rmonteiro disse:
Eu demorei algum tempo para entrar na China. O vôo vinha bem cheio.
Em Shangai existem 2 aeroportos, ligado entre eles por uma longa linha de metro.
rmonteiro,

Calculo que também dependa do horário a que o voo chega e se o aeroporto estiver em "hora de ponta" ou não. Isso atrasa logo a burocracia, a entrega de bagagem... O meu tem hora prevista de chegada às 09.55h e calculo que vá haver bastante movimento.
 
Cláudio Pereira disse:
De regresso a Shanghai
Olá Cláudio,

Chegaste a ir visitar Yuyuan, em shangai? Um jardim imenso....

Eu gostava de saber se, depois de visitar yuyuan, vale a pena ir até suzhou ver mais jardins!

Última pergunta: lembraste de quanto pagaste para descer o rio Li?

Obrigada!!
 

Cláudio Pereira

Membro Conhecido
Olá Irina,

Decidimos não ir ao Yuyuan em Shanghai porque pelo que vimos na net, assim como comentários de quem esteve lá, Suzhou era a "meca" dos jardins.

Se vale a pena ir a Suzhou ? Para nós, valeu mais Suzhou do que Shanghai ! Shanghai valeu ver os edificios altos...luzes e tal...
De resto, vê as fotos de Suzhou, acho que falam por si. Poes-te em Suzhou em 30 minutos(é o tempo que o comboio demora).
Suzhou tem a parte dos canais, coisas que Shanghai não tem.

Em relação ao rio, não foi o Li(esse liga Guilin a Yangshuo), foi o Yulong(um afluente do Li).

Fui de autocarro de Guilin para o inicio do percurso, em Yangshuo. E o percurso foi este:
http://www.chinatouristmaps.com/assets/images/travelmapfg/Tourist-Map-of-Yulonghe-Scenic-Area.jpg

Paguei 180 Yuan, 25€ pela descida do rio. Salvo erro foram cerca de 2 horas com 1 paragem pelo meio.
 

PaulaCoelho

Membro Conhecido
Olá Cláudio,

Que report espectacular, locais e paisagens lindíssimos.
Adorei a Montanha Huangshan... subir esses degraus todos deve ter sido uma canseira memorável :D
O passeio de jangada parece fantástico e muito relaxante :)

Pretendo ir à China este ano pelo que ando na pesquisa e planeamento e estive a ler atentamente o teu report.
A minha ideia é entrar por Pequim para percorrer um pouco desse "montinho de pedras" chamado Muralha pois está na wishlist há muito tempo e sair por Xangai.

Já acrescentei Suzhou à lista. Provavelmente será ir e vir no mesmo dia, mas pelas tuas fotos tens razão... é um local a não perder!
Dá para visitar a zona dos jardins (Humble Administrator e a zona do hotel que dizes valer a pena) a pé desde a estação ou é preciso andar de metro/autocarro por lá?

Gostava que me ajudasses em relação a Guilin pois pensei fazer o passeio do Rio Li mas esse que fizeste no Yulong parece infinitamente mais interessante e pitoresco:
- Ficaste alojado em Guilin e fizeste autocarro Guilin-Yangshuo e regresso a Guilin no mesmo dia?
- Contrataste alguma agência ou regateaste com os senhores das jangadas?
- O sítio de onde saem as jangadas é mesmo em Yangshuo e é de fácil acesso?
- O passeio é ida e volta ou largam-nos em algum local perto do autocarro?

Desculpa tantas perguntas... já percebi que planear na China não é o mesmo que na Europa :confused:
 

Cláudio Pereira

Membro Conhecido
Olá, Paula.
Não sei qual a tua experiência, digamos, fora da Europa, mas na China é extremamente complexo a comunicação com eles. É obrigatório levares um software no teu tablet ou telemóvel que faça a tradução de inglês para mandarim, para eles verem e perceberem o que queres.
Já passaram quase 3 anos e desculpa-me, mas já não me recordo de tudo ao pormenor.
Dito isto, vamos às tuas questões :)

Quando chegámos a Suzhou de manhã, deixámos as malas num cacifo da estação de comboios. Para o jardim Humble Administrator fomos a pé, quando atravessamos a ponte uns metros à frente há um pagode de madeira, que dá para subir :)
Bom, sobre Guilin:
Houve locais onde andámos às "apalpadelas" e este foi um deles.
Sim, ficámos alojados em Guilin, fomos e viemos a Yangshuo no mesmo dia.
Não contratei nenhuma agência. Fui de autocarro até Yangshuo e saimos do autocarro à entrada da vila. Quando começamos a ver casas...comercio, saimos do autocarro.
Já era hora de almoço e almoçámos logo ali num restaurante à beira da estrada. No mesmo sitios estavam lá uma especie de tuck-tucks. Perguntei a um deles e levou-nos para o inicio da partida das jangadas. Lá no local há muitas jangadas e nós simplesmente perguntámos quanto era e regateámos o preço. Aliás, na China regateia-se tudo.
As jangadas descem o rio, portanto, o final é noutro local diferente da partida.
Estive a tentar ver no google maps e vais ter ao ponto que indico no link abaixo:
https://www.google.pt/maps/dir//''/@24.7486618,110.4325603,13.07z/data=!4m7!4m6!1m0!1m3!2m2!1d110.4850223!2d24.7376023!3e2
Daí apanhámos o autocarro de volta para Guilin, mas tivemos de perguntar...havia 2 paragens ao pé da ponte e como não sabiamos qual era...ficámos entre as duas. Quando veio um autocarro mandámos parar e perguntámos "Guilin ? Guilin ?!" Ele acenou que sim com a cabeça e aí fomos nós :)

Deixo aqui um link que usámos quando fizemos as pesquisas.
Guilin to Yangshuo, bus or taxi, schedule, prices, tickets
 

PaulaCoelho

Membro Conhecido
Obrigada pelas dicas, Cláudio :)

Adoro a Europa e a nível da Ásia ainda não passei para lá da Turquia... esta vai ser uma aventura!!:D
Já instalei no telemóvel o Google Tradutor com português/inglês/chinês, o Pleco e o Google Pinyin de que falaste aqui (ainda não brinquei com ele).
Também instalei o MetroMan das cidades onde passamos (dá-nos os vários trajectos possíveis entre 2 estações) e fiz download dos mapas no Maps.me.
Falta-me comprar uma VPN caso queira ter acesso ao gmail e redes sociais. Acho que já fico relativamente armadilhada de aplicações... espero eu!

Estou a pensar ir e vir a Suzhou pois só ficamos 2,5 dias em Xangai para dar uma curva pela Bund, ver as luzes e regressar a Portugal.
Também pensei ficar alojada em Guilin mas depois fiquei na dúvida pois li sobre um espectáculo nocturno muito bonito em Yangshuo - Impression Light Show. Já estive a vê-lo no youtube e é bonito mas não me apetece trocar de hotel todas as noites, por isso, faço como tu e vou e volto no mesmo dia. Por precaução levo uma foto das jangadas para que saibam o que quero e vou tentar ir logo de manhã cedo para não ficar perdida por lá a meio da tarde :rolleyes:!

Muito obrigada pelas dicas e pelo link, vou ler atentamente :):)
 
Top