Novidades

[Report] - Bela Vista Silo Housing - Eucísia

RDSC

Membro Ativo
Há uns tempos atrás, por mera casualidade, descobrimos um alojamento de turismo rural que ficou logo debaixo de olho, tanto pela beleza da zona, como pela localização e principalmente pela arquitectura do alojamento. O Bela Vista Silo Housing, em Eucísia, no concelho de Alfândega da Fé.

O alojamento, fora do vulgar, consiste em 2 silos agrícolas transformados em habitações modernas, tudo isto inserido numa paisagem transmontana naturalmente bela e sossegada.

O desejo de sair da rotina e procurar um refugio distante onde fosse possível desligar da acelerada rotina diária, levou-nos a marcar uma escapadinha de um fim-de-semana. Além da interessante arquitectura do local, ficamos também curiosos com o nome da terra, que nunca tínhamos ouvido falar. Numa pesquisa, mais para calcular as distâncias da viagem, descobrimos que Eucísia é também conhecida como a terra das feiticeiras. Ficamos curiosos com a conotação que a terra recebeu e procuramos saber o motivo. Não deixa de ser engraçada a explicação.


No site da Câmara Municipal de Alfândega da Fé encontramos o texto:

"Reza a lenda que quando esta freguesia integrava o arcebispado de Braga era, amiúde, visitada por um padre do Minho. O sacerdote vinha incumbido da função de visitar a Igreja e verificar se tudo corria bem pela paróquia. O abade era também pessoa de boa mesa e boa pinga, fazendo jus a uma característica que, durante muitos anos, esteve associada a estas figuras.

Certa noite, depois de um jantar muito bem comido e ainda melhor bebido, na casa onde habitualmente ficava hospedado em Eucísia, o padre foi-se deitar. A meio da noite e para fazer face às necessidades fisiológicas sentidas dirigiu-se às cavalariças. No entanto, embalado pelo sono ou pela bebida, aí se deixou ficar até de manhãzinha, altura em que deram com ele a dormir neste local. Em tom de desculpa disse não se recordar como tinha ido ali parar e atribuiu tal feito às Feiticeiras. Foi assim que Eucísia ficou conhecida como terra das feiticeiras. Desde então quem passava pela localidade temia o poder destas feiticeiras e até havia quem trouxesse trovisco para as afastar."


Depois da fama adquirida contam ainda outras lendas que quem por lá passava se prevenia com trovisco, para afugentar e se defender do poder das feiticeiras. Conta-se que certa vez passou por lá um homem que levava um ramo de trovisco. As mulheres da aldeia sentiram-se ofendidas e juntaram-se todas para bater no forasteiro.

Por isso, se decidirem visitar este local tenham lá cuidado. Não exagerem na bebida e não ofendam as senhoras que não é boa ideia.

Por outro lado, há também uma parte didáctica nesta lenda. Se alguma vez, por causa duns copos a mais, acordarem num local e não se recordarem de como foram lá parar, coloquem as culpas nas feiticeiras. Com o padre resultou.

Sobre o alojamento resta acrescentar que os quartos em piso superior possuem varandas e os quartos inferiores possuem um acesso a um pátio exterior. A vista em qualquer um destes é extremamente bela. Cada quarto (com paredes arredondadas) tem uma zona de dormir, e uma zona de estar com mesa e banca e casa de banho privativa. Estão equipados com televisão de ecrã plano, ar condicionado, minibar, cafeteira (junto com café e chá) e microondas.

Há ainda a piscina biológica que é um lago artificial com tratamento biológico. É composto por uma zona destinada ao banho e outro destinada à depuração da água por processos biológicos e mecânicos.

A piscina serve para a actividade balnear e mesmo para fins ornamentais, mantendo um aspecto natural e sendo a depuração da água também executada graças às espécies aquáticas nela instaladas, como várias plantas e rãs, por exemplo.

Já sabíamos que na zona não havia grande oferta de restauração, mas vimos que no local eram preparadas refeições mediante pré-reserva. Acabamos por marcar e jantar por lá. A oferta não era muita, ainda mais porque éramos os únicos hóspedes esse fim-de-semana, então estávamos sujeitos a 2 pratos (carne ou peixe). Escolhemos a carne e estava tudo delicioso, desde as entradas até à sobremesa. Confecção bem preparada com produtos locais e de grande qualidade.
O mesmo se pode dizer do pequeno-almoço.

Por tudo isto e pelo ambiente familiar que encontramos é local a voltar, certamente.

Até lá ficam algumas fotos, junto com a recomendação que visitem o local. Se procuram uns dias de descanso, não se vão arrepender.

E cuidado com as feiticeiras.
 

RDSC

Membro Ativo

Ricardo_7

Membro Conhecido
Olá,

Muito obrigado pela partilha :D
Adoro este tipo de recantos e sem dúvida que a paisagem envolvente aliada à arquitectura, tornam este local único. Gostei muito do que vi, é sem dúvida um local a considerar para uma visita :)

Boas viagens ;)
 

PauloNev

Moderador Honorário
Staff
Muito obrigado pela partilha.
Um local bem interessante para uns dias de relax.
Boas viagens ;)
 
Top