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[Informação] China - Algumas Informações Úteis

PaulaCoelho

Membro Conhecido
Algumas informações úteis no planeamento
de uma viagem à China de forma independente





A China foi o destino escolhido para as minhas férias grandes de 2017, pelo que no início do ano comecei a pesquisar alguns pacotes de agências portuguesas e chinesas.
As chinesas não incluem voos internacionais mas tudo somado encontrei valores muito semelhantes… ou seja, demasiado altos para o que pretendia gastar.
O passo seguinte foi pesquisar um pouco mais sobre viajar por conta própria na China.
Fui apontando num ficheiro as dicas que fui recolhendo de vários sites e blogs e é isso que pretendo partilhar neste tópico.
Vou tentar arrumar o tópico pela ordem com que fui tratando das coisas e espero que seja útil a quem pretende planear uma visita à China de forma independente.


Quando e o que visitar

A China é tão grande e com clima tão variado que é possível visitar durante o ano inteiro, no entanto as agências chinesas aconselham evitar as datas de maior turismo interno pois os bilhetes muitas vezes esgotam pouco tempo após serem colocados à venda, especialmente os de comboio:
* Semana do Ano Novo
* Ano Novo Chinês e férias escolares: entre 15 Janeiro e inícios Fevereiro
* Festival QingMing: início de Abril
* Dia do trabalhador: semana de fim de Abril a início de Maio
* Festival do Outono e Feriado Nacional: início de Outubro até dia 10
* Assembleia Geral do Parlamento Chinês pois o governo reserva muitos bilhetes (sem data fixa)

* Época considerada alta vai de Maio a Agosto e época média é Março-Abril e Setembro-Outubro

A República Popular da China está dividida em 22 províncias (ou 23 pois apesar de Taiwan ser independente desde 1950 a RPC ainda a considera como província), 5 regiões autónomas, 5 administrativas especiais e 4 municípios.
Deixo aqui apenas alguns dos principais locais a visitar em cada uma das províncias (existem muitos mais):
* Anhui – Montanhas Huangshan, Jiuhua, Tianzhu e Qiyun, vilas na zona de Yixian (Xidi e Hongcun), lagos
* Fujian – Montanha Wuyi. A ilha de Taiwan fica em frente a esta província.
* Gansu – Grutas Mogao e Maytszishan, Mosteiro Labrang, cidades da Rota da Seda, Moon Canyon, Zhangye Park
* Guangdong – Guangzhou/Cantão e o Rio Pérola, Shenzhen, Montanha Danxia
* Guizhou – Guiyang, Aldeias Miao e outras cidades antigas, Anshun, grutas Dragon Palace e Zhijin
* Hainan – zona de praias em Haikou e Sanya, Monte Wuzhishan, lagos, ilhas Xisha Yongle
* Hebei – Chengde, Shijiazhuang, Baoding, Cidade Antiga Zhengding, praias
* Heilongjiang – Harbin (festival de neve no inverno), Parque Wudalianchi, Lago Jingpo
* Henan – Longmen, Templo Shaolin, Montanhas Songshan, Montanha e parque Yuntai, Taihang Grand Canyon, Túnel Guoliang
* Hubei - Montanhas Wudang, Barragem das Três Gargantas, Cruzeiros no Rio Yangtzé a partir de Yichang
* Hunan – Parques Zhanjiajie/Wulingyuan, Lago Dongting, Montanha Hengshan, Changsha, Phoenix Town (Fenghuang)
* Jiangsu – Suzhou, Tongli, Lago Tai e Shouxi, Nanjing
* Jiangxi – Lago Poyang, Montanha Lushan, plantações de chá
* Jilin – Festival do Gelo no inverno, Ilha Rime, Changbaishan (Alta Montanha Branca)
* Liaoning – Palácio Imperial Shenyang, Red Beach em Panjin
* Qinghai – Lagos Qinghai e Chaka, Mosteiro Ta’er, Montanha Zhuo Er
* Shaanxi – Xian, Soldados Terracota, Cidade Pingyao, Templos Suspensos de Datong, Yungang, Montanha Huashan
* Shangdong – Montanha Taishan, Cidade Antiga Qufu, Qingdao, Yantai Hill Park
* Shanxi – Templo Suspenso Xuan kong
* Sichuan – Chengdu (reservas do Panda), Leshan, Monte Emei, Parque Huanglong e Vale Jiuzhaigou, Larung Gar
* Yunnan – Baishui, Lijang/Shangri-La, Floresta de Pedras Kunming, Tiger Leaping Gorge, Yuan Yang, Dali, Lijang. De Chengdu organizam-se tours para o Tibete.
* Zhejiang – Lago West
* Regiões Administrativas Especiais: Hong Kong e Macau
* Regiões Autónomas: Mongólia Interior, Ningxia, Sinquião, Tibete, Guangxi - Guilin, Yangshou, Rios Li e Yulong, Terraços de Arroz Long Ji, cascatas Ban Gioc-Detian
* Municípios com autonomia: Chongqing (templos em Dazu), Tianjin, Pequim (várias zonas da Muralha) e Xangai (várias aldeias antigas perto)

