Novidades

[Report] Bulgária - Sunny Beach

Bee

Membro Conhecido
Bulgária - Sunny Beach

Como há uma primeira vez para tudo, esta é a minha primeira vez a fazer um report sobre a Bulgária.

Fui para lá em Agosto de 2008 mas como só há pouco tempo descobri o portal, só agora conto o que por lá vivi.
Tentarei o meu melhor.

Data Viagem – 25 Agosto a 1 Setembro

Voo – Porto – Bourgas
Começou mal. Tínhamos voo marcado para as 20h (+/-). Já estávamos todos na zona de embarque quando uma senhora da cafetaria lá perto disse que o nosso voo estava atrasado 4h porque o avião estava avariado. Olhamos para os painéis e não havia nenhuma indicação nesse sentido, mas ficamos logo “com a pulga atrás da orelha”.
Passados uns minutos lá apareceu a indicação “atrasado”. Tempo de espera não se sabia... esperamos, desesperamos, ninguém dizia nada nós sem jantar e a cafetaria já não tinha nada. Bem havia que começar a fazer barulho. Passados uns longos minutos lá apareceram dois funcionários do aeroporto a dizer que devido a uma avaria o avião estava atrasado mas que enquanto esperávamos nos iam dar uns vouchers para jantar.
O restaurante em causa ficava a 100mtos de onde estávamos mas tinha umas cancelas que só podiam ser atravessadas num sentido… toca a caminhar. Antes mesmo da viagem começar fizemos um tour guiado pelas “catacumbas” do aeroporto Francisco Sá Carneiro. Caminhamos, caminhamos…. Continuamos a caminhar. A páginas tantas já nem os funcionários sabiam onde estavam…chegamos a mais um posto de controlo e os funcionários não se entendiam uns com os outros… Informação: por ali não podíamos passar… volta para trás…eu nesse dia estava de bom humor só me dava para rir… Mais uma caminhada mais um posto de controlo… Toda a gente a mostrar bilhetes e documentos… Quando demos por nós estávamos na sala de recolha de bagagem e saímos pela porta das “Chegadas” (quando nem ainda tínhamos partido).
Toca a subir a passar novamente pelo controlo. Tirar cintos, brincos, carteiras tudo como se fosse a 1ª vez a passar ali… Até as garrafas de água que já tínhamos comprado lá dentro tiveram de ficar para trás. (roubalheira… a minha já ia quase no fim senão não sei…:D)
Finalmente jantar… e às 24h lá entramos no avião.
(Soubemos que o avião se atrasou por causa de uma avaria… depois chegou o avião e eu olhei para ele
 

Bee

Membro Conhecido
Hotel Complexo Flora, Rodopi, Svet – É um complexo de 3 hotéis tendo ficado hospedada no Rodopi. O que posso dizer… Era limpo e tinha algo que gostei, tinha 3 piscinas, uma para cada hotel. Podíamos utilizar qualquer uma mas optamos sempre pela do Rodopi. Acho que é bom para se evitar aglomerados de gente na mesma piscina. E como as piscinas ficavam na parte comum dos 3 hotéis estavam situadas entre os edifícios o que acaba por ser bom… Como já referi em cima, a maioria dos hotéis tem as piscinas junto às ruas onde passam “centos” de gente coisa á qual não acho grande piada. Assim não tínhamos de estar sempre a ver quem nos observava… era mais privado.

A animação do hotel era mediana. Durante o dia consistia em jogos de volei na piscina, danças. Como existe muita actividade nocturna não havia grande necessidade de animação no hotel contudo lá tinham uns espectáculos de danças, cantoria, palhaços mas quase tudo virado para as crianças. Uma nota todo o programa diurno e nocturno 100% alemão.

Os quartos não são enormes mas servem perfeitamente (varanda, duche, armário, TV, secador, ar condicionado). Eram limpos todos os dias.

Agora a pior parte o restaurante do hotel.
Eu posso dizer que só não passei fome porque havia muitos restaurantes e supermercados perto… mas é muito chato eu pagar um TI e ter que gastar mais $ para comer…
A comida, assim como tudo o resto, era virada para os gostos alemães. Eu confesso que sou muito amante da comida portuguesa mas não sou das piores e mesmo assim achei mau. Pouca variedade e de qualidade duvidosa. O que sobrava do almoço eles arranjavam maneira de colocar no jantar. Até o pequeno-almoço era muito mau. Lá fui eu tentar pelo menos uma caneca de leite e quase que “chamava o Gregório”.:D Desculpem a descrição mas é verdade a maquina não era para manter o leite quente mas sim para fazer o leite, leram bem, fazer o leite. Era leite em pó e só saia água esbranquiçada. E depois o cheiro era horrível…
Eu que detesto chá lá tive que andar a chá. Mas ate a água me fez mal. Não sei qual o PH de lá mas andei vários dias mal do meu estômago. Acordei várias noites cheia de dores. Nem quero lembrar…:D

