Novidades

[Report] Campo Concentração DACHAU - Passado Presente -By JJPPMM

JJPPMM

Membro Conhecido
CAMPO CONCENTRAÇÃO DACHAU



ai1277.photobucket.com_albums_y481_joaotirolautria_IMG_2358_zps6bca984e.jpg

Acessível através de carro desde Munique aproximadamente 20 m.
TRAM desde Munique aproximadamente 40 m
Parque estacionamento : 3 Euros

Para mais informações consultar o site :

http://www.Kz-gedenkstaette-dachau.de


ai1277.photobucket.com_albums_y481_joaotirolautria_IMG_2360_zps9f69c1c6.jpg

Plano do Campo Concentração de DACHAU
Em visita a Munique , este era um dos locais que considerava imperdíveis não só pelo carga histórica que comporta mas também porque é viver um Passado muito Presente. Assim e para ter tempo de recuperar caso fosse necessário decidimos que DACHAU seria a primeira paragem.

Como poderão constatar , muitas das fotos estão a preto e branco. A razão pela qual decidi tratá-las assim tem a ver com uma pequena homenagem que gostava de fazer a todos aqueles que pereceram neste campo. Fotos a preto e branco estão ligadas ao passado e á dor , fotos a cores têm a ver com o DACHAU presente e com a esperança de que o que ali se passou não se volte a repetir.

O Campo de Concentração de DACHAU foi inaugurado em 22 de Março de 1933 após a chegada dos primeiros prisioneiros e apenas algumas semanas depois de Adolf Hitler ter sido nomeado Chanceler. Foi assim o primeiro campo a ser construído pelo novo governo nazista e foi descrito por Heinrich Himmler como sendo “ o primeiro campo de concentração para prisioneiros políticos “


ai1277.photobucket.com_albums_y481_joaotirolautria_IMG_2437_zpscceadb9a.jpg

A primeira maquete do Campo de Concentração. Era assim em 1933

Durante o 1º ano de funcionamento teve 4.800 prisioneiros sendo a sua maioria alemães comunistas , sindicalistas e outros adversários políticos do regime.
Este campo serviu de modelo para outros campos de concentração , sendo que mais tarde foi a “ Escola de Violência “ dos homens das S.S

Durante os doze anos da sua existência , mais de 200.000 pessoas provenientes de toda a Europa estiveram presas aqui ou em campos secundários . Numa lista que se encontra no museu pude observar que estiveram aqui presos 4 portugueses.

O edifício onde se situa a entrada principal do campo chama-se “ JOURHAUS “ e além de entrada principal do campo foi também utilizado para os escritórios dos oficiais e pessoal das S.S.


ai1277.photobucket.com_albums_y481_joaotirolautria_IMG_2359_zpsab6fd513.jpg
" JOURHAUS " vista pelo lado exterior do campo
ai1277.photobucket.com_albums_y481_joaotirolautria_IMG_2421_zps1af4ea6c.jpg

" JOURHAUS " visão pelo interior do campo

A entrada no campo é feita através de um pequeno túnel protegido por uma porta com barras de ferro e onde está inscrito ( como em todos os campos ) a frase “ ARBEIT MACHT FREI “ ou seja “ O trabalho liberta “ , através da qual todos os novos presos entravam no campo . Esta porta separava os presos do mundo exterior.


ai1277.photobucket.com_albums_y481_joaotirolautria_IMG_2361_zps7cd6d269.jpg
Porta em ferro com a célebre inscrição

O lema “ ARBEIT MACHT FREI “ reflectia a propaganda alemã de tentar banalizar perante os estrangeiros os campos de concentração querendo dar a ideia de que se tratavam de campos de “ trabalho e re-educação “. Também se pode considerar que se tratou de um lema das S.S que implementava o trabalho forçado como método de tortura e como uma extensão do terror no dia a dia de um campo de concentração