Escolher o que visitar num país desta dimensão é complicado! É possível ficar duas semanas em apenas uma província sem esgotar o que visitar.
Considero imperdível visitar uma das muitas montanhas que existem no país (shan significa montanha pelo que geralmente vem a seguir ao nome da mesma).
Eu tirei ideias dos programas das agências e das fotos que fui guardando num álbum do Pinterest e que coloquei num mapa… depois fomos riscando locais até concordarmos com o roteiro final face ao tempo disponível.


Fuso Horário e Moeda

* No horário de Verão a China tem 7 horas a mais que Portugal
* A moeda chinesa é o Yuan Renminbi cujo código monetário é RMB ou CNY e o símbolo é ¥
* Em Maio 1 euro = 7,37 ¥ e 1 dólar = 6,85 ¥
* Levei algum dinheiro trocado cá e levantei lá com cartão de débito e apenas paguei a taxa de câmbio. Existem multibancos no aeroporto e em todas as cidades. Na maioria das lojas, restaurantes e hostels temos de pagar em dinheiro.
* Pode dar jeito ter 2 cartões ou levar euros para trocar. O meu cartão de débito inexplicavelmente não funcionou em Xian (tinha avisado o banco da viagem e usei-o em Zhangjiajie sem problemas). Usei o de crédito uma vez e aí já paguei taxa e comissão.


Voo Internacional

* Na pesquisa que fiz para Maio podíamos voar para Pequim, Xangai e Chengdu com a Capital Airlines, KLM/Air France, Air China, Lufthansa, Emirates… fazendo escala em outra cidade (Paris, Amesterdão, Londres, Madrid, Frankfurt, Dubai) e os valores mais baixos que encontrei foram com a KLM/Air France, tendo o meu voo custado 472€ com ida por Pequim e regresso por Xangai mas vi valores de 435€ com ida e vinda por Pequim.
* Os voos podem ser operados por companhias associadas: fui com a Air France e regressei com a China Eastern.
* A TAP anunciou voos directos para Pequim a partir de Julho de 2017, operados pela Beijing Capital Airlines (na net encontrei valores a rondar os 600€).
* À chegada ao aeroporto na China temos de preencher um papel para entregar nos serviços de imigração (demorei à volta de 30 minutos na fila para o controlo de passaportes).


