Novidades

[Report] China 2017 - Longmen & Xian

PaulaCoelho

Membro Conhecido
我的中国之旅
CHINA 2017 – LONGMEN E XI’AN


Este parte do report da minha viagem à China centra-se nos dias 5 a 7 desta aventura, que foram passados em Luoyang e Xian e vem dar continuidade à parte de Pequim e a Grande Muralha [Report] China 2017 - Pequim e a Grande Muralha

Dia 5 - LUOYANG E AS GRUTAS DE LONGMEN

O nosso objectivo era visitar as Grutas de Longmen perto de Louyang. Para lá chegar podemos apanhar comboio para a Estação de Luoyang a 13km das grutas, para a Estação de Guanlin a 9km das grutas ou para a Estação de Longmen a 5km das grutas (linha Xian-Luoyang). Optamos pelo primeiro pois fazia menos paragens.
Passamos a noite a bordo do comboio K1363 que faz o trajecto entre Pequim e Chengdu, tendo chegado a Luoyang cerca das 7h45. As camas são confortáveis, a temperatura é boa, desligam as luzes cedo permitindo o descanso. As casas de banho são de buraco e tinham papel no início da viagem mas de manhã nem papel nem bom cheiro! Existem lavatórios para lavar a cara e os dentes e há água quente para o chá ou café.

Éramos as únicas ocidentais na nossa carruagem e pela manhã ao sairmos só vimos mais um.
Fomos acordadas pela assistente uns 40 minutos antes, o que dá tempo para arrumar as coisas e tomar o pequeno-almoço. Um dos nossos vizinhos meteu conversa connosco em francês pois não falava inglês… com algumas dificuldades lá nos fomos entendendo e ficamos a saber que ele tinha trabalhado muitos anos em mármores entre África e Itália. Ficou um pouco espantado por andarmos pela China por conta própria pois acha que nem sempre é fácil para eles quanto mais para ocidentais.

Quando chegámos à estação estava a chuviscar e o nosso novo amigo insistiu em ir procurar connosco onde ficava a paragem do autocarro para as Grutas de Longmen, após o que se despediu… este foi mais um exemplo da simpatia deste povo :)



Como chegar às Grutas de Longmen em transportes públicos
* Da Estação de Luoyang: táxi por cerca de 35Y ou autocarro K81 por 1Y. Quando saímos da estação de comboio viramos para a esquerda, passando um estacionamento e o KFC e a paragem fica ao fundo perto dos prédios. Apanhámos o K81 e saímos na última estação. O bilhete foi 1 ou 1,5Y que colocamos na caixa ao pé do condutor (habitualmente está escrito o valor a pagar) e a viagem demora cerca de meia hora.
* Da Estação de Guanlin: táxi por cerca de 25Y ou autocarro 96 e 53
* Da Estação de Longmen: táxi por cerca de 20Y ou autocarro K71 ou 67

* Da paragem de autocarro em Longmen segue-se a tabuleta e caminha-se uns 400m até à bilheteira das Grutas.
No centro de visitantes existem cacifos onde podemos deixar gratuitamente a mochila/mala até às 16h.


Grutas de Longmen
* Aberto das 8-18h, o bilhete custa 100Y e inclui as grutas do lado este e oeste e o Templo Xiangshan.
* Temos de caminhar cerca de 1,5km até ao início das grutas por uma rua que antes tinha lojas mas que parece estar em processo de reabilitação.
Existe apenas um café perto da bilheteira e outro antes do pórtico de entrada.
Existem carros para 8-10 pessoas para fazer este percurso (penso que custa 10Y).


* Em Longmen encontramos um conjunto de mais de 2000 grutas e nichos numa extensão de 1km escavados na parede dos Montes Xiang e Longmen, nas margens do Rio Yi, no qual é possível fazer passeios de barco. As primeiras grutas datam do ano 493 e foram sendo construídas ao longo de 400 anos.


* Os locais mais emblemáticos são: o Templo Fengxian, onde subindo a uma escadaria podemos admirar uma enorme estátua de Vairocana sentado, o Buda do Centro; as grutas Guyang, Binyang, Lotus e Yaofang (esta última tem gravadas 140 prescrições da medicina antiga chinesa).
O posto de turismo não tem folhetos em inglês mas existem uns placards explicativos ao longo do percurso.



* Atravessando a ponte podemos visitar mais um conjunto de grutas, o Templo Xiangshan e admirar a paisagem desde a outra margem.


