Novidades

[Report]-Catalonia Gran Dominicus- Julho 2021

PauloNev

Moderador Honorário
Staff
Depois de um ano sem viajar em que as saudades de apanhar um avião e partir rumo a um destino paradisíaco já eram mais que muitas, e depois de ponderar os riscos de ir para fora versus umas férias em Portugal, por exemplo no Algarve, decidimos em ir para fora.
Devido a algumas condicionantes como por exemplo as algas, e o ter “perdido” uma excelente promoção para as Maldivas, a escolha recaiu em Bayahibe.
A escolha de hotel também não foi fácil, mas perante os valores apresentados e disponibilidades a escolha recaiu no Catalonia Gran Dominicus, 11 noites de 20/07 a 31/07, saída de Madrid com a W2fly.
Viajar em tempos de pandemia requer mais algum “trabalho”, desde os comprovativos de vacinação/testes, formulários de entrada e saída dos diversos países.
Em relação aos voos de destacar que é possível fazer check-in online e quer em Madrid quer em Punta Cana existem balcões só para fazer drop off das malas, o que torna o processo bastante mais rápido.
O avião foi o mesmo nos 2 trajectos um Airbus A350-900, em excelentes condições, configuração 3-3-3.
Sistema de entretenimento individual com bastante escolha de filmes, séries, jogos, programas tv, camaras ao vivo do exterior do avião, praticamente tudo isto legendado em Português.
Refeição quente boa para comida de avião, e na ida o snack foi fraquito, fatias de enchidos, paté e aqueles palitos salgados, na vinda o pequeno almoço é uma sandes e um bolo.
Para quem é fumador, é de aproveitar e comprar tabaco no avião, L&M 22€ o volume, Winston 24€.
Agora o mais importante o hotel, já conhecíamos este hotel de a uns anos atrás.
IMG_20210729_162755.jpg

IMG_20210730_141640.jpg

É um hotel sem grandes luxos, simples e sem a “grandeza” de outros hotéis nas caraíbas, a recepção bem simples, não tem o habitual bar no lobby, pois praticamente isso não existe lobby.

Jardins bastante cuidados e uma zona com um viveiro de plantas.
IMG_20210730_142531.jpg

IMG_20210730_142710.jpg

IMG_20210729_162908.jpg

IMG_20210729_162844.jpg

Ficamos nos quartos mais baratos, garden view, Vila Seibo perto da piscina, mobiliário e decoração um pouco antiga, mas tudo a funcionar em perfeitas condições, esta Vila fica junto a zona de espectáculos do Dreams, portanto quem goste de dormir cedo (antes das 22h30) existe o barulho dos espetáculos.
IMG_20210729_162933.jpg

IMG_20210724_152936.jpg


O buffet é “fraco” quando comparado com outros hotéis nas caraíbas mesmo outros 4 estrelas. Mas ninguém passa fome, existem várias opções e sempre grelhados feitos no momento de peixe e carne, destaco ao pequeno almoço uma secção de sumos naturais.
Existe um restaurante/pizzaria junto a praia onde é possível almoçar, aí só vale a pena mesmo as pizzas feitas em forno de lenha bastante boas, tirando isso existe mais algumas opções.
4 bares, um na piscina outro entre a piscina e o buffet, e outro na praia que também serve crepes, e um de sumos naturais bastante bons e que é uma grande mais valia.
IMG_20210729_162648.jpg

O melhor de tudo é a praia, mar quentinho, a maioria dos dias calminho, e sem qualquer vestígio de algas, mar super transparente, e é possível fazer snorkeling, e ver alguns peixes.
IMG_20210727_124144.jpg

