Novidades

[Report]-China 2017 - Guilin a Xangai

PaulaCoelho

Membro Conhecido
我的中国之旅
CHINA 2017 – GUILIN a XANGAI

Esta é a parte final do report da minha viagem à China, centra-se nos dias 14 a 19 desta aventura, passados em Guilin, Yangshou, Shanghai e Suzhou e vem dar continuidade à parte de Chengdu & Leshan [Report] China 2017 - Chengdu: Pandas e Buda Gigante

Dia 14 – Guilin

* Partimos de Chengdu East no comboio-cama das 19h e chegamos a Guiyang por volta das 7h30, seguimos no autocarro 261 para Guiyang North para apanhar o comboio para Guilin West. A viagem é feita entre túneis e belas paisagens.

* Em Guilin existem três estações de comboios: South, North e West, que é a mais distante mas a única com ligação matinal desde Guiyang, pelo que depois apanhamos o autocarro 22 para a cidade (40 minutos, 2 Y). Fui a seguir o trajecto no Maps.me para perceber se haveria alguma paragem perto do hotel e conseguimos sair na rua ao lado!
* Ficamos 2 noites no This Old Place International Youth Hostel, simpático e bem localizado, com terraço no topo, serve refeições e foi o único com rede VPN aberta aos hóspedes, provavelmente por ser gerido por estrangeiros.

* Em Guilin não existe metro o que dificulta um pouco a vida ao turista mas lá nos orientamos com os autocarros com ajuda do pessoal do hostel e alguma mímica. O sistema de autocarro pareceu bastante bom e barato, os autocarros que iniciam em 5 passam pelos principais locais turísticos (o 58 é grátis e os outros custam entre 2-5Y).

Alguns dos Principais Pontos Turísticos de Guilin

* Two Rivers & Four Lakes Scenic Spot – zona no centro da cidade com ruas pedestres, várias pontes para as ilhas nos lagos, comércio, Pagodas Moon and Sun (42Y para subir os dois pagodas que estão unidos por um túnel subaquático)
* Vários parques e Colinas a que se pode subir: Elephant Trunk Hill (70Y), Seven Stars Park, Fubo Hill (30Y), Solitary Beauty Peak Prince City Scenic Area, DieCai Hill (Folded Brocade Hill – 35Y),Yaoshan Mountain (montanha mais alta, 95Y teleférico até topo e pode descer-se de tobogã)
* Gruta Reed Flute Cave – 110Y
* A partir de Guilin é possível ir de autocarro/excursão até Yangshou, Terraços de Arroz Longsheng, cruzeiro no Rio Li, Daxu Ancient Town, Crowe Cave, Gudong Waterfall Scenic Area…


* Após um almoço rápido no hostel partimos à descoberta do centro da cidade, subimos à colina Elephant Trunk Hill e aos Pagodas.

 
Última edição:

PaulaCoelho

Membro Conhecido

Dia 15 – Yangshou

* Fomos de autocarro da estação central até Yangshou sempre em boa velocidade e com o condutor constantemente a apitar (27Y por trajecto de 90 minutos, entre as 7-20h de 20/20min). A zona menos central de Guilin tem bastante trânsito e comércio e um ar menos “arrumado”.

* As principais atracções em Yangshou são os passeios em jangada de bamboo no Rio Yulong (afluente Rio Li), a subida a Moon Hill, o espectáculo Impression (à noite no rio), os passeios até Yangdi e Xingping (paisagem da nota de 20Y com montanhas Karst). Quando li no report do @Cláudio Pereira sobre os passeios em jangada de bamboo fiquei logo com vontade de fazer o mesmo pois é bastante mais pitoresco e relaxante que os passeios em barco a motor que fazem no rio principal… um grande obrigada ao Cláudio!

* A paragem em Yangshou fica numa zona de terra batida sem qualquer indicação em inglês pelo que fomos andando até dar com a rua principal… ao longo desta e nas ruelas a caminho do Rio Li e da zona turística passamos por várias agências de viagem. Entramos numa e com alguns desenhos e mimica à mistura lá acordamos num passeio de jangada com transporte ida e volta incluído por cerca de 120Y.
 