Outros locais turísticos na zona de Luoyang
* Templo Shaolin – primeiro templo budista construído na China, a 13km da cidade, onde é possível assistir a um treino de artes marciais
* Montanha Song – além do Templo Shaolin é possível visitar outros templos e fazer caminhadas
* White Horse Temple – a cerca de 11km da cidade
* Museu de Luoyang, Templo de Guanlin, Área Cénica de Xiaolangdi nas margens do Rio Amarelo

 
Última edição:

PaulaCoelho

Membro Conhecido
Como ir das Grutas de Longmen à Estação de Luoyang Longmen
* A estação de Luoyang Longmen fica a 4-5km das Grutas. Podemos ir de táxi por cerca de 20Y ou no autocarro 67 ou 71 por 1Y.
* A paragem do autocarro está bem assinalada perto da saída do complexo das grutas e do local onde o bus 81 nos havia deixado e existem placards com o trajecto de ambos os autocarros em chinês… não sabemos é se existem autocarros ou não pois esperamos quase uma hora que aparecesse um deles!!
* A caminhada até à estação até se fazia bem senão estivesse a chuviscar e nós de mochila às costas. Aproximava-se a hora do comboio para Xian pelo que a solução foi apanhar um táxi por 20Y e comprar qualquer coisa para comer pelo caminho. Fomos no comboio das 14h e este foi o primeiro comboio rápido e diurno que fizemos na China: é rápido e confortável e é difícil tirar uma fotografia de jeito pois não dá tempo de focar e andamos sempre fora e dentro de túneis a cortar montanha.



XIAN

* Chegamos a Xian North em menos de 2 horas, seguimos as indicações para a Linha 2 do metro para ir de Beikezhan a Yongningmen, no exterior da muralha, o que em 25 minutos nos levaria até perto do hostel. Xian tem três estações de comboio: Xian North e Xian Railway (Xian East) ficam na cidade exterior à muralha, devemos evitar Xian South pois fica a quase 2 horas de distância.


* Ficamos 2 noites no Hostel Jano’s Backpackers, situado na primeira rua no interior da muralha. É confortável, o pessoal muito simpático e a localização é excelente pois existem restaurantes, bares, supermercados e metro perto e também a entrada sul de acesso à Muralha. Ouvimos aqui português pela primeira vez vindo de um viajante albanês que tinha vivido em Itália e aprendido um pouco de português.


* Depois de uma volta para conhecer a zona e ir ao supermercado decidimos ir até ao bar do hostel, com ambiente simpático e música ao vivo.
Nos dois dias que aqui estivemos esteve sempre imenso calor.



Alguns dos principais pontos turísticos da cidade

* Muralha de Xian: 54Y para subir à Muralha + 54Y pelo aluguer de bicicleta durante 2 horas. Também é possível passear num carro eléctrico para 8 pessoas… não sei o preço mas não é a mesma coisa! Ficam com 100Y de caução que devolvem quando entregamos a bicicleta. Existem vários portões de entrada e 4 pontos de recolha/entrega das bicicletas. Aberto das 8-18h (portão sul até 22h). No portão sul fazem diariamente um espectáculo (deram-me um folheto e achei caro, mas não lembro quanto).

* Pequeno Pagoda do Ganso Selvagem: situa-se num parque no centro da cidade, fora da muralha, onde também se pode visitar o Templo Jianfu e o Museu de Xian. O parque abre das 9-18h e só é pago no primeiro mês lunar. Subir ao Pagoda custa 30Y. Acesso pelo metro linha 2 até Nanshaomen saída A1 ou A2.

* Grande Pagoda do Ganso Selvagem: local sagrado para os budistas situado fora das muralhas no complexo do Templo Daci’en. Aberto 8-17h, bilhete 50Y para o complexo e 30Y para subir ao Pagoda. Acesso pelo metro linha 2 até Xiaozhai saída C ou linha 3 até Dayanta. Existem vários parques e jardins na zona e na praça do lado podemos admirar várias estátuas e um show de fontes e luzes por volta das 20h30-21h. O espectáculo é gratuito mas quem quiser assistir da plataforma paga 30Y.

* Torre do Sino e do Tambor: situam-se perto uma da outra e antigamente a Torre do Sino anunciava o amanhecer e a Torre do Tambor o fim do dia. Aberta das 8h30-21h, bilhete 35Y cada ou 50Y para as duas. Acesso pelo metro linha 2 até Zhonglou (Bell Tower).

* Grande Mesquita: uma das maiores e bem preservadas mesquitas da China, construída no ano 742. Aberto das 8-19h, bilhete 25Y. Acesso pelo metro linha 2 até Zhonglou.

* Bairro Muçulmano: área em volta da mesquita, zona cheia de vida, comida de rua, lojas e feirantes, ambiente vibrante com muitos cheiros e sons, funciona até às 23h.

* Museu de História Shaanxi: considerado um dos mais importantes museu chineses, reúne milhares de artefactos. Aberto das 8h30-18h, fecha à 2ª feira, distribui 2500 bilhetes grátis antes das 14h e 1500 à tarde. Acesso pelo metro linha 3 até Dayanta.