Em 1933 , Theodor Eicke foi nomeado Comandante do Campo de Concentração . Foi ele que desenvolveu o plano organizativo e legal que seria mais tarde aplicado a todos os campos de concentração . Foi também dele a decisão de dividir DACHAU em duas áreas distintas : o campo de prisioneiros , rodeado por uma grande variedade de instalações de segurança e torres de vigilância ; e de uma outra zona onde se situavam os edifícios administrativos e os quarteis das S.S


ai1277.photobucket.com_albums_y481_joaotirolautria_IMG_2370_zps5f38d707.jpg
Vedação em arame farpado electrificado com a fossa de segurança


ai1277.photobucket.com_albums_y481_joaotirolautria_IMG_2371_zps8940337a.jpg


Pormenor do sistema de electrificação do arame farpado ( peças originais do início do campo )

ai1277.photobucket.com_albums_y481_joaotirolautria_IMG_2396_zps560c15ed.jpg


Porta e ponte sobre o fosso de segurança na passagem do crematório para o " site "

ai1277.photobucket.com_albums_y481_joaotirolautria_IMG_2399_zps620fb498.jpg


Pormenor de uma das 7 Torres de vigilância com a marcação da zona das camaratas

Mais tarde quando foi nomeado Inspector Geral de todos os campos , Eicke estabeleceu DACHAU como modelo para todos os outros campos e também como escola de assassinato das S.S

No inicio de 1937 as S.S. iniciaram a construção de um enorme complexo de camaratas utilizando o trabalho forçado dos prisioneiros. Esta construção foi terminada em 1938 e permaneceu inalterada até 1945 , mostrando assim que DACHAU esteve em pleno funcionamento durante todo o período de duração do Terceiro Reich.

Os primeiros prisioneiros eram opositores políticos ao regimo nazi , comunistas , sociais democratas , sindicalistas e membros do partido conservador e do partido liberal.
Os primeiros presos judeus foram enviados para DACHAU por oposição política ao regime e não por perseguição étnica.
Nos anos seguintes novos grupos foram deportados para DACHAU entre eles homossexuais , ciganos , testemunhas de Jeová e também sacerdotes.
Na noite de 10 para 11 de Novembro , a chamada “Reichskristallnacht “ ( “ Noite dos vidros quebrados “ ) mais de 10.000 judeus foram aprisionados em DACHAU.

A partir de Março de 1939, a agressão nazi que agora se dirigia também a outros países europeus, originou a chegada a DACHAU de prisioneiros de guerra provenientes da Polónia , Noruega , Bélgica,Holanda , França etc.
Os prisioneiros alemães tornaram-se assim numa pequena minoria sendo que o grupo mais importante correspondia aos presos Polacos e Russos.

Hoje em dia , a fantástica exposição que retrata a história do campo de concentração está situada no chamado “ Edifício de Manutenção “.
Este edifício tem também o seu lado histórico pois além de diversos escritórios, armazéns, cozinha e lavandaria ,era aqui que se situava o “ Banho dos Prisioneiros “ onde tiveram lugar os degradantes procedimentos para o registo de novos prisioneiros.


ai1277.photobucket.com_albums_y481_joaotirolautria_IMG_2439_zps2740896b.jpg
A sala onde os prisioneiros tomavam banho antes da entrada no campo.
O chão é o original , daí a razão da cobertura com estrados de madeira

ai1277.photobucket.com_albums_y481_joaotirolautria_IMG_2440_zpsa2c4af49.jpg


Um dos métodos de castigos corporais infligidos aos prisioneiros
Ler a descrição colocada no quadro superior
Era aqui que o prisioneiro perdia toda a sua identidade como ser humano pois era despojado de toda a sua roupa ,anéis , pulseiras , relógios etc , mas mais importante era aqui que perdia a sua liberdade e a sua autonomia .

Os banhos eram a ultima estação do procedimento de admissão. Rapavam a cabeça , eram desinfectados , tomavam duche , vestiam a farda de prisioneiro eram enviados para a respectiva camarata.


ai1277.photobucket.com_albums_y481_joaotirolautria_IMG_2438_zps597cbac0.jpg

O bilhete de admissão de um dos milhares de prisioneiros russos que estiveram em DACHAU
Uma cerca de arame farpado electrificada , uma trincheira e um muro com 7 torres de vigia rodeavam o campo.
Existia o que os soldados das S.S. definiam como zona de proibição e que consistia em um relvado antes da trincheira. Os prisioneiros sabiam que a entrada nesta zona constituía a morte pois os soldados posicionados sobre as torres de vigilância disparavam a matar.


