Novidades

[Report] Bali - Gili Trawangan (c/ a Mafalda de 4 anos)

NunoCorreia

Membro Conhecido
Pois é, finalmente ganhei coragem para fazer reports, não é só ver os outros e não contribuir para o fórum.
Nos reports que criarei daqui em diante falarei sempre no plural pois todas as viagens são preparadas em conjunto com a minha mais que tudo Elisabete.
Desde que a conheci habituamo-nos a viajar sempre que possível e adotámos um lema: nós trabalhamos para poder viajar mais.
Não temos luxos, fazemos horários que não lembra a ninguém, mas quando é para ir de férias, meus amigos, é com tudo. Só é pena não termos dias de férias suficientes :D

Julho 2018, a tão esperada viagem a Bali (tinha ficado adiada desde 2013 devido a a mudança de casa, nascimento da Mafalda entre outras situações pessoais) arranjamos um cão nesse ano e chamamos-lhe de....
Familia 2013 166.JPG

exactamente "Bali"

Começamos em Dezembro de 2017 a pesquisa de voos, e a marcação de 2-3 hotéis c/ cancelamento gratuito em cada sítio que iríamos ficar.

4 noites em UBUD, 5 noites em Gili T, 1 noite em Kuta devido à hora do voo e 4 noites em Kuala Lumpur.
Esta opção de Kuala Lumpur na volta será explicada de seguida.

Após várias pesquisas de voos (sim a momondo já fazia parte da minha página de abertura inicial quando abria o Chrome) constatamos que fazendo Lisboa - Dubai - Bali - Kuala Lumpur - Dubai - Lisboa ficava mais barato e com menos tempo de escalas entre voos do que Lisboa - Bali com escala somente no Dubai.

Partida normal de uma companhia exemplar como é a Emirates e assim que nos sentamos as hospedeiras brindaram a Mafalda (nossa filha com 4 anos acabados de fazer em julho) com várias ofertas.
Indonesia (3).jpg


Após uma escala rápida no Dubai (1h30 acho eu) entramos no avião que há muitos anos sonhava andar, o gigante A380.

Brutal o espaço comparado com outros aviões, o ecrã grande, a refeição totalmente diferente e em maior abundância em comparação com o anterior voo de Lisboa.
Enfim, tudo do bom em classe económica.

Chegada a Dempassar pelas 22h30 depois de 24 horas de voo +- incluíndo a diferença horária. Rapidamente encontrámos o motorista que tinha pedido no site Rideways através do Booking.com

Chegamos ao hotel já perto das 2h da manhã e foi um pouco dificil encontrá-lo pois o google maps não estava a dar a localização correcta deste hotel:
Indonesia (56).jpg

Ora um hotel com APA e piscina privativa por apenas 80€/ noite não era nada de deixar de lado. Pequeno-almoço normal mas na indonésia nunca apanhámos uma única vez o PA com fiambre, queijo, geleias e coisas assim, era mais omeletes, ovos mexidos, feijão, bacon e outras coisas que mais pareciam almoço.

Antes de irmos dar uma volta quisemos aproveitar também uma das 3 piscinas do hotel:
Indonesia (14).jpg

Demos depois uma volta pela cidade no primeiro dia:
Indonesia (16).jpg

Indonesia (21).jpg

Ubud Market
Indonesia (20).jpg

Ubud palace:
Indonesia (22).jpg

Segurança no trabalho:D:
Indonesia (17).jpg

Fizemos sempre refeições dentro dos 5€ + bebidas.
Eu bebia sempre Bintang (cerveja indonésia) a Beta (vou passar a usar o diminutivo) sumo natural.
Para a Mafalda havia sempre salsichas ou hambúrguer ou coisas assim, é certo é que muitas vezes vinha com um travo picante e acabávamos por pedir uma omelete..

