Novidades

[Report] Budapeste – Crónica de 4 dias na Hungria bonita

Cristina Sousa

Membro Conhecido
A próxima paragem é

Visegrád
É um destino muito popular graças ao seu castelo em ruínas, bem lá no alto. Foi construído pelo Rei Béla IV no séc. XIII.
O Palácio Visegrád na aldeia tem ruínas que podem ser visitadas.
A visita ficou-se pela entrada e pela explicação junto de uma pequena maquete.
Construído em simultâneo com o castelo, foi remodelado em estilo renascentista dois séculos depois, e destruído já no séc. XVI, após a invasão turca. Ficou submerso e as suas ruínas só foram descobertas em 1934.
Na subida em direcção do castelo, a estância de ski. :eek:
(neve nem vê-la, este inverno só nevou um dia na zona de Budapeste)
Lá bem no cimo da colina, junto ao miradouro, as vistas sobre o Danúbio são fantásticas!
Não houve visita às ruínas do castelo, mas a vista do local onde a curvatura do Danúbio é mais acentuada já fez o dia valer a pena!
Era tempo de ir almoçar... e seguir viagem para o próximo destino.
 
Última edição:

Cristina Sousa

Membro Conhecido
Szentendre
É a cidade barroca e a capital artística da Hungria!
A cerca de 25 km de Budapeste, foi uma cidade construída e habitada essencialmente por refugiados sérvios.
Chegados ao centro, a guia deu algumas indicações de locais que poderiam ser visitados e estabeleceu uma hora para recolha ao autocarro. A partir daí foi tempo livre para se poder visitar as galerias, museus, igrejas ou as muitas lojas que vão surgindo.
A rua principal é cheia de comércio, mas bem perto da praça surgiu de imediato o Museu do Natal
Um sem número de artigos de decoração natalícios, em exposição e também à venda.

Tem tradição ortodoxa, que ainda está presente e muito visível no centro da cidade.
( esta era a igreja que "deveria" visitar, tem museu anexo, mas estava fechada :( )
Foi possível no entanto, visitar a igreja Igreja Blagovestenska, que fica na praça principal. :)
O seu interior, perfumado com incenso, muitos ícones e candelabros são característicos das igrejas ortodoxas, apesar das fachadas europeias que ostentam.

No mais, desde os anos 20 do século passado, a cidade tem abrigado inúmeros artistas, o que justifica as mais que muitas galerias de arte na cidade.

As suas ruas, cheias de comércio, com imensos turistas, cheias de casinhas coloridas, dão-lhe um encanto que não se consegue descrever.
 
Última edição por um moderador:

Cristina Sousa

Membro Conhecido
Para finalizar a passagem por Szentendre, a última visita da tarde, o Museu Retro dos Carros (todos do tempo do regime comunista).
O bilhete, se não falha a memória, custa 500HUF.
E havia carros para todos os gostos e feitios..

A viagem estava a terminar e foi mais um dia fantástico, a conhecer locais novos, por essa Hungria tão bonita quão desconhecida!

Depois do jantar, uma última visita ao Danúbio iluminado, desta vez para apreciar a beleza do Parlamento (e não só) à luz da lua!
A Praça Bathyáni e a igreja de Santa Ana
O antigo Mercado
A igreja Calvinista
A Ponte dos meus sonhos :)
O castelo
E a discreta mas bela Elisabete
Era hora de ir fazer a mala e preparar o bilhete....
 
Última edição:

Cristina Sousa

Membro Conhecido
Dia +1

Restava uma manhã para a despedida. E para custar ainda mais, o sol raiava, esplendoroso, sem ponta de nuvem que o pudesse afugentar.
Já era um misto de contemplação e saudades, a hora da partida já não estava assim tão distante.
Tinha escapado a
Praça da Liberdade (Szabadság)
É uma praça simbólica, onde se pode observar a embaixada dos Estados Unidos, o edifício da TV Húngara e o Banco Nacional Húngaro, todos instalados em belíssimos prédios.
No centro da praça um obelisco em homenagem aos soldados soviéticos mortos durante a libertação da Hungria do domínio nazi, durante a 2ª Guerra Mundial.
Mesmo em frente, e na direcção do Parlamento, a famosa estátua de Ronald Reagen, esse fã de Budapeste!
O regresso ao hotel foi pela Praça Roosevelt,
Pela Vaci Utca (mais uma vez admirando os belos edifícios e as tampas das caixas de saneamento, ai as tampas!!! :rolleyes:)
Passar pela feirinha...
E finalmente a Praça Erzsébet.
A partir daí, foi pegar nas malas e retornar ao aeroporto.
A nostalgia já era muita, Budapeste ficou no meu coração! :)
E já na pista todos me disseram adeus e pediram para eu voltar! :cool::D
Adeus BUDAPESTE, um dia hei-de regressar, prometo! ;)
 
Última edição:

Jorge Gonçalves

Membro Conhecido
Olá @Cristina Sousa, que excelente report!

Cheio de belas fotos, informação histórica e inúmeras dicas para futuros viajantes. Estive em Budapeste faz este ano 20 anos (tanto tempo...) no meu 2º interrail e gostei bastante da cidade. Pelo que vi do teu report, preciso lá voltar em breve, pois existem muitos locais que já não me recordo convenientemente e outros que nem cheguei a ir.

Obrigado! ;)
 

PauloNev

Moderador Honorário
Staff
Muito obrigado pela partilha.
Mais um belo e extenso report, sobre uma cidade que fiquei com curiosidade em conhecer.
Continuação de boas viagens e de excelentes report's. ;)
 

Flecha

Membro Conhecido
Mas como é que eu ainda não tinha visto isto? Belo como sempre! 5*
Olha...custos da viagem e hotel?
 
