Novidades

[Report] Casablanca e Rabat - Páscoa 2011

inesaldeia

Membro Conhecido
Olá Zé!
Recomendo vivamente a visita.
Quanto às questões sobre transportes, é perfeitamente seguro andar de comboio. Usámos comboio entre Casablanca e Rabat e entre o aeroporto de Casablanca e o centro da cidade. São composições perfeitamente distintas. Do aeroporto até à cidade é uma composição algo velha, enquanto entre Casablanca e Rabat é uma composição suburbana de 2 andares como as utilizadas na grande Lisboa e grande Porto, com a diferença que na colocação dos assentos tiveram o cuidado de colocar os assentos todos para o mesmo lado, para que não haja contatos de pernas frente e frente como acontece nos nossos. Os preços são acessíveis e basta dominar um pouco de francês para se desenrascar perfeitamente a comprar bilhetes, perguntar a plataforma, etc. Na compra do bilhete há que indicar se quer 1ª ou 2ª classe. Nós utilizámos sempre a 2ª. Depois para se deslocar dentro das cidades, em Casablanca recomendo o Petit taxi, que consegue regatear-se a preços bem mais baixos que em Marraquexe. Regra geral, por 20Dh punhamo-nos em qualquer lado. Não se assuste com o aspeto dos carros e prepare-se para a anarquia do tráfego. Eu pessoalmente achei que em Casablanca não encaram os turistas como "vacas gordas" a explorar como Marraquexe, porque não é uma cidade tão turística e é também mais moderna, sendo o principal polo económico do país. Em Rabat foi inaugurado recentemente o metro de superfície, o que poderá ser uma boa opção (julgo). Eu por Rabat circulei sempre a pé. Vai certamente achar Rabat muito "europeia", pela limpeza e organização da cidade comparativamente com outras cidades de Marrocos. Não recomendo a utilização de autocarros, porque além de circularem constantemente lotados, estão em péssimas condições e será difícil organizar-se uma vez que as indicações estão em árabe e não existem horários noutras línguas para que possa servir-se deles.
Quanto à moeda, eu recomendo que use sempre dirhams. Tanto no aeroporto de Casablanca, como no de Marraquexe, trocámos dinheiro e as taxas eram convidativas comparativamente a outros locais (europeus, por exemplo) onde no aeroporto somos quase "assaltados" com as taxas de câmbio praticadas. Caso lhe sobre dinheiro, basta apresentar o talão da compra inicial de dirhams e poderá comprar euros novamente.
Como poderá encontrar logo no início do report, fomos em Abril de 2011, ano em que a Páscoa se juntou ao feriado de 25 de Abril na 2ª. O tempo esteve ótimo. Na maior parte do tempo andámos de t-shirt. Nota-se diferença de temperatura comparativamente a Portugal e alguma humidade. Houve uma boa chuvada durante 30min. na tarde do 1º dia, mas de resto sempre sol e bom tempo.
Recomendo todas as visitas indicadas no report e mais algumas se tiver tempo e paciência, especialmente no caso das medinas.
Aproveito para sugerir Essaouira. Pelo que vou lendo do que o Zé publica, parece-me que gosta de História e Eassaouira (à semelhança de Casablanca, por exemplo), foi uma das cidades com ocupação portuguesa. Na última vez que estive em Marrocos (Setembro passado), era para ir mas não houve tempo com a ida ao deserto e a visita às Cascatas de Ouzoud.
Qualquer dúvida disponha sobre Rabat, Casablanca e até Marraquexe, disponha. Terei todo o gosto em poder ajudar e fico satisfeita ao ver que vão havendo membros do portal vão demonstrando interesse por este tipo de rota menos turística e menos divulgada.

Cumprimentos,

Inês
 

Zé Pinho

Membro Conhecido
Obg Inês pela amabilidade e prontidão da sua resposta. Vai ser muito útil. Vou planear uma visita de pelo menos uma semana já que não tenho problemas de custo/estadia.
Como disse gosto de viajar para conhecer as culturas e o passado histórico. Essauira está também nos planos. A minha filha esteve lá no verão passado a deixou-me água na boca.
Estou a pensar ir para Casablanca, dar um salto a Rabat e rumar a Marraquexe e Essauira. Regressar via Marraquexe ou retornar a Casablanca.
Mais uma vez o meu obrigado e fico ao dispor
Zé Pinho
 

inesaldeia

Membro Conhecido
Zé, disponha no que precisar. Fico contente por poder ajudar.
Tem um roteiro previsto que promete.
Ainda em relação a Marraquexe, reparei que também leu o report do Tiago que se juntou a mim conjuntamente com a namorada (ou juntámo-nos nós a eles) nessa aventura em Setembro passado. Penso que conseguirá fazer as visitas com facilidade, com muito regateio nos taxis. A acrescentar às visitas indicadas no report aproveito para sugerir duas que não estão contempladas neste: Dar Si Saïd e Palácio da Bahia. As visitas aos espaços culturais de Marrocos pertencentes ao Estado têm quase preço único - 10Dh - pelo que sugiro que aproveite este preço simpático e conheça tantos quanto possa pois são bastante interessantes.
Reforço a sugestão do Tiago no caso de precisar de uma empresa de tours - Sud Expeditions. São todos 5 estrelas.
 

