Novidades

[Report] Budapeste – Crónica de 4 dias na Hungria bonita

Cristina Sousa

Membro Conhecido
@Aranha , @Nika , obrigada! :)
Eu também pesquisei os voos via Lisboa, mas pela tap estavam exorbitantes. A wizzair ainda não voa todos os dias e os preços não eram propriamente low-cost, pelo aqui adicionando o voo do Porto para Lisboa não compensava. Não há mais companhias, pelo que pesquisei, que voem directo, pelo que as opções não eram muitas.
Nika, nada disso, vamos querer ver a TUA visão de Budapeste, é de certeza diferente da minha. ;)
Quando lá fores pela 3a vez avisa, eu vou pela 2a. :D
 

Anna Cristi

Membro
Obrigada pelo report, adorei! Budapeste também me ficou no coração, é das minhas cidades favoritas! Ainda fiz os banhos públicos no hotel Géllert, foi mágico nadar naquela piscina com os vitrais fenomenais! De resto fiz tudo muito parecido com o roteiro da Cristina :) as fotos estão lindas ;)
 

Bioka

Membro
Olá,
Parabéns pelo excelente Report, vou a Budapeste dia 1, 2 e 3 de Julho e muito me vai ajudar esta partilha de informação.

Obrigada :)
 

Subbuteiro

Membro Ativo
Olá Cristina,

Estive na semana passada em Budapeste, e aquando da visita ao Mercado Municipal, no segundo piso existia uma pequena exposição sobre a construção e reconstrução do mesmo, e em lado nenhum vi uma única referência a Eiffel... Não estará a confundir com a Estação de Comboios? o_O
 

Cristina Sousa

Membro Conhecido
Olá @Subbuteiro :)
A estação de comboios não visitei, mas dos vários guias que li e das várias páginas páginas da internet que consultei, em todos vi referências a Eiffel no Mercado Central. Terá sido ele (ou a empresa dele) que o projectou - aquelas estrutura grandiosa em ferro parece mesmo "a cara dele". :D
Admito, contudo, que tais informações possam não estar correctas! :oops:
De qualquer modo, deixo aqui alguns links de sites que consultei antes da viagem, e que fazem essa referência:
Budapeste, hora de passear pelo lado Peste
Budapeste - Construções históricas - Guia de Viagem - UOL Viagem
Os principais pontos turísticos de Budapeste
Budapeste - Quanto Custa Viajar
Budapeste - Dicas para Planejar sua Viagem | Submarino Viagens
 

Subbuteiro

Membro Ativo
@Cristina Sousa,

Acredito que muitos roteiros digam que a obra é do Eiffel, tal como já li em muito lado e vi muito que erradamente a Ponte Luis I, o Elevador de Santa Justa, ou o Mercardo de Peixe de Aveiro, eram obras dele, por exemplo.

Foi precisamente no Mercado de Budapeste que vi um panfleto em inglês que dizia que a Região Vinícola de Tokaj era a mais antiga do mundo (1757) e que em 2002 tinha sido declarada Património da Humanidade pela UNESCO, sendo a única do seu género. Duas grandes mentiras: A primeira foi a Região Vinícola do Douro em 1756, e esta foi declarada Património da Humanidade em 2001, portanto antes de Tokaj. No entanto, qualquer turista que leia aquele panfleto vai com duas ideias erradas.

Quando fizer o meu report coloco lá a foto do panfleto...
 

Bioka

Membro
Cristina,
Desde já, muito obrigado por este post!
Vim agora de Budapeste, onde passei 4 dias, e este guia serviu de uma boa base para planear o meu percurso! :)

Só um ponto, quem quiser visitar o parlamento, existe um site (Parliament visit | Jegymester) onde o bilhete é significativamente mais barato (2000HUFs).

Muito obrigado mais uma vez! :)
Olá Nel Guerreiro,
Quando a esmola é muita o pobre desconfia, estou a fazer a marcação para o parlamento e a diferença pelo site que colocou é 50% mais barato, até tenho receio de marcar, correu tudo bem com a sua reserva?

Obrigada
 

Nel Guerreiro

Membro Novo
Olá Nel Guerreiro,
Quando a esmola é muita o pobre desconfia, estou a fazer a marcação para o parlamento e a diferença pelo site que colocou é 50% mais barato, até tenho receio de marcar, correu tudo bem com a sua reserva?

Obrigada
Olá Bioka!
O preço que eu indiquei é também o preço a pagar à entrada do Parlamento, nas caixas locais.
Não tive qualquer problema na entrada. Considere 100% confiável :)

O outro site que vende as entradas em espanhol é que possivelmente retém alguma parte (muita) do pagamento como lucro.

Aconselho também, a quem queira aproveitar melhor a cidade, evitar o metro e aderir à rede publica de bicicletas de Budapeste! :)

Cumprimentos

Edit: Qualquer duvida disponha, ajudarei no máximo possível! :)
 
Última edição:

Bioka

Membro
Olá Nel Guerreiro,
Já comprei os bilhetes para o parlamento através do site que indicou, realmente é muito mais barato, obrigada pela partilha.
Quanto ao transporte estava mesmo a pensar usar o metro ou então o autocarro turístico com bilhete para 72h, agora vejo a informação das bicicletas e fico na dúvida, quanto custou?