ai1277.photobucket.com_albums_y481_joaotirolautria_IMG_2369_zps4b5deaa7.jpg

Esquema e texto explicativo do sistema de segurança aplicado no Campo de DACHAU
Muitos foram os prisioneiros que correram em direção á zona proibida para que assim pudessem pôr termo ao sofrimento que lhes era aplicado. Um suicídio premeditado mas talvez menos cruel que o dia a dia no campo de concentração

ai1277.photobucket.com_albums_y481_joaotirolautria_IMG_2434_zpsc127cf6f.jpg

Uma das portas de saída directa ao exterior utilizada para a carga e descarga de produtos para o campo


ai1277.photobucket.com_albums_y481_joaotirolautria_IMG_2433_zps4dd66495.jpg


O que resta do sistema de segurança de muros e torre


O Campo de Dachau estava dividio em 2 secções : a área das camaratas e a área do crematório.

A área das camaratas era constituída por 34 blocos sendo que 32 se destinavam aos presos , 1 era destinado aos sacerdotes cristãos presos por se oporem ao regime e o outro estava reservado a “ Experiências médicas “ .

ai1277.photobucket.com_albums_y481_joaotirolautria_IMG_2365_zps3e6349ed.jpg

A réplica de uma fileira de camaratas de prisioneiros. De recordar que no total eram 34 !!!!
As camaratas hoje existentes são uma réplica desses tempos. Mesmo assim ainda é possível imaginar as condições desumanas em que estes presos viviam.
Não estavam autorizados a tocar nas camas dos dormitórios. Se após medição efectuada pelos guardas houvesse distâncias ou diferenças superiores a alguns milímetros todos os presos dessa camarata sofriam pesadas torturas.

ai1277.photobucket.com_albums_y481_joaotirolautria_IMG_2424_zps5b30a4bd.jpg
Dormitórios para presos politícos e mais tarde prisioneiros de guerra.

ai1277.photobucket.com_albums_y481_joaotirolautria_IMG_2430_zpsa480d459.jpg


Dormitórios para sacerdotes cristãos em oposição ao regime e mais tarde utilizados para prisioneiros em " Experiências Médicas "


ai1277.photobucket.com_albums_y481_joaotirolautria_IMG_2422_zps7eb86f8c.jpg
Zona de lavagem matinal . Não de banho !!!!

ai1277.photobucket.com_albums_y481_joaotirolautria_IMG_2423_zps50ebf8ac.jpg


No comments !!!!!!
O número de camaratas destinadas a “ fins médicos “ foi crescendo ao longo dos anos chegando a alcançar 9 camaratas situadas no lado direito.
A atenção médica prestada no Campo aos prisioneiros era nula . Estas camaratas foram utilizadas pelos médicos das S.S. para efetuar experiências brutais em seres humanos.

Ao regressar a DACHAU em 1955 o prisioneiro italiano Nico Rost recorda estas experiências :

“ Ainda hoje , alguns anos depois da libertação , fico paralisado de medo quando passo no cruzamento do que antes era a camarata 3 .Esta era a camarata de presos que mais temia , era o reino do Dr. Rascher . As atrocidades que aqui foram cometidas ultrapassavam em muito todas as outras crueldades levadas a cabo em outros campos de concentração alemães. Os médicos abusavam dos prisioneiros indefesos . Aqui os prisioneiros eram colocados em água gelada até á congelação , eram efectuados transplantes de medula , ensaios de tuberculose , hipotermia e ensaios de novas drogas que terminavam numa morte agonizante depois de terríveis sofrimentos “


Em 1942 foi construída uma nova área de crematório pois o antigo já não dava para cremar todos os prisioneiros mortos neste campo.
O novo crematório possuía já uma câmara de gás .

ai1277.photobucket.com_albums_y481_joaotirolautria_IMG_2394_zpsb55ea4ac.jpg

Esquema do novo Crematório
ai1277.photobucket.com_albums_y481_joaotirolautria_IMG_2376_zps6d243bc2.jpg


Plano das salas que compunham o " Novo Crematório " incluindo a câmara de Gás .
Na construção do novo Crematório nada foi deixado ao acaso e num único edifício foram criadas 4 salas que em sequência permitiriam o extermínio em massa da população de prisioneiros.

ai1277.photobucket.com_albums_y481_joaotirolautria_IMG_2373_zps4bf5c564.jpg


Vista geral do novo crematório . No seu interior está a Câmara de Gás e os Fornos
A primeira sala tratava-se de uma zona de desinfecção da roupa que era deixada pelos prisioneiros . Toda a roupa era tratada , desinfectada para ser posteriormente reutilizada.

