Novidades

[Report] Catalonia Gran Dominicus - Bayahibe - Maio 2019

Rodrigo Ferreira

Membro Conhecido
Mais uma voltinha pelas Caraíbas desta vez por Bayahibe, local onde nunca tínhamos estado.
Na RD já visitámos anteriormente Punta Cana e Samaná, faltava esta zona daí a opção Bayahibe. A escolha do hotel deveu-se em muito pela excelente experiência em 2018 no Catalonia Playa Maroma.

Escolhemos então o Catalonia Gran Dominicus com o regime Privileged.

A partida foi feita de Madrid. Saímos de carro às 3 da manhã de Portugal (Cantanhede) e chegámos por volta das 11 horas (hora local) a Madrid, ou seja uma viagem de cerca de 6 horas (com as devidas paragens).
Foi a primeira vez que optámos pela saída de Madrid. Se a viagem para Madrid não custou muito, já a viagem para Portugal custou imenso!! Sinceramente não sei se o voltarei a fazer.
Os voos de e para Punta Cana foram feitos num Airbus A350 - penso que seja um avião novo na frota da Evelop/Orbest. Tanto na viagem de ida como de vinda, o voo não ia cheio o que nos permitiu ocupar 3 lugares para 2 pessoas.

Antes de começar o report, deixar uma palavra de agradecimento à Nuria Gomes da Bonsai Viagens (Coimbra) por todo o apoio (e paciência) que nos deu durante a compra desta viagem! Obrigado também pela mensagem que nos enviou durante as férias a questionar se estava tudo a correr como esperado!

E agora sim o report sobre o hotel.

Quartos
Como estivemos com o sistema Privileged os quartos são excelentes. Cama enorme e muito confortável, WC preparado para duas pessoas, cofre gratuito e minibar reposto todos os dias!
Ficámos nas primeiras vilas perto da recepção, no entanto o hotel como é tão pequeno estamos na praia em 2 minutos.
Não há nenhuma vila "em cima da areia". O hotel tem o lobby, depois tens as villas, e mais perto da praia tem a piscina, os bares e todos os restaurantes - ou seja fica tudo à mão.

Espaços exteriores:
Tal como no CPMaroma este hotel é espectacular a este nível. Sempre tudo impecável e cheio de recantos para tirar umas belas fotos.

Actividades e Animação
A parte mais fraca do hotel.
Existem 3 equipas de animação. Uma para clientes italianos (eden), outra para clientes franceses (jet tour) e a interna ao hotel.
As duas primeiras é trabalham muito bem, sempre muito dedicados aos hospedes que lhes pertencem. Já a animação do hotel, fez-me a meio da semana ir ao Guest Service perguntar qual era o trabalho deles.
Apanhámos uma tarde de chuva, e a equipa de animação do hotel no lugar de entreter a malta andava a beber canecos e a divertirem-se entre eles. A visita ao Guest Service e a conversa com o responsável pela animação só lhes fez bem, porque na restante semana a atitude mudou por completo, no entanto deve ser sol de pouca dura.

Praia
A expectativa era alta e acabou por ser correspondida a 100%.
Existem 3 zonas de espreguiçadeiras - normal, privileged e exclusive. Todas elas com áreas grandes e com muitas espreguiçadeiras e muitas sombras, seja das palmeiras ou dos chapéus de palha.
Nós adoramos as praias com palmeiras! Naquela zona o único que não é assim é o Dreams Dominicus que curiosamente tinha a praia em obras.
Em relação à agua, nada a apontar.. Água calminha, sem algas, sem pedras.. perfeita! Como não apanhámos dias com grande sol a água não estava muito quente. Já os últimos dois dias com o sol a aparecer em grande notou-se logo a água a aquecer.

Restaurantes
Novamente e tal como sucedeu no México, os restaurantes temáticos são mesmo muito bons! Já o buffet (El Taino) é o típico, carnes e peixes grelhadas, massas, saladas e mais umas coisas - tem também um mini-buffet para crianças.
Em relação aos temáticos:
Pizzaria Sorrento/La Toscana: Local onde podemos almoçar (Sorrento) e jantar (Las Toscana). Ao almoço é à base de pizzas, lasanhas e canellones. Ao jantar é serviço à carta, e foi o que menos gostámos. Também é possível até às 18h petiscar umas fatias de pizza.
Yuca: Restaurante de cozinha caribeña. Fomos uma noite e ficámos bastante agradados.
Rodeo Steak House: A especialidade é carne Angus, e vale MESMO a pena. Só não fui lá todos os dias à noite porque tinha mais outros para experimentar!
Terrace Tapas & Louge: Este espaço fica em cima da praia e serve pequeno-almoço, almoço e jantar e é exclusivo a cliente privileged. É tudo serviço à carta. Tanto o pequeno-almoço com o resto é excelente, e a vista para a praia/mar é única e torna a refeição ainda melhor!

