Novidades

[Report]-Córsega, Sorrento, 5 Terre, Nice, Palma de Maiorca - Junho 16 | MSC FANTASIA

EFontes

Membro Ativo
Olá :)

Disclaimer: Este é o meu primeiro report, por isso não tenham grandes expectativas :p;).

Decidi escrevê-lo um pouco, para dar uma visão de alguém que já tem uma experiência um pouco alargada em Cruzeiros (com este são 4) e expor a minha opinião de toda a semana que se desenrolou.

Vou tentar ser o mais sucinta possível e vou dividir o report da seguinte forma:
  • Notas Prévias
  • Dicas Práticas
  • Opinião do Barco e do serviço a bordo
  • Itinerário / Excursões

Notas Prévias
  1. Foi o 4º cruzeiro que fiz, daí que a opinião que tive da companhia poderá ser bastante diferente dos demais passageiros, uma vez que tenho comparação com a Royal Caribbean, Costa cruzeiros e IberoCruceros;
  2. Foi o 3 cruzeiro no mediterrâneo ocidental, mas não houve repetição de excursões.
  3. Será um report com um maior enfoque em dicas e relato pessoal, do que com história dos próprios locais, uma vez que não tenho conhecimento suficiente para isso ;).

Dicas práticas:
  • Meio de transporte até Barcelona: carro, sendo que o estacionamento foi feito no parque de estacionamento do edifício world tarde center (site: Car park cruise ships port Barcelona | WTCB), onde o parque semanal fica por 75€. Existe um autocarro destinado a levar as pessoas até ao porto de embarque dos cruzeiros (tempo de viagem +\- 10min) pelo preço de 4€ por pessoa (bilhete de ida). Conservem os bilhetes do autocarro, porque são parcialmente reembolsados aquando do pagamento do parque no final do cruzeiro. Existem com bastante frequência. Ao subir a superfície do parque a paragem de autocarro fica do lado direito em direcção ao PortVell. É bastante fácil de identificar. Aconselho a despacharem primeiro as malas no embarque do cruzeiro e estacionarem depois o carro, para não irem carregados. Escolhemos esta opção, porque combinamos com visitas a cidades espanholas a caminho de Portugal. No final do cruzeiro, dirijam-se primeiro aos seguranças que estão na "cabine de controlo do parque" e expliquem que querem o reembolso de parte do bilhete do autocarro. Caso, não o façam, lá se vão (creio que 8€) pela janela fora, porque a máquina não sabe se usaram o autocarro ou não. :eek::oops:
  • Roupa: apesar, de ser um cruzeiro no Mediterrâneo tinha visto que havia grandes oscilações de temperatura nos diferentes portos, daí que roupa pratica para o dia a dia, de praia eram indispensáveis, bem como de gala também, visto que existiram 3 noites temáticas (comandante, italiana e branca).
  • Custos: comparo a um resort de 4* no Algarve com pensão completa. Para obter preços mais baratos, o ideal será marcar com pelo menos 5 meses de antecedência e, é possível obter descontos de 10% ou mesmo promoções de upgrade de quarto e pacotes por exemplo de bebidas.

Opinião do Barco e do serviço a bordo

  • Infraestruturas do barco: 16 decks, várias piscinas, e espaço comercial bastante grande face ao tipo de barcos a operar no Mediterrâneo. Tem capacidade para 4363 passageiros, o que poderá levar a maior confusão e falta de recursos (mesas no restaurante buffet, espreguiçadeiras na piscina).
  • Pacotes de bebidas: adquiri uma vez que obtive uma promoção, no entanto, só água é que era gratuita nos restaurantes buffet, no restaurante á carta tinha de se pagar.
Pontos Positivos:
  • Infraestrutura do barco
  • Grupo de Animação e espectáculos
  • Variedade de opções de comida no restaurante buffet, bem como à la cart (tanto que o carro no regresso vinha mais pesado e não era, necessariamente pela bagagem :p:D)
Zona principal do complexo da piscina / jacuzzis:

Festa Branca que decorreu na piscina exterior:


Pontos Menos Positivos:
  • Companhia muito virada para o mercado italiano (já esperava este comportamento) no entanto, acho inadmissível os empregados dos bares, restaurante e recepção não saberem falar espanhol ou inglês (português nem experimentei).
  • Falta de profissionalismo dos empregados, fiquei sem perceber se era por falta de formação ou por outra razão qualquer.
  • Demasiado focados no aspecto comercial (bem sei que têm como objectivo o lucro), mas nas companhias acima mencionadas, não vi empregados a tentarem impingir a toda a hora bebidas não incluídas no preço pago e no serviço de excursões (falarei disso mais a frente).