No 2º dia fizemos um tour com a Bali 99 Tour e às 8h30 já lá estava o Alit todo sorridente (esta malta na indonésia está seeeempre a sorrir, é incrivel) à nossa espera.
Apesar de ser ele o guia, ensinamos-lhe onde ficava Portugal, qual era a nossa vida profissional, contamos certos elementos da história portuguesa, ele pensava que dava para ir para o Brasil de comboio visto que falamos a mesma língua, claro que falei-lhe no fórum, foi aqui que descobri a empresa onde ele trabalha, enfim, foram boas horas de conversas :D:D
Indonesia (154).jpg

Fizemos Besakih Temple para ver o Mt Agung (estava nublado e aquele "menino" não se deixou ver uma única vez durante a nossa estadia)
Indonesia (66).JPG
Indonesia (158).jpg
Indonesia (164).jpg

Seguimos para Kintamani para almoçarmos e vermos o Mt Batur:
Indonesia (75).JPG

Após o almoço seguimos para o Pura Tirta Empul onde nos iríamos banhar nas águas sagradas.
Indonesia (112).JPG

Não apanhamos uma grande fila nas fontes porque o tempo não estava muito famoso. A água como estava fria apenas eu e a Mafalda fizemos a "purificação"
Depois seguimos para os rice fields onde aí sim, estava muita gente. Como já era assim meio tarde decidimos passar por lá apenas para uma fotos e mais uma vez encontramos os balineses a sorrir sempre que nos cruzávamos.
Indonesia (147).JPG


3º dia só para descanso no hotel, piscina, espreguiçadeira, mergulhos com a Mafalda.
Indonesia (8).JPG
Indonesia (108).jpg

No final do dia sabia mesmo bem era dormir tal era a canseira
Este hotel está inserido numa floresta mas é na avenida da monkey forest.
Antes de seguimos para Gili Trawangan ainda deu tempo para ir à monkey forest:
Indonesia (243).jpg
Indonesia (246).jpg
 
Última edição:

NunoCorreia

Membro Conhecido
Através do Portal das viagens contactei o Vitaly da Wahana e às 10h30 estavam à porta do hotel para nos levarem para o porto de Padang Bay.
Admito que o processo de check in do barco está bem feito porque vai-se com tempo, dá para almoçar antes da viagem e correu tudo bem até chegar o barco.
Quando chega o barco, tudo muda, a falta de organização é qualquer coisa de meter medo.
A viagem até às ilhas Gili e Lombok é feita por várias empresas e precisamente à mesma hora estavam lá centenas de pessoas para embarcar nas mais variadas viaturas marítimas, ora foi uma confusão.

Outra situação que não gostámos nada foi a viagem. A Beta sentiu-se mal porque quase enjoou e não tinha tomado nada. Foram praticamente 2 horas de muito calor (o barco tinha de ir com as janelas fechadas) e o mar estava um pouco ondulado para o meu gosto. A Mafalda não, estava na boa, foi o tempo quase todo a dormir.

Chegados a Gili T. (finalmente:D) lá fomos nós para o 2º hotel da viagem:

Scallywags Resort
Check-in, welcome drink e subida para o quarto (+- 80€ noite)
Reparamos que o quarto tinha uma linda vista para o mar mas... estava mesmo por cima da marginal (avenida principal de hotéis, bares e muito muito mais) ou seja teríamos muito barulho na estadia.

Pedimos à simpática Nuri (rececionista) para nos meter num quarto com piscina privada ou com jardim exterior (foram tantos hotéis que tinha reservado que troquei os quartos.)
Não havia quarto c/ piscina mas havia com jardim exterior, ou melhor, jardim exterior e wc exterior (a melhor sensação que uma pessoa pode ter é tomar banho a ver as estrelas).
Nota: eu não sou muito de tirar fotos aos quartos de hotel nem a esses aspectos pois os sites do hotel e outros como o booking mostram essas virtudes.

Mas deixo aqui a do mini-bar:D:D:
Indonesia (263).jpg

Da piscina:
Indonesia (265).jpg

Foram 4 dias de praia incrível e água quente, das mais quentes que encontramos em todas as férias que já fizemos.
Indonesia (288).JPG
Indonesia (289).JPG
Indonesia (296).jpg
Indonesia (322).JPG
Indonesia (324).JPG
Indonesia (363).jpg
Indonesia (433).JPG
Indonesia (438).jpg
Indonesia (454).JPG

Alugámos 2 bicicletas, uma delas com cadeira, e foi o nosso meio de transporte numa ilha que só há bicicletas, carroças e 1 ou outra mota eléctrica.
Indonesia (305).jpg

Ora, a ilha dá-se a volta em 1 hora de bicicleta.
Se estivesse vento a sul, íamos para norte, se fosse vento de norte íamos para sul.