Excursões Tem a Sofia (capital – 2 dias), moto 4, Turquia (2 dias), principais cidades búlgaras (2 dias), folclore búlgaro, e uma ao monte azul.
Fizemos apenas esta ultima. Fomos conhecer aldeias típicas búlgaras, tapeçarias, andamos um pouco nos Balcãs, e por fim andamos de teleférico deste o chamado monte azul (o tempo estava encoberto e não pudemos ver se era verdade) até à cidade de Sleven a 4ª principal da Bulgária. Foi diferente mas nada de especial. Deu para conhecer um pouco o interior do país a história deles.

Praia de SUNNY BEACH – Bem valha-nos a praia. O tempo esteve sempre bom. Muito calor…
A água do mar estava nos 1ºs dias com muitas algas mas depois passou. Penso que é normal daquela altura do ano.
A temperatura não era a das Caraíbas mas pode-se dizer que é quente. Poucas ondas mas em contra partida são muitas pessoas aglomeradas. A praia estava apinhada e 90% da extensão da praia estava reservada aos hotéis da linha de praia. Tinha muitas cadeiras de praia mas não podíamos utiliza-las. E o espaço na areia para toalhas era super reduzido. Para encontrar um lugar era preciso ir bem cedinho tipo 9h… A mim mesmo quando ia mais tarde nunca me preocupou porque raramente me deitei na toalha. Estava sempre na água até porque o sol não deixava estar parado.
Algo muito engraçado (no principio) era o mar estar repleto de búzios do tamanho de uma mão fechada. Ao caminhar na água eram às centenas. Mesmo não querendo éramos obrigados a pegar-lhes… Se bem repararam eu disse que era engraçado no principio porque no nosso ultimo dia (e ainda bem que foi no ultimo dia) estava a nadar e só ouço o meu marido a dizer “ai” ainda pensei que ele estava a brincar mas infelizmente não. Ao parar de nadar e ao colocar os pés no chão calcou um búzio e não era daqueles pequenos. Sabem aqueles grandes que se vendem em algumas lojas como objectos de decoração? Pois é aqueles espetos grandes cortaram o pé ao meu marido (tadinho do meu menino:(). Por isso se for para lá cuidado na água. Não sei se é normal estarem o ano todo naquela área mas convêm sempre prevenir. E isto leva-me a mais um tópico…

Seguro de Viagem – Nós levamos o básico que está incluído na viagem. Ao ver o corte todo preto (cheio de areia e lodo) vi logo que tinha de ser bem desinfectado. O meu marido (normal dos homens) cheio de dores mas sem dar o braço a torcer disse que não era nada e que desinfectava no quarto. Mas eu não estive pelos ajustes, cheguei ao hotel e perguntei se tinham uma caixa de 1ºs socorros… e elas perceberem? Quase que tinha de fazer um desenho… Por fim ela entendeu e perguntou se queríamos ser vistos pelo médico do hotel. Eu olho para o pé todo ensanguentado porque a caminhar a ferida abria e disse que sim… Lá fomos ter com a médica… Lá explicamos o que tinha acontecido… pela cara dela não devíamos ser os 1ºs. Pediu-me os documentos, n.º apólice e começou a limpar… bem o nosso amiguinho deixou lá dentro parte de um espeto, e toneladas de areia (era mesmo muita) Só aí tive a noção que o pé dele estava, da parte de fora cortado de alto a baixo.
Bom como ela lá não conseguiu fazer tudo disse que tínhamos de ir mesmo ao hospital que precisava de pontos. Pergunta ela: pode caminhar um pouco? Resposta: Sim.
Com o pé aberto, lá vamos nós… e o caminho nunca mais acabava… depois de +de 1Km a caminhar lá chegamos a uma clínica privada. (Paro para fazer uma reflexão. Ainda nos queixamos do nosso sistema de saúde. Se aquilo era uma clínica privada não quero imaginar um hospital publico).
Na clínica os corredores não tinham vasos com flores mas sim as bicicletas dos médicos e enfermeiros estacionadas:p. Os médicos tinham um aspecto que mais pareciam era os doentes. Ligo eu para Lisboa para accionar a apólice enquanto que o moço estava no curativo. A parte que segue foi me contada por ele.

Agora riu-me mas podia ter sido grave. Vou tentar pôr em diálogo.

