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[Report] Boavista - Cabo Verde - Julho 2013

RuiMap

Membro Ativo
Olá viajantes cá estou novamente para partilhar um pouco da minha viagem em Julho de 2013 à Boavista (Cabo Verde), voámos a bordo do BOEING 737-800 (13 anos) TACV.
. Em primeiro lugar queria-vos dizer que hesitei quase, quase até à ultima na agencia quando me foi dito que iriamos com o operador SOLTRÓPICO e com a TACV em vez do operador Sólferias (desisti, pois tinha um horário absurdo na vinda, 08h00 no aeroporto da Boavista) e com a SATA, pois cancelaram os voos contratados à mesma devido às constantes greves.
Enfim, tive razão… viagem marcada para dia 14JUL13 onde só saímos dia 15JUL13, deixo aqui um aviso à navegação que com a TACV e operador turístico SOLTRÓPICO “nunca mais”. Não sou de reclamar por pouca coisa, mas não gosto de ser enganado, prefiro a sinceridade e verdade a todo o custo, desta vez ultrapassou os limites…
Voo marcado para as 10h00 da manha, na fila do check-in por volta das 06h30m, somos avisados às 07h00m (abertura) que o aeroporto esta com um problema técnico, estranho quando todos os outros balcões funcionavam, pergunto logo à representante do operador!
- Problema técnico do aeroporto ou da aeronave?
R. Claro que não (altiva)
- Muito bem esperemos.
ÀS 07h30m somos avisados pela Portway que a aeronave estava retida, não sabiam onde e para estarmos às 09h00m de novo na zona do check-in, para termos mais informação. Às 09h00 tínhamos já 3 autocarros e hotel “Marriott” à nossa espera “prontinhos”. Estranhámos ser tudo tão rápido, já sabiam (TACV) era desde sábado dia 13JUL13 que a aeronave não vinha… pela representante do operador SOLTRÓPICO, a TACV tudo iria fazer para fretar uma aeronave para ainda partirmos nesse mesmo dia, certo é que fomos para o hotel, não antes de eu interpelar a representante com a seguinte pergunta!
- Minha senhora da sua experiência, (segundo ela de 23 anos) nesta altura do ano aeronaves disponíveis é impossível, certo?
R. Não não a TACV vai fazer tudo para vocês irem hoje (14JUL13).
Inevitavelmente muitos dos passageiros afirmaram logo! “Se não partissem no dia de viagem marcado iriam desistir da viagem”. Resposta da representante do operador “ Que partimos de certeza etc, etc, etc” e mais uma bela resposta da representante do operador, “ depois de lá estarem logo se vê o que temos de receber”. No meu caso acordei com a agência ABREU que iria na condição de me ser restituído o valor da noite em causa, pois com o operador não falei mais. (hoje dia 07AGO13, ainda não vi a cor dos €) mas com a certeza absoluta por parte da ABREU e do operador que vou receber em 30 dias.
Lá fomos para o “Marriott”, com a certeza que ela a representante do operador lá iria, dito por ela, às 13h00 para nos indicar tudo e tirar todas as nossas duvidas…apareceu ela??? Claro que não, apareceu sim mais tarde uma representante da “TACV” a explicar tudo o que se tinha passado.
- Aeronave retida por falta de pessoal técnico (doente)
- Aeroporto Internacional da Boavista “Aristides Pereira” só pode receber voos até às 18h00 locais (não existe iluminação noturna).
- Somos informados que o voo iria partir, possivelmente dia 15JUL13 às 10h30m.
- Somos informados pelo Hotel, nunca pela representante do operador SOLTRÓPICO a hora do voo e que sairíamos do hotel às 06h30m sem pequeno-almoço…
Ora ai está o que não quiseram logo do início, barulho no aeroporto, claro está, reclamámos e algumas pessoas já sem paciência alguma fizeram barulho no “Marriott”, “que não sairiam sem pequeno-almoço”. Claro está, aí já existe os contatos diretos com a TACV e o operador, lá tiveram de dar o pequeno – almoço  … Vale a pena fazer barulho quando se tem razão.
Já no aeroporto nova aventura (falta de preparação, falta de profissionalismo, falta de tudo) no check-in da Air France (estranho), claro está, Air France não autorizou a utilização dos balcões…lá fomos nós para outros balcões com as malas às costas e crianças… mais uma, porta de embarque nova, não a que foi atribuída nos bilhetes. Realmente se comprovou e segundo o povo de Cabo Verde a sigla “TACV, quer dizer Transportes Atrasados de Cabo Verde”.