IMG_20210730_180212.jpg

Cuidados com higiene (covid-19).
Por todo o hotel existem dispensadores de álcool gel, todos os funcionários usam mascara, os hospedes nos espaços exteriores a maioria não usa mascara, mas para ser atendido nos bares, guest service, ou recepção é necessário usar. No buffet para entrar e circular também é necessário mascara assim como usar luvas para nos servirmos da comida.
No check-in tem que se preencher um formulário a perguntar se temos alguns sintomas, e medem a temperatura.
Ao contrário do normal achei que a maioria dos empregados era muito pouca simpática, um dos muitos motivos que me faz voltar à Republica é a simpatia das pessoas, e desta vez não senti esse "calor".
Existem alguns pormenores que falham no hotel, nada que estrague as férias, mas deviam ser melhorados/ponderados.
Todos os chuveiros que existem na zona da piscina, estão avariados, ou semi avariados, muita areia na piscina, o serviço de limpeza dos quartos tem algumas falhas, o sistema de marcação de restaurantes a la carte é desorganizado e para se conseguir vaga tem que se ir logo as 9h e esperar bastante tempo, e mesmo assim é normal haver overbooking nos restaurantes.
Um assunto que pode incomodar algumas pessoas, e que não é exclusivo deste hotel, é a "invasão" de dominicanos ao fim de semana, nos últimos anos cada vez mais se constata esta situação, o governo Dominicano subsidia a estadia dos mesmos nos hotéis.
Neste caso até o bar da piscina era fechado no fim de semana, para evitar situações menos agradáveis, de salientar que também vi bastantes famílias dominicanas durante toda a semana.
Como acontece com pessoas de todas as nacionalidades, alguns são mais barulhentos e menos educados que outros. (durante a minha estadia também vi grupos de Portugueses, que deixavam muito a desejar nesse capitulo).
Para quem isto incomode, o ideal será reservar hotéis, mais caros e exclusivos.
Em resumo, foram umas férias bem passadas, com dias tranquilos passados entre praia e piscina (com criança já se sabe), já conhecia uma grande parte do hotel pois tinha estado uns anos antes, e sabia +/- o que ia encontrar, durante 11 dias quase que voltei a uma realidade pré covid.
Já tinha estado em Bayahibe em 2008 e 2015, e notei umas diferenças na linha de costa em todos os hotéis, provavelmente a erosão causada pelas marés e a subida da água, mas vi muito mais rochas em algumas zonas. (Nenhumas na praia do Catalonia).
Se voltaria a este hotel?

Em condições “normais” não, mas com uma excelente promoção, quem sabe…
 
Última edição:

Leonorb

Moderador
Staff
Obrigada pela partilha, informações e avaliação do hotel
Pelas fotos e nestes tempos que vivemos, até que nem foi nada mau 😁
 

PauloNev

Moderador Honorário
Staff
@Leonorb, para estes tempos que vivemos quase que estive no paraíso :cool:, foi uma lufada de ar fresco neste tempos de Pandemia.
Se não formos a espera de luxos, este hotel cumpre. O mar é fantástico.
 

Ricardo_7

Membro Conhecido
Olá!

Obrigado pela partilha! É bom recomeçar a ver estes reports pelo Portal e o mais importante é aproveitar e em segurança :)

Boas viagens ;)
 

ploferreira

Administrador
Staff
Viva,

Quer maravilha, é bom ver que estamos lentamente a regressar ao "normal" ☺

E logo voo de A350, esse ainda não apanhei, aliás por estes dias já não sei bem o que é um avião 😅
 

hugof

Membro
Obrigado pelo report.
Se me permite colocar algumas perguntas, visto que irei para o Royal la romana para a semana, que é o irmão deste mas com mais 1 estrela e para adultos.
Se achar as perguntas muito intrometidas peço desculpa.
Como fez por causa das gojertas e etc, levou dólares? Ou fez câmbio por lá?
Ao f.d.s. a invasão dos nativos é muita? Reparou no Royal se era igual?
Os restaurantes recomenda algum em especial? A reserva tem de ser diária não se pode marcar para a semana toda por exemplo?
O transfer foi rápido?
Por acaso vou na mesma companhia mas direto Lisboa.
Obrigado
 

Rodrigo Ferreira

Membro Conhecido
Obrigado pelo report @PauloNev
Eu quando estive nesse hotel fiquei com a noção exata de que quem for com o privileged e quem não for, fica com a ideia de dois hoteis completamente diferentes :D E o teu report é mesmo o espelho disso :D

@hugof
O transfer demora um pouco.. .Afinal o aeroporto é em punta cana e ainda vai para bayahibe (já não me recordo bem, mas leva sempre perto de 45min/1h)
 

PauloNev

Moderador Honorário
Staff
@ploferreira ,antes de embarcar também tinha essa sensação, quase que parecia um mundo novo.
O avião era novo, e a viagem bem tranquila, é um pássaro interessante.
@hugof , tenho todo o gosto em responder, em relação as gorjetas, o ideal é ser em dólares, e trocar cá, numa casa de câmbios ou no seu banco, 1 usd sempre é menos dinheiro que 1€ e eles não gostam muito de moedas. Apesar de já ser diferente, lembro-me de ir para a Republica Dominicana e eles não aceitavam moedas, ponto final.
A dita invasão é grande, no Royal não sei pois quem está no Gran Dominicus não tem acesso ao Royal, mas esta invasão nota-se principalmente no buffet e na piscina, o que recomendo é reservar os temáticos para o jantar de sexta e sábado, e ao almoço ir fora das horas de pico, se estiver na praia também não nota grande invasão.
A reserva dos restaurantes para o Gran Dominicus tinha que ser diária, no Royal não tenho a certeza, gostei da comida do Terrace (embora muito demorado) e do Rodeo (a carne tinha qualidade).
O transfer como o Rodrigo disse demora menos de 1 hora.
Em relação aos voos com saida de Lisboa da World2fly, ainda não são feitos neste avião mas sim num mais antigo sem sistema de entretenimento individual.
@Rodrigo Ferreira , lá no hotel ainda pedi valores para upgrade para Privileged e para mim o valor a pagar não compensa o ter acesso a mais 1 restaurante para pequeno almoço e almoço, e um quarto melhor, e uma zona de praia exclusiva. O valor base é de 30 usd por pessoa e noite, ainda fizeram desconto mas não fiz o upgrade.
 