Seguro de Viagem

* Fiz o seguro Multiassistência Plus da Intermundial no dia em que comprei o voo» 32€ para 19 dias


Alojamento

* Muitos blogs aconselham o alojamento em hostels ou em cadeias internacionais pois a probabilidade de haver quem fale inglês é maior. Também li que alguns hotéis não aceitam estrangeiros exactamente pela dificuldade linguística e porque o turismo interno é muito.
* Reservei as minhas estadias em hostel/pequeno hotel através do Booking.com e em todos havia quem falasse inglês ou quase inglês, pelo que foi seguramente uma decisão acertada.
* Das minhas reservas apenas um tinha pequeno-almoço típico mas algo estranho com um caldo a saber a canja e alguns têm pequeno-almoço tipo continental por 12-20¥.
* Em alguns hostéis o chuveiro não tem cortina pelo que molhamos o chão todo.
* É habitual pedirem uma caução de 100-200Y que devolvem quando fazemos o check-out.
* É útil ter um papel com o nome dos hotéis em chinês pois quase não falam inglês e nem sempre se entende o"chinglês". Imprimi a confirmação das reservas em chinês.

* A título de exemplo deixo aqui o nome dos hostéis que reservei, todos eles muito bem localizados para visitar a cidade, perto do centro e de transportes. Paguei cerca de 170€ para 14 noites em quarto com 2 camas e WC privado. Caso fosse cama de casal seria menos uns 30-40€ por pessoa e em camarata ainda menos.
- Pequim: Beijing Hyde Courtyard Hotel
- Xian: Jano’s Backpapers
- Zhangjiajie: Yijiaqin Hotel
- Chengdu: Flipflop Lounge Hostel
- Guilin: This Old Place International Youth Hostel
- Shanghai: Captain Hostel

Visto

* O meu visto foi emitido a 23 de Março e diz que teria de entrar até 23 de Junho por um período máximo de 30 dias após a entrada (fui em Maio).

* Levar os documentos pedidos e o extenso formulário já preenchido (fazer download e preencher): passaporte com validade de 6 meses além da validade do visto pretendida, cópia da folha de identificação do passaporte, 1 fotografia tipo passe, declaração da entidade patronal comprovativa de emprego e/ou extracto bancário com 1000€ (cerca de 80€ por cada dia de estadia no país), reserva do voo, reserva de alojamento.

* No formulário colocar quantas entradas são (por exemplo, se formos a Hong Kong e regressarmos ao território principal conta como 2 entradas).

(Atualização Informação em Setembro 2019, pelo membro @Mel C )
Há alteração ao sítio e preço do pedido de visto turista. Já não é na Secção Consular da República Popular da China na Lapa mas sim no Chinese Visa Application Service Center na Avenida António Augusto de Aguiar, nº 130, 5º andar. O preço passou de 60€ para 127,65€ (estão a aplicar uma taxa de serviço de 67,65€). Os horários também são diferentes, pode pedir-se o visto entre as 9h e as 15h e levantá-lo até às 16h. Mais info aqui.

Antes de pedir o visto é preciso preencher este formulário online. Depois de preenchido o formulário recebem um código e com esse código agendam uma ida ao Chinese Visa Application Center. Do que sei o agendamento tem sido rápido, uns colegas fizeram o pedido 2ªf e conseguiram agendamento para 6ªf da mesma semana.

No primeiro balcão é onde entregamos a documentação e o passaporte. Temos de dar duas fotografias tipo passe, para além da que ia colada no formulário a senhora pediu-me outra foto. Neste balcão dão-nos uma segunda senha para irmos pagar.

No segundo balcão é onde pagamos; eu paguei com multibanco. Dão-nos um recibo e um comprovativo com dois carimbos que é o que devemos usar obrigatoriamente para levantar o visto. O visto está pronto em 3 dias.

A sala está equipada com máquina fotocopiadora e computador; não tem máquina para tirar fotos.

Nova tabela de preços

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Transportes Internos – Comboios

* Podemos pesquisar trajectos, horários, preços e lugares disponíveis aqui (para Pequim escreve-se Beijing) China Train Guide - Train Travel Guide to China
* O site Seat61 tem imensas dicas sobre os comboios na China Train travel in China | A beginner's guide | How to buy tickets
* A rede é excelente e chega a quase todo lado, embora possamos ter de apanhar 2 ou 3 comboios até ao destino pretendido. Principais rotas de comboio Rail Map of China - Johomaps


* Para comprar com antecedência é necessário utilizar uma agência chinesa ou saber chinês e ter cartão de crédito chinês. É possível comprar na própria estação mas alguns trajectos mais procurados podem esgotar. Nos trajectos que fiz os comboios iam cheios ou quase, apenas comprei Shanghai»Suzhou na estação e fui em pé!