* Outros: Templo Danxingshan, Museu Hanyangling, Xian Bar Street, Rua Shuyuan Xiang, Gao Family Mansion, City God Temple, Tang Paradise, Cool Cave Park, Forest of Stone Steles Museum, jantar com performance no Teatro Shannxi…

* Exército de Terracota do Imperador Qin: foi o motivo principal da nossa vinda a Xian, situa-se a cerca de 35km em Lintong e existe autocarro directo número 5 (306) por 7Y.

* Mausoléo de Qin Shi Huang: situa-se perto dos Soldados e existem 30 shuttles grátis diários entre os Soldados e o Mausoléu bastando mostrar o bilhete.

* Huaqing Hot Spring: situa-se 8km antes do Exército de Terracota sendo possível apanhar o mesmo autocarro 5 (306). Bilhete 6Y, viagem cerca de 45 minutos.

* Monte Huashan: uma das cinco grandes montanhas sagradas da China, situada a 120km de Xian. Pode subir-se de teleférico ou por escadas e ferratas.


* Em Xian a rede de autocarros é grande e deixa-nos mais perto dos locais turísticos, no entanto entendi-me melhor com o metro pelo que foi o transporte mais usado a par de longas caminhadas. O nosso roteiro nos dois dias em que aqui estivemos foi o seguinte:


Dia 6: Exército de Terracota» Muralha» Pagodas e Praça

* O dia começou com uma travessia pela cidade muralhada de sul a norte para irmos apanhar o autocarro e visitar os Guerreiros de Terracota. Pelo caminho fomos tirando umas fotografias: passamos por 2 grupos de locais a fazer um jogo de puxar a corda com direito a apostas e vigilância policial e também pela Torre do Sino que se encontra no centro de uma enorme rotunda.



Como chegar ao Exército de Terracota em transportes públicos:
1
- Metro até Wulukou na Linha 1 que fica no interior da muralha, a cerca de 1km da Xian Railway. Existem autocarros até lá mas preferimos o metro e caminhar.
2 - Caminhar até à estação de comboios Xian Railway Station que se situa fora da muralha, a nordeste. Na praça existe um posto de turismo mas o inglês é mínimo.
3 - O autocarro público para Xian é o 5 (306), funciona das 7-19h, a paragem situa-se para a direita da estação de comboios, mesmo próximo à parede da muralha, custa 7Y e demora cerca de 1h.
* O bilhete é comprado dentro do autocarro: depois de iniciado o percurso um cobrador vem pedir-nos o dinheiro, após o que dá uma explicação possivelmente interessante acerca do que vamos ver… apenas em chinês pelo que não entendemos nadinha!
* Tinha lido que o autocarro era cinza mas o que apanhamos era branco com umas flores azuis e verdes. Assim que chegamos à paragem aparecem logo chineses que nos agarram pelo braço e nos levam até uns autocarros verdes ou azuis: esses são turísticos e mais caros, pelo que não vale a pena pois demora quase o mesmo tempo.
* Penso que os autocarros vão partindo à medida que vão enchendo mas não entendo como organizam as entradas pois fomos impedidas de entrar num dos autocarros, entretanto vimos um grupo de chineses a ser mandado sair de um autocarro para outro, metemo-nos pelo meio e lá seguimos viagem.
* Também é possível apanhar o autocarro 307 no portão sul do parque Tang Paradise até aos Soldados (estação Bing Ma Yong), mas a deslocação até aqui seria mais demorada.



Soldados de Terracota: Emperor Qinshihuang’s Mausuleum Site Museum
* Aberto das 8h30-18h, o bilhete custa 150Y e inclui os 3 edifícios do exército e o mausoléu do imperador.
* Saindo da paragem do autocarro (foto anterior), passamos um mercado com vendedores, um parque de estacionamento e uma zona de lojas até chegar à bilheteira. Daqui podemos caminhar cerca de 15 minutos até ao complexo do Museu ou ir de carrinho de golfe por 5Y.

 

PaulaCoelho

Membro Conhecido
* Pensa-se que este exército se destinava a proteger o primeiro imperador da China, Qin Shi Huang, na sua vida após a morte. As esculturas foram descobertas por agricultores em 1974, datam de finais do séc.III A.C. e representam várias patentes do exército bem como outros funcionários, acrobatas e músicos que têm a particularidade de ter diferentes expressões faciais e indumentárias.
* Os três edifícios principais ocupam uma área de cerca de 20 mil metros quadrados e pensa-se que depois de terminadas as escavações contenha cerca de 8000 figuras de terracota em tamanho natural, uma centena de carruagens, centenas de cavalos e mais de 10 mil armas em bronze.
* O maior poço ocupa o edifício 1 e é imponente, a área escavada nos restantes é de menor dimensão.


