Novidades

[Report] Cabo Verde Ilha do Sal Riu Funana

valter_2014

Membro Conhecido
Depois de muita indecisão sobre um destino adequado para uma família de adultos e crianças, optamos por Cabo Verde, Ilha do Sal.
Estivemos para escolher as caraíbas mas são muitas horas de avião e a pensar nas crianças foi mais um argumento a favor de Cabo Verde :).
Compramos a viagem através da Logitravel, dado que o Juan da Solo Ofertas não vende para África, só trabalha com as caraíbas o que é uma pena. Apesar de comprar pela Logitravel optamos por comprar avião e hotel em separado, pois feitas as contas compensou ;)
No dia 20 de Junho saímos de casa em direção a estação da Campanha no Porto apanhamos o Alfa em direção a estação do Oriente, o voo partiu de Lisboa ás 18.25 e chegou ao aeroporto do Sal ás 20.25, na ida foram pontuais. No regresso é que não, tivemos um atraso de 15 horas :mad:. Já sabíamos que a TACV tem o habito de não ser muito pontual, mas infelizmente não há muitas alternativas aéreas para este destino.
Avião TACV no aeroporto de Lisboa
Avião na chegada aeroporto Amilcar Cabral



Na chegada deu logo para perceber o clima da ilha, que eu gostei e não me importava de viver num clima assim. É diferente das caraíbas, mas considero igualmente agradável. É ventoso e quente, o vento até é bom porque ajuda a refrescar, á noite pode ser um pouco fresco devido as ventos provenientes do Saara eu não achei mas a mulher sentiu necessidade vestir um casaco de Verão á noite:), ainda sobre o vento não achei desagradável como algumas pessoas já referiram, penso que terá a ver com as alturas do ano.

O hotel escolhido foi o Riu Funana, 1 vez num hotel Riu, forma um complexo com o Riu Garopa, ou seja podíamos usufruir de todas as instalações e serviços de ambos. Existem várias opções hoteleiras na ilha, mas como o Riu estava com bom preço e mais uma vez a pensar nas crianças acabou por ser a escolha acertada, a ilha não tem muito para ver ao contrario da Riviera Maya, por isso escolhemos também este resort Riu para termos mais com que nos entreter explorar e passar o tempo, algo que se confirmou.

Aqui são os hospedes permanentes do Resor:)

O resort e grande o que é agradável para passear, sempre bem limpo e os funcionários sempre bem alegres e simpáticos, assim como o povo cabo verdiano.
Para as crianças o hotel tinha um serviço de animação e entretenimento todos os dias tanto nas piscinas como em atividades.
Como éramos 6, ficamos em 2 quartos, e com vista para o mar ;) o quarto era bom não muito grande mas agradável, por email tinha pedido um quarto o mais próximo da praia e no piso superior algo que se concretizou:)
Apenas um pequeno pormenor que parece ser típico de alguns hotéis Riu,o quarto não ter divisória para a casa de banho, e de não ter frigorífico com bebidas frescas no quarto, tínhamos sempre chá e café.

Foi a 1 vez que fiquei instalado num quarto com vista para o mar, o que é magnifico acordar e ver ouvir o mar......
A praia apesar de ser inferior a de Santa Maria era boa, confesso que estava um pouco receoso da praia deste hotel, mas gostei, sobretudo ao fazer caminhada pela praia do hotel existe partes mais desertas com uma areia a fazer um raiados do vento algo muito bonito.
Animação da praia
 
Última edição:

valter_2014

Membro Conhecido
As piscinas eram 2 e grandes o que é bom para todos, as crianças adoraram, aqui a temperatura da agua durante o fim da manha inicio da tarde era boa no fim tarde já era um pouco fria mas os miúdos não queriam sair de lá pareciam patos.


Bar da Piscina

Os restaurantes eram bons, com variedade e qualidade suficiente para 7 dias, e usando os temáticos dá bem para não ser repetitivo.
 
Última edição:

valter_2014

Membro Conhecido
Os temáticos eram bons uns melhores que outros, mas aqui também posso dizer que no que toca as especialidades nada melhor que comer comida brasileira no Brasil, comida africana em África, mexicana no México e francesinha no Porto :), penso que isto é valido também para os hotéis nas caraíbas.
Nos restaurantes temáticos fomos ao Santa Maria, Manbana e Mandalay.
Algumas fotos dos restaurantes temáticos
 
Última edição:

valter_2014

Membro Conhecido
Em termos de excursões fizemos uma volta a ilha através de um guia recomendado do próprio hotel, em termos de preço foi o mesmo pedido pelos outros guias, falo do Sr Manuel, que nos levou as Salinas, a Buracona, a uma escola primária onde aproveitamos para doar material escolar, algo que é bem vindo para aquelas crianças, entre outros pontos de passagem.
 

valter_2014

Membro Conhecido
Em termos de compras, achamos mais barato faze-las no próprio hotel do que nas lojas da ilha.

Escola Primária Zeca Ramos.

Salinas, o ponto alto das visitas, fiquei admirado na forma em que podemos boiar naquela agua salgada.

