Novidades

[Report] Berlengas 2012

turistacidental

Membro Ativo
Ora aqui vou eu na minha estreia espero não dar muita barraca e fazer um bom report deste fim de semana que passei recentemente na ilha das berlengas, aqui tão perto do nosso Portugal continental, e que muito sinceramente foi uma experiencia muito positiva. Adorei, mas um pequeno paraiso para a colecção deste nosso belo pais.
Vou começar pelas preparativos pré-berlengas. Primeiro de tudo toca arranjar alojamento, tentei pesquisar aqui no forum, mas não tive muita sorte, não encontrei nada sobre as berlengas. Encontrei um site na internet mas em termos de contactos estava uma desgraça (o numero que facultavam nao era correcto). sendo assim liguei para o mposto de turismo de peniche e lá deram me todas as informações.
Havia 3 locais onde podia ficar hospedado, no restaurante mar e sol que tem 6 quartos todos com agua doce, pequeno almoço incluido (mas não pensem que é um luxo porque não é) pelo preço de 80euros. O forte que la se encontra que tem as condições minimas de habitabilidade pelo preço de 40euros (nõs é que tinhamos de levar por exemplo os lencóis) e o parque de campismo que ficava por 10 euros. Optamos pelo parque de campismo e a reserva foi deita lá directamente com o posto de turismo,
Depois toca a tratar do barco, há imensas opções mas nós optamos pelo cabo Avelar Pessoa, barco esse com nome de um valente militar portugues que nos tempos antigos se aguentou 72horas com 28 homens no forte das berlengas contra 15 naus e 1500 espanhois. Pagamos 22 euros ida e volta em dias diferentes, se for ir e voltar no mesmo dia paga-se 18euros.
Dia da partida, a mala essa carregada de bens alimentares (a ilha tem um minimercado que exagera dos preços) e la fomos nós. Apanhamos o barco e a viagem é uma experiencia fantástica, mesmo com um belo dia as ondas são sempre de meter respeito e o barco foi aos pinotes a viagem toda, parecia uma montanha russa. Dão-nos um saco em caso de nos sentirmos mal disposto e tudo. Para cá a viagem é muito mais comoda.
Assim passado 40min d viagem mais coisa menos coisa, aproximamo-nos das berlengas e começamos logo a ouvir o som irritante das gaivotas e a ver centenas d carangueijos a nadar. A paisagem é fantastica e a agua nao fica nada atrás do que vemos nas caraibas ou no brasil (na cor claro está :)!
Atracamos nas berlengas, fomos logo falar com a Sra do parque (encontra se jnunta aos WC) que lá nos indicou o local onde a gente deveria ficar. Montada a tenda toca a ir para a pequena praia que se encontra debaixo da enseada. Praia pequena, com imensa gente mas a água com uma cor apelativa, calmaria e uma temperatura agradavel para a média nacional não deixa ninguem indiferente. Nadamos com peixinhos e carangueijos, todos em harmonia!!
Como aquilo fico numa enseada bem cedo o sol deixa d lás bater e entao la fomos nos pesquisar a ilha e percorrer aqueles 1.8km d comprimento com 800metros de largura. paisagens de arrepiar, falésias, o farol, o forte, as grutas, a estragar só mm as 24mil gaivotas que la habitam.
Regresso ao parque de campismo, e estava na hora do banho e do jantar. mas qual banho? agua fria e salgada (mais tarde explicaram que agua doce só numa fonte ate as 11h d manha). Lá tinhamos um garrafão de agua doce e lá foi com esse mesmo que tomamos o nosso banho. jantar só no restaurante mar e sol, la comemos uns pregos e uns caxorros por 4 euros mais coisa menos coisa.
Á noite as gaivotas vão dormir, mas aparece uma outra ave (a cagarra) com um barulho ainda mais insopurtável que a gaivota, não preguei olho a noite toda, ali deitado na tenda ao som das cagarras e ao imaginar as baratinhas e os ratinhos que por la andam na ilha :/!! Aconselho levarem uma laneterna, a luz é mt pouca e é toda desligada a 1h da manhã.
No dia a seguir estava encoberto, o que nos estragou um pouco os planos, valeu o passeio pelas grutas a 4euros(dura mais ou menos 25min) num barco que tem um vidro por baixo p ver o fundo do mar, e posso dizer que também gostei imenso, soube foi a pouco. Queria fazer canoagem mas isso já não deu tempo, foi almoçar e voltar para Peniche numa viagem muito mais calma.
Resumindo adorei as berlengas e aconselho a qualquer pessoa, não há la muitos luxos, ou quase nenhuns, por isso aconselho a ficar no maximo duas noites. Vou voltar e para a próxima ficarei no forte.