. Duração do voo (ida):
LIS-BVC – 03h40m
- Voo muito tranquilo, em velocidade de cruzeiro (reto e nivelado) não tivemos qualquer ´´abanão` `muito bom;
- Aterragem (landing) complicada (vento) e com uma travagem algo brusca (Reverse dos reatores) a roçar o máximo, digo eu;
- Aeronave suja.
. Duração do voo (volta):
BVC-LIS - 03h30m
- Voo muito tranquilo, em velocidade de cruzeiro (reto e nivelado) não tivemos qualquer ´´abanão` `muito bom;
- Aeronave completamente suja. A rotação no aeroporto da Boavista (contato visual com a aeronave) não foi mais que hora e meia, um autêntico desleixo com a limpeza da aeronave.
- Apesar de haver troca/atribuição dos mesmos lugares entre passageiros e crianças sozinhas, tudo resolvido a bem na aeronave, já prontinhos e cintos colocadinhos, a assistente de bordo informa “bem vindos ao voo TACV - Boavista – Porto”, bemmmmmmm um barulho logo pela aeronave, já nem esbocei sequer algum sorriso.
- No aterrar (landing) não se sentiu praticamente as rodas a tocar no solo…já na travagem nossa senhora, aí sim, o (Reverse dos reatores) travagem, tenho a certeza que foi ao máximo, foi tudo lá ter à frente. O Comandante viu a manga virou logo, “é pá é já ali” e para não andar mais na pista toca a travar, estávamos ainda a sair da aeronave já a tripulação “nova” ia a entrar para a aeronave, tinha de ir em vazio para fazer, Porto/ Ilha do SAL, enfimmmm.
. Aeronave BOEING 737-800 TACV – 13 anos (autentico desleixo com a limpeza e o cuidado interior com a aeronave)
. PNT`s (Pessoal navegante técnico) ***
Comandantes muito pouco faladores.
. PNC (Pessoal navegante cabine) ****
Simpáticos, e prestáveis
. Comida aeronave, ida *** (avião)
. Comida aeronave, volta *** (avião)
Hotel:
. Ficámos alojados no Hotel Iberostar Club Boa Vista, muito bem recebidos na receção, a equipa de animação é excelente, o meu muito obrigado principalmente ao Denny e à Mariana pois para quem tem filhos pequenos foram incansáveis no mini clube, praia e piscina, resto do pessoal da animação são todos humildes e brincalhões, já estive em diversas partes e foram das pessoas mais calorosas, compensando bem a falta de ofertas da ilha proporcionando dias e noites alegres, também incluindo os restantes funcionarios simpaticos e sem qualquer interesse aparente na gorjeta e que fazem com que a despedida custe um pouco.
. Comida bem confecionada embora muito repetitiva no Buffet, restaurante temático razoável, serviço satisfatório.
. Atenção não existe médico no hotel e ao que parece nem na vila de Sal Rei pois um senhor com cerca de 65/70 anos sentiu-se mal à hora do jantar, completamente apático, transportado em cadeiras de rodas e segundo informação do casal amigo que os acompanhava foi para o posto de “SAL REI”, paragem digestiva, o que fez com que a oxigenação ao cérebro não fosse a suficiente e num rasgo sei lá do quê, o senhor lá conseguiu dizer ou esboçar algo em que a enfermeira no posto medico na vila de Sal Rei lá percebeu e fê-lo vomitar. Voltando ao hotel praticamente dois dias depois.
Também a minha filha bateu com o nariz no fundo da piscina e esvaiu-se em sangue, vou à receção “coitados” nem gelo nem toalhas deram se não a pedido, muito mas muito a melhor e urgentemente neste sentido.
. Instalações boas (quartos e serviços)
. Hotel muito limpo.
. Piscina com muitas falhas de azulejos o que leva a cortes nas mãos e pés.
. Praia de chaves limpa e muito bonita, extensão gigantesca de areia deserta para o lado esquerdo (sul) onde encontrei apenas deserto e muitas dunas e uma água fenomenal, para o lado direito (norte) encontramos mais alguns hotéis, dunas com vegetação e areia mais preta e uma pequena baía onde o mar se encontra mais calmo.
. Wifi pago.
. Taxa turística por pessoa:
2€ por pessoa, crianças não pagam.
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Chegada à Boavista
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Vista aérea Hotel Riu Karamboa
Vista aérea IBEROSTAR Club Boa Vista
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Aeroporto Internacional da Boavista “Aristides Pereira”
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Hotel IBEROSTAR Club Boa Vista
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Quartos
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Descida para a praia, longa até à agua
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Vista para as outras unidades hoteleiras
Vista da praia do hotel
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A vista e passeios pela excecional praia deserta…
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RuiMap

