Novidades

[Report] Cáceres, cidade medieval

Antonia.M.S.

Membro Conhecido
Olá,
Hoje venho partilhar convosco uma cidade muito bonita da vizinha Espanha e bem perto da nossa fronteira: Cáceres.

A Páscoa é certamente uma das festividades mais importantes da religião católica. Aqui ao lado esta época é vivida de forma fervorosa e muito participada, com grandes manifestações religiosas. Boa altura, portanto, para aproveitarmos os dias de descanso e darmos um bom passeio. As opções são muitas, porque por todos os lugares, dos maiores aos mais pequenos, as celebrações pascais são intensamente vividas. Crentes ou não, podemos sempre deixar-nos impressionar pela forma como se vivem os rituais religiosos ou, simplesmente, pelo imenso e bem cuidado património histórico, cultural, e paisagístico que podemos encontrar.

Aproveitando os feriados e pausas no trabalho, resolvemos um destes anos, e por altura da Páscoa, partir à descoberta da região fronteiriça de Cáceres. Já por diversas vezes havíamos estado na cidade, mas nunca nos tínhamos dedicado expressamente a visitá-la, a conhecê-la melhor. Em boa hora o fizemos, é uma cidade encantadora, que merece muito ser visitada.

A estremadura espanhola faz fronteira com o Norte Alentejano. Da nossa cidade, seguimos em direcção a Estremoz, Borba e Elvas. Entrámos em Espanha por Badajoz, e daí seguimos em direcção a Cáceres. Até Espanha, podemos usar estrada nacional ou autoestrada. Como a nacional é bastante boa, foi esta a opção seguida.

Cáceres é uma cidade medieval, declarada Património da Humanidade pela Unesco, e situada na região da Estemadura espanhola. Foi fundada pelos romanos, mas ocupada posteriormente por outras culturas, de que mantém provas bastantes.

O Centro histórico, ou Ciudad Monumental, é uma mistura arquitectónica entre o gótico e o renascentista, e por entre as suas ruas, de calçada medieval, distribuem-se muitos palácios e casas fortificadas. A cidade é cercada por muralhas mouriscas do século XII, e ainda preserva cerca de 30 torres.

 
Última edição:

Antonia.M.S.

Membro Conhecido
O dia estava particularmente bonito. Soalheiro e de temperaturas muito amenas.
Decorriam as cerimónias da Páscoa por toda a cidade e o ambiente era festivo.

Visitámos o Museu de Cáceres, de entrada gratuita, e deixá-mo-nos encantar pela cidade, percorrendo-a pé, descobrindo praças e calcorreando ruas estreitas, onde convivem harmoniosamente a arquitectura religiosa, civil, e os espaços culturais.
 

Antonia.M.S.

Membro Conhecido

Cáceres é daquelas cidades onde inevitavelmente se sente o peso da História. Podem descobrir aqui tudo o que há para visitar.
Toda a região tem muito para descobrir. De Cáceres seguimos para Coria.
Mas não podíamos partir sem aproveitar o que de melhor tem aquela região em termos gastronómicos: o presunto Ibérico. O almoço foi numa bela esplanada, na praça central, e predominaram as iguarias de porco ibérico, entrando com tapas de queijo serrano, presunto e lombo ibérico. Muito bom!

Coria
Saindo de Cáceres em direção ao Norte, surge-nos, e surpreende-nos pelo caminho, uma cidade cujo património, de enorme valor histórico e arquitectónico, é realmente admirável, Coria.

Esta pequena cidade, também da Estremadura espanhola, é outro exemplo de monumentalidade. Coria "catedralicia e senhorial". Com passado romano e árabe, as suas muralhas com 20 torres quadradas e quatro portas, são magníficos exemplos de arquitectura defensiva romana.

 

Antonia.M.S.

Membro Conhecido
Última edição:

PaulaCoelho

Membro Conhecido
Tenho uma paixonite por cidades amuralhadas e medievais e esta não conheço mas quero conhecer :D
Está na lista... ainda para mais é aqui tão perto!
Belas fotos. ;)
 
Top