Zé Pinho

Membro Conhecido
Obg mais uma vez.
Muitos uteis as dicas tuas e do Tiago que certamente me faciiitarão a minha viagem a Marrocos.
Vou tranquilo porque vou ter o suporte da pessoa ue me oferece o alojamento em Casablaca e que está lá a trabalhar há alguns meses.
Vou sentir-me em casa.
Saudações viajeiras!
 

Cristina Sousa

Membro Conhecido
Olá, eu estive em Marraquexe em Fevereiro de 2013 e apanhei grande tempo - posso dizer que estive lá uma semana e só choveu um dia, nos demais andei em camisa, apenas um casaco mais quente para a noite.
Em Marraquexe andar à noite (e de dia) é seguro, a cidade é exótica, encantadora, parece mesmo um conto das mil e uma noites.
Não andei de comboio, mas nas deslocações dentro da cidade apanhei sempre os "petit táxi", que são os táxis amarelos, pequenos, mas em que se pode regatear o preço. Convém sempre fazê-lo e consegue-se verdadeiras pechinchas.
Aceitam euros em todo o lado, mesmo dentro da medina, nos souqs, nos táxis, etc, mas cambiei sempre dinheiro no hotel. Parece mais vantajoso pagar em dirhams, uma vez que se for em euros eles fazem a equiparação, ficando nós a perder.
Qualquer dúvida é só dispor, no que puder ajudar.... :)
 

Zé Pinho

Membro Conhecido
Cristina Sousa disse:
Olá, eu estive em Marraquexe em Fevereiro de 2013 e apanhei grande tempo - posso dizer que estive lá uma semana e só choveu um dia, nos demais andei em camisa, apenas um casaco mais quente para a noite.
Em Marraquexe andar à noite (e de dia) é seguro, a cidade é exótica, encantadora, parece mesmo um conto das mil e uma noites.
Não andei de comboio, mas nas deslocações dentro da cidade apanhei sempre os "petit táxi", que são os táxis amarelos, pequenos, mas em que se pode regatear o preço. Convém sempre fazê-lo e consegue-se verdadeiras pechinchas.
Aceitam euros em todo o lado, mesmo dentro da medina, nos souqs, nos táxis, etc, mas cambiei sempre dinheiro no hotel. Parece mais vantajoso pagar em dirhams, uma vez que se for em euros eles fazem a equiparação, ficando nós a perder.
Qualquer dúvida é só dispor, no que puder ajudar.... :)
Obg Cristina. Se precisar recorro a quem sabe.
Vou tratar de comprar voos e fazer as malas.
Tenho de aproveitar enquanto as pernas (e o governo) deixarem.
 

inesaldeia

Membro Conhecido
Zé Pinho disse:
Obg mais uma vez.
Muitos uteis as dicas tuas e do Tiago que certamente me faciiitarão a minha viagem a Marrocos.
Vou tranquilo porque vou ter o suporte da pessoa ue me oferece o alojamento em Casablaca e que está lá a trabalhar há alguns meses.
Vou sentir-me em casa.
Saudações viajeiras!
Zé, votos de bom passeio e alguma dúvida que surja antes ou durante a viagem fico à disposição.
Deixo mais uma sugestão, caso queira dedicar um dia a mais uma visita: Cascatas de Ouzoud - são fenomenais.
Recomendo que se oriente pelos valores de cambios do site Oanda, pois não costumam falhar muito. Se vir que os valores não batem certo, provavelmente está a ser "roubado" na compra de moeda nacional. Fazer uma pequena tabela com 2 ou 3 valores de equivalência pode ajudar também, na altura de fazer compras.
Boa viagem!
 

Zé Pinho

Membro Conhecido
inesaldeia disse:
Zé, votos de bom passeio e alguma dúvida que surja antes ou durante a viagem fico à disposição.
Deixo mais uma sugestão, caso queira dedicar um dia a mais uma visita: Cascatas de Ouzoud - são fenomenais.
Recomendo que se oriente pelos valores de cambios do site Oanda, pois não costumam falhar muito. Se vir que os valores não batem certo, provavelmente está a ser "roubado" na compra de moeda nacional. Fazer uma pequena tabela com 2 ou 3 valores de equivalência pode ajudar também, na altura de fazer compras.
Boa viagem!
Uma vez mais obrigado.
Vou ter em conta estas indispensáveis informações.
Bem haja
 

inesaldeia

Membro Conhecido
Obrigada CarpeDiemMan!

Marrocos é um país extraordinário e merece, sem dúvida, uma visita (no mínimo)!
 
Top