Maria33
Membro
[SIZE=medium]Olá a Todos,[/SIZE]
[SIZE=medium]Venho aqui postar o meu report resumido da viagem a Buenos Aires que fiz no passado mês, e na qual aproveitei também para dar um salto de 2 dias a Cidade de Colónia do Sacramento no Uruguai.[/SIZE]
[SIZE=medium]Relativamente a aspectos práticos da viagem, chegando ao aeroporto não há conexão de metro para o centro, há a opção de ir no autobus 8 que é demorado, em companhias privadas de camionetas como a Manuel León que vai directa à zona de Retiro fazendo também combinação com táxis, ou mesmo apanhando um táxi directo desde o aeroporto. Os transportes em geral são baratos, inclusive os táxis, mas dada a distância do aeroporto deverá sair uns 30 euros. [/SIZE]
Para além de baratos os transportes passam com muita frequência, andar a pé também é uma boa opção para se conhecer os bairros, até porque Buenos Aires é uma cidade plana, contudo muitas avenidas têm vários quilómetros de comprimento, como a famosa Avenida 9 de Julio...
Avebida 9 de Julio - obelisco
Avenida 9 de Julio
Uma das visitas obrigatórias na zona do microcentro é a bonita Avenida de Mayo com os seus edifícios de estilo europeu de inicio de século e esplanadas, tanto para o lado oeste que vai dar à Plaza del Congreso, como para leste que vai dar à Plaza de Mayo. Nesta histórica praça onde ainda hoje se juntam manifestações, podemos visitar o Palacio Rosado (Palácio Presidencial), Museu el Cabildo (sobre a História e independência da Argentina) e a Catedral Metropolitana, onde se encontra o corpo de San Martin, o impulsionador da independência da Argentina, Chile e Peru.
Congresso e árvore jacarandá
Plaza del Congreso
Plaza de Mayo
Plaza de Mayo, do lado direito a catedral
Plaza de Mayo - Casa Rosada
Andando um pouco após passarmos a Plaza de Mayo vamos encontrar Puerto Madero, exlibris da cidade que se transformou de antigo porto comercial em passeio turístico com restaurantes, bares etc. (um pouco ao estilo do nosso parque das nações), vale a pena uma visita de dia ou noite! :cheers:
Puerto Madero- Buque Sarmiento e Puente de la Mujer
Subindo a Avenida 9 de Julio temos a Calle Florida e Calle Lavalle duas ruas cheias de comércio de todo género, várias casas de câmbio (inclusive muita gente a tentar cambiar na rua), assim como as também as conhecidas Galerias Pacífico, contudo sendo uma zona muito comercial os preços aqui tendem a subir. Um pouco mais acima a bonita Plaza de San Martin também vale a pena uma visita, com a estátua do libertador, diversas árvores inclusive os jacarandás que são muito comuns em Buenos Aires e estão em flor na primavera (Out-Dez) e uma árvore de borracha com mais de 200 anos.
Do lado oeste da Avenida 9 de Julio temos o Teatro Colón, teatro ópera construído em 1908 com uma das melhores acústicas do mundo, apesar do preço vale a pena uma visita ao interior pelo seu esplendor.
Teatro Colón
Por falar em teatro não posso deixar de referir a bonita livraria que foi adaptada de um teatro chamada El Ateneu. Atenção que existem várias livrarias Ateneu, esta é na Avenida Santa Fé, e aqui perto na calle Talcahuano a pizzaria El cuartito merece uma visita pela qualidade/preço das pizzas com ar tradicional e bem recheadas!
E já agora vale a pena um pequeno apontamento à gastronomia argentina, como é do conhecimento geral a carne de vaca é de bastante qualidade, há que experimentar os bifes de chorizo, apesar de não ser muito barato são em geralmente bons. Também como não pode deixar de ser experimentar as parrilladas e as empanadas no forno que se fazem de tudo queijo/fiambre, carne de vaca, frango, ... e claro pela traição de emigração italiana em Buenos Aires pode-se comer boas pizzas, pastas, lasanhas,... O dulce de leche é muito comum, como leite condensado cozido, eu não resisti e trouxe um frasco!
De bebidas os porteños são muito aficionados ao maté (infusão), e claro há que referir os vinhos argentinos.