Bares
Na praia/piscina temos acesso ainda a uma creparia, a um bar de sumos naturais (feitos na hora), e ao bar do Terrace.
O bar principal está junto à praia e é onde ocorre alguma animação noturna para lá do teatro que tem os espetáculos noturnos.

Info de Checkout
Existem quartos de cortesia para quem quiser tomar uma banhoca mais tarde.
O check-out era até às 12h, mas consegui esticar até às 13h. Saímos do hotel às 16h.

Avaliação Geral (0/10)
Quarto - 10
Espaços comuns do hotel - 10
Animação - 3
Praia - 9
Bares - 9
Restauração - 9

Excursões
Estava planeada uma excursão à Isla Catalina com o Capitão Gringo, que foi cancelada no dia anterior por causa do tempo de chuva e dos cancelamentos de outros clientes - informação dada pelo capitão gringo.. O que é certo é que ao outro dia nem pinga de chuva. Fica para outra vez!


181972



181973



181974


181975


181976



181977


181978


181979


181980


181981


181982


181983


181984


181985




Notas Finais:

Usei cartão Revolut, e levantei dinheiro num ATM atrás do hotel Viva Windman - aqui
* O percurso que fiz a pé foi este
* Depois vim pela praia por aqui
* O valor máximo a levantar foi de 4000 pesos, com taxa de MB de 235 pesos.

As taxas de saída podem ser pagas em €, $ e DOPs, sendo os valores de 20€, 20$ e 1100 pesos.


Ainda tentei marcar mesa no Restaurante Las Palmas (menu de lagosta), mas já não consegui vaga. Quem quiser experimentar que marque com mais antecedência.
 
Última edição:

PauloNev

Moderador Honorário
Staff
Muito obrigado pela partilha.
Estive nesse hotel a uns bons anos atrás, e as recordações não são muito boas.
Contudo e pelas tuas fotos o hotel está melhor, e mais interessante, quem sabe um dia não volte.
Boas viagens ;)
 

Mkimm

Membro Ativo
Obrigado pelo report. Eu só conheço Punta Cana e tenho também ideia de ir a
Bayahibe. Pelo que se vê algas não havia muitas o que tem sido muito complicado nas caraíbas.
Continuação de Boas viagens
 

Rodrigo Ferreira

Membro Conhecido
@Leonorb Obrigado!!
@PauloNev lembrei-me e tentei imaginar as tuas peripécias por este hotel :D
@Mkimm esqueçam as algas.. Por ali nem muitas nem poucas.. Simplesmente não há :D Já na Saona do que me foi dito o caso já muda de figura infelizmente.

Entretanto e como achei as fotos poucas criei mais uma montagens.

182037


182038


182039


182040


182041


182042
 

Godnelson

Membro
Viva @Rodrigo Ferreira tens alguma foto da zona do Dream Dominicus? Faço esta pergunta porque vou para lá a 25 de Agosto e gostava de ver o aspecto da praia. ;)

Btw, excelente report e.... nunca mais chega Agosto :)
 
Última edição:

Sara GF

Membro
Obrigada pelo report ;) Poderia dizer se se apercebeu de quais as diferenças entre o Catalonia em Privilege e o Catalonia Royal ? Estava a pensar em ir para o Catalonia Royal principalmente por ser so para adultos e por ter parte reservada na praia (porque preciso mesmo de ter sombra na praia, é questão decisiva na escolha do hotel), mas queria ter a certeza que valia bem o investimento, ou se ficaria bem servida no previlege (tambem estive no maroma no mexico e adoramos 🙂🙂 )
 

Rodrigo Ferreira

Membro Conhecido
Obrigado a todos, mas a parte do report é obrigatória! :D É para isso que cá andamos!

@Sara GF eu penso que a maior diferença entre os dois é mesmo a que indicou... Um aceita crianças e o outro não!

Quando andei a passear pelo hotel nem percebi qual era a fronteira entre o Catalonia Gran Dominicus e o Catalonia La Romana.. A ideia que fiquei é que partilham o mesmo espaço.
Já o Catalonia Royal já tem uma entrada diferente e nota-se os limites porque existem placas a dizer "Catalonia Royal Guests Only".

Em relação à praia como os hotéis são juntos, é tudo igual... Estando na água, se olhar para os "dois" hotéis a quantidade de palmeiras/sombras é a mesma.

Se ficarem no CGDominicus para mim vale a pena o Privileged.. Pelos quartos, pela quantidade de vezes que podem ir a temáticos, pelo espaço reservado da praia, e sobretudo pelo restaurante Terrace que fica em cima da praia!

