Novidades

[Report] Breve passeio pela Academia Inglesa

Antonia.M.S.

Membro Conhecido
Olá!
Este report pretende ser um breve passeio, que desejo agradável, por algumas universidade que tive oportunidade de visitar, sendo duas delas de enorme notoriedade a nível mundial: Oxford e Cambridge.
O prestígio e o reconhecimento internacional da academia inglesa são quase tão antigos como algumas das suas universidades e das cidades que as acolhem e Oxford, tal como Cambridge, ocupam de há muito os primeiros lugares nos rankings mundiais da especialidade.

Nos últimos dez anos tenho visitado o UK com alguma frequência, por motivos familiares, e aliando tempos de família a um enorme prazer em viajar e conhecer novos lugares, temos procurado conhecer um pouco melhor este belo país. Inicialmente despertava especial interesse, Londres, claro, outras cidades emblemáticas, como Manchester ou Liverpool e as cidades de Oxford e Cambridge, pelo prestígio académico que lhe são reconhecidos.
Depois foram surgindo outros locais que me encantaram como o Lake District, o Peak District ou as Cotswolds e que desconhecia por completo.

Assim que surgiu a possibilidade lá fomos conhecer Oxford (a que retornámos várias vezes) e Cambridge, e as respectivas universidades.
Não irei alongar-me ou maçar-vos com questões históricas, trago sim a minha visão, com algumas imagens destas belas cidades e universidades, que bem merecem ser visitadas.

Num primeiro olhar diria que percebemos uma simbiose perfeita entre a antiguidade dos edifícios e a juventude dos seus principais ocupantes.
Numa outra perspetiva, vendo para além do opulento património, diria que o mundo académico, em especial estas instituições de topo, têm tanto de importante, interessante, acolhedor, multiétnico e heterogéneo, como de elitista e estratificador.
Do ponto de vista turístico e do lazer, ambas têm muito para oferecer e é impossível dissociarmos a universidade da cidade. Intimamente ligadas, a cidade e a universidade completam-se, formando um todo, edificando um pequeno mundo, onde a investigação segue a par do ensino de qualidade irrefutável, e onde outros ingrediente de peso como a música, a cultura, o desporto, a história, a economia e claro, o turismo, fecham o círculo.

Ambas as cidades são cenográficas e um ar gótico toma conta da paisagem. Impressionantes e apetecíveis são os seus muitos espaços verdes, tão bem aproveitados por estudantes e turistas.


Ainda que em nível inferior a Cambridge ou Oxford, em termos de prestígio, tive igualmente oportunidade de conhecer um pouco das Universidades de Essex e Warwick e das cidades que as acolhem, Colchester e Coventry, respetivamente, e deixo também alguma informação e fotos.


Oxford, a cidade
Com um património imponente, situa-se nas margens do rio Tamisa e é uma cidade muito bonita. Consegue sentir-se e viver a atmosfera académica da cidade que é, na verdade, vibrante e entusiasmante. É todavia uma cidade já industrializada e muito urbanizada.

A primeira vez em Oxford foi dedicada aos principais pontos turísticos da cidade.
Não imaginava que teria oportunidade de lá voltar mais vezes. Mais tarde, foi possível explorar de outro modo, outros aspectos, especialmente o cultural que é deveras interessante. Todos os colégios, ou quase todos, têm capelas onde quase diariamente se realizam concertos, alguns pagos, outros grátis, quer por alunos de música quer por profissionais. Concertos de áreas tão distintas como o jazz, o pop rock ou a música coral clássica. Tivemos o privilégio de aproveitar momentos de enorme qualidade, daqueles que nos deixam de alma plena.

Em termos arquitectónicos é muito difícil separar ou perceber o que é apenas "cidade" , e que o é a Universidade, porque esta dispõe de um enorme conjunto de edifícios. A verdade é que na cidade, tudo gira à volta da Universidade.