As agências cobram cerca de 5-10 dólares por bilhete e quando pesquisei as mais referenciadas eram:
* Ctrip Ctrip – Cheap Flights, Hotels, Vacation Packages, Trains (os meus voos internos foram comprados à Ctrip)
* Travel China Guide China Travel Agency, Small Group & Private Tour Service (conheci uma americana em Xian que fez tudo com eles e adorou)
* China Highlights China Travel Agency, Tour with China Highlights - Since 1998! (enviaram-me orçamentos muito caros)
* China DIY Travel China Train tickets online - China DIY Travel (utilizei esta)
* Utilizei a China DIY pois li que também faziam aconselhamento gratuito da melhor organização do roteiro. Foram impecáveis, pagamos por PayPal, enviam-nos um pdf com indicações e têm vídeos no Youtube sobre várias estações de comboios na China (Ex: china diy beijing railway - YouTube). Cobram 10 dólares por bilhete mas pagamos apenas 5 dólares se utilizarmos o código oferta do site Seat61: OCTZK.

* Existem vários tipos de comboio, sendo os rápidos mais caros. China Train Ticket Types: D, G, Z, T, K Trains, Seat Classes
* Escolha dos lugares: nos nocturnos podemos optar por soft sleeper (compartimento fechado com 4 camas), hard sleeper (compartimento aberto com 6 camas» viajei confortavelmente nestes), hard seat (lugar sentado). Nos comboios diurnos temos executiva (a poltrona estica), 1ª e 2ª classe que a meu ver não têm diferenças muito grandes (viajei sempre em 2ª classe) e lugares em pé.
* O bilhete tem o nosso nome e passaporte e cada pessoa só pode ter um bilhete para o mesmo trajecto, pelo que não se pode reservar um compartimento de 4 apenas para 2. Ao fazermos a reserva escrevemos o nosso nome tudo junto em maiúsculas, primeiro os apelidos e depois o nome(s) próprio(s).
* Levantamento dos bilhetes: é necessário mostrar o passaporte e a reserva e podemos levantar todos os bilhetes na primeira estação pagando 5¥ por cada bilhete (o da própria cidade é custo zero). Assim evita-se ter de ir mais cedo para a fila nas estações seguintes.
* Para entrar na estação de comboios e metro é necessário passar as malas pelo Rx como no aeroporto.

* Quem aterra em Pequim pode apanhar o comboio directo para Dongzhimen e aí mudar para a Linha 2 até à Beijing Railway Station e levantar os bilhetes na Janela 16 pois essa atende em inglês (as bilheteiras ficam para o lado direito quando estamos de frente para a fachada principal).
* Segundo li convém chegar pelo menos 1 hora antes do comboio partir especialmente nas estações grandes. Apanhei fila para entrar na estação em Pequim e Shanghai, nas restantes apenas uma fila curta que andou depressa.
* As estações são bem organizadas mas o primeiro contacto com o placard dos comboios pode ser um choque… a sorte é que os números são iguais aos nossos! Procura-se o número do comboio, à frente do qual vem o local de partida e chegada em chinês. No topo ou à frente aparecem 2 números: um corresponde à sala de espera e o outro à linha de partida» vamos até um deles e verificamos no placard da sala se indica o número do nosso comboio. Depois é esperar sentado, em pé ou no chão (caso de Pequim que estava a abarrotar) que a luz do placard passe a verde. Geralmente anunciam o nome em chinês e inglês.