Livraria EL Ateneu
Empanadas
Na saida do metro Carlos Gardel temos a pouca distância a Casa-Museu dedicada a este expoente máximo do tango argentino, local onde chegou a viver com a sua mãe. Vale a pena entrar no espírito do tango e conhecer um pouco sobre Gardel que morreu com 44 anos num acidente de avião, o que ajudou ainda mais a lançar a lenda. Contudo os argentinos não acham muita graça a que se faça referência à possibilidade da sua naturalidade ser francesa...
Dei ainda um salto ao Museu de Ciencias Naturales que tem em exposição dinossaurios, anfibios, insectos, uma secção da antártida etc.
Casa-Museu Carlos Gardel
Museu Ciências Naturales
La Boca, o Bairro onde dizem ter nascido o Tango e onde se localiza o estádio do Boca Júnior (la Bombonera) - a equipa do futebolista argentino Diego Maradona - é uma combinação a não perder. Actualmente recuperado este bairro encontra-se muito virado para o turismo com actuações na rua, muitas lojas e esplanadas, sendo a rua el caminito a que mais se destaca, com as suas casas de zinco ondulado com cores vibrantes (seguindo a tradição dos antigos habitantes que pintavam as casas com restos de tintas do porto, actualmente desactivado). Um pouco a norte encontra-se o Bairro de San Telmo, um bairro cheio de lojas vintage e antquários, também vale a pena passar no Mercado de San Telmo ou Plaza Dorrego.
Loja no mercado San Telmo
Na área de Recoleta existem dois museus de pintura o MALBA com arte da américa latina e o Museu Nacional de Belas Artes, eu só visitei o primeiro, para quem aprecia arte vale a pena, até porque os museus em geral são bastante baratos. É preciso ter em atenção que os museus e monumentos em geral nunca abrem antes das 11 da manhã! Uma visita comum é ao cemitério de Recoleta que tem diversos mausoléus desde o séc. XIX de famílias abastadas, políticos, etc. onde se destaca o de Eva Perón. Existem visitas guiadas gratuitas.
Já no bairro de Palermo, actualmente bastante na moda para saídas nocturnas, encontra-se o Museu Evita, adaptado de uma casa de apoio a mulheres argentinas criada pela mesma, interessante para conhecer um pouco mais da sua vida e obra.
MALBA
Dedicatória a Evita no Cemitério Recoleta
Vale ainda a pena dar um salto a Tigre, tomar o tren de la costa, que tem bonitas estações, apesar do tren ter sido modernizado. Chegando a Tigre existem vários barcos para dar um passeio ao rio Tigre - actualmente zona de recreio porteño, que tem ainda um casino, um parque e feira nas ruas.
COLÓNIA DO SACRAMENTO - URUGUAI
Do outro lado do Rio de la Plata está o Uruguai, e são comuns as ofertas de viagens a Colónia do Sacramento ou à capital Montevideo. Colónia está a 1 hora de barco de Puerto Madero (ou 3 horas no barco mais barato). Esta vila fundada por portugueses - para "controlar" a entrada de navios mercantes para Buenos Aires - dos quais ainda se conservam diversos vestígios, tem o centro histórico classificado como património da UNESCO e encontra-se bastante bem conservada e aproveitada com lojas, restaurantes, esplanadas e pequenos museus. Apesar do seu charme ou talvez devido a este é de notar que os preços aqui sobem bastante, contudo vale muito a pena passar no mínimo 2 dias. As pousadas, os restaurantes, as ruas têm um ar colonial século XVIII muito apelativo e romântico! :cheers:
Existem vários pequenos museus a visitar por preço simbólico, os horários são tardios e ás vezes variáveis, eu tive azar e não consegui visitar o museu português e do azulejo que fecham ás 6ªs feiras...
Calle de Portugal
Casa de Nacarello, antiga casa portuguesa restaurada com fundos cedidos pela Fundação C. Gulbenkian
Farol
Escudo português numa das antigas entradas da vila
Restaurante El drugstore
Com isto tudo, só acrescento que é boa escolha visitar Buenos Aires na primavera ou outono (estações contrárias às nossas); em termos de segurança não tenho nada a dizer, existe muita polícia na rua, contudo é sempre ter em atenção grandes apertos, metros, autocarros..., o costume; Achei os argentinos e uruguaios bastante simpáticos e educados.
Pelo que me disseram (quem esteve lá há mais de 10 anos) Buenos Aires tem feito um esforço para recuperar as zonas históricas, os edifícios, os jardins, a segurança... para deixar vir ao de cima o melhor de si!