Museu de História Natural
Inaugurado em meados do século 19 surpreende pela harmonia entre os detalhes neogóticos, a complexa cobertura de ferro e vidro e os vários esqueletos que revivem espécies do passado.










Bodleian Library
A biblioteca da Universidade de Oxford é um edifício muito bonito no coração da cidade, em estilo gótico inglês. É raro encontrar-se aberto ao público para visitas. Lá dentro fica a Divinity Room, que é considerada a mais antiga sala de aula da universidade, construída em 1427. A biblioteca também já apareceu nos filmes da série Harry Potter.
A Radcliffe Camera é uma biblioteca com acesso restrito a alunos da universidade, que guarda parte da coleção de livros da Bodleian Library.




A Ponte dos Suspiros, copiada da estrutura veneziana, faz parte do Hertford College.



 
Última edição por um moderador:

Antonia.M.S.

Membro Conhecido
Botanical Gardens (Jardim Botânico)
É um jardim pequeno e compacto. Tem várias estufas e jardins e o belo canal que passa ao seu lado, onde se pratica o famoso punting. É perfeito para relaxar ou fazer um piquenique, sem ser deslumbrante.








Punting em Magdalen Bridge





O punting, atividade que consiste em movimentar o barco por meio de um mastro que é apoiado no fundo do rio, é igualmente praticado nas duas cidades. Os punts são barcos de madeira longos, nos quais as pessoas fazem piqueniques ou só passeiam, enquanto navegam pelos principais canais da cidade.

The Chequers localizado numa viela da High Street, a principal rua de Oxford, é famoso por ser o lugar preferido de J R R Tolkien, autor do Senhor dos Anéis e C. S. Lewis, autor das Crônicas de Nárnia. Vale pelo charme e pela tradição, porque a comida é o normal daquele tipo estabelecimentos.
Há no entanto muito bons restaurantes em Oxford: The Cuttlefish, The Magdalen Arms, The Perch, Pomegranate, Oli's Thai, The rusty bicycle, Buongiorno buenasera.


Oxford, a universidade
A Universidade de Oxford, situa-se na cidade com o mesmo nome. Como a universidade de língua inglesa mais antiga do mundo, e a segunda mais antiga da Europa, Oxford é uma instituição única e histórica. Não há data clara de fundação, mas o ensino existe em Oxford de alguma forma desde 1096 e desenvolveu-se rapidamente a partir de 1167, quando Henry II proibiu os estudantes ingleses de frequentar a Universidade de Paris.

Composta por 38 faculdades, mais conhecidas como colégios, tem cerca de 23 000 alunos e está associada a muitos prémios nobel.

É uma “universidade urbana”, ou seja, os seus colégios, serviços, espaços verdes e alojamentos, distribuem-se pelo centro da cidade fazendo parte integrante da mesma e do seu património histórico. Os colégios são autónomos do ponto de vista financeiro e relacionam-se com a Universidade Central num tipo de sistema federal.

Entre os colégios mais famosos contam-se o Balliol, Brasenose, Christ Church (onde foram gravadas algumas cenas dos filmes do Harry Potter), Corpus Christi, Magdalen (onde estudou Oscar Wilde), Merton ou Trinity.

No que respeita a alunos notáveis, pelo menos 30 lideres mundiais (ministros e primeiros ministros) estudaram em Oxford e foram 27 os primeiros ministros britânicos que também ali estudaram. Entre eles estão William Gladstone , Harold Macmillan , Edward Heath , Harold Wilson , Margaret Thatcher , Tony Blair , David Cameron e, mais recentemente, Theresa May.

