Novidades

[Report] Berlengas

CristinAires

Membro Conhecido
Apesar de ser um destino já falado por aqui, decidi contar esta minha experiência.
Há muito que queria ir às Berlengas, mas por este ou aquele motivo, somente agora é que tive oportunidade.
Tentei comprar bilhete através da internet, na "Viamar" (a carreira das Berlengas , mas o certo é que aparecia sempre a mensagem de que já não havia lugares. Telefonei para a empresa, conseguindo obter o desejado bilhete. Na altura perguntei quais as condições marítimas, tendo sido informada que tinha mesmo de arriscar, pois a viagem poderia não ser feita, uma vez que a travessia estava em risco, dadas as previsões.
Dia 6 de Agosto aqui vou eu rumo a Peniche.
08H30 e toca a ligar para a "Viamar", a fim de saber se a travessia ia ser feita, tendo obtido resposta positiva.
10H45 e estava eu junto da loja da "Viamar" para levantar o bilhete reservado (custo 20€, duração da viagem cerca de 1 hora).
Mochila às costas e aqui vou, para o cais de embarque, que fica a escassos metros da loja onde adquiri o bilhete.
Cerca das 11H20, chegava o barco "Cabo Avelar Pessoa", vindo das Berlengas.
Tudo a bordo e toca a zarpar, rumo à ilha. No início, foi logo facultado um saco de plástico, não fosse o Diabo tecê-las e não é que algumas pessoas lhe deram utilidade!!! Segundo os Lobos do Mar, a travessia até não estava má (imagino se estivesse!!). É que do tempo em que vim na parte exterior, por vezes parecia que o barco ia adornar a qualquer momento e que as ondas nos iam engolir, mas afinal era só impressão. Também segundo os entendidos que fazem aquele percurso diariamente e várias vezes por dia, disseram-me que após a passagem do Cabo Carvoeiro, o melhor seria vir para a parte de trás, porque ia acabar por tomar banho e foi o que aconteceu a quem ali permaneceu.
Chegada às Berlengas, logo foi visível um caminho que dava acesso a uma magnífica praia, de água turquesa, igual à das Caraíbas, mas logo percebi que a única semelhança era mesmo só a cor, porque de resto é pura coincidência. Fresquinha como tudo.
Pelos trilhos assinalados percorri a ilha de ponta-a-ponta. Desde o Farol, passando pelas Cisternas, pelo Forte, tudo foi visto sem pressas. Afinal a ilha não é assim tão grande e o regresso estava marcado para as 18H30, tendo ainda aproveitado para fazer um pouco de praia, apesar do areal ser pequeníssima. Mas toalha em cima de toalha, tipo puzzle e lá se arranjou espaço.
O acesso ao Forte, é feito por uma estrada assinalada em terra batida, mas a dada altura aparecem degraus que nos levam até à ponte. Não são tantos degraus como nos Passadiços do Paiva, mas contem sempre com cerca de 300 e com uma boa aula gratuita de cárdio.
A ilha tem as seguintes infraestruturas:
- Um restaurante que serve refeições ligeiras e compostas, mas com preços um pouco mais elevados o que, na minha opinião, se compreende (por exemplo uma omelete - já não sei de quê - 10 euros).
- O restaurante tem também quartos caso se queira pernoitar nas Berlengas. Para além deste alojamento a ilha tem um parque de campismo (convém levar água potável, lanterna …) e o Forte (sendo necessário levar lençóis, etc - segundo li na internet).
- Existe ainda um bar, com esplanada, onde se pode tomar uma bebida (uma cerveja 2 euros), comer um gelado, ou comprar umas batatas fritas.
- Tem balneários e wc, que servem também o parque de campismo.
- Há um pequeno aglomerado de casas, cuja denominação é Bairro dos Pescadores, mas sinceramente não sei se são casas utilizadas para arrendar ou pelos pescadores.
Se é amante de mergulho penso que será um dos locais ideais para tal atividade.
O regresso foi mais suave, mas de qualquer forma, aconselho, só pelo sim pelo não, a tomarem uns comprimidos para o enjoo (não é por nada mas … o seguro morreu de velho!).
Existem várias empresas que fazem o percurso, mas pelo que me apercebi a permanência na ilha é de menor duração, cerca de 2/3 horas, mas julgo que para se fazer uma caminhada em redor da ilha, esse tempo é o suficiente.
Bem … como sei que o melhor disto tudo são as fotografias, aqui ficam elas.