Itinerário do Cruzeiro:


1ª Paragem: Córsega, Ajaccio [12:00 às 19:00]
Localização do Porto: centro da cidade
Possíveis excursões/pontos de interesse: explorar a cidade a pé; autocarros de cityseeing; praia.

Pela pesquisa que fiz, decidimos ver a cidade por nossa conta, uma vez que o barco atraca mesmo no centro da cidade.
A cidade em si, não tem grandes monumentos, nem pontos de muito interesse, por isso fomos-nos "perdendo" pelas ruas e ruelas.

Curiosidade: Parede da casa onde nasceu Napoleão Bonaparte

Impressões da cidade: trânsito caótico, estacionam em qualquer lugar (em cima do passeio, de passadeiras). Devem ser influenciados pela proximidade a Itália :p.A arquitectura dos edifícios é muito idêntica à traça italiana, com cores vivas.

Deu para fazer umas compras de produtos de dermocosmética francesa com preços a menos de metade dos praticado em Portugal. :):):)

2ª Paragem: Nápoles [11:00 às 18:00]
Localização do Porto: perto de transportes públicos

Trânsito caótico, obras e mais obras.. (Já estive neste porto, em 2008, 2009 e em 2016, e continuo a ver o mesmo cenário)

Possíveis excursões / pontos de interesse:
Capri - facilmente acessível do porto, uma vez que o porto dos barcos que se dirigem para Capri se encontra ao lado dos cruzeiros;
Pompeia e Vesúvio - pelo que sei, o que melhor será adquirir a excursão no cruzeiro, uma vez o trânsito em Nápoles é especialmente caótico e nunca se pode confiar nos horários deles :mad:.
Sorrento - uma vez que já conhecíamos Capri e Pompeia decidimos realizar a excursão a Sorrento.

É uma pequena cidade italiana em cima de um promontório na Costa Amalfi, com hotéis e uma vista para a baía de Nápoles e Capri espectaculares. É um local muito bonito, com excelentes paisagens, pautado pela produção de limão e consequentemente, produtos derivados do limão (desde a chocolates, bolachas e o famoso limoncello).



Tem uma praça central onde derivam 2 ruas comerciais com produtos típicos e artesanato. Os hotéis estão localizados nas pontas de Sorrento.

Para aceder ao mar, tem 2 opções: funicular ou descendo uma escadaria. Em baixo, existem plataformas com espreguiçadeiras e guarda sóis.

Opinião sobre a excursão: uma excursão de 4,5h que se resumiu unicamente a 1hora de tempo útil em Sorrento. O resto foi perdido em trânsito nas estradas italianas. Resumindo: a companhia deveria antever esta situação e antecipar a ida para Sorrento, dado que o custo foi bem elevado. Pelo que pesquisei seria bastante difícil irmos por nossa conta uma vez que os barcos que partem do porto em direcção a Sorrento têm pouca frequência e seria demasiado arriscado.

3ª Paragem: La spezia [12:00 - 01:00]
A razão de ter escolhido este cruzeiro foi este porto. É o ponto de partida para uma ida às Cinque Terre.

Fizemos a excursão com a MSC e correu bastante bem (dado a experiência do dia anterior, antevíamos o pior :mad::rolleyes:).

Partimos do porto, em autocarro, em direcção a Portovenere, vila que serve de base para aceder às Cinque Terre de barco. Tem uma rua com bastante comércio tradicional e restaurantes, tudo muito típico.

Ao fundo, em direcção ao mar, encontra se a Igreja de São Pedro.

Após 2 horas de exploração do local, dirigimos nos de barco para o parque nacional das Cinque Terre. Vimos todas as vilas desde mar e atracamos em Monterosso del mar. É a maior das terras, que é acessível através de barco ou comboio.

