Novidades

[Report] BRATISLAVA - A mini capital europeia - by JJPPMM

JJPPMM

Membro Conhecido
Aquando da nossa viagem em Janeiro de 2012 a Viena , aproveitámos um dos dias e fomos até Bratislava.
Sem muitas expectativas pois os diversos comentários eram e são contraditórios , arriscámos e mais que não fosse dava para juntar mais uma capital europeia á lista.
Acabou por não decepcionar.
Então vejam :

BRATISLAVA – A pequena capital europeia.

Bratislava fica a apenas 60 Km de Viena pelo que é quase um crime não aproveitar um dia e visitar esta pequena cidade .

Existem ligações por comboio entre Viena e Bratislava a cada hora. O preço por pessoa é de 14 Euros ida e volta e está incluído os transportes públicos em Bratislava.

ai1252.photobucket.com_albums_hh575_jpmbratislava__MG_9615.jpg

Após sairmos da estação de comboios , acompanhados de dezenas de turistas que como nós iam passar o dia a Bratislava , e porque sabíamos que o dia ia ser longo , apanhámos um dos autocarros que nos conduzem ao centro.
Alguém nos disse que deveríamos sair na 3º paragem e foi o que fizemos , mas , enganaram-nos e fomos parar ao outro lado do Danúbio.
Mesmo assim não foi mau e aproveitamos para ter o primeiro contacto com o Castelo de Bratislva e com o seu restaurante panorâmico.

ai1252.photobucket.com_albums_hh575_jpmbratislava__MG_9624.jpg

Bratislava é uma cidade pequena e fácil de visitar. As atracções não são muitas e estão concentradas á volta do centro .
Não sei se pelo frio da manhã , se pelas missas que decorrem nas igrejas , a quantidade de pessoas na rua era quase nula o que ao mesmo tempo deixava-nos uma ideia de abandono e de solidão.

ai1252.photobucket.com_albums_hh575_jpmbratislava__MG_9631.jpg


ai1252.photobucket.com_albums_hh575_jpmbratislava__MG_9637.jpg

ai1252.photobucket.com_albums_hh575_jpmbratislava__MG_9689.jpg

Sem uma rota definida limitámo-nos a passear e a deambular pela cidade e fomos descobrindo :

PONTE NOVA

Construida entre 1967 e 1972 , permitindo a passagem sob o Danúbio a Ponte Nova como é conhecida é talvez a estrutura metálica predominante na cidade.
Foi desenhada por J. Lacko and A. Tesar,

No topo desta estrutura e a uma altura de 80 m existe um restaurante com plataforma rotativa.
Está ligado á base da ponte por um elevador de alta velocidade e também por uma escada de emergência de 430 degraus no interior de uma das colunas.
A Ponte tem 431,8 m de comprimento e 21 m de largura sendo que o seu peso total é de 7,5 T

ai1252.photobucket.com_albums_hh575_jpmbratislava__MG_9761.jpg


ai1252.photobucket.com_albums_hh575_jpmbratislava__MG_9623.jpg


IGREJA E CONVENTO DOS CAPUCHINHOS

Dedicada a Santo Estevão da Hungria esta igreja pertence á Ordem dos Capuchinhos que chegaram a Bratislava em 1676.

Caracteriza-se pela sua decoração simples e pela estátua de Santo Estevão colocada por cima da porta principal. Em frente á Igreja encontra-se a imagem da Virgem Maria no topo de uma coluna em pedra . Esta imagem foi construída e oferecida á Ordem em 1723.

ai1252.photobucket.com_albums_hh575_jpmbratislava__MG_9635.jpg


ai1252.photobucket.com_albums_hh575_jpmbratislava__MG_9636.jpg



PORTA DE ST. MICHAEL

A elegante cúpula em bronze verde da Porta de St.Michael é hoje um dos símbolos da cidade de Bratislava.
A cúpula original construída na metade do séc. XIV foi modificada por esta entre 1753 e 1758 sendo também alterada para o estilo barroco.
A Torre tem sete andares num total de 51 m de altura e no último andar obtêm-se uma fabulosa vista da cidade de Bratislava.
A entrada para a Torre é feita através do Museu de Armas.
No exterior e por debaixo do túnel da Porta de St. Michael está o chamado “ Km 0 “ com a medição da distância a 29 capitais europeias.