Médica: Tem a vacina do tétano?
Marido – Sim.
Médica – Mas eu vou dar outra vez. (pimba mais uma dose… depois soube que uma dose dada antes do tempo pode matar… nem é bom pensar:eek:)

Médica – Olhe para trás que vou dar uma injecção no pé. É a anestesia.
Marido – Quero ver. (e viu… viu a agulha a partir a saltar:s…. A 2º lá espetou…)

Médica – Preciso de alguém para me ajudar a abrir-lhe a ferida enquanto limpo. (chamou alguém que estava fora da sala… lá vai o outro médico a entrar e (essa parte eu também assisti) a porta não abria… sem meias medidas patadas à porta, murros até ela abrir…o que depois de uns segundo de luta lá aconteceu.:D)

Depois da ferida limpa lá partiram para a sutura da mesma… pois bem mais uma agulha a partir. A linha era preta e grossa tipo atacadores (um pouco exagerada mas as enfermeiras cá ficaram admiradas com a grossura da mesma nos curativos). Para não ficar atrás a linha por 2 vezes também decidiu partir. A 3ª lá resultou e o curativo foi feito…

Bem o pior foi a seguir… Clínica Privada… conta aumentada… Pagamos nada mais nada menos que 250€ por limpar e suturar uma ferida.:D:D
Não ando a par dos preços mas pareceu-me muito exagerado.

Depois fomos ressarcidos mas é sempre bom levar o seguro e o VISA… foi o que nos safou senão tínhamos ficado a lavar o chão da clínica.:D
(Um episodio para contar aos netos)


Voo – Bourgas – Porto
Sala de embarque claustrofobica. Centenas de pessoas dentro de um espaço minúsculo. Para terem uma ideia até no chão era difícil encontrar um lugar para sentar. Voo com indicação de 1h de atraso… Tudo a desesperar por causa do calor e de tanta gente aglomerada. Mas por fim fomos chamados até antes do tempo e lá saiu o voo a horas… 4 horinhas depois estava no Porto e fui direitinha a casa da minha sogra comer uma comidinha portuguesa que tanta falta me fazia…:D


Bom a coisa já vai longa. Se faltar alguma coisa que queiram saber disponham.
Agora vou ver se coloco algumas fotos.
Débora
 

Bee

Membro Conhecido
Algumas fotos da excursão ao Monte Azul (deve ser do Pinto da Costa)
casa tipica da aldeia
ai997.photobucket.com_albums_af98_deboraruben_Bulgaria_34.jpg


ai997.photobucket.com_albums_af98_deboraruben_Bulgaria_35.jpg


ai997.photobucket.com_albums_af98_deboraruben_Bulgaria_36.jpg


Viagem de teleférico
ai997.photobucket.com_albums_af98_deboraruben_Bulgaria_37.jpg


ai997.photobucket.com_albums_af98_deboraruben_Bulgaria_38.jpg


ai997.photobucket.com_albums_af98_deboraruben_Bulgaria_39.jpg


ai997.photobucket.com_albums_af98_deboraruben_Bulgaria_40.jpg


Devem estar a pensar então e a praia??
é a seguir...
 

Célia Reis

Membro Novo
Olá Bee!
Fiquei bem elucidada com o teu relato e fotos! Obrigada pelo teu testemunho!
O teu marido que me desculpe, mas não consegui deixar de rir com a forma humoristica como relatas a vossa peripécia do ferimento no pé e da ida à clinica.
 
Última edição por um moderador:

Bee

Membro Conhecido
Bons Dias!!!

A praia é limpa e a agua é boa. Como já disse a temperatura da água não é a das Caraíbas mas deve rondar os 20º / 23º.

O único senão é o número de pessoas que vão para lá. Se tiverem sorte de ficar num hotel da linha de praia tem direito a cadeira, e tem espaço porque só os do hotel vão para lá. Caso contrario é aventura até encontrar um “buraco” para pousar as toalhas.

Nas fotos que coloquei podem ver até onde estão as cadeiras e qual o espaço que sobra para toalhas… já para não falar que quando a maré sobe esse espaço fica reduzido quase a nada…

Mais alguma dúvida, disponham.
 
Última edição:

JATG

Membro Ativo
E a areia é mais para o escuro ou é impressão minha?
É tipo mar Mediterrâneo (Ilhas Baleares)?
 

Bee

Membro Conhecido
JATG disse:
E a areia é mais para o escuro ou é impressão minha?
É tipo mar Mediterrâneo (Ilhas Baleares)?

Não conheço as baleares por isso não posso fazer uma comparação mas de facto é mais escura que a nossa areia.
Mas não é muito mais. Temos também que ter em atenção que aquilo é o Mar Negro por isso é normal ser mais escuro:D:D:D

Estou a brincar! :)
De facto o nome "mar negro" se dá devido à presença de grande quantidade de sais minerais que dão uma coloração escura à água não sei se se reflecte também na areia. Mas como disse não é nada exagerado.
 

guripa

Membro
Bee claro que ja foram a 1 ano e tal caminho de dois, mas será possivel dizer qt pagaram +-?