* Passamos o bilhete na máquina, vamos até à nossa plataforma e procuramos o número da carruagem que poderá ou não estar por ordem. No placard da plataforma avisa para que lado devemos ir consoante o número da nossa carruagem. No final da viagem voltamos a passar o bilhete para sairmos.
* Nos comboios nocturnos a assistente recolhe os bilhetes e troca-os por um de plástico. Temos almofada e edredon e a temperatura é agradável. A música e luzes são desligadas cerca das 22h pelo que se consegue descansar bem (até esta hora e pela manhã a cama de baixo poderá ser dividida com os vizinhos de cima). Cerca de 40 minutos antes da chegada ao destino a assistente acorda-nos e troca novamente o bilhete pelo original.
* As malas podem ficar por baixo da cama inferior ou na grelha junto ao tecto. Deixei a carteira debaixo da almofada e a mochila na grelha… pareceu-me bastante seguro e não tive problemas.

* Como ler um bilhete de comboio:


Transportes Internos – Voos

* Qualquer uma das agências citadas acima vende os voos. Fui pesquisando os preços no site da Travel China Guide, apontei as oscilações e para os trajectos que queria conclui que o ideal seria comprar cerca de 2 a 3 semanas antes pois a tendência é descer quando existem muitas vagas.
* Entre as principais cidades existem vários voos diários pelo que podemos esperar calmamente que o preço desça. Entre outras pode existir 1 ou 2 voos diários ou apenas em alguns dias da semana.
* Os voos internos não são muito baratos: podemos conseguir algum trajecto mais curto por 45-60€ mas grande parte deles passa os 100 ou 200€.
* Li que a China é conhecida por atrasos e cancelamentos dos voos. Nos 2 que fiz um saiu à hora e o outro atrasou mais de 2 horas.


Transportes Internos – Autocarro, metro, táxi, bicicleta

* Podemos pesquisar trajectos entre cidades, horários e preços de autocarro clicando em Itinerary aqui China Bus Guide - China Bus Ticket Booking Engine
* Apenas fiz pequenos circuitos de autocarro de no máximo 1h30. Andei em alguns bons e outros muito velhos mas todos bastante baratos. Grande parte dos trajectos custou de 1 ou 2 até 20¥.
* Em algumas localidades foi-me difícil perceber a frequência com que os autocarros passam, não encontrei horários na net nem consegui entender se estavam anunciados na paragem. Apontei os números dos autocarros que necessitava das dicas que tirei do site Travel China Guide: colocando na pesquisa o que queremos ver, no fim da página aparece horários, preços e transportes até ao local.
* As paragens nem sempre existem: às vezes para regressar é parar do outro lado da estrada “mais ou menos” em frente.
* Os motoristas conduzem depressa, apitam sem razão aparente e segundo li é de tentar evitar os trajectos longos de muitas horas pois algumas estradas são más.


* Tinha lido que poderia ser difícil apanhar táxi devido à dificuldade linguística mas não senti tal dificuldade pois tinha um papel em chinês a dizer para onde queria ir. Apanhei 2 vezes e numa o taxista ligou logo o taxímetro, na outra negociámos um valor que achei aceitável. Também existem carros a fazer transportes que não são táxis oficiais e esses não usei. Basta sairmos à rua no aeroporto/estação de comboios que aparecem logo.
* A rede de metro é muito boa e simples de utilizar: nas máquinas muda-se a linguagem para inglês, coloca-se a estação de destino e aparece o valor a pagar. Em Pequim comprei no aeroporto o cartão de transportes de Pequim: o cartão custa 20¥ e o bilhete para o centro 25¥ mas podemos carregar com mais dinheiro para termos dinheiro para o metro. O funcionário não falava inglês pelo que apontamos para o desenho do cartão que lá estava e para a nota de 100¥. Os bilhetes de metro saem ao mesmo preço que comprando individualmente mas caso pensem em andar de autocarro só pagam metade (gastei 15¥ até à Muralha em vez de 34¥). No último dia podemos receber o valor do cartão de volta numa das máquinas que façam devolução.
* Apenas aluguei bicicleta para percorrer a Muralha de Xian (54¥ por 2 horas)
* Só pode conduzir carro quem tem carta de condução chinesa.