ai1252.photobucket.com_albums_hh575_jpmbratislava__MG_9640.jpg


ai1252.photobucket.com_albums_hh575_jpmbratislava__MG_9658.jpg


CAMARA MUNICIPAL

A história da Câmara Municipal inicia-se aquando da criação da cidade no séc. XIII.
È original pois não foi construído para ser a Câmara Municipal. A sua actual estrutura é proveniente de um edifício do séc. XIV e de 3 outros que foram acrescentados durante o séc. XV.
Hoje é ainda o edifício mais antigo da cidade .
Após o terramoto de 1599 foi reconstruido em estilo Renascentista enquanto a sua Torre só mais
tarde foi reconstruida (durante o séc. XVIII ) em estilo barroco.


ai1252.photobucket.com_albums_hh575_jpmbratislava__MG_9663.jpg


ai1252.photobucket.com_albums_hh575_jpmbratislava__MG_9650.jpg


A Torre sempre foi uma defesa natural. Na sua base poderá ser vista uma marca datada de Fevereiro de 1850 que indica o nível mais alto de sempre atingido pelo Rio Danúbio aquando das suas cheias regulares.
Um canhão situado á esquerda da janela gótica assinala a comemoração dos ataques das forças de Napoleão em 1809.
Da janela da Torre eram no passado anunciados os decretos reais e as ordens emitidas pelo conselho municipal.
Hoje o edifício serve de sede da Câmara Municipale do Museu . O seu pátio interior é muitas vezes utilizado para concertos e recitais.


ai1252.photobucket.com_albums_hh575_jpmbratislava__MG_9647.jpg


ai1252.photobucket.com_albums_hh575_jpmbratislava__MG_9664.jpg


Primatial Palace

O Palácio está situado bem no centro da cidade . Construido em 1778 é considerado um dos mais bonitos edifícios de Bratislava.
Este Palácio foi construido para o Arcebispo de Bratislava e para alguns cardeais que ali viveram durante bastantes anos.
O cor de rosa forte que cobre as suas paredes não deixa que passe despercebido na paisagem de Bratislava


ai1252.photobucket.com_albums_hh575_jpmbratislava__MG_9648.jpg


ai1252.photobucket.com_albums_hh575_jpmbratislava__MG_9651.jpg


Teatro Nacional

A Ópera de Bratislava , conhecido oficialmente como Teatro Nacional , é um edifício de estilo Neo-Renascentista construído em 1886.
Como muitos nessa época foi desenhado por dois arquitectos austriacos de nome F. Fellner and H. Helmer.


ai1252.photobucket.com_albums_hh575_jpmbratislava__MG_9685.jpg
 

JJPPMM

Membro Conhecido
CATEDRAL DE St. Martin´s

ai1252.photobucket.com_albums_hh575_jpmbratislava__MG_9707.jpg

Com três naves a Catedral de Bratislava foi construída em estilo gótico substituindo a inicial de estilo românico e que remontava a 1221 .
Quando em 1291 Bratislava foi elevada a cidade a Catedral foi reconstruida de forma a estar incorporada dentro das muralhas .

ai1252.photobucket.com_albums_hh575_jpmbratislava__MG_9705.jpg


ai1252.photobucket.com_albums_hh575_jpmbratislava__MG_9703.jpg

O seu interior é bastante grande : 69 metros de comprimento , 22 metros de largura e 16 metros de altura , que albergam 4 capelas menores : A Capela da Canonização , a Capela de Sofia da Bavária , a Capela de Santa Ana e a Capela de S.João.

Entre 1563 e 1830 a Catedral serviu como templo de coroação dos Imperadores Hungaros . Aqui foram coroados 19 deles incluindo Maria Teresa. Todos os anos no ínicio de Setembro a pompa e circunstância volta a BRATISLVA numa reconstituição das cerimónias de coroação.

De salientar no seu interior uma escultura em ferro criada por Georg Raphael Donner representando St. Martin sentado num cavalo .

No topo da Torre a 85 m de altura existe uma cópia de 1 m da Coroa Imperial Hungara.

ai1252.photobucket.com_albums_hh575_jpmbratislava__MG_9702.jpg


ai1252.photobucket.com_albums_hh575_jpmbratislava__MG_9700.jpg

ai1252.photobucket.com_albums_hh575_jpmbratislava__MG_9776.jpg


CASTELO DE BRATISLAVA

Desde o alto de uma colina rochosa , numa posição dominante sobre o Rio Danúbio , O Castelo de Bratislava foi erguido no sec. X .Inicialmente foi um posto fronteiriço romano .
Em 1881 ficou reduzido a escombros após um violento incêndio e não foi reconstruido até meados do séc. XX.


