Novidades

[Report] Bordéus - 3 dias

Olá
Este é o meu primeiro report aqui no portal e também esta foi a minha primeira viagem sozinha .Já há muito tempo que queria e posso dizer que a experiência foi totalmente positiva. Com certeza que irei repetir.

Uma ferramenta muito útil e já indispensável para mim em qualquer viagem é o Google my maps. Nele aponto todos os pontos que quero visitar, formas de chegar e algumas indicações sobre a história, restaurantes ou outras informações úteis.
Deixo-vos o link do meu de Bordeus : https://drive.google.com/open?id=18yFJ1bSRTXTkNCC1_18ZCHFi1DAOWaPr&usp=sharing

Voos- Reservei pela easyjet , 5 meses de antecedência - 69 euros ida/volta. O voo demora cerca de 2 horas

Alojamento - Optei por ficar no centro da cidade, reservei no booking Bordeaux Traditions. As reviews eram soberbas e posso dizer que saí de lá com a mesma opinião, recomendo!

Aeroporto fica a cerca de 30 minutos da cidade. Há um shuttle que parte normalmente de 30 em 30 minutos ( podem consultar o horário no site: e podem comprar online. O meu bilhete custou 14,40. Para apanha-lo deve sair do aeroporto e dirigir se ao Hall B ,zona das partidas. O shuttle vai ate à estação principal, a estação de saint Jean.Quando cheguei apercebi-me que há um bus, que custa 1,70 que pára em várias partes da cidade, e no meu caso que pararia mesmo à frente do hotel(bus liane 1+)
link para consultar horários e comprar bilhete para o shuttle : Schedules Bordeaux Airport Shuttle towards Train Station

Deslocação
- Bordéus é uma cidade pequena, plana que pode ser visitada toda a pé. Há elétricos que também funcionam muito bem , barco e comboio (1,70 por viagem valida por uma hora). Contudo recomendo vivamente a andarem a pé e a perderem-se nas zonas rústicas da cidade, alugarem uma bicicleta , scooter ou trotinete. São bastante acessíveis.

- Elétrico
- Bicicletas - Custa 1,70 por 24 horas( cuidado: + 2 euros por meia hora). Há vários pontos pela cidade de modo que quando não estão a utilizá-las também não estão a pagar o extra da meia hora. Paga se no posto de recolha, não precisa de aplicação
- As trotinetas e scooters nao experimentei, mas a aplicação chama-se Lime e pode deixa-la em qualquer parte da cidade
- Barco, Há o passeio de uma hora e meia no valor de 15 euros (dá para fazer reserva online) ou há um barco que faz a ligação das margens da cidade (1,70 eur)
- Uber

Posto de Turismo : Fica na Place de la Comedie – podem gratuitamente obter o mapa da cidade , mapa do Tram e comprar excursões para St. Emilion ou outras zonas à volta da cidade

Alimentação:
Típico:
Cannelés Bordelais

Pontos Turistícos que visitei:

Place de la Comédie : esta movimentada praça tem como pontos de referencia o Grand Théâtre de Bordeau ( Opera Nacional ), o Grand Hotel , um prédio muito estreito que capta a atenção de todos e um pequeno carrossel para miúdos e graúdos. É uma praça ampla, bonita e com muita vida. Também é nesta praça onde se encontra o Posto de Turismo

Rue Sainte-Catherine – rua que faz lembrar a baixa , faz a ponte entre duas praças ( la Victoria e la Comédie). Achei interessante o facto de ter muitas lojas alternativas, vintage, lojas de desporto com modelos difíceis de encontrar e não as típicas lojas de centro comercial

Place de la Vitoria - estava em obras, não deu para ver grande coisa - Praça cercada por edifícios de estilo neoclássico com um arco (Porte d'Aquitaine) e o Óbelisque

Place de Quinconces - Praça ampla com uma fonte com estátuas (símbolo das actividades marítimas ), monumento Girondis (homenagem aos deputados girondis ali executados)e muita vegetação - na altura que fui havia em toda a praça uma espécie de feira popular