Saída de Peniche

Fortaleza de Peniche

Cabo Carvoeiro Ao fundo - Berlengas


Nau dos Corvos (ou Pedra da Nau)

Cabo Carvoeiro e A Nau dos Corvos (ou Pedra da Nau)

"Tromba de Elefante"

Farol Duque de Bragança, também chamado de Farol da Berlenga

Fortaleza de São João Baptista das Berlengas



Parque de campismo

Caminho para o Farol e Forte

Bairro dos Pescadores e Praia do Carreiro do Mosteiro


Farol Duque de Bragança

Cisternas


Cova do sonho
 
Última edição:

CristinAires

Membro Conhecido
Fortaleza de São João Baptista das Berlengas


Acesso à Fortaleza de São João Baptista das Berlengas

Acesso à Fortaleza de São João Baptista das Berlengas


Forte

Acesso à Fortaleza de São João Baptista das Berlengas

Praia do Carreiro do Mosteiro

Barco - Cabo Avelar Pessoa
 

Paulo Leite

Moderador Honorário
Staff
Olá @CristinaC ,

É sempre bom ver reports do nosso Portugal por cá, efectivamente podemos não ter o azul das caraíbas por cá... mas temos 1 mar lindo e locais maravilhosos para visitar.

Obrigado por continuares a partilhar connosco :)
 

PauloNev

Moderador Honorário
Staff
Muito obrigado pela partilha.
Uma ilha que merece uma visita, quando se andar por aquelas bandas.
Boas viagens ;)
 

Snider

Membro Conhecido
Também estive nas Berlengas, mas foi no dia 12 de Agosto :p
A pessoa que ia comigo, teve um pouco de medo porque às vezes dava a sensação que o barco se ia virar. Tivemos a sorte de ir para lá na parte de cima, com vistas muito boas.
A água de facto era muito gelada. Mas tive que dar um mergulho!
Eu só visitei o farol e o forte e o resto foi praia e esplanada :cool:
 

Ricardo_7

Membro Conhecido
Olá.

Obrigado pela partilha :D É sempre bom ver o que de melhor tem Portugal para oferecer!

Boas viagens :)
 

Cristina Sousa

Membro Conhecido
Olá @CristinAires :)
Obrigada pela partilha e pelas belissimas fotos.
Estive para ir às Berlengas há uns anos atrás mas gorou-se a oportunidade e nunca mais voltei a Peniche.
Como não sou muito dada a viagens de barco, não sei se, com a tua descrição, estará nos meus planos para breve. :D
Lindas paisagens que nós temos, parabéns por mostrá-las. ;)
 

Antonia.M.S.

Membro Conhecido
Olá @CristinAires!!
Muito obrigada por nos trazer este pedacinho tão bonito do nosso país. Ando há muito com vontade lá ir mas de facto a viagem de barco, pelas descrições que tenho tido, têm-me demovido...:oops::( Gosto muito de andar de barco mas de me sentir em segurança :)
O que vale são estes belos reports que nos trazem e que nos permitem viajar no sofá! ;)
 

Ricardo Rodrigues ZAP

Membro Conhecido
Boas, excelente report...

Quanto à travessia, posso dizer que já fui diversas vezes às Berlengas e curiosamente nunca fui no barco "Cabo Avelar Pessoa".
A 1ª vez que fui, como ia com uma pessoa com receio em andar de barco, optei por uma lancha rápida, já que o preço era o mesmo (na altura até era 1€ mais barato) e nessas lanchas o enjoo é substituído por adrenalina. Mais tarde, voltei lá e como ia sempre acompanhado, optei sempre por esses barcos mais pequenos, pois o "Cabo Avelar" é uma traineira e sem lastro é um autentico convite ao enjoo.
O tempo de permanência da ilha não é menor (ou pelo menos não era, este ano não sei) e houve vezes em que fiquei muito mais tempo na ilha do que os passageiros do "Cabo Avelar".
Honestamente, para quem é dado a enjoos, recomendo a optar por uma embarcação mais pequena de preferência tipo a que está na foto:

ac2.staticflickr.com_4_3062_2686133934_d890769cc8_z.jpg_78d565b723da07eb5656c0531b31036f.jpg
 

Bee

Membro Conhecido
Já por diversas vezes que falamos de ir às Berlengas mas ainda não surgiu a oportunidade.
Com este report a vontade de conhecer mantém-se.
Obrigado!
 

Lipe

Membro Conhecido
As Berlengas vão dando um ar da sua graça e coincidência ou não, ultimamente ouvem-se mais falar!
Obrigado pela partilha e excelentes fotografias!
 

petrus

Membro Ativo
É desta! Sempre a adiar por esta ou aquela razão! Vai ter que ser agora em setembro...

Há 3 ou 4 anos já tudo marcado por telefone e chegámos lá... nada feito por causa do tempo! Safou-se a caldeirada de peixe que comi e o vinho (como não ia a conduzir...):p
 
Top