Pra eu ter uma ideia pra este ano.
 
Última edição por um moderador:

Bee

Membro Conhecido
guripa disse:
Bee claro que ja foram a 1 ano e tal caminho de dois, mas será possivel dizer qt pagaram +-?

Pra eu ter uma ideia pra este ano.
Olá,

No Verão de 2008 ficou por 1.459€.

Preço para 2 pessoas em TI, em hotel 4*.
Levei cerca de 300€ para recordações, excursão, comemos algumas vezes fora do hotel mas andamos à vontade.
No meu caso como a família directa é grande, foi onde gastei mais, nos “recuerdos”, não por serem caros mas muitos. Se não tiverem essa preocupação, a vida lá é barata. (pelo menos quando eu fui era mas como o mundo anda em altos e baixos convêm sempre pedir uma opinião actualizada na agência).
Boa viagem
 
Última edição:

tinocas

Membro Ativo
Oh Bee, que aventura!
Obrigada por este report cheio de informação útil. Reforçou a ideia que eu tinha da Bulgária, «para fazer um circuito pelo país, tudo bem, agora para ir só para a praia, não, muito obrigada». O local não me seduziu, sinceramente!
Beijocas grandes.
TI
 
Última edição por um moderador:

Bee

Membro Conhecido
Como o prometido é devido aqui pago o que devo...

Uma das atrações noturnas em Sunny Beach era passear/ tirar fotos com animais exoticos entre os quais este:

ai997.photobucket.com_albums_af98_deboraruben_Bulgaria_Frias2008Bulgria198.jpg



Freitas, vê esta sou eu sem qualquer tipo de medo de cobras... cof cof cof...;)
Ok confesso que não sou eu, quem tirou a foto foi o meu marido porque eu ja havia muito tinha fugido e me trancado a 7 chaves no quarto...;):huh:

Ok fugir não fugi inclusive passei mesmo ao ladinho... mas quando vi realmente o que era aquele ser... ui nem queiram saber:blush:

Só mais um pormenor: imaginem o meu sacrificio para colocar esta foto aqui... ;):huh:;)
 
Última edição:

jfreitas

Membro Conhecido
Bee disse:
Só mais um pormenor: imaginem o meu sacrificio para colocar esta foto aqui... ;):huh::(
quanto á cobra... Linda

quanto ao facto de fugires não me acredito.. o mêdo deve ter sido tão grande que ficaste 10 minutos a dizer hã hã hã ái.. ái.. ái.. pof!!! apagou-se a luz...;);):D:D
 
Última edição por um moderador:

tinocas

Membro Ativo
Oh Bee, com medo de uma cobrinha? Pensei que eras mais corajosa!:):p
Ainda se fosse uma aranha.....:p
 
Última edição por um moderador:

majolo49

Membro Novo
Olá a todos:
Estive na Bulgária na segunda quinzena de Julho mas não trago as recordações que vi aqui descritas . Na verdade nas viagens como em tudo , temos que ter alguma sorte e isso posso dizer que aconteceu comigo. Tirando o atraso no avião que segundo me constou é prática comum, pois tambêm saiu de Lisboa com uma hora de atraso , o hotel estava bem situado ( Iberostar sunny beach) os empregados apesar de nao serem uma simpatia extrema tentavam sempre ser do nosso agrado fosse na recepção no restaurante ou em qualquer zona do hotal. Nem todos os hoteis tinham as cadeiras de praia para os seus clientes ( as praias eram concessionadas) e o meu era o caso mesmo sendo um hotel de quatro estrelas, Mas isso não me incomodou poiz só tinha de atravessar a rua e uma ponte de madeira e já estava na praia. Como a água era maravilhosa passava o dia dentro de água e quando me cansava voltava para o hotel para as cadeiras junto á piscina. Sou sincera nunca me perdi tendo feito sempre o reconhecimento de manhã cedinho antes do calor apertar. Sobre a comida verdade seja dita que neste hotel comemos sempre bem com bastante variedade apesar de eu me ter dedicado mais ás saladas e aos grelhados mas o meu filho nunca se queixou e pelo que eu falava com os outros portugueses estavam bastante satisfeitos com o serviço do hotel Mesmo durante a tarde por volta das quatro tinham sempre um pequeno lanche com bolos e sumos na recepção para todos os hospedes,
Algo que considero importante tambêm salientar . As guias extremamente simpáticas sempre preocupadas connosco, falavam muitisimo bem o português, coisa que n vemos na nossa vizinha espanha.
Como destino de férias voltaria a Sunny Beach? Apenas pela praia e pelos preços!
 
Top