Catedral de Saint Andre - Patrimonio Mundial da UNESCO ! À volta existem vários restaurantes e esplanadas. Mesmo ao lado fica a Torre e o Hôtel de ville. Entrada gratuita

Torre Pey- Berland - Localizada mesmo ao lado da Catedral. Vale a pena subir os 233 degraus e contemplar uma maravilhosa vista pela cidade. Os bilhetes custam 6 euros

233 Degraus depois...


Hôtel de Ville - vi apenas por fora - trata- se da Câmara Municipal da cidade

Pont de Pierre - ponte de pedra vermelha ( local de partida de cruzeiros ). pedonal há volta existe uma zona ampla de relva onde dá para sentar e descontrair ou fazer uma bela caminhada à margem do rio Garonne. Andando no sentido da cidade du vin pode ver-se a palácio da bolsa , place quinconces! Andando no sentido oposto fica a basilica st.michel. À frente da Ponte temos a Porte de Bourgogne

Porte de Bourgogne - É uma porta medieval considerada uma importante porta de entrada da cidade, de um lado da porta temos uma avenida de lojas (cours victor hugo) , do outro temos a pont de Pierre

Porte Cailhau - portão medieval das muralhas da cidade. Fica perto da pont pierre! Simboliza a vitória na batalha de Fornovo contra Itália. Perto encontra-se a Place du Palais

Place de la Bourse - local onde se pode ver o famoso espelho de agua . Outros pontos de interesse na praça: Bolsa de Valores, Fonte das Tres Graças ( trois Graces), Museu nacional as Alfandegas, Câmara do Comércio e Indústria. Vale a pena visita durante o dia e à noite
 
Última edição por um moderador:
La Grosse Cloche ( Porte Saint- Éloi)– O grande Sino - símbolo da cidade - tem um relógio solar. Tem uma igreja que pode entrar se gratuitamente e ver o grande sino de Bordéus! Toca no primeiro domingo de cada mês,tive sorte e pude assistir. Perto desta torre ha um parque de estacionamento com um automóvel verde na parede.

La Citè du Vin - É um museu interativo, símbolo do vinho no copo. A entrada é 20 euros, convém consultar o programa de atividades para se escolher o melhor dia para a visita. É uma boa oportunidade de aprender um pouco da historia do vinho de forma divertida e interativa. No fim há uma prova de vinhos no cimo do edifício com uma vista bonita para cidade ( Wine Bar Latitude 20). Há também um restaurante panorâmico. Perto deste edifício há a famosa ponte jacques chaban-Delmas, Foodstuffs of Art ,o museu da ciência Cap Sciences e um outlet Quai des marques

Quai des Marques - uma espécie de centro comercial outlet ao ar livre, ao longo do rio, com varias lojas e esplanadas


Pont Jacques Chaban-Delmas - Ponte recente inaugurada em 2013


Basilique Saint-Michel - um dos pontos de referência da peregrinação de Santiago de Compostela. Localizada em frente à ponte Pierre. Pode subir-se À torre do campanário e visitar as catacumbas. Quem olha para a ponte Pierre fica para a direita. Situa-se numa praça com cafés e esplanadas

Jardim Público - Trata se de um jardim com muita vegetação, um lago , museu de história natural, biblioteca, famoso " Guignol Guérin " (show de marionetes), um pequeno jardim botânico e um bar-restaurante " L'Orangerie ". Encontra-se perto do Palais Gallien e do Bairro de Notre Dame
 
Última edição por um moderador:
Palais Gallien (126 Rue du Dr Albert Barraud)-Ruínas - monumento mais antigo de Bordéus. Este vestígio de uma antiga arena romana data do início do século II

Bairro de Notre Dame - Distrito de Chartrons - fica perto do jardim publico, vale a pena visitar, ruas estreitas e rústicas, com lojas velharias, muitos restaurantes rusticos e c uma igreja muito bonita , Saint Louis de Chartrons. É um bom sitio para experimentar o vinho de Bordeus
 
Muro de Bordéus - Fica perto da rua de Notre Dame , é um muro de arte urbana com grafitis que vai mudando tempos a tempos. Muito perto encontra- se o MUR (associação que significa: "Modulável, Urbano e Reativo", que oferece aos artistas para se expressarem em uma parede)



Distrito de Chartrons -Vai desde o Jardim publico passando pelo bairro notre dame - pontos de interesse: casas de pedra, igreja de Saint-Louis des Chartrons, passear na rua Notre Dame e visitar mercado de pulgas ao ar livre, almoçar nos terraços dos restaurantes à frente da igreja.