Tem 2 partes, uma com comércio e restaurantes e a outra com praia.

Comércio:


Praia:

Notei bastante turismo, apesar de ser no inicio de Junho, mas não achei os preços inflacionados por isso.

Não colocamos a hipótese de realizar a visita por nossa conta, uma vez que tinha lido que os horários dos comboios que partem em direcção às Cinque Terre não são muito fiáveis e dado o curto espaço de tempo que dispúnhamos, decidimos não arriscar.

4º Paragem - Génova [8:00 - 18:00]
Porto: a 4 minutos a pé da estação de comboio Génova Piazza Principe, e a 5 minutos a pé do Porto e aquário de Génova.
Possíveis excursões / pontos de interesse:
Portofino, basta apanhar o comboio para Santa Margherita Ligure (+/- 1h de viagem) e, depois barco para Portofino (já conhecíamos)
Génova - explorar a cidade / cityseeing
Porto e aquário de Génova
Camogli - pela pesquisa que realizei é uma estância balnear bastante requisitada e acessível através de comboio desde Génova (+/- 15min).

Um pouco por comodismo, e como à saída do porto fomos "bombardeados" por meninas a tentarem vender as viagens nos famosos autocarros de 2 andares (Hop On, Hop Off) lá decidimos ter o primeiro contacto com a cidade.

A cidade forma quase que um anfiteatro e gira em torno do porto, mas com alguns cortes da paisagem fruto dos vários viadutos que a cidade tem.


Como tínhamos bastante tempo livre, fomos explorar a zona do porto e do Aquário (dizem ser o maior da Europa), bem como as praças adjacentes que são pautadas pelas lojinhas dos emigrantes, bem como um mercado com produtos típicos da região (pesto, queijo, pão ...).


Em Génova, a MSC tem a sua base, tanto, que pelo que percebi, será um porto operado em exclusividade pela companhia, e onde carregam o barco com alimentos. Ao lado do Fantasia estava atracado outro barco da companhia com a mesma estrutura.

O Fantasia é o que se vê primeiro:


5ª Paragem - Cannes [8:00 - 16:00]
Porto: O barco atraca ao largo e coloca os barcos de emergência para trazer os passageiros para terra.


Possíveis excursões / pontos de interesse:
Praia - existe uma logo a saída do Porto;
Cannes - percorrer a marginal e apreciar os belíssimos hotéis de Cannes, bem como o edifício onde se realiza o festival de cinema;
Nice e Mónaco (dado o nº de horas que o barco permaneceu atracado, o melhor era realizar excursão pela MSC).

Decidimos optar pela excursão a Nice, com ida pela costa e regresso pela auto estrada. Em Nice, visitamos a Promenade des Anglais (a marginal deles), bem como o centro histórico. Não deu para mais, dado o reduzido tempo que ficamos em Nice.


Pelo comércio tradicional que vi, não achei os preços demasiados caros, no entanto, restaurantes ou outro tipo de comércio não deu para perceber o panorama.
Notei que têm bastante influência de Itália dada a proximidade geográfica, quer na traça dos edifícios da parte antiga, quer no dialecto próprio da região.
Em algumas ruas, existem placas com o nome em francês e no dialecto que junta o francês com o italiano.


A par da excursão de Sorrento, penso que os tempos de visita aos locais deveriam ser aumentados. Nunca dos cruzeiros passados ficamos com a sensação de termos de ver tudo a correr e aqui, sim.

[Um à parte face ao Cruzeiro: impressionou-me bastante ver as imagens dos atentados na Promenade e reconhecer todos aqueles sítios, após um mês de ter lá estado. Na altura, questionaram a guia sobre como viviam com a possibilidade de um atentado acontecer novamente. O que nos disse, foi que tentavam viver da forma mais normal possível, mas que, também, ali em Nice dificilmente aconteceria algo...]

6ª Paragem - Palma de Maiorca [14:00 - 0:30]

Já era a 2ª vez neste porto, pelo que já sabíamos como nos deslocarmos para a cidade pelos próprios meios.