ai1252.photobucket.com_albums_hh575_jpmbratislava__MG_9718.jpg


ai1252.photobucket.com_albums_hh575_jpmbratislava__MG_9735.jpg

A sua aparência é como uma mesa virada de pernas para o ar. As suas quatro torres fazem de pernas.
Além das fantásticas vistas que se conseguem desde o Castelo , no seu exterior existe um pequeno jardim bastante cuidado .

ai1252.photobucket.com_albums_hh575_jpmbratislava__MG_9731.jpg


ai1252.photobucket.com_albums_hh575_jpmbratislava__MG_9755.jpg

Actualmente o Castelo alberga o Museu Nacional Eslovaco e também é a residência oficial do Presidente da República.l
As suas quatro torres são consideradas como o símbolo da cidade

ai1252.photobucket.com_albums_hh575_jpmbratislava__MG_9750.jpg

Passeando pelo centro histórico o comum visitante não poderá ficar indiferente a umas obras de arte feita em ferro e que estão espalhadas por diversas ruas.
Existe bastantes , fotógrafo , Napoleão , Chefe de Protocolo , bicicleta antiga ,guarda numa guarita etc. Tirei fotos de quase todas mas por motivos vários só vos mostrar estas

ai1252.photobucket.com_albums_hh575_jpmbratislava__MG_9682.jpg


ai1252.photobucket.com_albums_hh575_jpmbratislava__MG_9681.jpg

ai1252.photobucket.com_albums_hh575_jpmbratislava__MG_9680.jpg

Realmente a cidade vale pelo seu centro e pelas suas características ruas e ruelas.
Os seus habitantes são simpáticos que baste para devolverem um sorriso.
Na minha opinião ainda estão muito marcados pelo regime em que até à pouco viveram. Nota-se ainda a presença soviética em muito dos seus prédios , ruas e monumentos.

ai1252.photobucket.com_albums_hh575_jpmbratislava__MG_9706.jpg


ai1252.photobucket.com_albums_hh575_jpmbratislava__MG_9697.jpg

ai1252.photobucket.com_albums_hh575_jpmbratislava__MG_9687.jpg


ai1252.photobucket.com_albums_hh575_jpmbratislava__MG_9679.jpg

Não entrei em nenhum museu nem monumento. Nesta altura do ano o dia nasce cedo e acaba cedo pelo que o regresso a Viena impunha-se que não fosse muito tarde.
Não conseguimos ver a “ Capela Azul “ embora muito avisados para lá ir , mas a subida ao Castelo acabou por nos atrasar .

Como muitos afirmam , Bratislava justifica uma passagem caso se ande por perto.
Cidade pequena , afável , limpa e minimamente interessante para lá passar um dia.

Abraço a todos
João Paulo
 

CarpeDiemMan

Membro Conhecido
Olá João

Tal como dizes, quem vai a Viena, só ganha em "perder" um dia e ir visitar Brastilava.
Parece uma pequena cidade que merece uma visita. As zonas pedestres pareceram-me muito interessantes.

Cumprimentos
 

pafer

Membro Ativo
Eu sou dos que acha que sem dúvida depois de estar ali tão perto vale a pena perder 1 dia e visitar Bratislava.
Não tem nada de extraordinário, mas é uma cidade que dá gosto passear pelo centro. Ao contrário de ti, havia alguma gente nas ruas (à noite nem por isso), mesmo turistas viam-se alguns grupos(fui em Maio).
Para mim serviu de base na visita a Viena e Budapeste.

O teu report ajudou-me a confirmar uma dúvida que até hoje ainda não tinha esclarecido... o preço do bilhete de comboio! Eu só fiz a viagem para Viena e não regressei e na altura paguei 12€, que achei muito! E fiquei logo com a ideia que tinha pago ida e volta! Mas a mulher da bilheteira que tinha um inglês pior que o meu ( zero mesmo!) só me apontava para uma folha A4 que dizia Viena 12€! E eu a tentar dizer-lhe que só ia...
 

JJPPMM

Membro Conhecido
Eu sou dos que acha que sem dúvida depois de estar ali tão perto vale a pena perder 1 dia e visitar Bratislava.
Não tem nada de extraordinário, mas é uma cidade que dá gosto passear pelo centro. Ao contrário de ti, havia alguma gente nas ruas (à noite nem por isso), mesmo turistas viam-se alguns grupos(fui em Maio).
Para mim serviu de base na visita a Viena e Budapeste.