Obrigada :)
 
Última edição:

Nel Guerreiro

Membro Novo
A bicicletas [http://molbubi.bkk.hu/] custam 1000HUF por 72horas (existem outros passes).
A este custo acresce 25.000HUF (Vinte e cinco mil) para caução/bicicleta, que será devolvida quando o passe terminar.
Durante os primeiros 30minutos a utilização é gratuita, depois tem um custo de 500HUFs por cada 30min adicionais.

Registei-me via aplicação e comprei o passe junto a uma máquina (as que têm preenchimento vermelho no mapa).
Como viajei com a minha namorada, comprei 2 passes com a minha conta (2000HUF).
Depois a máquina irá pedir o pagamento, no meu caso 50.000HUFs. Este pagamento apenas bloqueia o montante na conta bancária.
Como nos descuidamos uma vez com o tempo, paguei 1000HUFs adicionais, sendo que no final foi-me desbloqueado 47.000HUF pagando assim 3.000.

A regra dos 30min gratuitos e os restantes pagos é apenas para prevenir que as pessoas se apoderem das bicicletas.
É fácil não pagar mais, basta a cada 20 - 25min trancar a bicicleta numa das estações e retirar novamente passado uns minutos :)

Existem muitas "paragens" para poder trancar e devolver a bicicleta, por isso podemos sempre "resetar" aqueles 30minutos gratuitos.

Budapeste é praticamente plano (o lado de Peste). Eu no primeiro dia passei no lado de Buda, ai andei a pé todo o percurso, os restantes dias andei por Peste de bicicleta, tanto de dia como de noite.

Metro também é uma boa opção mas Budapeste (Peste) é relativamente pequeno, no meu caso não senti necessidade.

Algo mais, é só dizer! :)
 

Mytic

Membro
Bom dia!
Obrigada pelo excelente report!
Vou a Budapeste na 1ª semana de Outubro e vai me ser útil com certeza!
Pelo que tenho lido as distancias entre os pontos de interesse, do lado Peste, são relativamente perto uns dos outros e não é necessário usar quase o metro/transp públicos, podendo ser percorrido tudo a pé, confirma?
Isto porque só ficaremos 2 dias e ½ em Budapeste e o tempo será crucial para ver o que pretendemos e estou a pensar ficar hospedada entre a “Casa do Terror” e a estação de metro “NYugati pályaudvar”, ficarei longe dos pontos de interesse (acabando por ter de andar quase sempre de transportes públicos) ou até estarei relativamente perto do “centro” e por isso chego a pé facilmente a qualquer ponto de interesse?

Obrigada pela ajuda!
 

Nel Guerreiro

Membro Novo
Bom dia!
2 dias e meio é realmente um pouco apertado.
Como já referi, acho que o transporte mais rápido e barato será mesmo as bicicletas (não sei se chove muito em Outubro).
A zona onde vai ficar é central até, sendo que tem o Parlamento e outros pontos de interesse estão num raio <2Km.

Caso precise de ajuda para o roteiro, estamos por cá! :)
 

Mytic

Membro
Boa tarde!

Obrigada pela dica Nel Guerreio mas, após pesquisar bem (porque não tinha visto todas as informações da Wizzair, pensei que funcionasse da mesma maneira da ryanair e easyjet...) descobri que valor apresentado para a viagem eram valores para viagem sem bagagem (quase...) eles só permitem levar uma pequena mochila, se quiser levar mala de cabine pago uma taxa e acresce cerca de 37€ ao valor do bilhete (neste caso era só o bilhete de ida para Budapeste)...
Foi uma valente surpresa...
Tenho de reformular datas, companhias aéreas/viagens e ver a que preço fica....a ver se o orçamento dá... :(
 

Aranha

Membro Ativo
Bom dia,

Para quem está interessado em viajar até Budapeste, os valores de hoje na wizz air, para ida a 30/11 e regresso a 4/12, estão muito convidativos... 60,00€.... já comprei e paguei mais :mad::mad::mad:.

Boas viagens.
 

yara

Membro Conhecido
Excelente report, @Cristina Sousa
Deu-me muito jeito na viagem que cheguei ontem, para Budapeste.
Deu para ver tudo o que foi posto aqui e gostei mesmo muito.
Só foi pena apanhar uns chuviscos no dia da Basilica S. Estevão e depois não tive oportunidade de voltar lá com sol, porque fui para outros locais...
Obrigada. ;)

@Nel Guerreiro Obrigada pela dica da compra pelo site do bilhete do Parlamento.
Realmente no site oficial da 15€ para Cidadãos Europeus mas acho que lá no Parlamento no dia na bilheteira eram 2200 HUF (7.25€) (o mesmo que paguei no site que recomendou) e não precisei de estar na fila...:D
 
Top