ai1145.photobucket.com_albums_o509_turistacidental_102_1760.jpg



ai1145.photobucket.com_albums_o509_turistacidental_102_1758.jpg




ai1145.photobucket.com_albums_o509_turistacidental_102_1757.jpg




ai1145.photobucket.com_albums_o509_turistacidental_102_1755.jpg




ai1145.photobucket.com_albums_o509_turistacidental_102_1755.jpg



ai1145.photobucket.com_albums_o509_turistacidental_102_1752.jpg




ai1145.photobucket.com_albums_o509_turistacidental_102_1742.jpg




ai1145.photobucket.com_albums_o509_turistacidental_102_1739.jpg




ai1145.photobucket.com_albums_o509_turistacidental_102_1738.jpg




ai1145.photobucket.com_albums_o509_turistacidental_102_1736.jpg




ai1145.photobucket.com_albums_o509_turistacidental_102_1731.jpg




ai1145.photobucket.com_albums_o509_turistacidental_102_1730.jpg




ai1145.photobucket.com_albums_o509_turistacidental_102_1730.jpg





ai1145.photobucket.com_albums_o509_turistacidental_102_1729.jpg




ai1145.photobucket.com_albums_o509_turistacidental_102_1727.jpg




ai1145.photobucket.com_albums_o509_turistacidental_102_1724.jpg




ai1145.photobucket.com_albums_o509_turistacidental_102_1723.jpg




ai1145.photobucket.com_albums_o509_turistacidental_102_1720.jpg




ai1145.photobucket.com_albums_o509_turistacidental_102_1717.jpg




ai1145.photobucket.com_albums_o509_turistacidental_102_1714.jpg




ai1145.photobucket.com_albums_o509_turistacidental_102_1716.jpg




ai1145.photobucket.com_albums_o509_turistacidental_102_1712.jpg




ai1145.photobucket.com_albums_o509_turistacidental_102_1710.jpg




ai1145.photobucket.com_albums_o509_turistacidental_102_1709.jpg


ai1145.photobucket.com_albums_o509_turistacidental_102_1760.jpg
 
Última edição por um moderador:

Oscar Reis

Membro Conhecido
Já à uma porrada de anos que estou para ir às Berlengas, mas nas alturas que tenho ido a Peniche, o mar está uma desgraça... mais vale ficar em terra :p .
Se tiveres umas fotos, podes colocar aqui no teu Report, é que aqui no Portal gostamos muito de fotos

Obrigado pela partilha...
 

sarap

Membro Ativo
Olá,

Em junho de 2011 visitei a ilha da Berlenga, mas ao contrário de ti, não pernoitei por lá e levei a "bucha" de casa, mas tenho ideia de que por lá os preços são puxadotes!
A ilha é muito gira, e também uma biodiversidade bastante variada e bastante interessante!
Em relação à viagem de barco, quando foi no regresso a Peniche, íamos na frente do barco, e foi super divertido, para além de termos tomado um autêntico banho!!

Podias meter umas fotografias daquele paraíso!
 

Ricardo Rodrigues ZAP

Membro Conhecido
Já fui várias vezes às Berlengas e NUNCA fui no barco Cabo Avelar... a razão é simples... vou sempre com companhia de pessoas que não se sentem muito confortáveis em barcos, por isso escolhi sempre ir nas lanchas rápidas... o valor da viagem é muito semelhante ou mesmo igual, a "desvantagem" é que na época de verão é melhor comprar com antecedência pois as lanchas levam cerca de 12 pessoas no máximo.

por serem mais pequenas e rápidas a viagem é mais rápida e o facto de ir a "saltar" nas ondas faz com que a viagem seja divertida e as pessoas nem se "lembram" de se sentir mal.

O Cabo Avelar é uma traineira convertida, o que significa que é um barco feito para pescadores, ou seja, homens do mar... e não para turistas
 

turistacidental

Membro Ativo
Por acaso havia lá umas lanchas que voavam e não me importava nada de ir numa delas, mas não me posso queixar do barco, fez o seu papel e bem, alem disso tambem abana QB para animar a viagem. Havia era outras empresas que já tinha incluidas no bilhete para as berlengas, o barco do porto para o forte e as visitas as grutas.
 

pedro de barros

Membro Ativo
Gostei do report. Essa do Cabo Avelar, a aguentar-se 72 longas horas contra uma armada imensa, desconhecia.. Bom esse pormenor histórico e essa aventura pela ilha deu-me saudades dos meus tempos das aventuras e dos campismos selvagens do Portinho da Arrabida, Verão/80, Lagos/78,Avante/Monsanto/anos 80..Paredes de Coura, Génesis/72, outra vez em 82/...***** !!!já tenho 50 anos e parece que foi hoje.....

Ai que saudades tenho desses tempos....

Obrigado pela partilha.

Pedro
 

Asae

Membro Conhecido
O ano passado no Inverno fiz essa pesquisa para lá ir passar uma semana com os miúdos (irmão e companhia). acabei por não ir porque as nossas férias não coincidiram e por estranho que pareça aquele pessoal de 17 e 18 anos ficou chateado porque queria ir "viver" sem nada.

Mas ainda tenho na minha lista :p
 

Paulo Leite

Moderador Honorário
Staff
Boa tarde Turista Acidental,

Obrigado pela partilha e por me dar mais uma dica de locais a visitar ;)

As Berlengas são/eram completamente desconhecidas para mim...

fiquei com curiosidade
 

CarpeDiemMan

Membro Conhecido
Olá turista

Eu gostei muito das nossas Berlengas quando lá fui. Mas fui e vim no mesmo dia...
Parabéns pelo Report.

Cumprimentos
 

mokas

Membro Conhecido
Parabéns pelo report! :)

Aqui está mais um cantinho do nosso país partilhado. Já fiz essa aventura - sim porque a viagem de barco para lá é uma verdadeira aventura, e mais não digo para não assustar ninguém :angel: -, mas fui e voltei no mesmo dia. Tenho pena de não ter visitado as grutas de barco, mas na altura que fui ainda não havia esses passeios disponíveis.

De resto, a cor da água apetece, mas a temperatura .....
 
Top