Então, basta sair do porto e deslocar para uma paragem de autocarros mesmo em frente. Não há mais nenhuma e não há que enganar. São autocarros públicos que fazem a rota do porto para o centro da cidade em cerca de 15min. A ida pagamos 3€ por pessoa, na volta 1,5€. Não percebemos o porquê da diferença.

Desde o local onde nos deixam existe uma área comercial bastante grande e, também, mais à frente a famosa catedral de Palma de Maiorca. Não levamos nenhum mapa, simplesmente fomos seguindo a corrente de pessoas e seguindo as setas para a catedral.

Catedral de Palma de Maiorca


Adicionalmente, há pessoas que vão fazer praia e, disseram-nos que também se apanha o autocarro público e demora se cerca de 5min. Para mais detalhes é uma questão de pesquisarem. ;)

Opinião genérica e possiveis "ensinamentos":
Não voltarei a utilizar os serviços da MSC, excepto que estejam com preços óptimos que compensem os pontos menos bons (ressalvo sempre a experiência que já tive).
Locais que merecem uma visita mais prolongada: Sorrento (combinado com Capri por exemplo), e Nice, uma vez que achei que é uma cidade para usufrui numa estadia mais demorada combinado claro, com a visita a outras cidades da Cote D'Azur.


Alguma dúvida e/ou esclarecimento que queiram saber, perguntem ;)
E, claro, conselhos para futuros reports, agradeço ;):)
 

CristinaBF

Membro Conhecido
Olá
Parabéns pelo report e obrigada pela partilha.
Dicas muito importantes.;)
Gostava de fazer o cruzeiro nas ilhas Gregas... talvez um dia:)
Boas viagens;)
 

d3ci0

Membro Conhecido
Para um 1º report, está excelente!!!!
Nunca fiz um cruzeiro, mas está na minha lista de desejos :rolleyes: adorei as fotos e as cidades, algumas já conheço outras gostaria de conhecer.:D
Obrigado pela partilha!!
 

Cristina Sousa

Membro Conhecido
Olá :)
Report bastante esclarecedor.
Nunca fiz um cruzeiro, e do que já li sempre fiquei com a sensação que em terra não há muito tempo para visitas.
Gostei muito das fotos, parabéns!
Obrigada pela partilha. ;)
 

Tinker Bell

Membro Conhecido
Excelente guia, parabéns!! 5*
E já agora, li que não foste desta vez a Capri mas já tinhas ido, que tal é? Cumps!
 

SilverArrow

Membro Ativo
Obrigado pela partilha, um report bem montado e explicativo.

Admito é que não fiquei com muita vontade de fazer um cruzeiro, os tempos muito limitados nos portos, e a 3500 pessoas a bordo tiram-me logo a vontade.

Quanto ficou a viagem completa por pessoa?
 

EFontes

Membro Ativo
Para um 1º report, está excelente!!!!
Nunca fiz um cruzeiro, mas está na minha lista de desejos :rolleyes: adorei as fotos e as cidades, algumas já conheço outras gostaria de conhecer.:D
Obrigado pela partilha!!
Muito Obrigada :)


Olá :)
Report bastante esclarecedor.
Nunca fiz um cruzeiro, e do que já li sempre fiquei com a sensação que em terra não há muito tempo para visitas.
Gostei muito das fotos, parabéns!
Obrigada pela partilha. ;)
Obrigada,
O que eu quis transmitir no report, é que em Sorrento e em Nice, não houve tempo para as visitas por má organização da empresa, porque teria havido tempo suficiente, caso antecipassem a hora de ida..
Mas, sim claro, tínhamos, sempre que andar a olhar para o relógio. ;)




Excelente guia, parabéns!! 5*
E já agora, li que não foste desta vez a Capri mas já tinhas ido, que tal é? Cumps!
Obrigada :)

Fui a Capri, em 2008, e é a estância balnear por excelência das pessoas famosas/endinheiradas de Itália/Sul da Europa. É tudo muito arranjado, muito caro, com paisagens espectaculares, com hóteis pequeníssimos e exclusivos, com as lojas de marca tipo LV, Gucci, D&G (e por aí em diante :p). Com muitos iates nas redondezas..
Fiquei sempre com a sensação que gostaria de voltar (2/3 dias) e fazer uma extravagância. :D:D



Obrigado pela partilha, um report bem montado e explicativo.

