Novidades

[Report] China 2017 - Chengdu: Pandas e Buda Gigante

PaulaCoelho

Membro Conhecido
我的中国之旅
CHINA 2017 – CHENGDU: Pandas e Buda Gigante

Esta parte do report da minha viagem à China centra-se nos dias 11 a 13 desta aventura, que foram passados em Chengdu e Leshan e vem dar continuidade à parte de Zhangjiajie [Report] China 2017 - Zhangjiajie: de Avatar à Porta do Céu


Dia 11 – Viagem de Comboio

* O dia de hoje foi passado quase inteiramente em duas viagens de comboio: fizemos o trajecto Zhangjiajie» Yichang East de manhã e o trajecto Yichang East» Chengdu East à tarde. Poderíamos ter optado por um trajecto nocturno mas ficaríamos com dois dias cortados pelo que esta foi para nós a melhor opção.
* A viagem foi calma e deu para perceber que os chineses passam o tempo todo a comer e o carrinho com comes e bebes passa várias vezes pelo corredor.
Quando mudamos de comboio aproveitamos para nos abastecer dos típicos noodles para o jantar!

* Chegámos a Chengdu cerca das 22h20, apanhamos metro para a estação próxima ao hostel e quando saímos à rua tivemos uma surpresa: chovia torrencialmente! Esperamos mas não abrandou, pelo que cansadas e a precisar de banho e descanso colocamos o impermeável e a capa na mochila e demos uma corridinha até ao alojamento.
* Ficamos 2 noites no Chengdu Flipflop Lounge Hostel, um local muito simpático e bem localizado, serve refeições e tem terraço no topo. Na praça em frente podemos observar os locais durante o dia a praticar artes marciais, ténis de mesa, dança e ginástica com música relaxante a acompanhar. No rés-do-chão do edifício existe um mercado, a zona tem vários restaurantes e a estação de metro tem acesso directo a um shopping.

Alguns dos Principais Pontos Turísticos de Chengdu


* Wuhou Temple - situado no quarteirão tibetano e Jinli Ancient Street. Bilhete 60Y, das 8-18h. Acesso pelo metro linha 3 até Gaoshengqiao.
* Jinli Ancient Street –zona pedestre muito movimentada com lojas, restaurantes, lagos e casas tipícas. Na zona em volta existem jardins, museu, vários templos incluindo o Wuhou. O metro mais próximo é Gaoshengqiao a 1km e existem vários autocarros.
* Sichuan Museum – um dos maiores no país. Emite 4000 bilhetes grátis/dia, das 9-17h, fecha à 2ªF. Acesso pelo metro 2 e 4 até Chengdu University of TCM e depois anda-se 1km.
* Peoples Park –parque enorme onde existem casas de chá, vários jardins temáticos e espaços para relaxar.
* Ruas e bairros típicos: Chunxi Road, QinTai Road, KuanZhai Alley, LanKwai Fong
* Ponte Anshun – iluminação à noite. Acesso pelo metro 2 Dongmen Bridge Station + 5 min a andar.
* Tianfu Square – fontes e iluminação à noite, acesso pelo metro 1 e 2 até TianFu Interchange
* Wenshu Yuan Monastery – bilhete 5Y, 6h30-17h30, tem casa de chá e comida barata
* Museu Sanxingdui, Qingyang Temple, Dufu's Cottage, Baihuatan Park
* Shufeng Yayun Teahouse – assistir a uma ópera


Dia 12 – Leshan

* O plano para hoje era ir até Leshan, cidade situada a 120km de Chengdu, para visitar o Buda Gigante, a maior estátua de Buda escavada em pedra, construída entre os anos 713 e 803 e representando Maitreya sentado. A imponente estátua localiza-se na confluência de três rios – Min, Qingyi e Dadu, tem 71 metros de altura e uma largura de ombros de 24 metros.
* Optamos por ir no comboio das 7h para chegar antes da enchente e como o metro estava fechado fomos até à estação de táxi por cerca de 18¥ a cada, bastando mostrar ao taxista um papel com o nome da estação em chinês.