Consulta do Viajante

* Convém ir pelo menos 1 mês antes. Fui aconselhada a fazer a vacina da Febre Tifóide e da Hepatite A. Para alguns locais mais isolados poderão aconselhar também para Malária e Encefalite Japonesa.
* Levei alguns de cada: Paracetamol, Omeprazol, Aerius, Imodium, Vomidrine, repelente de mosquitos e um antibiótico que a médica passou na consulta. Felizmente não foi necessário nada.


Aplicações úteis para telemóvel

* Tradutor: Pleco, Google Tradutor. Usei o Pleco algumas vezes.
* Google Pinyin para podermos mudar o teclado para chinês (instalei mas não usei).
* Metrô da China (um M amarelo): fantástica para nos orientarmos no metro. Basta seleccionar a cidade, ponto de partida e chegada e depois escolher melhor rota ou menos transferências. Também diz o custo.
* Maps.me: fiz download das províncias a visitar e foi a aplicação que mais usei para encontrar hotéis, atracções turística, metro mais próximo e até para saber se o bus ia na direcção certa. Não me falhou.
* Whatsapp: os hotéis têm wifi e com esta aplicação podemos fazer chamadas e videochamadas para a família sem gastar nada. Segundo li também se pode comprar um cartão SIM com tarifários baratos.
* Quem quiser ter acesso às redes sociais e ao Gmail terá de instalar uma VPN pois muitos sites na China estão bloqueados. Como pensei não necessitar muito, instalei uma VPN grátis com 1 giga de tráfego e acesso a 2 telemóveis mas bloqueou ao terceiro dia. A da minha amiga funcionou sempre bem. A VPN paga custa cerca de 10-13€ por mês. Faça o teste de 30 dias da VPN da ExpressVPN e libere sua Internet
* Air Quality China caso queiram saber a qualidade do ar. Apanhei sempre bom ar!
* XE Currency ou outro conversor para sabermos o câmbio
* Coloquei no telemóvel estes guias em pdf: Lonely Planet China 2015 e Lonely Planet China Phrasebook & Dictionary. Não comprei o original pois é enorme com quase 2000 páginas.


Linguagem

* A língua oficial é o mandarim mas o cantonês também é muito falado e existem inúmeros dialectos. Em termos escritos existe o chinês tradicional e o simplificado (caracteres mais simples).
* É útil e simpático aprender algumas palavras em chinês, pelo que comprei um pequeno Guia de Mandarim da Insight Guides por 7€ na FNAC.

Algumas palavras simples:
* Olá» Ni hao,
* Obrigado» Xiè xie
* Bom dia» Zao shang hao
* Por favor» Qing
* Sim» Dui
* Não» Bu dui
* Não compreendo» Bu ming bai
* Quanto custa» Duo shao qian
* Portugal» Putaoya

Comida

* Em relação à comida fartei-me de comer comida de rua: massas várias, espetadas, dumplings, uma espécie de empadas, nougats, frutas e algumas coisas que não sei bem!
* Nos restaurantes pedia pelas fotos e quando não havia fotos apontava para uma linha e fazia sinal com o polegar a perguntar se era bom. Fui a pequenos restaurantes e aí o inglês é zero ou quase zero, mas nunca me dei mal!
* Em geral as doses são grandes e a maioria das refeições custou 10-30 ¥ cada, à excepção do dia em que fomos ao pato à Pequim e aí foi mais caro...
* Comem muitos vegetais e há boa fruta e muitos gelados. Pão a sério não há, o que há é meio adocicado.
* Têm uns iogurtes naturais caseiros um pouco doces mas bons.
* O café é mais estilo Americano que expresso à portuguesa mas de vez em quando também se encontra. Sai caro comparado com a alimentação pois custa entre 10-20¥. Levei uma caixinha com Nescafé pois nas estações, comboios e aeroporto há sempre água quente disponível.
* Só devemos beber água engarrafada. Lavei dentes e fruta com água da torneira sem problema.