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O meu amigo das corridas
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Praia de Chaves
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Denny e a Mariana muito meigos e humildes na bela e quentinha água
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A caminho das outras unidades hoteleiras e ainda na praia de Chaves se pode ver a parte de uma chaminé em tijoleira de uma antiga fabrica de cerâmica que foi completamente coberta pela areia e as Dunas.
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RuiMap

Membro Ativo
Um pouco antes de chegar ao Hotel Riu Karamboa
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Os divertimentos e festas do hotel
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Restaurante temático
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Excursões
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Hora do adeus
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Canarias
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Lisboa
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Zé Pinho

Membro Conhecido
Na viagem do ano passado, a 2ª, à Boa Vista tivemos - eu e minha eposa - de recorrer ao centro de saude d Sal Rei e fomos soberbamente atendidos em dias diferentes e por médicos distintos.
Quanto ao hotel não quero outro, Já estive 3 vezes e vou repetir. A equipe de colaboradores, sem exceção é do melhor.
 
Obrigada pelo report, bastante detalhado ;)
Diz-me uma coisa, relativamente à praia, achaste melhor a praia do Iberostar ou do Karamboa? Apanhaste o mar calmo ou bravo? Tenho ouvido sempre dizer que é raro o mar estar calmo para essas bandas e não é apropriado para crianças...
 

RuiMap

Membro Ativo
Zé Pinho disse:
Na viagem do ano passado, a 2ª, à Boa Vista tivemos - eu e minha eposa - de recorrer ao centro de saude d Sal Rei e fomos soberbamente atendidos em dias diferentes e por médicos distintos.
Quanto ao hotel não quero outro, Já estive 3 vezes e vou repetir. A equipe de colaboradores, sem exceção é do melhor.
[SIZE=10.5pt]Olá bom dia Zé Pinho[/SIZE]

[SIZE=10.5pt]Ainda bem que teve a sorte de ter um atendimento “soberbo” no centro de saúde de SAL REI, o que não se passou com a pessoa em causa em JUL13.[/SIZE]
[SIZE=10.5pt]Quanto ao hotel há que melhorar em diversas áreas nomeadamente:[/SIZE]
[SIZE=10.5pt]. Azulejos das piscinas, muita falta “deles” o que leva ao corte real das mãos e pés;[/SIZE]
[SIZE=10.5pt]. Atendimento medico ou de enfermagem que é nulo como referi no meu report, com um caso do senhor e um caso pessoal;[/SIZE]
[SIZE=10.5pt]. Como referi no meu report a comida foi bem confecionada mas muito muito repetitiva e muita falta de fruta.[/SIZE]
[SIZE=10.5pt]. Como também referi no meu report a equipa de animação é uma mais valia do Hotel.[/SIZE]

[SIZE=10.5pt]Obs: Voltarei um dia, quem sabe mas a um preço irrecusável!!!! Pela “TAP” que vai ter voos, salvo erro a partir de novembro de 2013 e por outro operador turístico.[/SIZE]
 