Rodrigo Ferreira

Membro Conhecido
Pois compreendo que o valor é alto, mas também te torna a vida mais sossegada.

Eu devo ter comido no buffet uma vez - acabei por almoçar sempre no restaurante da praia.
E depois a zona das espreguiçadeiras também é reservada... Ou seja acabas por te resguardar mais da confusão com os dominicanos.

Mas é apenas uma nota, de como um pormenor pode trazer duas visões completamente distintas de um hotel :)

Obrigado mais uma vez pelo report... Deu saudades :D :D
 

PauloNev

Moderador Honorário
Staff
@Rodrigo Ferreira , atenção que não disse que o Upgrade não faz sentido ou não se justifica, lá está como dizes trás um pouco mais de paz ou exclusividade, e isso paga-se e claro que é melhor o Privileged, já fiquei num Catalonia com esse regime, e os almoços em frente a praia eram fantásticos (não tinha era uma filha ;)).
O que quis dizer é que para mim, não fazia sentido pagar o valor que me foi pedido, até porque a tão falada "invasão Dominicana", não me incomoda assim tanto, e com uma criança pequena sossego é coisa que não existe. :p
 

hugof

Membro
@Rodrigo Ferreira , @PauloNev obrigado a ambos.
Pois do câmbio vou tratar cá e espero levar o suficiente senão sempre tenho as atm e o revolut.
Li ontem que afinal no Royal não é preciso marcar os restaurantes até porque acho que são todos a la carte. Só o marquei porque achei bem superior ao dominicus e ser adults only.
Obrigado pela dica do avião pensava que ia ter com que me intreter , vou ter de levar.
 

PauloNev

Moderador Honorário
Staff
Outra vantagem que tem, é se quiser pode usufruir do Gran Dominicus.
Em relação ao avião, no site da companhia aérea diz "if you travel in our Airbus A330s, you will be able to enjoy our streaming service. This is an individual and personalised entertainment system that allows you to enjoy a wide variety of audiovisual content such as movies, games, audiobooks, podcasts and more on your own device (mobile, tablet or laptop). ", contudo já li relatos que o sistema nem sempre funciona. Por isso é melhor ir preparado.
 

hugof

Membro
Eles na primeira viagem tiveram problemas na net do avião e no handling , foi tudo sem malas mas a culpa foi do handling do aeroporto em Lisboa . As tão famosas greves.
Nada disto nos foi escondido pela agência de viagens.
 

PauloNev

Moderador Honorário
Staff
Em relação as malas e tanto quanto sei, não foi tudo sem malas, realmente algumas pessoas tiveram esse problema, mas penso que num avião que leva 388 pessoas, foi uma minoria, e como diz não é culpa da companhia aérea mas sim do Handling (mas os possiveis transtornos,devem ser reclamados com a companhia aérea).
 
@PauloNev concordo em tudo no seu report👌
Estive em Maio no Catalonia Gran Dominicus em standard, mas somente 2 noites (12 foram no Iberostar Selection Hacienda Dominicus).
Em fins de Julho voltei ao Catalonia Gran Dominicus pois apanhei uma boa promoção, mas desta vez fiz upgrade privileged e assim tive uma experiência bastante melhor.
Se compensa ou não depende de cada um... mas da segunda vez fiz upgrade mais pelo quarto, pois os standard são bastante datados e pelo restaurante/bar "terrace"
Os pequenos almoços lá são maravilhoso.
E aquela praia vale tudo!
 

Anexos

PauloNev

Moderador Honorário
Staff
@AnDreia Serra , estivemos lá ao mesmo tempo, lembro-me de a ver passar, e de acompanhar a sua historia das malas perdidas no facebook.
Lá está cada cabeça sua sentença. Os almoços e pequenos almoços nesse restaurante só pela vista já são maravilhosos.
Realmente tem razão os quartos tem uma decoração antiga, no meu caso tudo funcionava como deve ser, e tinha higiene, que é o mais importante para mim.
O valor que me foi pedido mesmo com desconto, já paga uma boa parte de uma próxima viagem ao caribe.
A praia é bastante boa, é o melhor de todo o hotel.
Boas viagens ;)
 
Top