Outro lugar muito falado da ilha a Buracona

O hotel também tinha animação noturna embora achei os espetáculos um pouco pobres, talvez por ter ficado mal habituado no Grand Palladium no México :)

Estando na ilha não podíamos deixar de conhecer a bela praia de Santa Maria ;)
Ainda estive para fazer a caminhada a pé desde a praia do hotel até a praia de Santa Maria mas faltou voluntários :)

Chegando ao dia 27 foi o dia do regresso :( e que regresso..........
o voo estava previsto para as 11:45, por volta das 8.30 estávamos no aeroporto, algum tempo depois informam que o voo estava atrasado e não souberam dizer mais nada, fomos encaminhados para outro hotel o Crioula situado em Santa Maria, e foi aqui que deu para perceber bem a diferença entre este hotel e o Riu, diferença da agua para o vinho, hotel que não é digno de 4 estrelas muito pelo contrario nem 3 merece, muita sujidade, falta de organização, comida sem qualidade nenhuma, bebidas muita fracas, o quarto onde ficamos estava sem ar condicionado a funcionar, sem agua quente, cheio de pó........ enfim para esquecer, a única vantagem deste hotel foi permitir aproveitar a praia de Santa Maria.
Chegando ao fim da tarde, fomos informados que o voo iria acontecer as 21.30, mal jantamos para regressar ao aeroporto, chegamos ao aeroporto e nada, nem explicações davam após muita insistência lá nos informaram que o avião estava com problemas técnicos, acabamos por regressar por volta das 00.45 no avião da Euro Atlantic, avião mais confortável e com uma tripulação bem mais simpática que no voo de ida da TACV. Acabamos por perder o Alpha de regresso ao Porto, já reclamei do atraso do voo da TACV ainda estou a espera para ver no que vai dar.

voo de regresso

Em síntese, gostamos de conhecer Cabo Verde, a sua bela ilha do Sal, as pessoas e nisto deu para sentir um espírito acolhedor, e o lema No Stress :), gostamos do hotel. Foram umas boas ferias.
É um destino que gostava de voltar a repetir mas numa outra altura, é um local ideal para viajar com crianças porque não são muitas horas de voo (desde que o avião não se atrase :)) para descansar, repousar e esquecer a nossa vida quotidiana. Apenas acho os preços exagerados dada a oferta das caraíbas com preços idênticos. Mas todos os destinos tem a sua beleza, como tal a ilha do Sal também tem a sua..............

Deixo alguns vídeos para terem uma noção :)
 
Última edição:

Maria Artur

Membro Conhecido
Olá Valter,
Mais uma vez com uma excelente partilha...que fotos lindas :oops:
Concordo consigo exageram nos preços, ,por isso para já prefiro caraíbas.
Muito obrigada.
Continuação de boas viagens.
 

Ricardo_7

Membro Conhecido
Aiiiiii :rolleyes::rolleyes::oops::oops: que me deram as saudades!
Quero tanto voltar para a ilha, tanto! Um dia vou regressar e reviver tudo novamente, adorei Cabo Verde e tudo o que tem para nos oferecer :D

Obrigado pela partilha e boas viagens! :)
 

Tiquiss

Membro Conhecido
Bom dia,

Obrigado pela partilha.
Estive no Riu Garopa, mesmo ao lado do Funana conforme indicou e ao ver as fotos, fez-me recordar os belos tempos das minhas férias na Ilha do Sal. Deixou saudades e hei-de querer voltar um dia... :)
 

Cristina Sousa

Membro Conhecido
@valter_2014 :)
Obrigada por me fazer recordar a estadia no Sal, eu fiquei no Hotel Oásis e a praia Santa Maria continua a ser uma óptima recordação.
A Ilha vale essencialmente pela extrema simpatia do seu povo!
E concordo quando se refere aos preços, são de facto exagerados em comparação com outros locais, nomeadamente caraíbas. Mas também percebemos que naquela ilha nada se produz e tudo é importado. Tudo tem o seu preço....
Parabéns pelo report, excelentes fotos. ;)
 

CristinaBF

Membro Conhecido
Ola @valter_2014
Parabéns pelo report, gostei do que vi.:)
Este ano estive quase para ir a ilha do Sal mas devido ao preço da criança optei ir para as caraíbas com a criança só a pagar taxas o que compensou bastante.
Espero um dia ir a ilha do Sal.;)
Boas viagens
 

valter_2014

Membro Conhecido
Pois nos também estivemos para optar pelas caraíbas, e se não fosse as horas de avião.......porque os preços para Cabo Verde estão puxados.

Bom dia,

Obrigado pela partilha.
Estive no Riu Garopa, mesmo ao lado do Funana conforme indicou e ao ver as fotos, fez-me recordar os belos tempos das minhas férias na Ilha do Sal. Deixou saudades e hei-de querer voltar um dia... :)
Sim, aquele povo é fantástico tem um toque especial, e do lema No Stress no hotel não achei isso considero os funcionários muito prestáveis e rápidos
 
Última edição por um moderador:
Top