Bilhetes para Monumentos

* Não comprei nada com antecedência nem sei se todos os sites exigem pagamento com cartão de crédito chinês, mas em alguns isso torna impossível a compra antecipada. Apenas pedi ao dono do hotel em Zhanjiajie que nos comprasse os bilhetes de entrada nas Montanhas.
* Tentei chegar entre as 9-10h à primeira actividade do dia para não apanhar grandes filas e nas restantes é ir com calma.
* Os hotéis geralmente também oferecem alguns tours de um ou mais dias na zona. Utilizei esta opção uma vez em Chengdu para ir à reserva do Panda e marquei de um dia para o outro sem problema.

Alguns factos/ dicas

* Ter calma e paciência pois na China tudo é em outra escala: eles são milhões e fazem muito turismo interno, pelo que algumas filas serão uma realidade. Chegar cedo a algumas atracções é boa ideia pois os tours começam a chegar mais para o meio da manhã.
* Levar papel e gel desinfectante pois a maioria das WC públicas não têm papel nem sabonete. Grande parte é com buraco no chão mas geralmente há 1 ou 2 com sanita.
* É necessário cuidado com as motas pois a maioria é eléctrica e mal se ouve. Além disso parecem ser o veículo prioritário por lá pois andam na própria faixa, na passadeira, no passeio e em contramão. Os sinais verdes existem mais para enfeitar que para respeitar.
* Nas estações, aeroporto e dentro do comboio existe sempre água quente. Dá jeito ter um copo/chávena para fazer um chá, café ou os famosos noodles. No comboio fiz como eles e comprei uma caixa de noodles para o caminho!
* Nos transportes públicos vêm-se poucos ocidentais.
* Passar a mala pelo Rx é rotina nas estações de comboio, metro e algumas atracções.
* Li que era normal cuspirem para o chão, falar alto e em tom de discussão, empurrar, não respeitar filas. O cuspir para o chão e falar alto foi o que observei mais. Também é normal sorrirem muito, apontar e tirar fotos com os ocidentais.
* Em alguns locais o acesso é pela porta sul por causa das regras do Feng Shui.
* É normal regatear as compras na rua e/ou escreverem o valor num papel ou no telemóvel.
* Não é habitual dar gorjetas
* Os nossos cabos encaixam nas tomadas mas levei um adaptador e no comboio não funcionou sem ele.
* Telefone de emergência da polícia: 110 e ambulâncias 120

Este tópico tem por base o que li enquanto preparava a viagem e a minha experiência pessoal durante a mesma.
Desculpem se já vai longo e espero que seja útil e que actualizem/acrescentem as vossas dicas.

Assim que possível farei um report da viagem onde colocarei o que visitei nos locais por onde passei e como me desloquei por lá maioritariamente em transportes públicos. O meu trajecto foi Pequim/Muralha» Luoyang/Longmen» Xian/Terracota» Zhangjiajie/Wulingyuan» Chengdu/Leshan» Guilin/Yangshou» Shanghai/Suzhou, pelo que qualquer coisa que possa ajudar a esclarecer nestas zonas, avisem. ;)
Viajar pela China de forma independente pode parecer difícil, especialmente pela barreira linguística, mas no final concluímos que com alguma preparação e paciência tudo é possível e mais fácil do que parece à primeira vista. :D:cool:

 
Última edição por um moderador:

susy4

Membro Conhecido
UUUUUUUUUUUUUUAAAAAAAAAAUUUU
Grata Paula pelo cuidado em reunir estas informações e pelo report tão detalhado.
Fiquei com uma vontade imensa de conhecer a China, e como costumo viajar a solo aqui estão dicas preciosas. Vou "bater a porta " :p
 

PaulaCoelho

Membro Conhecido
Obrigada Susy ;)
O report da viagem é a próxima etapa, farei assim que possível... isto é apenas um tópico com algumas dicas que espero que o pessoal vá complementando. :rolleyes:
 

rum

Membro Conhecido
@PaulaCoelho se isto são só informações úteis (e bem úteis) imagino o nível do report. Sim... estou a por a fasquia muito alta, vais ter de te aplicar... para continuar a impressionar. ;)
 