ai1277.photobucket.com_albums_y481_joaotirolautria_IMG_2380_zps606517e9.jpg

Painel explicativo da sala
ai1277.photobucket.com_albums_y481_joaotirolautria_IMG_2377_zps88c53648.jpg


Cabines de desinfeção das roupas
Passando esta sala / zona existe uma sequência de 3 salas, sendo que todas elas são as mais importantes em todo este rendilhado sistema de morte e cremação . A primeira sala , designada como “ Sala de Espera “ , era onde os prisioneiros eram informados que iriam “tomar duche “ ( situação muito apreciada pelos prisioneiros após meses sem sentirem água ) , tal como a própria inscrição sobre a porta o indicava “ BRAUSEBAD “.


ai1277.photobucket.com_albums_y481_joaotirolautria_IMG_2390_zps5b9d8df9.jpg
Painel explicativo da "sala de espera"


ai1277.photobucket.com_albums_y481_joaotirolautria_IMG_2391_zps280a4521.jpg


"Sala de espera " para o suposto duche


ai1277.photobucket.com_albums_y481_joaotirolautria_IMG_2388_zps1a37f8cc.jpg

Porta de entrada para a " Câmara de Gás " aqui disfarçada de zona de duche
Na realidade essa porta dava acesso á câmara de gás , de pequenas dimensões , com capacidade para cerca de 150 prisioneiros ( segundo informação no local ).


ai1277.photobucket.com_albums_y481_joaotirolautria_IMG_2387_zps7ada1847.jpg

Painel explicativo do funcionamento da Câmara de Gás

ai1277.photobucket.com_albums_y481_joaotirolautria_IMG_2386_zpsc153b81b.jpg


" Câmara de Gás " - um dos locais de maior impacto psicológico em toda a visita

A sala seguinte destinava-se á colocação dos cadáveres antes de serem recolhidos para serem cremados o que acontecia na sala contígua onde existiam 3 fornos .

ai1277.photobucket.com_albums_y481_joaotirolautria_IMG_2384_zps9ea2f207.jpg


Sala para onde eram transportados os corpos após a passagem pela câmara de gás

ai1277.photobucket.com_albums_y481_joaotirolautria_IMG_2383_zps5a5a0e46.jpg


Fornos na sala principal do Crematório

ai1277.photobucket.com_albums_y481_joaotirolautria_IMG_2381_zps51d17134.jpg

Fornos na Sala principal do Crematório

ai1277.photobucket.com_albums_y481_joaotirolautria_IMG_2382_zpsb6b2180b.jpg


Pormenor do interior do forno de cremação

Na mesma área do crematório mas em zona separada , encontra-se o “ Antigo crematório “ de pequena dimensão e que já não dava saída a todos os mortos do campo.

ai1277.photobucket.com_albums_y481_joaotirolautria_IMG_2374_zps6761e684.jpg
Placa informativa sobre o Velho Crematório

ai1277.photobucket.com_albums_y481_joaotirolautria_IMG_2392_zps8af2170a.jpg


Crematório Velho


ai1277.photobucket.com_albums_y481_joaotirolautria_IMG_2375_zps3d231c7f.jpg

Forno do " Crematório Velho "

O número de prisioneiros em DACHAU entre 1933 e 1945 chegou a ultrapassar os 200.000.
Foram assassinados cerca de 45.000 prisioneiros e uma grande quantidade de presos não registados. De salientar que aquando da libertação do Campo de DACHAU pelas tropas Norte Americanas em 29 de Abril de 1945 ,foram ainda encontrados cerca de 30 vagões lotados com corpos em adiantado estado de decomposição.
Na altura da libertação havia 67.665 prisioneiros registados . Destes 43.350 foram classificados como presos políticos , 22.100 como judeus e os restantes foram divididos em outras categorias.
 
Última edição por um moderador:

JJPPMM

Membro Conhecido
CAMPO DE CONCENTRAÇÃO DE DACHAU NO PRESENTE
No topo do Campo existe uma escultura da autoria de Nandor Glid .