Admito é que não fiquei com muita vontade de fazer um cruzeiro, os tempos muito limitados nos portos, e a 3500 pessoas a bordo tiram-me logo a vontade.

Quanto ficou a viagem completa por pessoa?
Claro, que num cruzeiro, à partida já se sabe que temos hora de chegada e partida, não há flexibilidade, mas para conhecer cidades mais pequenas na costa, muitas vezes é o ideal, ou então destinos que à partida alojamento e custo de vida são bastante elevados.
A questão das 3500 pessoas a bordo é um pouco falaciosa. Nunca, senti que o barco tivesse muita confusão, e depende da altura em que se vá, porque se a maioria dos passageiros forem pessoas mais maduras, os comportamentos são diferentes face a adolescentes ou crianças... ;)

A viagem ficou por 731€, marcada com 6 meses de antecedência, num camarote com janela e com pacote de bebidas incluído e, ainda seguro.
 

SilverArrow

Membro Ativo
Claro, que num cruzeiro, à partida já se sabe que temos hora de chegada e partida, não há flexibilidade, mas para conhecer cidades mais pequenas na costa, muitas vezes é o ideal, ou então destinos que à partida alojamento e custo de vida são bastante elevados.
A questão das 3500 pessoas a bordo é um pouco falaciosa. Nunca, senti que o barco tivesse muita confusão, e depende da altura em que se vá, porque se a maioria dos passageiros forem pessoas mais maduras, os comportamentos são diferentes face a adolescentes ou crianças... ;)

A viagem ficou por 731€, marcada com 6 meses de antecedência, num camarote com janela e com pacote de bebidas incluído e, ainda seguro.
Eu tomei em conta esta frase:
Tem capacidade para 4363 passageiros, o que poderá levar a maior confusão e falta de recursos (mesas no restaurante buffet, espreguiçadeiras na piscina


Para mim as férias não pode ser disputar cadeira numa piscina ou num restaurante.
O valor foi bom, mas isso exclui a viagem de carro até Barcelona, certo?

 

Jorge Gonçalves

Membro Conhecido
Olá,
Obrigado pelo partilha do report.
Sempre tive o desejo de fazer um cruzeiro, pela experiência, mas estes tempos de estadia curtíssimos tê-me feito adiar sucessivamente. Por este andar, só quando já não conseguir andar é que vou fazer. :D
 

EFontes

Membro Ativo
Eu tomei em conta esta frase:
Tem capacidade para 4363 passageiros, o que poderá levar a maior confusão e falta de recursos (mesas no restaurante buffet, espreguiçadeiras na piscina


Para mim as férias não pode ser disputar cadeira numa piscina ou num restaurante.
O valor foi bom, mas isso exclui a viagem de carro até Barcelona, certo?


O valor, sim, exclui a viagem de carro até Barcelona ;)
 

Ricardo_7

Membro Conhecido
Olá,

Obrigado pelo report! :)
Confesso que Cruzeiro é algo que quero muito experimentar mas ainda não surgiu a oportunidade, um dia :D

Boas viagens ;)
 

baguera

Membro Conhecido
Confesso que não gosto de ficar "preso" pelas horas, na altura das excursões, dai não ser fã dos Cruzeiros, mas não me impede de dar os Parabéns pelo report, são sempre bem vindos.
Parabéns :)
 

Lipe

Membro Conhecido
Tal como muitos, também pretendo realizar a experiência de um cruzeiro um dia... mas sem nada desses contratempos e stress's que a "MSC mostrou" neste report!
Obrigado pela partilha e de facto foi um bom preço, tendo em conta os sítios visitados e a duração.
 

PaulaCoelho

Membro Conhecido
Não sei quando mas qualquer dia também quero fazer um cruzeiro.
Gostei do preço e ainda mais dos belos locais visitados.
Obrigada pela partilha ;)
 

rmonteiro

Membro Conhecido
Excelente report.;);)
A sua experiência em cruzeiros aliada à "narrativa" da viagem, fazem deste report um autentico guia para quem, como eu, nunca fez um cruzeiro.
Muito obrigado por este report !!:)
 
Top