Novidades

[Report] Cambridge Maio de 2019

r1c4rd0f3r

Membro Ativo
No final de Maio de 2019 demos um salto até Cambridge. Fizémo-lo num fim de semana normal. Não foram precisos feriados ou pontes. Cambridge é uma escapadela ideal para apenas um fim de semana.

A certa altura, no Google Maps, reparei que Cambridge me parecia a uma distância do aeroporto de Stansted semelhante à distância Stansted-Londres. Chegar a um local ou outro desde o aeroporto é igualmente fácil, bastando apanhar um comboio na estação do aeroporto, na plataforma oposta à do Stansted express. A viagem de comboio dura cerca de 40 minutos.

Assim sendo, numa Sexta feira, no final do dia de trabalho, voámos para Stansted. Desde Eindhoven o voo demora apenas uma hora, o que torna e escapadela mais prática ainda. O voo de volta foi Domingo ao final da tarde, o que nos deixou com praticamente 2 dias inteiros para visitar a cidade universitária.

O plano era visitar algumas das Universidades e dar uma volta no rio Cam num dos muitos Punting boats. É possível alugar um barco e fazer o rio por nossa conta mas preferimos simplesmente fazer um tour guiado para apreciar as vistas e a narração do remador.

Os únicos bilhetes que comprei antecipadamente online foram os da King’s College Chapel.

Tudo o resto comprei localmente. Era possível comprar os bilhetes para o Punting antecipadamente mas a poupança não era significativa e preferi de longe ter flexibilidade de tempo e de escolha de empresa no local. Isto porque pode ser necessário evitar um período de chuva (como nos aconteceu) e pode haver empresas com menos tempos de espera que outras. De qualquer das formas terão sempre de marcar uma hora.

20190525_101442.jpg


Eu marquei antes do horário de abertura (dirigi-me às barracas de uma das empresas por volta das 8h30) e só consegui vaga para as 11h00

Os sítios que visitei e aconselho (sem ordem específica de preferência) são:
  • Fitzwilliam Museum: Bom museu, com uma arquitectura interior interessante. Vale a visita, ainda para mais sendo gratuito
20190525_152637.jpg

  • King’s College: Um dos sítios a não perder. A capela é imperdível. A universidade em si não se podia visitar pois era período de exames, mas a capela, para mim, é o ponto alto da cidade.
20190525_095625.jpg

  • St. John College: O itinerário de visita é bastante organizado o que nos permite uma visita relaxada e agradável. É nesta instituição que se pode ver a famosa Bridge of Sighs
20190525_111444.jpg

  • Mathematical Bridge: localizada nas traseiras da Queen’s college. Merece ser vista. Tanto em terra como no percurso de barco.
20190526_091424.jpg

  • Trinity College: Não visitei a universidade em si mas antes a Wren Library. A entrada é algo secreta, nas traseiras do edifício. Convém ir logo à abertura pois só podem entrar 10 pessoas (se me lembro bem) de cada vez. A entrada é gratuita. O interesse deste local para mim foi poder ver relíquias como a primeira edição da Origem das Espécies de Darwin ou o bloco de notas e a bengala do Newton, o que para mim, tendo um background em ciências (sou engenheiro) tem um apelo especial.
  • Great St. Mary Church: aconselho a subida à torre. A vista para a cidade é espectacular, nomeadamente para a vizinha King’s College. A seguir à capela foi o meu local favorito.
20190525_132128.jpg

  • The Corpus Clock: Instalação recente inaugurado pelo gigante Stephen Hawking. Merece uma paragem e está mesmo ao lado da King’s college (encontra-se no exterior da Corpus Christi College, cujo pátio, estando à mão, merece ser espreitado)
  • Our Lady Church: Interessante mas não imperdível. O nosso alojamento ficava perto pelo que decidimos entrar.

Olhando para trás, se não tivesse ido em período de exames, talvez tivesse visitado mais universidades. Ainda assim fiquei bastante agradado com o que vi. Penso que a dada altura, visitar mais universidades, até se tornaria repetitivo.

Gostámos especialmente da cidade pela manhã cedo, já que a dada altura começava-se a sentir a afluência de turistas a fazer Day Trips desde Londres.

Fica aqui um pequeno resumo do que pode ser visto:

 

Mel C

Membro Conhecido
Adorei este report e estas fotos, Cambridge é um sítio que há muito quero visitar, mas quando vou a Londres acabo tão entretida por lá que adio sempre este passeio! Um dia há de ser!:D
 

ladym

Membro Conhecido
Obrigada pela partilha! Passei um mês e meio em Cambridge na minha adolescência (tinha uns 13 anos, estava lá através de uma escola de línguas) e adorei rever os "meus" locais.
 
Top