* Após a visita almoçamos na zona e apanhamos o autocarro de volta à cidade.

Muralha de Xian

* Subimos à muralha no acesso mais perto da estação de comboios, caminhamos até ao local de aluguer de bicicletas e fomos de bicicleta até ao portão sul, tendo percorrido metade da muralha e saído na zona do hotel, onde apanhámos metro para a próxima atracção.

 

PaulaCoelho

Membro Conhecido
Pequeno Pagoda do Ganso Selvagem
* A zona ao redor do parque estava em obras quando visitei em Maio, pelo que tivemos de caminhar muito até à entrada seguinte, chegámos faltava pouco para o parque fechar e tivemos de nos contentar com uma foto à distância. Esta érea tem um ar mais pobre e menos preservado que o interior da muralha.


Parque do Grande Pagoda do Ganso Selvagem
* Quando aqui chegamos a zona do Templo e Pagoda estavam fechados pelo que demos um passeio pela praça enquanto esperávamos o início do espectáculo de fontes e luzes.
* Se quisermos lugar sentado convém chegar cedo pois estava uma multidão.


* Regresso ao hotel



Dia 7: Torre do Tambor» Bairro Muçulmano» Grande Mesquita

Torre do Tambor
* A Torre do Tambor fica a uma praça de distância da Torre do Sino, sendo este o metro mais próximo.
* Durante a visita assistimos a um pequeno espectáculo musical.

 

PaulaCoelho

Membro Conhecido
Bairro Muçulmano
* Vale a pena um passeio por este bairro cheio de vida, gente, lojas e restaurantes.
* É o local ideal para comprar umas lembranças para trazer para casa a bom preço e também comida de rua boa e barata.


Grande Mesquita
* Situa-se em pleno bairro muçulmano, data do ano 742 e o complexo ocupa cerca de 13 mil metros quadrados.
* Alguns edifícios estão abertos ao público e outros não e alguns estão um pouco deteriorados. É um local muito calmo e bom para relaxar um pouco.


* Almoçamos por aqui, compramos “farnel” para comer no aeroporto e à tarde regressamos ao hostel pois tínhamos reservado transporte para nos levar ao aeroporto às 17h.

De Xian ao Aeroporto Internacional Xianyang
* É possível ir de autocarro para o aeroporto por 26Y: funciona das 6h-20h entre o Aeroporto e o Hotel Melody que se situa na parte este da muralha e a cerca de 2,6km a pé do meu hostel. Não existe metro perto e no nosso caso teríamos de apanhar o autocarro 29 e andar algum tempo de mochila às costas.
* O carro que alugamos através do hostel custou 180Y (90Y a cada) mas acabamos por pagar apenas 45Y cada pois ao chegarmos ao hotel encontramos um casal franco-alemão que também ia para o aeroporto e nos perguntou como íamos… claro que disse logo que se quisessem podiam ir connosco e dividir os custos e assim fizemos!


Termina aqui a segunda etapa desta viagem e depois de um voo de 1h25 chegaremos perto das 22h a Zhangjiajie :D
 
Última edição:

PauloNev

Moderador Honorário
Staff
Mais uma etapa de uma viagem fantástica.
Obrigado mais uma vez pela partilha.
Esperamos por mais um capitulo dessa aventura.
Boas viagens ;)
 

Ricardo_7

Membro Conhecido
Olá Paula.

Mais uma fantástica etapa, muito obrigado pela partilha recheada de informações e fotos! Que venham as próximas :D

Boas viagens :)
 

rmonteiro

Membro Conhecido
Muito bom, muito bom !!
Tive uma breve passagem pela China, pois proporcionou-se a tal, mas terei que dedicar um bom período de tempo para visitar mais desses enorme país !
Obrigado por estas partilhas. Bela viagem ! ;)
 

Cláudio Pereira

Membro Conhecido
China é um país gigante... maior do que os EUA.
E o curioso é que o país mais populoso do mundo, a maior parte da área é deserta. Aliás, apenas 10% da terra é habitada, portanto, isto diz tudo.
Gostei muito dos teus relatórios da China. Bonitas fotos :)
 
Última edição por um moderador:

PaulaCoelho

Membro Conhecido
Obrigada, Cláudio ;)
A China é mesmo gigante e existem muitos outros locais onde gostaria de ter ido.
Nas viagens de comboio/avião passei por grandes áreas desabitadas, a maioria verdejante e/ou montanhosa.
A densidade populacional deve aumentar ainda mais pois nas cidades mais pequenas vê-se arranha-céus em construção por todo o lado :eek:
 
Top