Como chegar a Leshan de comboio
1 - Metro linha 2 até à estação de comboio East Chengdu ou Chengdu South
2 – Comboio rápido até Leshan: existem muitos comboios por dia, a viagem dura cerca de 1h, custa 54¥ em 2ª classe e deixa-nos a 13km do Buda.
3 - Autocarro número 3 até ao Buda: saindo da estação apanha-se o autocarro em frente ao edifício do lado direito, a viagem demora 40 minutos, custa 1¥, funciona das 8-18h e saímos na estação Dafo Si (mostrei uma foto do Buda a uma jovem no autocarro para saber se era ali que saia). Existem também autocarros turísticos que nos abordam logo mas sai mais caro.

Como chegar a Leshan de autocarro
1 – Metro linha 3 para a estação Xinnanmen
2 – Autocarro 48 até Leshan: a paragem de entrada é perto do Hotel Traffic, a viagem demora 2h e custa 45¥
3 – Autocarro número 13 até ao Buda: 30 minutos de viagem.
 
Última edição:

PaulaCoelho

Membro Conhecido
Bilhete para a Área Cénica do Buda Gigante
» O bilhete custa 90¥ e dá acesso ao parque, museu, jardins, túmulos, aldeia piscatória com lojas e restaurantes, Ponte Haoshang, Templos Wuyou e Lingyun, subir/descer o Buda, caminhar ao longo do penhasco... Também é possível fazer um passeio de barco por 70 ¥ e visitar o Parque Oriental com umas grutas com vários budas (à volta de 90¥).
Está aberto das 9-17h.


* Depois da visita regressamos no autocarro 3 até Leshan, almoçamos muito bem numa área comercial na zona e apanhamos comboio por volta das 15h para Chengdu.
 

PaulaCoelho

Membro Conhecido
* No regresso a Chengdu saímos no metro na Praça Tianfu, onde se localiza o Museu da Ciência e muito comércio e aproveitámos para dar uma volta na zona e regressar a pé até ao hotel… uma boa caminhada.



Dia 13 – Pandas» Parque do Povo» Rua Jinli/Templo Wu Hou

Como chegar à Base do Panda
* Optamos por fazer a visita à Base do Panda Gigante com o hostel.
* Pelo hostel o preço foi 130Y com entrada incluída. De táxi, segundo li, custa 30-50Y por trajecto, mas na volta tentam extorquir mais dinheiro.
* É possível ir de transportes públicos mas implica 2 ou 3 metro/autocarro pelo que se torna mais demorado. Está previsto que no futuro a rede de metro se estenda até lá.
* De autocarro: nº1, 49, 53, 63, 64, 69, 71, e 83 até Qinglongchang Bus Center e depois bus nº 198 ou 87 até à Base.

Research Base of Giant Panda Breeding
* A Base está aberta das 7h30-18h e o bilhete custa 65Y.
* O tour com o hostel durou uma manhã e estivemos umas 3 horas na reserva: éramos 5 pessoas, o condutor falava pouco inglês mas guiou-nos pelo parque e deu-nos liberdade e tempo para andarmos à vontade.
* Os pandas são o máximo da fofura e adormecem nas poses mais engraçadas! Além do Panda Gigante também observamos o Panda Vermelho, visitamos o museu e a exposição e vimos um vídeo sobre o trabalho efectuado na Base. Mais informação sobre a Base no site: http://www.panda.org.cn/english/visitor/Getting/2013-09-12/2442.html

 
Última edição:

PaulaCoelho

Membro Conhecido
* Parque do Povo

* Do Parque do Povo fizemos uma bela caminhada até à Rua Jinli

* Zona de JinLi Ancient Street

* Já cansadas de tanto andar regressamos ao hotel para ir buscar a mochila pois tínhamos um comboio nocturno para apanhar às 19h.
* Pelo caminho paramos nos restaurantes do metro para comprar comida para a viagem.