RuiMap

Membro Ativo
Carla (AKA Cagm) disse:
Obrigada pelo report, bastante detalhado ;)
Diz-me uma coisa, relativamente à praia, achaste melhor a praia do Iberostar ou do Karamboa? Apanhaste o mar calmo ou bravo? Tenho ouvido sempre dizer que é raro o mar estar calmo para essas bandas e não é apropriado para crianças...
[SIZE=medium]Bom dia Carla[/SIZE]
[SIZE=medium]A praia a meu gosto muito melhor a do Iberostar.[/SIZE]
[SIZE=medium]Quanto à agitação do mar e vento, em sete (7) dias, dois (2) calminhos, de resto vento e bastante forte o dia todo acalmando à noite. Na agitação do mar nada do outro mundo, claro está, ter em atenção às crianças (sempre). Podes comprovar o tamanho das ondas aí numa das fotos no report.[/SIZE]
[SIZE=medium]Carla qualquer outra questão estou ao dispor [/SIZE]
[SIZE=medium]Cumprimentos[/SIZE]
 

RuiMap

Membro Ativo
DDD disse:
Gostei do report, o que foi pena foi o avião...
[SIZE=medium]Olá bom dia DDD[/SIZE]
[SIZE=medium]A situação da parte aérea foi “tramada” não gosto de meias verdades e depois o operador nunca presente… uma coisa é certa, pela “TACV” e operador “SÓLTROPICO” nunca mais.[/SIZE]

[SIZE=medium]Cumprimentos[/SIZE]
 

DDD

Membro Ativo
RuiMap disse:
[SIZE=medium]Olá bom dia DDD[/SIZE]
[SIZE=medium]A situação da parte aérea foi “tramada” não gosto de meias verdades e depois o operador nunca presente… uma coisa é certa, pela “TACV” e operador “SÓLTROPICO” nunca mais.[/SIZE]

[SIZE=medium]Cumprimentos[/SIZE]
Não vejo razão para desconfiar da Soltrópico, são profissionais, que sabem o que fazem, já viajei algumas vezes, e gostei do serviço apresentado. O culpa disto tudo é mesmo da TACV...
 

RuiMap

Membro Ativo
DDD disse:
Não vejo razão para desconfiar da Soltrópico, são profissionais, que sabem o que fazem, já viajei algumas vezes, e gostei do serviço apresentado. O culpa disto tudo é mesmo da TACV...
Caro DDD



Em lado algum referi que eram melhores ou piores profissionais que outros, não foram presentes e o saber o que fazem, muito sinceramente que para esta minha situação, correu mal. Não gostei, aliás não gostámos os 180 passageiros da atitude, das meias verdades e altivez do representante do operador e a total, repito, total descoordenação entre operador turístico e companhia aérea para com os passageiros já sem paciência alguma.

A “culpa, não morre solteira” está identificada e bem, companhia aérea… no meu caso e de muitos mais, não está resolvido, pois ao dia 13AGO13 ainda não recebi o que tenho direito (reembolso) ainda não chegou, mas segundo o operador para com agencia de viagens será feito em 30 dias…a ver vamos.


cumprimentos
 

inesaldeia

Membro Conhecido
Olá Rui.

Obrigada pela partilha.
É lamentável toda a questão do vôo. A minha mãe e o meu padrasto estiveram há 3 anos na Boavista, mas nessa altura a Soltrópico ainda trabalhava com a Sata e os vôos decorreram sem stress.
Espero que o resto tenha compensado.

Cumprimentos,

Inês
 

RuiMap

Membro Ativo
inesaldeia disse:
Olá Rui.

Obrigada pela partilha.
É lamentável toda a questão do vôo. A minha mãe e o meu padrasto estiveram há 3 anos na Boavista, mas nessa altura a Soltrópico ainda trabalhava com a Sata e os vôos decorreram sem stress.
Espero que o resto tenha compensado.

Cumprimentos,

Inês
Olá Inês, boa tarde
Foi pena mesmo, e como referi no report, inicialmente o voo seria com a "SATA", devido às greves cancelaram os contratos com a mesma, foi tentar esquecer e aproveitar o resto da semana, mas entenda-se que é sempre difícil esquecer, parece que já nada corre ou correu a nosso favor.
Compensar? Sim, na medida em que dos 180 passageiros, fez-se imensas amizades alem do local ser muito bonito e do resto da família ter gostado.