Personalidades de todo o mundo e de todas as áreas, desde a política (Benazir Bhutto, Bill Clinton), ao direito (Lords Bingham e Denning) às ciências e matemática (Robert Hooke , Edwin Hubble e Stephen Hawking), à literatura, música e drama (Oscar Wilde, JRR Tolkien, TS Eliot), ao desporto (David Hemery e Jack Lovelock) ou filosofia (John Locke, Thomas Hobbes), estudaram em Oxford. Também os economistas Adam Smith, Alfred Marshall , EF Schumacher e Amartya Sen passaram algum tempo em Oxford. A lista é muito extensa e podem conferi-la aqui:
Famous Oxonians | University of Oxford

É uma universidade de prestigio e reputação inquestionáveis, que atrai os melhores professores e alunos. É essa ambivalência que eleva o grau de exigência e a qualidade do ensino. Indo um pouco ao seu âmago, percebem-se paradoxos. Se por um lado é notório um ambiente pluricultural e desprovido de preconceito, também se promove algum elitismo e estratificação social no interior dos colégios (na organização dos colégios, entre os docentes, as regalias a que têm acesso, etc, etc). Apenas para exemplificar. No Brasenose College (e na maioria dos colégios) os “fellows” (afiliados do colégio) estão organizados em: William Golding, Hulme, Kurti, Tutorial Fellows e Professorial Fellows e Emeritus. Ser afiliado de um colégio implica deveres e direitos. Alguns dos direitos passam pela participação em jantares organizados, em que se tem de trajar a rigor, ou aceder a todas as refeições no colégio com todas as mordomias que implicam (variedade, composição e qualidade dos menus diários – das sobremesas, aos queijos e à escolha dos vinhos, cujo acesso vai variando consoante a posição na escala de hierarquia).

Descobrindo a cidade por entre a universidade e os seus colégios








 
Última edição:

Antonia.M.S.

Membro Conhecido


















 
Última edição:

Antonia.M.S.

Membro Conhecido

Antonia.M.S.

Membro Conhecido
Cambridge
A principal rival de Oxford, foi fundada em 1209, tem 31 colégios sendo os mais emblemáticos o King’s College, Trinity College (onde estudou Newton) e Corpus Christi. Tem cerca de 18 000 estudantes.

Tal como a Universidade de Oxford é uma “universidade urbana” distribuindo os seus colégios serviços e alojamentos por todo o centro histórico da cidade. Os colégios são autónomos do ponto de vista financeiro e relacionam-se com a Universidade Central num tipo de sistema federal.

Cambridge e a Universidade de Oxford são eternas rivais na conquista pelo título de melhor universidade do Reino Unido. Ambas produziram uma grande proporção dos mais proeminentes cientistas, escritores e políticos do mundo ocidental. Cambridge produziu mais vencedores do prémio Nobel (82 no total) do que qualquer outra Universidade do mundo.

Entre os notáveis que obtiveram o seu diploma em Cambridge incluem-se Isaac Newton, James Clerk Maxwell, John Joseph Thomson, Ernest Rutherford e Paul Adrien Maurice Dirac. Outras personalidades históricas ilustres associadas à universidade incluem o naturalista Charles Darwin, o economista John Maynard Keynes, o filósofo e matemático Bertrand Russell e o matemático Andrew Wiles.

Em 2006, Cambridge foi considerada novamente a segunda melhor universidade do mundo de acordo com o Institute of Higher Education, Shanghai Jiao Tong University, atrás apenas da Universidade Harvard nos Estados Unidos. Em 2010, segundo lista elaborada pelo conselho acadêmico QS, foi considerada a melhor universidade do mundo.

A Universidade de Cambridge tem nove museus e coleções abertos ao público ao longo do ano.

Todas as capelas das faculdades estão abertas ao público em horários selecionados, e a maioria dos colégios também está aberto para visitas.

A cidade e a universidade
Ao contrário de Oxford, Cambridge foi muito pouco atingida pela industrialização, mantendo a atmosfera de cidade universitária. A vida da cidade limita-se praticamente às atividades direta ou indiretamente ligadas à população estudantil e fica quase se despovoada nos períodos de férias escolares.

Pessoalmente achei Cambridge mais luminosa, uma cidade mais aberta, igualmente monumental em termos de arquitetura, mas com um ar mais “leve”.



