Le Hangar Darwin- do outro lado do rio - antigo quartel militar. Faz lembrar o Lx factory. Zona de muita arte urbana. Almocei no Magasin général – maior restaurante orgânico. Perto há o Parque Angéliques ( há um café onde se pode ouvir electro e folk). Fui para Darwin de bicicleta






La Bastide - também situado na outra margem de Bordéus, O leão azul claro reflete a cor dos céus da cidade e mede oito metros de comprimento


Bordéus acabou por se ser uma agradável surpresa, uma cidade bonita, limpa, tranquila e segura. Nem toda a gente fala inglês mas a maioria tem muita vontade de ajudar e ser prestável. Um bom destino para uma escapadela de fim-de-semana.
 
Última edição por um moderador:

ploferreira

Administrador
Staff
Que bela estreia nos reports, sem duvida uma ótima cidade para um fim de semana prolongado.
Gostei muito da La Citè du Vin, entrada direta para a lista to do :D
 

Ricardo_7

Membro Conhecido
Olá,
Que boa entrada nos reports, obrigado pela partilha :D
Sem dúvida um local interessando para dar uma escapadinha :)

Boas viagens :D
 

PauloNev

Moderador Honorário
Staff
Muito obrigado pela partilha.
Bela maneira de se iniciar nos report's.
Boas viagens ;)
 

rmonteiro

Membro Conhecido
Este report veio dar uma ideia ainda melhor do que tinha de Bordéus, pois já ponderei ir até lá uns dias.
Viajar sozinho é uma excelente experiência ! Embora só o tenha feito fora da Europa, mas deve estar para breve uma viagem sozinho pela Europa.
Obrigado pela partilha.:)
 

M@loveci

Membro Ativo
Muro de Bordéus - Fica perto da rua de Notre Dame , é um muro de arte urbana com grafitis que vai mudando tempos a tempos. Muito perto encontra- se o MUR (associação que significa: "Modulável, Urbano e Reativo", que oferece aos artistas para se expressarem em uma parede)



Distrito de Chartrons -Vai desde o Jardim publico passando pelo bairro notre dame - pontos de interesse: casas de pedra, igreja de Saint-Louis des Chartrons, passear na rua Notre Dame e visitar mercado de pulgas ao ar livre, almoçar nos terraços dos restaurantes à frente da igreja.


Le Hangar Darwin- do outro lado do rio - antigo quartel militar. Faz lembrar o Lx factory. Zona de muita arte urbana. Almocei no Magasin général – maior restaurante orgânico. Perto há o Parque Angéliques ( há um café onde se pode ouvir electro e folk). Fui para Darwin de bicicleta






La Bastide - também situado na outra margem de Bordéus, O leão azul claro reflete a cor dos céus da cidade e mede oito metros de comprimento


Bordéus acabou por se ser uma agradável surpresa, uma cidade bonita, limpa, tranquila e segura. Nem toda a gente fala inglês mas a maioria tem muita vontade de ajudar e ser prestável. Um bom destino para uma escapadela de fim-de-semana.
Report muito fixe, Alexandra.
Dá-me jeito as tuas dicas, porque vou para lá agora no início de Junho.
Merci 👏👏👏👏👏
 

Agripinu

Membro
Ando a ver opções de viagem com a minha família (mulher e duas crianças, uma de 8 e outra de um ano e meio).

Achou a cidade convidativa para algo em família?

Obrigado
 
Top