Esqueletos humanos prestam homenagem a todos os prisioneiros que num acto de desespero saltaram para a zona proibida. A morte no campo de concentração era comum e corrente. A escultura está demarcada nas laterias por dois postes de cimento que pertenciam á instalação de segurança que existia no campo.

ai1277.photobucket.com_albums_y481_joaotirolautria_IMG_2436_zpsfd335412.jpg

Foi acrescentado ao campo uma fila com a réplica do que seriam as camaratas .
Ao longo da alameda que vai desde o edifício de manutenção até á zona do crematório , foram devidamente delineadas as posições das outras 34 filas de camaratas , sendo que cada uma está numerada.

ai1277.photobucket.com_albums_y481_joaotirolautria_IMG_2416_zpsffb9db5d.jpg


Local do que seria na altura a camarata 29

ai1277.photobucket.com_albums_y481_joaotirolautria_IMG_2435_zps92346da7.jpg


Fila de camarata , réplica das originais e que foi acrescentada ao Campo.
De forma a honrar as vítimas de diversas religiões que aqui pereceram ,foram construídas quatro igrejas e memoriais :

A CAPELA DA AGONIA DE CRISTO


ai1277.photobucket.com_albums_y481_joaotirolautria_IMG_2400_zps5afa96ab.jpg

ai1277.photobucket.com_albums_y481_joaotirolautria_IMG_2403_zps82a1160f.jpg


Esta Capela foi o primeiro monumento religioso a ser construído no Campo pós a libertação. A sua inauguração oficial teve lugar a 5 de Agosto de 1960.
A sua forma circular aberta simboliza o cativeiro de Cristo .


A IGREJA EVANGÉLICA DA RECONCILIAÇÃO


ai1277.photobucket.com_albums_y481_joaotirolautria_IMG_2397_zpsfc8f76d8.jpg

A Igreja protestante da Reconciliação foi inaugurada a 30 de Abril de 1967.
Está situada abaixo do nível do solo do campo. Uma rampa conduz o visitante a uma entrada estreita e escura que depois se abre num pátio interior muito iluminado.
No ponto onde as trevas e a luz se reúnem encontra-se uma porta de aço com a inscrição do salmo 17ª , “ Esconde-me sobre a sombra das tuas asas “.


MEMORIAL JUDAICO


ai1277.photobucket.com_albums_y481_joaotirolautria_IMG_2409_zps3dcd359d.jpg

Este memorial encontra-se á direita da Capela da Agonia de Cristo e foi inaugurado em 7 de Maio de 1967.
A estrutura foi fabricada com lava de basalto negro e inclina-se em direcção ao solo como uma rampa.
No seu ponto mais baixo existe um pátio onde através de uma pequena abertura no tecto entra a luz.No seu interior existe uma chama , a “ Ner Tamid “ ou seja “ A luz eterna “.


ai1277.photobucket.com_albums_y481_joaotirolautria_IMG_2413_zps22e03237.jpg


CAPELA RUSSA E ORTODOXA


ai1277.photobucket.com_albums_y481_joaotirolautria_IMG_2395_zps97bb3564.jpg

A Capela Russa Ortodoxa “ A Ressureição de Nosso Senhor “ está junto do forno crematório.
É o monumento religioso mais recente e foi inaugurado em 29 de Abril de 1995.
A Capela construída de blocos de madeira tem uma forma octogonal e está construída sobre uma pequena colina criada com terra da Ex União Sovietica.
O seu ícono principal mostra Cristo ressuscitado que leva os prisioneiros para fora do campo.

No chamado edificio de manutenção existe uma exposição permanente onde em cerca de 65 paineis , 5 videos e muitos objectos pessoais é contada a história real de DACHAU.

ai1277.photobucket.com_albums_y481_joaotirolautria_IMG_2441_zps6e84eaa8.jpg

Um espaço ímperdivel para quem pretende saber um pouco mais deste espaço cheio de mistério , cheio de terror , cheio de raiva e dor e um lugar onde a sensação da morte e sofrimento está sempre presente.

Para mim foi um privilégio poder visitar este lugar e poder sentir e viver uma história muito recente , onde ainda se ouvem os ecos da xenofobia e da descriminação racial levada ao seu extremo.

Ainda no " Memorial " tirei uma foto que para mim resume toda esta visita . A foto é esta :


ai1277.photobucket.com_albums_y481_joaotirolautria_IMG_2418_zps349bfe61.jpg


A mensagem que quero deixar para as gerações vindouras que poderão ler este report é :

" Que a luz deste candeeiro seja capaz de iluminar o caminho daqueles que percorrem a alameda da paz e consiga manter ás escuras aquela torre de observação que quando aberta e funcional voltará a trazer a miséria , a dor e a morte."

