Novidades

[Report] Be Live Canoa, Bayahibe - Set 2015

PatMagui

Membro Ativo
Olá viajantes!
Sai um report fresquinho, desta vez no Hotel Be Live Canoa, em Bayahibe, Província La Romana, na República Dominicana.
Quando pesquisei sobre este destino não encontrei muita coisa (principalmente atual) e por isso espero que o meu report possa ajudar.

Partimos no dia 1 de setembro, de Madrid, na Air Europa (a viagem foi feita pela Travelplan). Fomos para Madrid de carro na noite anterior e voltámos a repetir a estadia no Ibis Barajas (noite + estacionamento por 95€). A viagem até ao aeroporto de Punta Cana fez-se sem grandes problemas. Infelizmente o avião não tinha entretenimento individual, mas fizemos a viagem com tranquilidade. À chegada a Punta Cana também foi tudo relativamente rápido. Eles querem é receber os 10 dólares à entrada...de resto nem olham para os papéis. Apanhámos o transfer para o hotel e em menos de uma hora já estávamos a entrar no Be Live Canoa com direito a saudação personalizada!

A chegada
O check-in foi feito numa sala e não na receção principal. Ao que parece os clientes Travelplan têm direito a uma série de "regalias" do pacote "Be Unique". Na praia temos uma zona e um bar exclusivos, temos internet na Sala Be Unique, um prato de frutas e uma garrafa de rum de boas-vindas e check in privado na Sala Be Unique.

Depois da explicação vamos até ao quarto...1509. Não começávamos muito bem... é que na reserva, e posteriormente por email, tínhamos pedido piso alto. Fomos de novo à sala Be Unique, de lá para a receção...e mudanças de quarto só no dia seguinte.
Fomos então jantar ao buffet e aqui começam as surpresas agradáveis. A primeira (sei que pode desagradar a alguns) não há ar condicionado;) TOP. Em relação à comida há imensa variedade, muito bem confecionada e tudo muito limpo e arranjado. Cereja no topo do bolo: neste dia há rosbife grelhado. Não sei como é convosco...mas nunca tenho facilidade em encontrar boa vitela grelhada nestes destinos. Estive lá 9 noites e não me cansei da comida... de todo!

Na manhã seguinte reunimos com a Maria (representante Travelplan) e como já tínhamos reservado Saona com o Capitão Gringo optamos por fazer com a operadora a excursão "Safari Runners". Como não conseguíamos levantar dinheiro no ATM do Hotel fizemos uma pagamento com cartão à Maria e ele deu-nos o valor em dinheiro. Já foi uma ajuda! É que aparentemente repõem o dinheiro no ATM ao domingo, mas era quarta-feira e já não havia. No hotel também não trocam € por dólares... é necessário ir a outro hotel.

