Novidades

[Report] Bahia Principe El Portillo 07/2017

Rodrigo Ferreira

Membro Conhecido
Como prometido cá fica o meu report da viagem a Samaná que fizemos este mês de Julho.
Há algum tempo que estávamos a pensar ir a Samaná e ficar no BP El Portillo depois de várias casais amigos nos terem falado tão bem dele.

A nossa experiência de viagens não sendo extensa também não é curta, já tinhamos estado no México (Riviera Maya - BP Tulum), em Cuba (Cayo Coco - Hotel Playa Coco) e e na Republica Dominica (Punta Cana - Occidental Caribe).
A mensagem que nos foi passada é que íamos encontrar o melhor de cada uma destes sítios.. Mas já lá vamos :)

A viagem foi comprada na viajarcaribe e o serviço foi sempre impecável com tudo tratado por email. A partida foi dia 14 de Julho (sexta-feira) em Lisboa. Inicialmente o voo estava previsto às 14h30 e foi adiado para as 16h. Atenção que já sabia desta informação nos dias anteriores.

O voo não acrescento nada de especial.. Foi um voo normal, como comida mediana, como um voo charter nos habitua. A chegada a Samaná foi no final do dia, e à nossa espera estava uma viagem de autocarro de 45m/1h.. Foi feita de noite, ou seja nem deu para percebermos por onde passávamos.
Aqui apanhámos o primeiro e único susto... Ao sair do aeroporto chegámos ao autocarro da Soltour e não tinha o envelope com a informação do quarto para nos entregar... Todas as outras pessoas tinham menos nós... Comecei logo a pensar... Querem ver que a primeira vez que compro uma viagem online vou-me já lixar... Lá fomos a moer o caminho todos (1h bem penosa)... Chegámos ao hotel lá estava o envelope à nossa espera.. Fomos jantar ao buffet e siga para o quarto.

Ficámos na vila 16, logo ao lado do lobby, o que nos deu para ter net gratuita no quarto.. Aqui deixo a primeira nota negativa ao hotel... Internet gratuita só no lobby ou nos quartos mais próximos.. A internet premium era paga a peso de ouro... 50/60$ uma semana.. Já nem me recordo bem do valor :D Outra parte negativa é que o cofre também é pago.. 4$ por dia... Sinceramente nem percebo como um hotel deste grupo não oferece este serviço.

Agora vou dividir este report por tópicos.

Quartos:
O quarto (standard) que nos calhou (vila 16) era pertinho do lobby ou seja estávamos próximos de tudo... Mas não se preocupem que o hotel é pequeno e ficam perto de tudo! Do lobby à entrada do hotel são 3min a pé.
A condição do quarto era excelente.. A cama era KING size... Os móveis estavam impecáveis, mas nem costumamos tirar a roupa das malas... Apenas aquela que vai para cabides. Não temos por hábito usar gavetas, mas havia delas com fartura.
A TV funcionava.. Liguei-a uma vez :D
A casa de banho não é grande mas é o suficiente.. Água sempre impecável - quente ou fria.
O quarto era limpo todos os dias, e as toalhas sempre trocadas e o minibar sempre reposto. Usávamos sempre as duas garrafas de água de 1.5L para a higiene oral e para fazer o café matinal - Sim fazia sempre um café no quarto pois conseguia-o fazer mais forte, ou seja menos água :D
Do quarto não tenho nada a apontar de negativo

Piscina
Aqui não posso referir grande coisa porque só lá fui mandar um mergulho um dia ao final da tarde quando vinha da praia.. Estava a piscina vazia e atirei-me lá para dentro ao menos para dizer que tinha lá mandado um mergulho :D
Quando lá passava via que estava sempre cheia de pessoal... Não entendi bem porquê... Com aquela praia :D
Há outro espaço de piscina para os pequenos... Mas fica mais distante.. É logo na entrada do hotel, tem uns escorregas e mais umas brincadeiras para os garotos...

Praia
Aqui entra a melhor parte do hotel. Nas fotos que via pela net, via sempre aqueles corais enormes e pensava que a praia ia ser uma desilusão com pedras e poucas zonas de banho... Pois valente engano.. A praia é fenomenal para graúdos e para pequenos - mar calminho que parece uma piscina, a temperatura não era quente porque apanhámos dias não muito quentes (inclusive dois dias a chover), mas estava com uma temperatura agradável.
Depois tem os corais que para quem gosta de snorkel é uma paraíso - Muitos peixes e muita variedade.. É excelente mesmo! Até quem não sabe nadar por ver peixinhos no corais com água pelo joelho!
Depois há a extensão de praia.. Tanto para o lado esquerdo, como para o direito a praia é sempre magnifica.

Restauração
A restauração é boa.. Não acho que seja nada de especial, mas é boa.. Principalmente o buffet principal sempre com bastante variedade e com muita organização por parte dos empregados. Sempre atentos a tudo. E aqui falo no pequeno-almoço, almoço e jantar.
Os restaurantes temáticos, e por norma, não gostamos muito deles e aqui foi mais uma vez.
Fomos ao rodízio e ao italiano... O primeiro foi um rodízio brasileiro normal... Já o segundo foi fraco e o serviço muito lento - já para não falar no AC que estava um gelo dentro do restaurante. Tinhamos outro jantar marcado mas optámos pelo buffet, pela qualidade que tem e pela rapidez com que jantamos. Sim estamos de férias mas há mais coisas a fazer por lá :D
Aqui o nosso conselho é mesmo não perderem muito tempo com os temáticos.
Depois há o restaurante da praia que está aberto 24h. O almoço comparativamente ao buffet é mais pobre, mas vale pela vista privilegiada da praia.