[SIZE=medium]Venho aqui postar o meu report resumido da viagem a Buenos Aires que fiz no passado mês, e na qual aproveitei também para dar um salto de 2 dias a Cidade de Colónia do Sacramento no Uruguai.[/SIZE]
[SIZE=medium]Relativamente a aspectos práticos da viagem, chegando ao aeroporto não há conexão de metro para o centro, há a opção de ir no autobus 8 que é demorado, em companhias privadas de camionetas como a Manuel León que vai directa à zona de Retiro fazendo também combinação com táxis, ou mesmo apanhando um táxi directo desde o aeroporto. Os transportes em geral são baratos, inclusive os táxis, mas dada a distância do aeroporto deverá sair uns 30 euros. [/SIZE]
Para além de baratos os transportes passam com muita frequência, andar a pé também é uma boa opção para se conhecer os bairros, até porque Buenos Aires é uma cidade plana, contudo muitas avenidas têm vários quilómetros de comprimento, como a famosa Avenida 9 de Julio...
Avebida 9 de Julio - obelisco
Avenida 9 de Julio
Uma das visitas obrigatórias na zona do microcentro é a bonita Avenida de Mayo com os seus edifícios de estilo europeu de inicio de século e esplanadas, tanto para o lado oeste que vai dar à Plaza del Congreso, como para leste que vai dar à Plaza de Mayo. Nesta histórica praça onde ainda hoje se juntam manifestações, podemos visitar o Palacio Rosado (Palácio Presidencial), Museu el Cabildo (sobre a História e independência da Argentina) e a Catedral Metropolitana, onde se encontra o corpo de San Martin, o impulsionador da independência da Argentina, Chile e Peru.
Congresso e árvore jacarandá
Plaza del Congreso
Plaza de Mayo
Plaza de Mayo, do lado direito a catedral
Plaza de Mayo - Casa Rosada
Andando um pouco após passarmos a Plaza de Mayo vamos encontrar Puerto Madero, exlibris da cidade que se transformou de antigo porto comercial em passeio turístico com restaurantes, bares etc. (um pouco ao estilo do nosso parque das nações), vale a pena uma visita de dia ou noite! :cheers:
Puerto Madero- Buque Sarmiento e Puente de la Mujer
Subindo a Avenida 9 de Julio temos a Calle Florida e Calle Lavalle duas ruas cheias de comércio de todo género, várias casas de câmbio (inclusive muita gente a tentar cambiar na rua), assim como as também as conhecidas Galerias Pacífico, contudo sendo uma zona muito comercial os preços aqui tendem a subir. Um pouco mais acima a bonita Plaza de San Martin também vale a pena uma visita, com a estátua do libertador, diversas árvores inclusive os jacarandás que são muito comuns em Buenos Aires e estão em flor na primavera (Out-Dez) e uma árvore de borracha com mais de 200 anos.
Do lado oeste da Avenida 9 de Julio temos o Teatro Colón, teatro ópera construído em 1908 com uma das melhores acústicas do mundo, apesar do preço vale a pena uma visita ao interior pelo seu esplendor.
Teatro Colón
Por falar em teatro não posso deixar de referir a bonita livraria que foi adaptada de um teatro chamada El Ateneu. Atenção que existem várias livrarias Ateneu, esta é na Avenida Santa Fé, e aqui perto na calle Talcahuano a pizzaria El cuartito merece uma visita pela qualidade/preço das pizzas com ar tradicional e bem recheadas!
E já agora vale a pena um pequeno apontamento à gastronomia argentina, como é do conhecimento geral a carne de vaca é de bastante qualidade, há que experimentar os bifes de chorizo, apesar de não ser muito barato são em geralmente bons. Também como não pode deixar de ser experimentar as parrilladas e as empanadas no forno que se fazem de tudo queijo/fiambre, carne de vaca, frango, ... e claro pela traição de emigração italiana em Buenos Aires pode-se comer boas pizzas, pastas, lasanhas,... O dulce de leche é muito comum, como leite condensado cozido, eu não resisti e trouxe um frasco!
De bebidas os porteños são muito aficionados ao maté (infusão), e claro há que referir os vinhos argentinos.