Frio , angustiante e arrepiante , foi assim que senti o CAMPO DE CONCENTRAÇÃO DE DACHAU.

Visitem-no

Abraço a todos

João Paulo
 
Última edição por um moderador:

PauloNev

Moderador Honorário
Staff
Muito impressionante este report, fica aqui retratado uma das partes mais negras da história da humanidade.
Parabéns pelo report.
 

CarpeDiemMan

Membro Conhecido
Olá João Paulo

Excelente Report! Descreves ao pormenor o campo de concentração.
Tenho curiosidade de visitar um dia.

Cumprimentos
 

JJPPMM

Membro Conhecido
RodmanPT disse:
Muito bom report.

É um local que tenho desejo de visitar, bem como Auschwitz.
Olá RodmanPT

Auschwitz é um dos que tenho ( tinha ) também em agenda para visitar.
Depois deste não sei se terei " coragem " para repetir a dose.

Abraço
J.Paulo
 

RMain

Membro Novo
Muito bom report, os meus parabéns.

Quando fui a Praga este ano, tive a oportunidade de ir visitar o campo de concentração de Terezín, algo de arrepiante e que nos faz pensar que às vezes o facto de estarmos danados com a vida não se compara em nada ao que as pessoas que por esses campos de concentração estiveram passaram.
Quando tiver oportunidade também faço um report sobre Terezín.

Cumprimentos
 

JJPPMM

Membro Conhecido
RMain disse:
Muito bom report, os meus parabéns.

Quando fui a Praga este ano, tive a oportunidade de ir visitar o campo de concentração de Terezín, algo de arrepiante e que nos faz pensar que às vezes o facto de estarmos danados com a vida não se compara em nada ao que as pessoas que por esses campos de concentração estiveram passaram.
Quando tiver oportunidade também faço um report sobre Terezín.

Cumprimentos
Olá RMain
Seria muito interessante ver também Terezin
São campos de que não se fala muito e que nao são muito conhecidos.
Não que sejam coisas fantásticas de ver , mas é de facto uma história recente e que embora seja muito cruel , aconteceu na realidade e muitos pagaram com a própria vida esta face negra da historia da humanidade.
Mais que não seja servirá para homenagear todos essas pessoas incógnitas que sofreram e viveram esses tempos atrozes.

Fico á espera

Abraço
 

Rui Araujo

Membro Conhecido
Eu já estive em Auschwitz




Ainda hoje é um local muito sinistro.
 
Última edição por um moderador:

Flecha

Membro Conhecido
este tópico é, e desculpem a expressão e metáfora, pornográfico:

1. pela historia trágica que nos apresentas,
2. pela excelência do relato
3. pela excelência das fotografias

Excelente!
 

Jet

Membro Ativo
Fantástica descrição desta experiência que deve ser arrebatadora.
Muitos parabéns pelo report e pelas fotos. Obrigado pela partilha!
 

lcardoso

Membro Conhecido
Brutal Brutal !!!!

As fotografias a preto e branco conseguem dar mais drama ao tema em questao , normalmente por tabu as pessoas fogem aquilo que foi uma realidade muito proxima e so falam de locais parasidiacos, haja coragem pra se reavivar os maus momentos da historia mundial.

Grande report Joao , parabens!
 

Bee

Membro Conhecido
Não pude evitar umas lágrimas ao ver este report.

Existem lugares de uma beleza imensa que este portal nos dá a conhecer, mas outros há que de tão horríveis que foram e que com uma história tão brutal, também merecem ser lembrados e visitados para que não esqueçamos que o homem que é capaz de coisas maravilhosas, tem também a capacidade de ser a mais atroz e temível ameaça a si mesmo.
A história não serve só para lembrar o passado mas também para aprender o que fazer (ou não) no futuro.

Muito obrigado pelo report.
 

JJPPMM

Membro Conhecido
Sal Sal disse:
Grande report!
É arrepiante só de ver as fotos, imagino como será ao visitar.
Olá Sal Sal

O impacto da visita depende de pessoa para pessoa .
Creio que nenhum visitante ficará indiferente ao crematório é á câmara de gás.
Para mim não foi fácil.

Obrigado pelo comentário

J.Paulo
 
Top