Última edição:

PaulaCoelho

Membro Conhecido

Dia 16 – Guilin a Xangai

* Reservamos a manhã para visitar a Gruta Reed Flute que fica a uns 6km do centro e por sorte tínhamos uma paragem de autocarro perto do hotel. Além da gruta, o complexo engloba um pequeno comboio, trilho na colina e um lago onde se pode passear de jangada. No dia em que fomos estava cheio de excursões escolares.

* Depois desta visita era hora de almoçar e apanhar o autocarro para o aeroporto. Existe um shuttle de 30/30 minutos das 6h30-20h que parte de frente do Hotel Civil Aviation Mansion para o aeroporto por 20Y (o táxi custa cerca de 100Y). Não sei se apanhámos um mau dia ou se este aeroporto é sempre uma desorganização… o voo atrasou, mudaram a porta de embarque por duas vezes (deve ser comum pois enquanto esperamos vimos vários grupos de chineses a correr de um lado para o outro pelo mesmo motivo) e estivemos uma hora no avião para levantar voo… a vista aérea compensou a espera.
 
Última edição:

PaulaCoelho

Membro Conhecido
* Chegamos a Xangai ao anoitecer, apanhamos o comboio rápido Maglev para o centro e fomos apreciar a vista do bar do hostel antes de descansar. O comboio Maglev funciona das 6h45 às 21h40, demora 8 minutos a fazer o trajecto do aeroporto ao centro a uma velocidade entre 300 e 430km/h e custa 40Y apresentando o bilhete de avião. Xangai é bastante diferente das outras cidades chinesas por onde passamos, mais cosmopolita e o local onde me cruzei com mais ocidentais em toda a viagem.
* Ficamos 2 noites no Captain Hostel, simples e muito bem localizado quase na Bund.

Alguns dos Principais Pontos Turísticos de Xangai

* Jardim Yu Yuan - 8h30-17h, 40Y. Na zona existe um mercado de animais e mercado de tecidos, a Rua Fuyou, a casa de chá Huxingting e uma ponte famosa em zig-zag
* Jade Budha Temple - 8-16h30, 20Y
* Bund – avenida ao longo do rio Huangpu com um enorme passeio cheio de movimento
* Rua pedonal Nanjing Road e ruelas laterais
* Jing'an Temple e perto a French Concession
* Zonas típicas - Tianzifang e Xintiandi
* Bund Turist Tunnel - túnel caro e com luzes psicadélicas que vai da Bund à zona financeira
* Bairro financeiro Pudong: Pearl Tower (cerca de 200Y para subir), World Financial Center e outros edifícios enormes
* Propaganda Poster Art Center – 10-17h, 25Y
* Museus grátis - Rockbund, Shanghai Museum perto da People Square
* Zona de Jiading - Templo de Confúcio, pagoda, canais
* Bairro artístico M50
* Lupu Brigde - dá para subir à ponte
* Vistas grátis - li num blog que podemos apreciar gratuitamente uma boa vista de Shanghai mas não testei: restaurante/bar no 45º andar do Hotel Radisson Blu perto da People Square com vista 360º e vista do 54º andar no lobby do Hotel Grand Hyatt na Jin Mao Tower em Pudong.
* A linha 2 do metro passa pelos principais pontos turísticos e li num blog que existe um autocarro turístico que custa apenas 3Y: sai-se na saída 10 do metro People Square, vira-se à esquerda, segue-se até à loja da Porsche e espera-se por um autocarro vermelho vivo (não é o Big Bus bordeaux pois esse custa 30Y), o bilhete compra-se ao motorista.


Dia 17 – Xangai e Suzhou

* O plano para este dia era ir a Suzhou e a caminho do comboio visitar o Jade Budha Temple mas enganámo-nos na saída do metro e vimos no mapa que o Museu da Propaganda ficava na zona: fica na cave de um prédio de habitação, visitamos e gostámos muito. Pelo caminho passamos por zonas do tipo dos Hutongs de Pequim que aqui acho que se chamam Lilongs.


* Compramos bilhete de comboio para Suzhou e saiu-nos um lugar em pé, pelo que assim que lá chegámos compramos logo um bilhete de volta e tentamos explicar que queríamos sentadas. Aqui visitamos o Humble Administrator Garden (um dos jardins mais famosos mas existem outros) e a zona de Shantang Street.