Livraria EL Ateneu
Empanadas
Na saida do metro Carlos Gardel temos a pouca distância a Casa-Museu dedicada a este expoente máximo do tango argentino, local onde chegou a viver com a sua mãe. Vale a pena entrar no espírito do tango e conhecer um pouco sobre Gardel que morreu com 44 anos num acidente de avião, o que ajudou ainda mais a lançar a lenda. Contudo os argentinos não acham muita graça a que se faça referência à possibilidade da sua naturalidade ser francesa...
Dei ainda um salto ao Museu de Ciencias Naturales que tem em exposição dinossaurios, anfibios, insectos, uma secção da antártida etc.
Casa-Museu Carlos Gardel
Museu Ciências Naturales
La Boca, o Bairro onde dizem ter nascido o Tango e onde se localiza o estádio do Boca Júnior (la Bombonera) - a equipa do futebolista argentino Diego Maradona - é uma combinação a não perder. Actualmente recuperado este bairro encontra-se muito virado para o turismo com actuações na rua, muitas lojas e esplanadas, sendo a rua el caminito a que mais se destaca, com as suas casas de zinco ondulado com cores vibrantes (seguindo a tradição dos antigos habitantes que pintavam as casas com restos de tintas do porto, actualmente desactivado). Um pouco a norte encontra-se o Bairro de San Telmo, um bairro cheio de lojas vintage e antquários, também vale a pena passar no Mercado de San Telmo ou Plaza Dorrego.
Loja no mercado San Telmo
Na área de Recoleta existem dois museus de pintura o MALBA com arte da américa latina e o Museu Nacional de Belas Artes, eu só visitei o primeiro, para quem aprecia arte vale a pena, até porque os museus em geral são bastante baratos. É preciso ter em atenção que os museus e monumentos em geral nunca abrem antes das 11 da manhã! Uma visita comum é ao cemitério de Recoleta que tem diversos mausoléus desde o séc. XIX de famílias abastadas, políticos, etc. onde se destaca o de Eva Perón. Existem visitas guiadas gratuitas.
Já no bairro de Palermo, actualmente bastante na moda para saídas nocturnas, encontra-se o Museu Evita, adaptado de uma casa de apoio a mulheres argentinas criada pela mesma, interessante para conhecer um pouco mais da sua vida e obra.
MALBA
Dedicatória a Evita no Cemitério Recoleta
Vale ainda a pena dar um salto a Tigre, tomar o tren de la costa, que tem bonitas estações, apesar do tren ter sido modernizado. Chegando a Tigre existem vários barcos para dar um passeio ao rio Tigre - actualmente zona de recreio porteño, que tem ainda um casino, um parque e feira nas ruas.
COLÓNIA DO SACRAMENTO - URUGUAI
Do outro lado do Rio de la Plata está o Uruguai, e são comuns as ofertas de viagens a Colónia do Sacramento ou à capital Montevideo. Colónia está a 1 hora de barco de Puerto Madero (ou 3 horas no barco mais barato). Esta vila fundada por portugueses - para "controlar" a entrada de navios mercantes para Buenos Aires - dos quais ainda se conservam diversos vestígios, tem o centro histórico classificado como património da UNESCO e encontra-se bastante bem conservada e aproveitada com lojas, restaurantes, esplanadas e pequenos museus. Apesar do seu charme ou talvez devido a este é de notar que os preços aqui sobem bastante, contudo vale muito a pena passar no mínimo 2 dias. As pousadas, os restaurantes, as ruas têm um ar colonial século XVIII muito apelativo e romântico! :cheers:
Existem vários pequenos museus a visitar por preço simbólico, os horários são tardios e ás vezes variáveis, eu tive azar e não consegui visitar o museu português e do azulejo que fecham ás 6ªs feiras...
Calle de Portugal
Casa de Nacarello, antiga casa portuguesa restaurada com fundos cedidos pela Fundação C. Gulbenkian
Farol
Escudo português numa das antigas entradas da vila
Restaurante El drugstore
Com isto tudo, só acrescento que é boa escolha visitar Buenos Aires na primavera ou outono (estações contrárias às nossas); em termos de segurança não tenho nada a dizer, existe muita polícia na rua, contudo é sempre ter em atenção grandes apertos, metros, autocarros..., o costume; Achei os argentinos e uruguaios bastante simpáticos e educados.
Pelo que me disseram (quem esteve lá há mais de 10 anos) Buenos Aires tem feito um esforço para recuperar as zonas históricas, os edifícios, os jardins, a segurança... para deixar vir ao de cima o melhor de si!