O hotel

A arquitetura não é lá grande coisa, mas de resto o hotel é bastante bom. Quando finalmente conseguimos trocar de quarto ficámos no 1710, no 2.º andar. A vista não era lá grande coisa, mas notámos que o quarto era mais limpinho (não cheirava a mofo como o outro) e tínhamos mais privacidade.
É que os quartos do rés-do-chão dão todos para o passeio por onde passa toda a gente...e ao sair têm uma vista "maravilhosa"
Segundo nos explicaram este bloco onde ficámos (15) fazia parte da ala renovada no hotel e quarto melhor do que o nosso só os com vista mar. Basicamente são suítes e era possível ficar lá fazendo o upgrade para VIP por + 75 USD/noite. O pacote trazia outras vantagens que podem ver no flyer:
Os blocos de quartos que estão no centro, incluindo os que têm vista para a piscina, são os mais antigos e os que não foram remodelados. Nem sei se serão... penso que os planos passam por aumentar o hotel e não por remodelar estes quartos.
Além do buffet o hotel tem 4 restaurantes temáticos: Japonês, Gourmet, Brasileiro e Mexicano. As reservas fazem-se pelo procedimento normal, perto da receção a partir das 7h30 da manhã, mas não foi nada difícil reservar. Logo na primeira manhã, depois da reunião da operadora, fomos lá, não havia fila e reservámos para o próprio dia. Gostámos bastante do Japonês e do Gourmet, detestei o brasileiro (dizem que é muito famoso por lá, mas só se for para quem não aprecia boa carne nem nunca comeu num brasileiro a sério). Não fomos ao mexicano.
Tem também o snack-bar perto da praia e da piscina que basicamente está aberto quando o buffet não está e também à hora do almoço. Passámos 9 noites neste hotel e comemos sempre muito bem. A variedade era tanta que nunca enjoei a comida ou assim... só tinha alguma dificuldades na altura do lanche. É que o snack bar abria por volta da hora do almoço e o que havia ao lanche eram as sobras do almoço. Quanto muito faziam umas pizzas novas, mas de resto era o que ia ficando do almoço. Alguns dias... não sobrava nada de jeito! :(
No bar perto da receção havia sempre bolachas, chá, leite, etc.
E por falar nesse bar, era lá que começavam as noites. Entre as 21H e as 21H30 havia bailarico, com os animadores a convidarem os hóspedes para dançar Merengue, Bachata ou Salsa. às 21h30 começavam a convidar para o teatro, onde o espetáculo começava as 22H. Daqueles a que assistimos, gostei muito do Michael Jackson e da noite dominicana. Depois do espetáculo abria a discoteca até às 2H. O espaço é pequenino, meio ao ar livre, e com ritmos latinos e não propriamente de discoteca.
No primeiro dia achei a equipa de animação um pouco fraca, mas depois percebi que eles não correm o areal ou a piscina inteira a chamar as pessoas para participarem nos jogos e brincadeiras. Estão sempre na mesma zona da piscina ou da praia e chamam aqueles que também estão naquelas zonas. Para mim funciona lindamente porque quando queria participar ficava perto deles e quando não queria afastava-me e ninguém me incomodava. Depois de dançar, falar e brincar com eles posso dizer que a equipa de animação do Be Live Canoa é fantástica, muito graças a 3 ou 4 elementos que são acima da média. Chocolate, Leonardo DiCaprio e Tutti Fruti são assim 5*.
Festejei o meu aniversário por lá... mais propriamente numa quinta-feira. Tínhamos pensado ir a um dos restaurantes temáticos nessa noite. Acontece que às quintas os temáticos estão todos fechados porque há churrasco caribenho na praia. Acabou por ser ainda melhor com muita animação depois do jantar. (Um pequeno PS. Lembram-se de eu dizer que enviei mail para o hotel?! Pois bem...nesse email pedi para reservarem jantar num temático para quinta à noite. Responderam-me que "sim, sem problemas". E afinal estão TODOS fechados!).
Queria falar também de algo que me intrigou muito quando li sobre este hotel: Veraclub. Ora basicamente o Veraclub é um hotel dentro do hotel. É como se eles fossem um clube (de italianos) que tem instalações próprias dentro do Be Live. Têm uma zona de jogos, um restaurante, quartos, uma zona de praia e uma equipa de animação só pare eles. Parece que existe noutros hotéis e noutros países, mas eu nunca tinha visto. Só posso dizer que aquilo é um pouco estranho, principalmente na praia, com duas equipas de animação distintas... uma grande confusão.
Gostava também de referir que o hotel não oferece quarto de cortesia para tomar banho depois do check in no último dia. A única hipótese é mesmo o late check out por 22 USD ou 850 pesos.
A praia