[SIZE=medium]Cumprimentos[/SIZE]
 

pabecada

Membro Ativo
Estive no iberostar entre 27 de Julho e 03 de Agosto. Inicialmente à semelhança do Rui a viagem seria pela Sata. Qd mudou a companhia aérea, ficámos renitentes em ir mas...como a vontade de férias era muita, lá fomos.
Ao contrário do Rui, connosco tudo correu bem na ida e na vinda. O avião saiu sempre a horas, as viagens tranquilas, a comida normal para avião. Relativamente à diferença de tempo entre a saída de uns passageiros e entrada de outros deve ser normal +/- 1 hora. Das 4 vezes que fui a Porto santo pela TAP foi igual.
Devo dizer que fiquei bem surpreendida com a TACV.
Qt ao hotel partilho da opinião do Rui com excepção no que respeita à comida, particularmente à fruta. Adoro fruta e por isso a falta dela a seguir à refeição é bem notada. A fruta nesta semana variou entre maçã, pêra, pêssego, ameixa, abacaxi, melancia, melão, manga (deliciosas por sinal), papaia, banana, laranja, Clementina. Não quero com isto duvidar do que diz o Rui, mas a verdade é que de uma semana para a outra pode haver mdanças. O bufett não tinha muitos pratos quentes para além dos grelhados, teria uns 4 diferentes, o que permitiu não passarmos a semana toda a comer o mesmo. Havia uma zarzuela muito boa...o arroz de pato...as costeletas de borrego...

No que toca à saúde, o motorista que nos levou a dar o passeio pela ilha disse-nos que existe um médico na ilha e um "ajudante". Não sei se será assim, porque felizmente não precisei.

Por fim o mar. Bem o mar tem algumas ondas, por vezes maiorzitas mas com pouca força. Para quem conhece, são normalmente iguais às da fonte da telha, costa da Caparica mas com menos força. A água é quentinha, não como Caraíbas mas melhor que Algarve. O tempo nesta semana esteve sempre nublado, ainda choveu um dia, mas sempre quente.

Gostei...e temos algo que poderá "competir" com a Boavista no que toca à beleza da praia embora mais pequena, à qualidade dos hotéis e é nosso. Temos PORTO SANTO que não fica nada atrás da Boavista. Perde eventualmente na temperatura do ar.
 

Zé Pinho

Membro Conhecido
Perdoem-me a insistência até porque ningué me encomendou o sermão nem recebo comissões.
Fui já 3 vezes à "Bubista".
2 vezes na Sata. Tudo bem. Tenho viajado bastante coma Sata e prefiro-a à Tap
Quanto à TACV, ainda mais pequena que a Sata sofre os efeitos da dimensão: se alguma coisa falha vai tudo em cadeia.
Já tinha viajado na TACV outras vezes e com stisfação. Não posso dizer o mesmo do pessoal de terra, especialmente na Praia: do pior
No que diz respeito ao Iberostar: Em 2010, ainda não inaugurado, cheirava a novo mas havia falta de entrosamento das equipas. Sobressaía a animação que, sendo boa atualmente, ainda está longe do que foi.
Em 2012, já 5 estrelas, melhorias ao nivel de funcionamento; animação a decair.
2013: notórias melhorias mesm na animação
Depois do check in tive de voltar à recepção e, tendo-me sido perguntado se estava satisfeito com o quarto, referi apenas ser dos mais distantes, no limite junto ao Decameron.
De imediato me oferecerram duas alternativas junto à piscina que aceitei embora não estivesse deescontente com o 1º quarto. E, depois quando regressei ao novo quarto, depois do almoço, tinha a oferta de uma garrafa de champanhe.
Apreciei o gesto-
Não posso deixar de referir que a alimentação está condicionada ao abastecimento exterior. A ilha não tem produção própria. Ora com o mar e a falta de um porto de mar impedem o abastecimento regular o que força ao consumo de refrigerados e congelados. Chegam a estar 15 ias sem condições de abastecimento normal em pequenas brcaças vindas de S. Vicente ou Santiago.
As obras do novo porto de mar permitirão ultrapassar este obstáculo mas, por outro lado farão disparar os investimentos hoteleiros matando o encanto selvagem desta ilha.
É o preço do "progresso".
 
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