* O nosso principal objectivo era visitar o Panda Gigante mas a província de Sichuan tem muitas outras belezas : zona Monte Emei, Jiuzhaigou, Dali, Kunming…
* Mais uma etapa terminada! Ao final do dia apanhamos o comboio nocturno para o próximo destino: Guilin :D;)
 
Última edição:

Cristina Sousa

Membro Conhecido
@PaulaCoelho , obrigada por mostrares mais um pedacinho desta fabulosa viagem! :)
Tão fofinhos os pandas.... :rolleyes:, adorei!
A China surpreende-me bastante ao nível de natureza, é brutal! :eek:
Obrigada por mais esta partilha! ;)
 

MonicaMaio

Membro Novo
Muitos parabéns :) A acompanhar os reports com muito entusiasmo!

Uma triste atualização, estão a cancelar os voos para o parque de Jiuzhaigou (na província de Sichuan). Parece que devido ao terramoto o parque ficou destruido
 

PaulaCoelho

Membro Conhecido
Cristina, a China é riquíssima em parques naturais ;)

Rum, espero que a leitura agrade:p

Mónica, estive agora a ver as imagens no Youtube! Não sabia da notícia mas fiquei horrorizada :(
Espero que consigam recuperar alguma coisa de toda aquela beleza!
 

PauloNev

Moderador Honorário
Staff
Muito obrigado por mais um capitulo de uma viagem bastante interessante.
Também fiquei de olho no parque dos pandas.
Boas viagens ;)
 

rmonteiro

Membro Conhecido
Realmente os pandas são muito engraçados !! :p
Report está muito bom. Tens aqui imensa informação útil para futuros aventureiros ! :)
Gostei desta etapa, vou à próxima ! ;)
 

tony73

Membro
Grande repórt,
Estou a criar o meu proprio roteiro, com base no teu e em breve irei publicar. Gostava de saber porque é que foste de xian para zha ngjiajie e só depois para chengdu. !? Não era preferível ter feito Xian- chengu - zha ngjiajie?
 

PaulaCoelho

Membro Conhecido
Obrigada, @tony73 ;)

Olhando para o mapa realmente poupam-se uns quilómetros fazendo Xian» Chengdu» Zhangjiajie e esse será o melhor percurso caso não vás a Guilin e de Zhangjiajie sigas para Pequim ou Shanghai pois existem voos diários (pelo menos em Maio quando fui havia).

Não existem voos nem comboios todos os dias entre todas as cidades e muitos trajectos exigem trocar de comboio e de estação (que pode ficar a 1h de distância).
Testei os percursos possíveis para os pontos principais do meu roteiro e em termos dos transportes disponíveis a forma de ficar com menos dias partidos foi fazer Pequim» Xian» Zhangjiajie» Chengdu» Guilin» Xangai.
 

tony73

Membro
Ainda estou as voltas com a melhor forma de fazer o trajeto. Em princípio vai ser 3d pequim- 1d datong- 2d Xian- 2d chengu- 3d zhangjiajie- 2d Xangai. Em breve irei publicar o meu roteiro detalhado para darem conselhos e dicas ;)
 

PaulaCoelho

Membro Conhecido
Inicialmente também coloquei Datong no meu circuito mas depois optei por Luoyang... deixei no final da primeira página deste tópico umas dicas de como ir da cidade aos templos: Dúvidas viagem China

Não sei se viste este, mas fiz um tópico com informação geral que também poderá ser útil. Tens aí links de agências onde pesquisar voos e comboios... o que eu fiz foi uma tabela com as cidades a visitar e apontei em que dia havia voos entre elas e os preços e tempos de voos e comboios. Depois foi escolher de forma de gastar menos dinheiro e ficar com menos dias partidos a meio fazendo as viagens de noite ou ao final do tarde quando possível. [Informação] China - Algumas Informações Úteis
;)
 

tony73

Membro
Já li e tem sido muito útil,sem isso seria quase impossível fazer roteiro china. Estou a pensar em apanhar um comboio bala de Xian até Chengdu
no G349 que sai as 19:50 Xi'an North e chega as 22:58 Chengdu East, fico 2 noites, o primeiro dia vou ao buda gigante e no segundo dia vou ver os pandas e a tarde volto para Xian no comboio D1936 com saída as 14:30 Chengdu East e chega as 18:41 Xi'an North apanho o avião para Zhangjiajie no China Eastern Airline que sai as 21:45 e chega 23:10 XIY DYG...
não sei se uma manhã chega para ver os pandas?
 
Top