Linda! É mesmo o que se imagina quando se fala em Caraíbas. Palmeiras, areia branca e fininha e aquele mar azul. As famosas algas... nem vê-las:) Mas como tudo o que é maravilhoso tem um senão...há algo a ter em atenção na praia do Be Live Canoa. Há umas rochas bem granditas na areia. Daquelas em que se bate com o pé e se dizem umas asneiritas!!! Do lado direito (para quem está de costas para o hotel) elas são bem mais abundantes e visíveis logo à entrada da água. Do lado esquerdo é mais tranquilo, mas é preciso ter sempre algum cuidado.
Fizemos uma caminhada para o lado direito, em direção ao Catalonia, (preparem-se para ser bombardeados pelos vendedores) e pareceu-nos que não havia tantas rochas. Mas como não entrámos mesmo na água não podemos ter a certeza.
Outro pormenor que me fez alguma confusão foi a existência das duas animações em simultâneo (a do hotel e a do Veraclub). Aquilo às vezes pode tornar-se um pouco barulhento para quem quer descansar.
Excursão Saona
Já ia reservada de Portugal e correu tudo como esperado. À hora marcada foi um jipe buscar-nos e levou-nos até à praia onde esperamos pelas pessoas que vinham de Punta Cana. Partimos em 3 lanchas rápidas e felizmente ficamos mesmo atrás (segundo recomendações que já tinha lido aqui no fórum). Infelizmente já não é possível visitar os manglares e por isso a primeira paragem foi nas piscinas naturais para ver as estrelas do mar. À saída do barco já vinha o fotógrafo com duas para fazer sessão fotográfica. Por sorte alguém encontrou outra e estivemos bastante tempo com ela também! ;) mergulho foi também batizado com rum, pois claro que os dominicanos não fazem nada sem a sua vitamina.
Depois fomos até à praia onde ia ser o almoço e tivemos cerca de 2 horas de tempo livre. Qual não é o meu espanto quando vejo um monte de algas à entrada da água. E lá andavam os senhores a apanhá-las e a queimá-las, tal e qual como tantas vezes li neste fórum e vi nas notícias. Só não me tinha apercebido de que tinham chegado a Saona!!! :( Abençoada Bayahibe!!!
Entretanto chegaram as senhoras para vender as massagens, tive direito a uma demonstração e não consegui resistir a uma bela massagem num sítio tão paradisíaco.
Com o aproximar da hora e almoço começaram a chegar os outros grupos de excursões e por isso a fila para almoço tornou-se um bocadinho grande. Nada de preocupante... pena a falta da lagosta. Mas não me surpreende... com tanto povo bem tinham de se reproduzir as lagostas! :p
Depois de almoço partimos em direção ao Canto de La playa, onde havia bem menos gente. Aí deu para fazer snorkeling, beber mais rum e aproveitar aquele local incrível (apesar das malditas algas)

A última paragem foi na povoação da Mama Juan, no santuário das tartarugas. Sorte ou azar, as tartarugas nasceram nessa manhã e não lhe pudemos pegar... mas eram tão lindas e pequeninas!!!
Voltámos para a lancha em direção ao catamaran...e fiesta!!!
A nossa foi pequenina porque pouco tempo depois chegámos à praia do nosso hotel. Pelo menos deixaram-nos mesmo em "casa".

Excursão Safari Runners
Ainda estivemos com ideia de fazer a excursão a Santo Domingo, mas para ter um contacto mais real com a vida dominicana optámos pelo Safari. Incluía a paragem numa plantação de cana de açúcar com direito a prova (acompanhado de rum, claro). A visita a uma escola primária, a uma casa típica (Dona Maria), onde há de tudo: cacau, café, fruta, mama juana, especiarias...
Depois seguimos até um rancho onde vimos fazer um charuto e nos deram a provar umas cigarrilhas. É também neste rancho que damos uma volta a cavalo...e não é subir e descer do animal. É uma bela volta pela propriedade.
O almoço é feito no parque de slide (zip lines), seguido de uma descida até ao rio.
A última paragem é na Basílica Catedral Nuestra Señora de la Altagracia onde não pude entrar porque levava calções curtos!


Escolhemos a República Dominicana porque estávamos realmente a precisar de muito descanso e não fazer NADA! Nesse sentido os objetivos foram mais do que alcançados. Fazemos um balanço extremamente positivo...até porque íamos um pouco receosos com algumas opiniões que tínhamos lido sobre o hotel. A verdade é que vi algumas opiniões menos boas, e recentes... o que deixa claro que o que é bom para mim pode não ser para si, que lê este texto. Cada um tem os seus gostos, as suas crenças, as suas preferências. O que acho que o que todos devemos ter é a mente aberta para encarar cada viagem como uma descoberta, uma nova aventura e aproveitá-la ao máximo mesmo que, por vezes, surjam pedras no caminho! (Literalmente ou não!!!)
Boas férias e boas viagens para todos.
 
Última edição por um moderador:

PatMagui

Membro Ativo
Por falar em fotos... Há mais no álbum se alguém se interessar! No report não podia partilhar mais!
Esqueci-me foi só de referir um pormenor... Pagam-se 20USD para sair da RD, mas os clientes Travelplan não. Já está incluído ;)
 

Oscar Reis

Membro Conhecido
Podes partilhar mais fotos... há é um limite de 15/20 fotos por post.
Portanto podes postar mais se pretenderes ;)
 

PatMagui

Membro Ativo
Podes partilhar mais fotos... há é um limite de 15/20 fotos por post.
Portanto podes postar mais se pretenderes ;)
Quando tentava guardar o report aparecia-me uma mensagem de erro a dizer que só podia ter 30 fotos então apaguei algumas até ficar com 30 certas!
 