Tivemos alguma sorte com as marés pois de manhã estava sempre cheia e dava para nadar. Quando vazava já não dava para isso, apenas para fotos dos corais.
Indonesia (309).jpg
Indonesia (334).JPG
Indonesia (345).JPG
Indonesia (348).JPG
Indonesia (351).JPG


Gili T é a ilha da festa mas dá para ter momentos de lazer em que encontras uma praia deserta. A 200 metros tens um hotel ou um bar onde podes comer pratos frescos (acho eu:D) onde és bem servido pelas pessoas (tenho pena do atendimento em certos restaurantes em Portugal)
Indonesia (307).jpg


À tarde a Mafalda repunha as energias com uma bela sesta.
Indonesia (380).jpg

As espreguiçadeiras eram sempre de borla nesta ilha desde que consumíssemos (difícil não consumir não é :D)
Ao final da tarde fazíamos piscina no hotel, ou passávamos por um sítio qualquer com piscina que tivesse happy-hour de bebidas.
Indonesia (295).JPG
 
Última edição:

NunoCorreia

Membro Conhecido
Jantávamos sempre em sitios diferentes e ao ar livre pois as noites estavam espectaculares.
A melhor refeição que tivemos foi aqui:
Ko Ko Mo Restaurant
Indonesia (319).jpg

Era um fried noddles qualquer que já não me lembro do nome mas tinha esta espécie de pão com sabor a amendoim e claro, a Bintang sempre a acompanhar, +- 10€ no total p/pessoa.
Tentámos jantar neste restaurante no último dia mas estava cheio e com fila de espera bem grande.

O nosso hotel também tinha restaurante e experimentamos uma vez.
Existem muitos deste tipo na ilha, escolhes o prato principal, (kebab, espetada de marisco, entrecosto etc,) e serves-te da mesa de frios as vezes que quiseres.
+- 10€ pessoa + a Bintang.
Eu sou apreciador de vinhos, mas apesar de haver vinho indonésio, era muito muito caro, tipo 5€ um copo e 25€ uma garrafa.

Na ilha (junto ao mercado noturno) encontramos os melhores crepes com Nutella que alguma vez comemos, no mercado nocturno também havia disto fresquinho, fresquinho.
Indonesia (266).jpg


A vida nesta ilha (para um turista) é fácil.
Acordar de manhã, tomar o pequeno-almoço, sair de bicicleta em busca de uma praia de preferência com espreguiçadeiras.
Íamos parando para fotos de postal (umas mais que outras :D):
Indonesia (302).jpg
Indonesia (377).jpg
Indonesia (383).jpg
Indonesia (408).jpg
Indonesia (419).jpg
Indonesia (435).JPG
Indonesia (459).jpg


Nesta viagem de 14 dias como fomos acompanhados de apenas 3 malas médias não levamos muita coisa para oferecer às crianças, mas em conjunto com a Mafalda, decidimos dar os brinquedos de praia que tínhamos levado aos filhos do Dahri, um dos zeladores do hotel que logo no primeiro dia ficou maravilhado com a Mafalda e o facto de sermos bons conversadores também ajudou a que durante os 4-5 dias que estivemos lá, sentássemos de vez em quando, para falar sobre as vidas de ambos.
Aqui na ilha as pessoas interessam-se pelos turistas, (claro que há aquele interesse pela gorjeta, mas só no fim das férias deixei algo para todos) perguntavam-nos diariamente o que tínhamos feito ou o que iríamos fazer, toda a gente metia-se com a Mafalda, eram novos, velhos, homens, mulheres.
Eu podia continuar a falar de Gili mas estava na altura de voltar e ir para Kuta 1 noite pois o nosso voo para Kuala Lumpur era às 14h do dia seguinte.

Adeus Gili T.
Indonesia (232).jpg
Indonesia (415).jpg
Indonesia (463).jpg


Volta para Kuta, primeiro barco da manhã e mais uma viagem assim meio "ondulada" :confused:
Foi um dia em viagem, realmente ir às Gili perde-se 2 dias de viagem +-. Próxima vez que voltemos vou por Lombok, demora muito menos a ida para lá.

