Novidades

[Report] Breve passeio pela Costa Brava

Antonia.M.S.

Membro Conhecido
Em Julho deste ano fizemos uma visita à Catalunha durante cerca de uma semana.

De Barcelona não irei partilhar impressões ou fotos porque sendo uma das cidade mais visitadas da Europa (e a discórdia que lá vai por conta disso), já existem aqui no PV relatórios de muita qualidade.

De todas as "costas" do país vizinho só nos faltava conhecer a Costa Brava.
Aproveitando a oportunidade fomos descobrir um pouco dessa costa lindíssima. Visita breve porque estas férias tinham como principal objetivo desfrutar de outras maravilhas que a vida nos oferece.

A Costa Brava é caracterizada por um litoral rochoso, acidentado e escarpado. As pequenas enseadas são banhadas por águas tépidas de um azul cristalino. O verde forte dos densos pinhais é interrompido aqui e ali por pontinhos bancos de alegres casinhas. Girona é capital e contamos visitá-la da próxima vez.

De Barcelona até ao início da Costa Brava, em Lloret de Mar, vão uma centena de quilómetros recheados de belos lugares com o mar sempre em pano de fundo.
Seja pela estrada nacional ou pela auto-estrada o percurso é encantador.
Começo por Canet de Mar.


Canet de Mar

Canet de Mar, situada a 40km a norte de Barcelona, fica na comarca do Maresme quase às portas da Costa Brava. É uma encantadora vila, outrora muito industrializada, o que fez que não fosse envolvida no desenvolvimento turístico que se fez sentir nas localidades suas vizinhas. Lamentavelmente a indústria desapareceu e hoje podem observar-se muitos edifícios abandonados, belos edifícios. Aqui viveu, trabalhou e desenvolveu importantes obras arquitetónicas, o arquitecto, professor, político e humanista Lluís Domènech i Montanet.

A localidade que está recheada de belos exemplares de arquitetura, conta ainda com uma extensa praia e um grande areal. Mas nesta região mediterrânica, a diferença está mesmo na temperatura da água. Que maravilha!



 
Última edição por um moderador:

Antonia.M.S.

Membro Conhecido

No início da Costa Brava está Blanes. Já bastante turística é encantadora, mas não nos detivemos.
Blanes



Lloret de Mar foi uma desilusão. Não que esperasse muito deste sítio, compreendendo e não, os motivos que o levam a ser tão famoso e apetecido pelos mais jovens, não lhe encontrei nada que mereça destaque. Nem a praia.


Finalmente temos a bela Tossa de Mar. Situada entre a cidade de Barcelona e a fronteira francesa, Tossa de Mar é uma antiga povoação de pescadores.

Verdadeiro museu ao ar livre, com uma grande bagagem histórica, primeiro convertida em refúgio de artistas e intelectuais é hoje um conhecido destino turístico da Costa Brava.


Tossa de Mar

 
Última edição:

Cristina Sousa

Membro Conhecido
Mais um belíssimo report de quem já nos habituou a trazer o menos óbvio, o diferente.
Muito bom!
Aquele castelo junto ao mar é uma paisagem arrebatadora.
Muito obrigada @Antonia.M.S. por mais esta partilha. Venham mais. ;)
 

RDSC

Membro Ativo
Olá @Antonia.M.S.
Obrigado pelo report. Esta é uma zona de Espanha que quero conhecer melhor.
Há alguns anos, numa viagem de trabalho, estive algumas horas em Tossa del Mar e gostei muito do que vi. E agora ao ver estas fotos percebi que havia muito mais para ver.
 

rmonteiro

Membro Conhecido
Ufa, que imagens !!:cool:
Já tive o prazer de estar numa zona relativamente perto dessa costa. Sem duvida que vale a pena a visita !
Boa partilha !! Obrigado ! ;)
 
Top