Cristina Sousa

Membro Conhecido
@PatMagui :)
Parabéns pelo report, fantástico, adorei e cada vez mais tenho vontade de conhecer melhor essa zona.
Que fotos tão lindas, aquel mar!!!!!!!!!! :p
Obrigada por esta partilha, e continua a viajar para podermos deliciar-nos com reports destes. ;)
 

PatMagui

Membro Ativo
Obrigada! Nas férias já dou por mim a pensar no report para o Portal! Bem sei como é útil para mim... A minha experiência é o meu contributo! Também espero continuar a viajar e a ajudar a alimentar o portal! A união faz a força :)
 

Ashey

Membro Ativo
Olá! Quando vi o comentário vim logo ler! Fantástico report muito detalhado também e dizes muita coisa que eu não fui ao pormenor porque não usei ou não me interessou/percebi. Isso do veraclub era estranho só agora com a descrição é que percebi. Depois disso ainda tens a parte VIP e a que te tentam impingir para a "vida".

Olha tentei perceber se pagaste o upgrade para teres esse quarto branquinho, foi? Nós pensámos nisso (mas era um abuso de dinheiro) para ter um quarto melhor mas afinal haviam quartos melhores sem ser a pagar mais?? Eu pedi pela agência para me porem no 6 ou 10, mas nada! Nem sabia que haviam mais remodelados... Mas os quartos para mim eram recentes, incluindo o que estávamos...

A Safari runners pareceu mt interessante! :)

Eu só há poucos dias percebi através da @Patricia_ que os $20 de taxa de saída estão incluídos no pacote TravelPlan. Nunca ninguém me disse isto e nunca tive incluídas nenhuma das 2 taxas... não tenho maneira de confirmar porque não tenho essa descrição na minha reserva GRRRR....

Eu para não cortar fotos continuei o report em comentário tb podes comentar agora com o resto :)
 
Última edição:

PatMagui

Membro Ativo
Obrigada :)
Tenho mais fotos no álbum... Se alguém se interessar pode ir espreitar!
Não paguei upgrade nenhum. A minha reserva (aparentemente) já foi de um quarto superior! Eu ponderei foi o upgrade para o vista mar mas também considerei um abuso! Aliás, ainda pedimos o vista piscina, mas ele disse que os quartos eram inferiores e tínhamos de assinar um papel por descermos "de nível"!
Ali não adianta pedir nada porque eles respondem que sim e depois da tudo na mesma! Veja-se o meu caso do piso alto ou da reserva antecipada no temático...
 

Ashey

Membro Ativo
(Entretanto editei o meu comentário não sei se viu tudo? ah e tratei-te por tu de um lado e por você do outro LOL)
 

PatMagui

Membro Ativo
(Entretanto editei o meu comentário não sei se viu tudo? ah e tratei-te por tu de um lado e por você do outro LOL)
Vi agora... Realmente é estranho. Na agência disseram-me logo que a taxa de saída estava incluída e no aeroporto não me incomodou nada!!!
Também li no teu report sobre a questão da fruta... Não me posso queixar! Comi imensa manga, papaia e maracujá. Numa manhã do meu aniversário apetecia-me papaia e não havia...o meu namorado pediu e foram buscar-me um prato bem cheio dela. Aconteceu-me o mesmo com a manga no churrasco na praia. O ditado é bem verdade: quem tem boca vai a Roma!!
E podeS tratar-me por tu :)
 

CristinaBF

Membro Conhecido
Parabens pelo exelente report @PatMagui gostei do que vi e ainda bem que gostas-te tambem.:)
Que saudades de Bayahibe, ia amanha outra vez ;)
Belas fotos, aquele mar :rolleyes:
A agua estava quente? Quando eu fui estava optima.:)
Quando fui a Saona, em junho, tambem ja havia algas.
Continuação de boas viagens;)
 

PatMagui

Membro Ativo
Parabens pelo exelente report @PatMagui gostei do que vi e ainda bem que gostas-te tambem.:)
Que saudades de Bayahibe, ia amanha outra vez ;)
Belas fotos, aquele mar :rolleyes:
A agua estava quente? Quando eu fui estava optima.:)
Quando fui a Saona, em junho, tambem ja havia algas.
Continuação de boas viagens;)
Sim... a água estava óptima. Já encontrei mais quente nas Caraíbas, mas as comparações são sempre injustas! Também adoro ler reports porque me fazem sonhar e recordar sítios onde já fui feliz. Ainda bem que o meu também fez um bocadinho isso!
 
Top