O teu report ajudou-me a confirmar uma dúvida que até hoje ainda não tinha esclarecido... o preço do bilhete de comboio! Eu só fiz a viagem para Viena e não regressei e na altura paguei 12€, que achei muito! E fiquei logo com a ideia que tinha pago ida e volta! Mas a mulher da bilheteira que tinha um inglês pior que o meu ( zero mesmo!) só me apontava para uma folha A4 que dizia Viena 12€! E eu a tentar dizer-lhe que só ia...
Olá
Muito obrigado pelo teu comentário.
A ausência de pessoas deve-se a duas razões : a primeira porque era um Domingo , logo menos gente na rua e a outra porque foi em final de Janeiro e acredita que fazia muito frio e a vontade de andar na rua deveria ser muito pouca.
Quanto ao preço tens toda a razão . Seria um preço de ida e volta. De salientar que neste bilhete estava também incluido todos os transportes em Bratislava ( passe diário ) e que muito jeito faz especialmente na subida ao Castelo.
Abraço
J.Paulo
 

Sunset

Inativo
E mais uma cidade bonita :) que possivelmente mais bonita fica vista pelos teus olhos e pelos clicks da tua máquina.
Adorei... limpa, romantica... e com um toque surreal, devido ao nevoeiro ... Parabens!
 

Zed

Membro Novo
Belo report! Parabéns!

Só tenho uma coisa a acrescentar :) No ano passado passamos lá 1 noite (ou seja dia e meio), claramente de capital aquilo pouco tem. Muito calma, sossegada, limpinha...mais parece Viana do Castelo :)
No entanto a melhor coisa de Batrislava sao os pequenos restaurantes e bares. Recordo me que fomos a uma cervejaria tipica (não me recordo o nome, mas se encontrar eu aviso aqui) onde comemos a melhor sopa de alho que alguma vez comi!
Para começar a sopa era servida dentro de uma carcaça! E tinha queijo!...hum era tao bom! A cervejaria pareceu me muito famosa, tinha uma decoração extraordinária e estava APINHADA! Para quem lá for, só posso dizer que se encontra numa das ruas de bares/restaurantes mais movimentada, depois é procurar! Entra-se e sobe-se ao 1º andar, depois tem pequenos saloes e divisoes muito aconchegantes :) Um pequeno "tesouro", para conhecer a gastronomia tipica ;)
 

Mkimm

Membro Ativo
Bom report.

Eu passei apenas umas horas na praça principal a caminho de Budapeste mas também fiquei com a melhor impressão da cidade.

Obrigado pelas fotos
 

Mrs Covas

Membro
Parabéns pelo report!

Tive a oportunidade de ficar 1 dia e meio em Bratislava e também gostei bastante.

Tal como o JJPPMM descreveu os comentários disponíveis na net são contraditórios por isso o melhor é mesmo ir e tirar as nossas próprias conclusões.

É uma cidade bonita, limpa, organizada, ideal para quem quer passar um fds sem grandes correrias. Em Setembro havia bastantes pessoas na rua e grupos organizados de turistas. Um dos comentários que tinha lido na net e que achei piada era de que tinham preparado uma cidade inteira para a festa e que os convidados não tinham aparecido. Provavelmente de alguém que também encontrou ruas desertas.

Além do que já foi descrito os preços praticados também são um bom argumento! Do pouco tempo que lá passei nunca gastamos mais de 20€ numa refeição para 2 (entradas, prato, bebidas e sobremesa). Não é nenhuma "pechinça", mas comparativamente com as capitais vizinhas Viena e Budapeste (e até com a nossa) considero um preço bastante simpático.

Boas viagens!
 

Arkantos

Membro Novo
Parabéns pelo report é uma cidade a ter em conta para o caso de um dia ir ao centro da Europa! ;)
 

JJPPMM

Membro Conhecido
a cidade parece fantasma...muito diferente das outras capitais europeias
Olá Turistacidental

Não vejo da mesma forma que tu, não é muito diferente das outras capitais europeias.
Eu explico ... esta viagem é feita em Janeiro , e o dia da visita é Domingo e grande parte das fotos correspondem ao periodo da manhã , altura das missas e alem do mais um dia muito , muito frio.
Na altura também ficámos com essa sensação , mas depois do almoço , quando uma nesga de Sol apareceu , havia bastante mais gente na rua.
Agora é como já diseram, é uma cidade pequena quando comparada com as grandes metrópoles á sua volta.
Mas acredita ... merece um pouco de tempo.

João Paulo
 

turistacidental

Membro Ativo
Acredito pois, e vendo bem as coisas quando no inverno saio do meu trabalho as 8h da manha a um domingo não vejo um carro nas ruas de lisboa :)
 
Top