Kuta, uma cidade que não tem nada a ver com o que apanhamos anteriormente.
Na rua muita gente, muito barulho, muito trânsito, muitas lojas iguais de roupa e calçado contrafeito, os "brothers" eram chatos de caraças, muitas lojas de tatuagens (disseram-me 500), lojas de massagens enfim, nada a ver com aquilo que queríamos. Era só para passar a noite.
O Hotel era bom para o preço (34€) mas tivemos azar com o quarto, cheirava a naftalina, e o WC estava mesmo degradado.
Era só uma noite, comentávamos entre nós :D
Mas ainda deu para umas fotos relaxantes:
Indonesia (468).jpg
Indonesia (469).jpg
Indonesia (472).jpg

Indonesia (485).jpg



Lembram-se que tinha dito que o Agung não se tinha deixado mostrar?
Pois, quando estávamos a subir deu para ter esta bela vista do "menino" a fumegar um bocadinho, típico de filme :D
Indonesia (489).jpg


Dos destinos que de certeza voltarei (menos Kuta).
 
Última edição:

Rodrigo Ferreira

Membro Conhecido
Afinal sempre saíram os reports! :)
Obrigado por mais uma partilha..

Vou omitir este report lá por casa, já que ando a ser "obrigado" a começar a planear uma ida à Indonésia :)

SL! :D
 

PaulaCoelho

Membro Conhecido
Gostei muito das fotos e do report :)
A Indonésia também está nos planos para qualquer dia... acho que me entretida bem a passear pelos templos e colinas de Ubud.
 

NunoCorreia

Membro Conhecido
Nunca fui às Gili mas Bali é dos lugares que mais gostámos de conhecer, bom report e deixa-me que te diga que o verde e branco fica bem com a paisagem (aliás, fica bem em qualquer lado;)).
Gosto de levar uma camisola do "nosso" Sporting nas tours para dar a mostrar às pessoas o meu clube. É também um desbloqueador de certas conversas :D
 

yara

Membro Conhecido
Gostei de rever Ubud e as Gili.
As Gili são ilhas que ainda hoje guardo com carinho pela beleza das praias...:rolleyes:
 

rmonteiro

Membro Conhecido
Uma viagem bastante interessante ! Nunca fui a esses lados mas bateu a saudade dos tempos em que visitei a Ásia !
Obrigado.;)
 

Deni

Membro Conhecido
Olá @NunoCorreia
gostei muito do teu report, até porque espero visitar em breve estas ilhas e toda a informação neste momento é preciosa... mas acima de tudo, adoro o vosso lema :D cá em casa temos exactamente o mesmo lema e os dias também nunca são suficientes para os destinos que pretendemos conhecer.
Continua com os reports :cool:
 

AbuTrE

Membro Ativo
@NunoCorreia uma pergunta pessoal: a pequenota ainda dormia a sesta? E a comida ela reagiu bem? E essas horas todas de avião? O ano passado fomos ao México com o pequenote de 2 anos e aquelas 10h de avião ainda estão muito gravadas na memória... agora com quase 3 anos para os Açores foi excelente, basta já verem uns filmes no telemóvel... :)
 

NunoCorreia

Membro Conhecido
Sim...As pessoas também são fantásticas mas já começam a ver o turista com outros olhos...
Quando fui das Gili para Lombok tentaram enganar-me...:confused::cool:
Que se passou?
Como em todos os lugares, há sempre alguém disposto a enganar e a ser enganado.
 

NunoCorreia

Membro Conhecido
@NunoCorreia uma pergunta pessoal: a pequenota ainda dormia a sesta? E a comida ela reagiu bem? E essas horas todas de avião? O ano passado fomos ao México com o pequenote de 2 anos e aquelas 10h de avião ainda estão muito gravadas na memória... agora com quase 3 anos para os Açores foi excelente, basta já verem uns filmes no telemóvel... :)
Ela não dorme a sesta religiosamente, ela dorme se estiver na escola ou se estiver cansada.
Mas no avião o único problema foi a descer por causa da pressão nos ouvidos.
Sim, tablet, jogos, filmes dão para muita coisa.
Para a Indonésia o máximo foram 8 horas de voo x2.
A Mafalda é esquisita com o provar comidas. Pedia sempre arroz ou omelete "no spicy" 😂
 
Top