 
Última edição:

Antonia.M.S.

Membro Conhecido
Colchester e Universidade de Essex

Colchester é uma cidade com cerca de 100 000 habitantes.
Bonita, bem ordenada, com espaços verdes espetaculares, e vários edifícios históricos. Como a mais antiga cidade romana registrada, reivindica o título de mais antiga cidade da Grã-Bretanha. É uma cidade bonita e interessante.


















 
Última edição:

Antonia.M.S.

Membro Conhecido






A costa está bem perto, e podemos encontrar lugares simplesmente deliciosos.
West Mersea, Frinton e Wivenhoe

West Mersea


Frinton









Wivenhoe
Localidade que surge no prolongamento do Campus da Universidade. Muito agradável, calma, junto a um rio. É local escolhido para residência de férias de muitos londrinos e também de muitos docentes da universidade. Tem cerca de 8000 habitantes mas parece ser apenas um pequeno lugar.

 
Última edição:

Antonia.M.S.

Membro Conhecido

Antonia.M.S.

Membro Conhecido
É junto à cidade de Colchester que está instalada a Universidade de Essex.


A universidade tem cerca de 13 000 alunos e possui um caráter internacional com 132 países representados no seu corpo estudantil.


O Research Excellence Framework (REF) classificou-a em 2014 entre as vinte melhores universidades no Reino Unido pela qualidade em pesquisa científica, e entre as cinco melhores em ciências sociais. Com pontos fortes internacionalmente reconhecidos nas ciências sociais e humanas e em artes. As estatísticas da QS World University Rankings colocam a Universidade de Essex como a quinta universidade mais internacional do Reino Unido (funcionários) e tendo o 11º corpo estudantil mais internacional.

Ao contrário de Oxford e Cambridge, tanto a Universidade de Essex como a de Warwick estão afastadas das cidades, de Colchester e Coventry, respectivamente, e constituem elas próprias pequenas cidades.




O campus universitário









 

Antonia.M.S.

Membro Conhecido
Coventry e Universidade de Warwick

É uma cidade situada na região de West Midlands. Tem por perto algumas das aldeias mais pitorescas do Reino Unido, inseridas nas Cotswolds.
Com uma população de cerca de 300.000 habitantes é a oitava maior cidade inglesa e a décima primeira do Reino Unido. Depois de Birmingham é a segunda maior cidade de West Midlands. Localizada a 153 km ao noroeste de Londres, Coventry é famosa por ser sede da fabricante de automóveis Jaguar.


















 
Última edição:

Antonia.M.S.

Membro Conhecido
É junto a Coventry que se situa a Universidade de Warwick e não na cidade de Warwick ainda que esta se localize a cerca de 12 km.

A Universidade de Warwick tem cerca de 23 000 alunos e vem crescendo no ranking das universidades, permanecendo consistentemente entre as 10 mais cotadas. Na última pesquisa, a universidade era a 5ª instituição de pesquisa no Reino Unido. Warwick foi uma das primeiras universidades britânicas a desenvolver relações estreitas com a comunidade dos negócios e é membro do Grupo Russell e do Grupo 1994.

O campus universitário








 
Última edição:

Antonia.M.S.

Membro Conhecido
Última edição:

Cristina Sousa

Membro Conhecido
Ora aqui está um report diferente e inovador. Alia a parte lúdica ao aspecto mais cultural e académico, uma perspectiva muito "british" mas com belos recantos menos conhecidos.
Estas viagens ao Reino Unido têm rendido bastante @Antonia.M.S. :p :p
Parabéns por mais este report e muito obrigada por continuares a partilhar connosco estas belissimas viagens. ;)
 

Ricardo_7

Membro Conhecido
Olá,

Obrigado pela fantástica e diferente partilha :D É sempre bom ver locais não tão explorados e falados (pelo menos para mim :D)
Boas viagens :)
 
Top