Novidades

[Report] Catalonia Royal Tulum 21/07 a 28/07 - 2012

RodmanPT

Membro Ativo
Se tivesse que descrever este Resort em apenas uma frase, diria que é maravilhosamente diferente e requintado, o que calculo traduzirá bem a satisfação que tive durante a semana em que lá estive hospedado.

O Catalonia Royal Tulum, é uma unidade Hoteleira para maiores de 18 anos, que fica isolada de outros resorts e que tem dimensões algo mais reduzidas que a maior parte das cadeias multinacionais que se podem encontrar nesta zona, este conjunto de 2 factores fazem com que o serviço que se obtém seja realmente superior e de excelência.

A sua localização dentro de uma zona fortemente natural dá-lhe um óptimo enquadramento, e sabe bem percorrer os caminhos empedrados entre o Lobby, e os quartos, ou piscina ou praia, sempre rodeados de vegetação luxuriante e com uma vida selvagem soberba, onde podemos observar entre outros, iguanas e coatis, estes últimos devido ao seu estilo brincalhão fazem as delícias dos hóspedes, pena que os hóspedes não saibam ler as múltiplas placas de aviso para não alimentarem a fauna existente no Hótel, mas enfim …

Á chegada a primeira coisa com que nos deparamos é com um Lobby gigante rodeado pela zona da recepção e concierge, bem como da loja onde se pode encontrar de tudo um pouco, até mesmo uma pequena zona de sex shop. Temos também ali perto a discoteca, o Restaurante Mexicano o Restaurante Buffet, WC’s e o Bar do Lobby.

Falando dos restaurantes, existem à disposição para almoço um restaurante buffet, coberto mas arejado, onde se encontram diariamente além de pratos mexicanos, alguns pratos de comida japonesa, massas, carne e/ ou peixe para grelhar no momento e claro as frutas e sobremesas.

Talvez não exista uma profusão tão grande como noutros hóteis da chamada comida “internacional” e para os mais esquisitos por vezes a escolha pode tornar-se limitada, porém para esses têm sempre à sua disposição durante quase todo o dia, um outro snack-bar ali bem perto e que serve as tradicionais pizzas, hamburgeres, batatas fritas, sandwiches, etc. por isso realmente, até eu que me enquadro no grupo dos “esquisitos com a comida” não julgo haver razão de queixa.

Para o jantar, existe um buffet fechado (onde é feito também o pequeno almoço), para além do restaurante de Grelhados, do Mexicano, do Espanhol e do Italiano. Eu sinceramente adorei o de grelhados, o Mexicano não gostei mas sou eu que sou esquisito, o Espanhol não experimentei e o Italiano não me surpreendeu, não era bom nem mau, era o normal para o que se pretende ser um restaurante “Italiano” nesta zona do globo. Resta dizer que para os restaurantes à La Carte não existia necessidade de marcação, apenas chegar e aguardar pela mesa.

Um pormenor que achei curioso e que realmente distingue o serviço superior, é que em qualquer restaurante, em qualquer refeição, pequeno-almoço incluído, temos sempre alguém à nossa espera e que nos pede para aguardar para ocupar mesa. Este simples detalhe faz com que acabem as “lutas e pesquisas” por mesa, e que ao chegarmos ao lugar tenhamos todos os talheres e tudo o que necessitamos para disfrutar da refeição. Quem já esteve noutros resorts sabe que muitas das vezes nos buffet ou pequeno almoço, é por vezes difícil encontrar uma mesa livre, e que tenha todos os talheres ou pratos ou guardanapos, porque as pessoas vão se servindo de umas para as outras. Gostei deste pormenor.

Bom, já se falou alguma coisa de comida, passe-se então agora à parte da bebida. Todos os cocktails servidos, são bem servidos, não há cá aqueles cocktails com sabor a água ou apenas a doce ou fruta, e quando não estão suficientemente fortes, basta pedir e com um sorriso de volta eles fazem tudo para deixar a bebida ao nosso gosto, sem ser preciso qualquer tipo de “propina” e alguns deles até se lembram das vossas preferências.

Também na simpatia e cordialidade achei este Hótel 5 estrelas, sempre toda a gente com um sorriso e pronta a ajudar, sem esperar nada em volta que não seja boa educação e apreço pelo que fazem, e acho que é o mínimo que podemos retribuir a quem faz tudo o que tem ao seu alcance para tornas as nossas férias perfeitas, ou perto disso. Ainda na categoria das bebidas, não esquecer o bar de sumos naturais que fica mesmo na praia, em zona contígua ao buffet, que maravilha !

Já que falamos de praia, e porque acho que quem vai para um destino destes é isso que procura, ela é maravilhosa. Areia fina tipo farinha, branquinha, e um mar de cores estonteantes com peixes a nadar entre os turistas como se nada se passasse, e o que gostei ainda mais, um areal extenso para cada um dos lados do Hótel, com tanta coisa bonita para ver e explorar, ideiais para uma caminhada para desmoer o almoço ou pequeno-almoço, ou para uma voltinha ao final da tarde.

Para quem gosta de sair do Resort, este oferece também uma óptima localização, em que de “colectivo” se vai facilmente para Playa Del Carmen, para Xel-Há, Xcaret, Tulum tudo isto num raio de não mais do que 15 ou 20 minutos de transporte.