 

PaulaCoelho

Membro Conhecido

PaulaCoelho

Membro Conhecido
Dia 18 – Shanghai

* Caminhamos ao longo da Bund, após o que fomos de ferry por 2Y até ao bairro financeiro de Pudong para admirar a Pearl Tower, World Financial Center e outros edifícios tamanho XL mas decidimos não subir a nenhum.


* Seguimos de metro para a zona típica e preservada de Xintiandi, passando por mais umas ruelas antigas e muito comércio.


* Caminhamos até à zona da French Concession e das ruelas típicas e cheias de gente de Tianzifang.


* Daqui seguimos para a Praça do Povo para passear pelo parque: ao fim de semana das 12-17h podemos apreciar um mercado de casamento à chinesa em que os pais vão tentar arranjar casamento para os filhos homens.

 

PaulaCoelho

Membro Conhecido

* Caminhamos pela rua pedonal Nanjing Road e regressamos à Bund onde ficamos umas duas horas sentadas à sombra a apreciar o movimento antes de ir buscar a mala ao hotel e seguir para o aeroporto para o voo nocturno para Lisboa.


* Alguma comidinha :p

* Adorei esta viagem e tudo o que conheci… a China é fabulástica e cheia de contrastes :)
:D:D:D
 

Nika

Membro Conhecido
Que viagem fantástica @PaulaCoelho, a China é um dos países asiáticos que eu acho que merece uma visita. Adorava fazer algo assim.
Parabéns pelo report, está espectacular. :)
 

d3ci0

Membro Conhecido
Espectacular! É a melhor forma de resumir este report!:):)
Adorava conhecer o continente asiático, ainda não decidi qual seria o primeiro país a visitar, mas certamente que a China esta no topo das minhas escolhas!
Gostei muito das fotos! Obrigado pela partilha!;)
 

PauloNev

Moderador Honorário
Staff
Muito obrigado pela partilha deste ultimo capitulo de uma viagem que foi certamente muito interessante.
Belas fotos, de um pais que parece ser muito interessante.
Boas viagens ;)
 

PaulaCoelho

Membro Conhecido
@rum e @PauloNev Obrigada, é sem dúvida um país muito interessante e com muito para ver ;)

@Nika e @d3ci0 Espero que tenham a oportunidade de visitar em breve... o difícil vai ser escolher o roteiro pois o país é imenso! :D
 

Cláudio Pereira

Membro Conhecido
Olá @PaulaCoelho ,
Gostei muito de rever alguns locais por onde passei. Conseguiste detalhar melhor algumas informações, faz parte, a mulher é sempre mais pormenorizada :)
Achei particularmente bonitas as fotos de Yangshou, a perspectiva das ruas.
Não sei qual a tua opinião, a minha viagem à China não foi das mais "WOW" que fiz até agora, mas foi das mais ricas a nível de diversidade e fiquei "esmagado" com a dimensão da China e da diferença entre cada região.

Obrigado pelo teu relatório espectacular. Continua assim :)
 

Ricardo_7

Membro Conhecido
Olá :)

Obrigado por mais uma parte da soberba partilha :D
Este relatado dá vontade de conhecer locais que nunca considerei visitar :)

Boas viagens :d
 

Bruxinha viajante

Membro Ativo
Confesso que fiquei surpreendida :eek::eek: A China não está nas minha lista (pelo menos não nos próximos anos), mas este report deixou-me um "bichinho" :p
Parabéns pela aventura e pelo excelente report!!
 

PaulaCoelho

Membro Conhecido
Obrigada @Cláudio Pereira :), para mim foi bastante WOW pois caminhar na Grande Muralha era um daqueles desejos tão, tão antigos!!
Mas sem dúvida que a diversidade e dimensão de tudo também me "esmagou". Voltaria sem dúvida... até porque existem por lá N montanhas que gostaria de explorar :D

@Ricardo_7 e @Bruxinha viajante, ainda bem que os reports colocaram a China na vossa lista de "talvez um dia" :p. Se forem estou certa de que vão adorar!
 

rmonteiro

Membro Conhecido
Terminas-te em Xangai, já estive por lá, é uma China completamente à parte ! Conheci tão pouco da China quando lá fui, mas pelos teus reports consegui conhecer mais um bocado !
Um País que ainda não está totalmente preparado para o turismo ocidental como referes. Mas por um lado ainda bem !
Excelentes reports desta aventura ! Gostei bastente de os ler ! :)
 
Top