Agora isso é uma decisão vossa... Quando escolhi esta viagem os requisitos foram: Bayahibe e Catalonia Gran Dominucus em Privileged (ainda cheguei a ponderar o Viva Windman). Nem sequer vi preços para o Royal uma vez que também ia um casal connosco com uma criança.
 

PauloNev

Moderador Honorário
Staff
Como diz o Rodrigo a praia é a mesma, pois são lado a lado.
Em relação a diferenças, o Royal é um hotel com +/- 2 anos o Gran Dominicus já é mais antigo apesar de ter sido remodelado.
Já estive em hotéis Catalonia Privileged, e Royal, e a diferença é grande, a começar nos quartos, nos serviços, e se estiver alojada no Royal pode usufruir do Catalonia Gran Dominicus.
Estive no Royal de Punta Cana e por exemplo, a nível de restauração até ao pequeno almoço existe serviço a carta para além do buffet, pratos muito bem confeccionados. Existem mais mordomias e atenção a detalhes/pormenores.
Mas como em tudo na vida é uma questão de orçamento, e se a diferença de valores é grande ou pequena.
Se a diferença não for grande ou então se não lhe fizer grande mossa pagar a diferença opte pelo Royal.
 

Rodrigo Ferreira

Membro Conhecido
até ao pequeno almoço existe serviço a carta para além do buffet, pratos muito bem confeccionados. Existem mais mordomias e atenção a detalhes/pormenores.
Nesse aspecto se fores com Privileged no outro também tens isso no restaurante Terrace - que tem sempre serviço à carta (pequeno-almoço, almoço e jantar)
Mas sim acredito que as diferenças que falas sejam mais vincadas até porque como dizes e bem, é um hotel mais recente - se não nem valeria a pena a sua existência. :p

Quando existem 3 hotéis... vários sistemas.. vários preços.. tem de haver diferenças para justificar a existência de todos :)
 

Sara GF

Membro
@Rodrigo Ferreira e @PauloNev obrigada pelas respostas.
Eu nem sabia que existia o Catalonia Gran Dominicus e o La romana, pensei que fosse so o Catalonia Gran dominicus e o Catalonia Royal, pareceu-me que os chapeus do Royal sao diferentes do Catalonia, parecem chapéu brancos daqueles mais normais, desculpem estar a insistir nesta questão, mas para mim, que não posso ficar ao sol é mesmo uma questão vital (nao iremos para a Jamaica este ano por exemplo porque os hotéis que encontramos em negril tem muitas poucas sombras e eu nao vou fazer 9 horas de viagem para depois nao poder aproveitar a praia ou ter de me levantar as 7 da manha para arranjar um sitio com sombra 🙈🙈🙈🙈)..

Estive a ver e a diferença de preço entre o Hotel Catalonia Gran Dominicus Privileged e o Hotel Catalonia Royal La Romana é de 90€ por pessoa... pensei que a diferença fosse maior....

Quem está no Royal pode usufruir de tudo dos outros catalonias, mas ao contrario ja não, certo? ou seja, se nao tiver sombra no Royal posso tentar as sombras dos outros catalonia, incluindo o espaço privilege?
 

Rodrigo Ferreira

Membro Conhecido
@Sara GF vou colocar aqui uma mapa para explicar melhor :)

182089



As zonas vermelho, azul e preto correspondem ao Catalonia Gran Dominicus e a zona a amarelo ao Catalonia Royal.

A zona vermelha é a de clientes normais.
A zona a azul é a de clientes privileged.
A zona a preto é a zona de clientes exclusive.

A nível de sombras o Dominicus parece mais completo, porque na zona privileged existem chapéus de palha e muitas palmeiras (também existe uma zona sem palmeiras mais junto ao mar). Nós fomos com um casal com uma bebe de 4 meses e esse foi obviamente um aspecto muito importante. Eu tinha de andar a mexer na espreguiçadeira o dia todo para apanhar sol :cool::p
O Royal mesmo tendo as palmeiras, já não são tantas... Mas acredito que nunca falte um chapéu para ficar à sombra!

Já a questão de acordar cedo... Eu chegava a praia sempre por volta das 7:30 e já havia algumas cadeiras ocupadas, mas acabei por ficar sempre no mesmo sitio a semana toda.

Do meu ponto de vista acho que nunca lhe vai faltar sombra. Vá sem medos!
 

PauloNev

Moderador Honorário
Staff
Na minha opinião por 90€ vale a pena o Royal, e é como diz os Hospedes do Royal podem frequentar os outros Catalonia's já o contrário não é possivel.
Só a zona a preto é que não deve poder ir, pois penso que o Exclusive é um clube a parte tipo "time sharing".
 
Top