As excursões fi-las através do Miguel, Português que trabalha numa agência lá, e do qual já tinha contactos e com quem tratei de tudo já no México e correu tudo 5 estrelas e a preços bem mais agradáveis do que aqueles oferecidos pelo representante da Iberojet.

Fui a Tulum + Playa Paraiso + Coba ... Excursão sobretudo para enriquecer cultura, e claro, estando ali tão perto não podia deixar de visitar Tulum. A Playa Paraiso sinceramente não me encheu as medidas, talvez porque a praia do Hotel fosse tão boa que não notei grandes diferenças, mas soube bem refrescar um pouco naquelas águas após manhã passada em Tulum com sol abrasador. A ida até Coba foi muito interessante, porque além de termos tido um guia extremamente competente na sua função, a arborização da zona dava para manter a temperatura mais tolerável e claro, jamais irei esquecer aquela subida à pirâmide de Coba, que diga-se mete respeito sobretudo no trajeto descendente.

Outra excursão que fiz, foi à Isla Mujeres. Ida em autocarro desde o Hotel a Cancun, embarca em Catamaran "Velvet Tiger" com bar aberto, paragem para snorkling já perto da Isla Mujeres, depois uma hora para compras na Plaza Maya, e seguida para outro ponto da Ilha onde almoçámos, tiramos fotografias dentro de água com um tubarão, e de regresso fizemos Spinaker Sailing, culminando um dia bem passado.

Muito ficou para ver, mas para quem só estava 7 dias e num Hotel tão bom, não apetecia não disfrutar também um pouco do relax, e por isso não saimos em mais excursões ou excursões mais longas, mas fica já planeado talvez daqui por 2 anos voltar com mais tempo e ver tanta outra coisa que o México tem para oferecer.

As fotos vêm a caminho ;)
 

AMR

Membro Ativo
Bom report. Aguardo as fotos pois trata-se de um hotel que deverá ser a minha opção quando (se) regressar ao México.
 

Paulo Renato

Membro Novo
Olá Rui,

Durante as minhas pesquisas, para a viagem que fiz em junho, deparei-me com estes resorts chamados de "para maiores de 18". Não liguei muito, pois tenho dois filhos menores o que fazia com que estes resorts ficassem logo fora dos possíveis candidatos.
No entanto fiquei sempre com a curiosidade em saber em que é que diferem estes dos "normais".
Podes explicar resumidamente?
Obrigado.
 

RodmanPT

Membro Ativo
Olá Paulo,

Para ser sincero, quando fiz a marcação, marquei para este Hótel pelas óptimas reviews que tinha lido e pelas imagens que tinha visto do mesmo, foi a nossa primeira escolha, e só depois de reservado é que soube do pormenor de ser para maiores de 18.

Resumidamente a diferença que existe, é que até mesmo para pessoas que gostam de crianças, como é o meu caso, por vezes nas férias dispensa-se bem a irrequietude e o barulho que é normal nas crianças sobretudo nas mais pequenas, e posso dizer que realmente foi um descanso poder estar na piscina sem estar constantemente a ouvir crianças a chorar ou a berrar, ou a chamar pelos pais, o mesmo se passa nos restaurantes e nas outras zonas do Hotel, como é óbvio.

Para quem quer mesmo relax e o minimo de incomodo possível, é uma óptima escolha, mas também sou o primeiro a dizer que em todos os outros resorts em que tive não existia este condicionalismo das idades e não foi por isso que deixei de me divertir ou gostar da estadia.

A maior parte das vezes, a culpa não é das crianças, é dos Pais. Porque as crianças corram, riam, chorem, gritem, chamem atenção é tudo normal e quanto a mim tolerável pela maioria das pessoas, agora quando é em demasia ou se entra na parte da má educação, é que tudo se torna mais desagradável... mas isso seja com crianças ou adultos.

Não confundir este tipo de Hotel para maiores de 18, com outro tipo de Hoteis como os da cadeia Hedonism por exemplo, que aí são resorts vocacionados para casais e solteiros em busca de umas férias sexuais, com todo o tipo de actividades e ambiente virado para isso. Posso dar o exemplo de um que conheci na Jamaica, que tinha uma ilhota privada para a qual quem queria ir tinha que ir nuzinho (até o capitão da embarcação que levava lá as pessoas, ia nesse estado de como veio ao Mundo).

Espero ter conseguido elucidar qq coisa.
 

RodmanPT

Membro Ativo
Fica mesmo na zona de Tulum, este hotel?
Sim, para ter uma ideia fica a cerca de 30km da zona das Ruínas Maias de Tulum.

Eu adorei a localização do Hotel, porque ficava relativamente perto de várias zonas turísticas, como as Ruínas de Tulum, Coba, Xel-ha, Delphinario, Playa del Carmen, etc ...

Mas nada como verificar no Google Maps.
 

Paulo Renato

Membro Novo
Rui,
Obrigado pelos esclarecimentos.
Eu desconfiava que teria a ver com o "sossego" sem crianças, mas pensava que paralelamente a isso haveriam alguns serviços (não necessariamente de caris sexual) específicos para adultos.
Vou ficar á espera que coloques as fotos, pois estou bastante curioso em "conhecer" o resort.
 

Lupex

Membro
Bom report, ficando apenas a faltar as fotos.

Já li em outros comentários, que a animação é essencialmente vocacionada para os italianos. É verdade que a animação deixa muito a desejar?

Obrigado
 
Top