Última edição por um moderador:

Cristina Sousa

Membro Conhecido
@Jorge Gonçalves , @paulonev , @PaulaCoelho e @Flecha :)
Obrigada!
Decididamente que devem lá voltar (e quem não foi deve mesmo ir). :D
Quanto às dicas, servem essencialmente para futuros viajantes, pois quando decidi fazer esta viagem, tive alguma dificuldade em encontrar informações mais detalhadas aqui no portal sobre os vários locais, preços das entradas, etc.
@Flecha, quanto a custos, os preços variam sempre em função da época em que viajamos. No site da LH podes simular o preço dos voos (eu fui na tarifa mais económica, que só permite bagagem de mão e check-in nas 23h anteriores do voo), e no site do hotel ou no trivago consegues ver os preços, mas posso-te dizer que não consegui encontrar mais barato em hotel bem localizado e com pequeno almoço incluído (ficou por 50€/noite, quarto duplo). Quer dizer, vi hoteis mais baratos, mas que pelas reviews e pelas fotos não me inspiraram confiança; e tens depois uma grande oferta de hotéis, bem melhores, mas a preços substancialmente mais caros. Tendo em conta que o hotel era apenas para dormir e tomar banho, serviu perfeitamente. ;)
 

Ricardo_7

Membro Conhecido
Olá Cris :D
Que saudades dos teus reports, sim senhor! :D Adorei! Obrigado pela imensidão de fotografias e dicas oferecidas :)
Já sabemos a quem recorrer, ehehe :)

Boas viagens :D
 

Maria Artur

Membro Conhecido
Olá Cris
Que maravilha de report :D
Tens umas fotografias mesmo Top :D que consegues transmitir a beleza única desta cidade.
Irei visitar um dia :oops:
Muito obrigada pela excelente partilha.
Boas viagens.
 

valter_2014

Membro Conhecido
Fantástico report
Tens um jeitão para fazeres reports :)
Podes dizer custo dos bilhetes de avião?
 
Última edição por um moderador:

Cristina Sousa

Membro Conhecido
Olá @Ricardo_7 , @Maria Artur , @valter_2014 , obrigada a todos! :)
Ainda bem que gostaram, tentei transmitir todas as sensações que vivi. E tentei dar o máximo de informações possíveis para futuros viajantes.
@valter_2014 , os bilhetes são o mais caro da viagem, impossível gastar menos de 200 e poucos euros! :( (embora não tenha noção de preços em época baixa e comprando com muitos meses de antecedência - eu comprei cerca de 2 meses antes). É pena não haver voos directos, mas simulei por outras companhias, mesmo indo via Lisboa, e não ficava mais barato... :(
 

Oscar Reis

Membro Conhecido
Olá Cristina.... isso é que foi dar corda aos sapatos.
Devem ser locais de eleição para os amantes de arquitectura.
Tens aí uns belos nocturnos... adorei.

Excelente partilha ;)
 

ploferreira

Administrador
Staff
Olá Cristina, que belo report!

Como já sabes andava a espreitar este report aos poucos :rolleyes:, mas agora que o reli do inicio ao fim, chego à conclusão que não é só mais um magnifico report mas também um optimo guia para a minha viagem a Budapeste que provavelmente será este ano.

Para além de já ficar com uma excelente ideia do que encontrar fiquei a conhecer sitios que nem sabia que existiam como a curva do Danúbio :D

Ah e as fotos, as fotos estão espectaculares, como sempre ;)
 

PAPL

Membro
Como muitos já o disseram, excelente report @Cristina Sousa! Vou no início de Maio a Budapeste e ter a oportunidade de ler este report é um privilégio! Para além de muitos dos locais mencionados, só faço é questão de ir aos Banhos Széchenyi e ao House of Terror Museum (tudo isto em 2 dias de visita) ;)

Só uma questão. Para visitar o Parlamento é obrigatório comprar o tour com antecedência online ou é possível fazê-lo no local? É que pelo que já pesquisei (confesso que muito por alto), parece-me que existe a obrigatoriedade de visitar apenas com guia através de uma das várias companhias que realizam esta visita.
 

Cristina Sousa

Membro Conhecido
Olá @ploferreira e @PAPL :)
Antes de mais obrigada pelas simpáticas palavras.
Como já disse a minha intenção foi mesmo fazer uma espécie de guia, que não encontrei quando preparei a minha viagem.
@PAPL, relativamente ao parlamento, as visitas são sempre guiadas. E é possível comprar na entrada, mas pode é acontecer ser um dia muito concorrido e não haver bilhetes disponíveis, na língua pretendida. Há um número limite de visitantes por cada horário de visita.
Oxalá aproveite, desfrute e goste tanto de Budapeste como eu gostei. :)
 

Aranha

Membro Ativo
Bom dia @Cristina Sousa,

Adorei o seu report.
Budapeste está em n.º 1 na minha lista de viagens a fazer, talvez no feriado de Dezembro.
De Lisboa já existem voos directos para Budapeste, não sei se serão todos os dias, mas existem.

Boas viagens.
 

Nika

Membro Conhecido
@Cristina Sousa que report fantástico. :)
Estive o ano passado em Budapeste pela 2ª vez e parece que não vi tudo, vou ter que candidatar-me ao 3º round. :D
Depois deste report acho que fico dispensada de fazer o meu, está tudo aqui. :rolleyes::p
 
Top