PaulaCoelho

Membro Conhecido
@CristinaBF, obrigada... o report é a próxima etapa, provavelmente dividido senão nunca mais o termino! ;)

@Hugo Furtado, obrigada. Foi óptimo, uma experiência num mundo de olhos em bico :rolleyes:

@Zukunft, espero que te ajude na programação da ida à China e que depois acrescentes as tuas dicas :D

@rum, a China por si só já é suficientemente impressionante de várias formas, mas vou tentar não desiludir :p
 

yara

Membro Conhecido
@PaulaCoelho
Tal como sempre nos habituas, óptimas dicas para quem pensa ir à China... ;)
Eu fui a Hong Kong e Macau em Novembro de 2016 mas achei muito fácil quando comparado com "esta China"...
 

PaulaCoelho

Membro Conhecido
@yara, Hong Kong e Macau também estão na minha lista... mas a China é tão grande que decidimos ficar pela mainland. Suponho que por esses lados sempre se encontre mais pessoas que falem inglês! "Nesta" China a mímica venceu :rolleyes:

@RicardoGil, obrigada. Vou iniciar o report asap ;)

@Ruth, espero que leves o roteiro à prática em breve... certamente vais adorar :D
 

yara

Membro Conhecido
@yara, Hong Kong e Macau também estão na minha lista... mas a China é tão grande que decidimos ficar pela mainland. Suponho que por esses lados sempre se encontre mais pessoas que falem inglês! "Nesta" China a mímica venceu :rolleyes:
Verdade, lá sempre se fala muito mais inglês...
Mas a mimica também ajuda... :p
Eu preferi ir apenas a Hong Kong e Macau e seguir para as Filipinas...
A China pode ser fascinante mas acho que ainda não me cativou... :confused:
Pode ser que o teu report ajude...:D
 

rum

Membro Conhecido
Já agora, uma informação que acho que não está aqui as Google apps não funcionam na China. Mas é possível configurar proxy nos smarphones para contornar a limitação e conseguir uma ligação que permita o trafego destas aplicações.
 

Viagens Mochileta

Membro Conhecido
Fantástico! Informação extremamente útil, parabéns!


Já agora, uma informação que acho que não está aqui as Google apps não funcionam na China. Mas é possível configurar proxy nos smarphones para contornar a limitação e conseguir uma ligação que permita o trafego destas aplicações.
Eu levei o Google tradutor e descarreguei a língua previamente, depois usei sem problemas. Para mapas há o maps.me.
Mais preocupante é se eles seguirem a Rússia e proibirem as VPNs, que na Rússia não fazem falta nenhuma a um viajante mas na China fazem todo o sentido.
 

PaulaCoelho

Membro Conhecido
@rmonteiro, @Flecha e @andre.doc , obrigada a triplicar ;)

@rum, tens razão... escrevi que não podíamos aceder ao Gmail sem a VPN mas não me lembrei das restantes apps ligadas ao Google.
Também descarreguei o Google tradutor com português, chinês e inglês mas usei pouco esse e o Pleco. Dei muito uso ao Maps.me, Metro e Whatsapp.

@Viagens Mochileta, obrigada ;)
Se proibirem as VPN na China vai ser um stress para quem queira aceder ao Gmail! Eu tenho hotmail e acedi facilmente com o wifi mas a minha amiga só conseguiu ir ao Gmail através da VPN... suponho que a solução passe por criar uma conta que não pertença ao Google e redireccionar o Gmail para lá durante as férias :confused:
 

rum

Membro Conhecido
Mas o problema não é só o Gmail... são todas as Apps da google a que estamos habituados, de qualquer forma não conseguem proibir os proxys. Aliás, em teoria a o método que usei não é, para eles, legal... para nós é. Usei um proxy que estava em Singapura ou na Malásia... uma coisa assim.
 
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