Bares
O bar do lobby é pequeno mas cumpre, e os empregados sempre muito educados.
O bar da piscina... Não faço ideia.. Não bebemos lá nada..
E agora sim.... O melhor bar de todos.... o bar da praia....... o EUCLIDES..... Este fantástico ser humano que nos cativa e diverte. São pessoas como estas que nos fazem voltar a um local destes! Tudo o que possa aqui dizer é pouco. Como ele diz "Excelente" :D

Animação
Talvez a parte mais fraca deste hotel.
Na praia fazem sempre uns jogos durante a manhã - ainda participamos nuns poucos - e deu para nos divertirmos. Durante a tarde passam para a piscina. Aí não sei como são.
Tem um campo de volei onde há sempre malta a jogar... Mais duas mesas de pingue ponge e outro jogo esquisito que não sei o nome :)
Há noite os espectáculos são pobres. O próprio espaço onde são feitos (o teatro) é muito pequeno e precisa de uma remodelação urgente. Existe um espaço no exterior que não foi usado por causa do tempo. Talvez aqui as animações tenham outra vida.

Excursões
Aqui é o que todos sabemos... O primeiro dia de manhã levamos a lavagem cerebral do empregado da Soltour, que fazem as melhor excursões, com a melhor qualidade... Que é preciso cuidado porque se acontece alguma coisa o seguro cobre e se forem por outras vias não cobre... Porque à duas semanas aconteceu uma situação a uma senhora com o filho que foi para o hospital e bla bla bla... Entram na consciência das pessoas e provocam o medo.
Nós já íamos avisados e mal acabou a reunião siga para a praia. Ia-mos com o nome do Vicente em carteira, no entanto quem nos apareceu foi o Luís com o número 24. Estávamos um pouco reticentes e ele levou-nos a um casal de portugueses que estava no hotel e que tinha feito com ele o ano anterior.. Conversa para aqui e conversa para acolá e umas pesquisas no tripadvisor lá percebemos que era sério. Comprámos duas viagens a 60$ por pessoa cada uma... Na Soltour é o dobro...
A primeira fomos à Cascata El Limón e Playa Rincón.
Na cascata fizemos a viagem a cavalo. coitados dos animais - o terreno é complicado, mas ir a pé é de loucos porque se vão sujar todos com lama e com a porcaria que os cavalos vão largando dia após dia. Os cavalos vão até determinado sitio e depois temos de ir a pé e descer umas "boas" escadas... Chegados à cascata, percebemos que fomos os primeiros, ou seja tivemos tudo só para 6 pessoas.. Fantástico!!! Por lá tem duas cascatas, a primeira e mais conhecida e um par de metros a abaixo tem outra mais pequena que também visitámos para mandar um mergulho.. Quando viemos para cima, já estava um grupo enorme na cascata principal e na viagem de cavalo de vinda, passámos por n pessoas.. Ou seja a beleza da cascata certamente que teve outro impacto para nós que para os seguintes.
Aqui preparem-se para o assédio dos guias (cada cavalo tem um), o meu teve a coragem de me pedir a meio 20$... Não estivesse eu num país longe de casa que a resposta tinha sido outra...
Daqui partimos em direcção à playa Rincón que ainda fica a 1h de taxi.. Passamos pela cidade de Samaná, onde vemos o hotel Cayacoa (parece-me uma péssima opção), depois ainda passamos pela marina do BP Cayo Levantado e pelo Hotel Luxury BP.
Depois disto apanhamos uma estrada em péssimo estado até à Playa Rincón.... E sim...... É um rico paraíso... Uma praia lindíssima... Almoçamos na praia numa estrutura que está preparada para receber os visitantes. Aqui deu para ver a diferença de uma excursão Soltour e pelos vendedores de praia.. Nós fomos para a mesa e o guia foi-nos buscar o almoço - frango e peixe - e depois de terminado isto apareceram umas lagostas :D Que maravilha... Os da Soltour fizeram uma fila tipo cantina e uma lagosta para cada um...
Ou seja diferença entre um serviço e outro... Chegámos primeiro à cascata.... Tivemos um almoço mais calmo e melhor servido... Tivemos pela praia umas duas horas.. Tempo suficiente para uns mergulhos e umas quantas fotos. Daqui fomos virados ao Cayo Frio (a umas centenas de metros da praia), onde o rio conhece o mar... Mais um mergulho e água SUPER GELADA... Mas valeu pela experiência :D
Daqui seguimos virados ao hotel.. Ainda paramos num espaço comercial - do Maradona Dominicano - onde pudemos provar cacau, café, banana, ananás e manga.. Aqui podemos comprar alguns souvenirs - a minha esposa comprou um óleo de coco que compensava em comparação ao hotel. O resto é praticamente igual.
Depois mais uma diferença entre a Soltour e os "outros".. Quando passámos por Samaná na primeira vez vimos umas casinhas às cores muito bonitas, na segunda passagem pedimos ao taxista e ao guia para parar por lá... Mais umas fotos... :D

A segunda excursão que fizemos foi ao Cayo Levantado e de tarde íamos à Playa Morón. Chegámos ao Cayo bem cedo e mais uma vez fomos os primeiros a chegar, as barraquinhas ainda estavam todas fechadas, ou seja conseguimos aproveitar aquele pequeno paraíso descansados. Nós os 2 e mais um casal com uma filhota.. Com o passar das horas foram chegando grupos e mais grupos e foi perdendo o encanto. Deu para ver muitos peixes e umas estrelas do mar! Ahhh quase me esquecia, e de beber uma garrafa de rum que o guia comprou pelo caminho :D
Geralmente esta excursão tem os Haitises incluídos, mas optámos por não fazer pois demora muito tempo. Fomos de lancha rápida até ao Cayo e tivemos por lá até às 12h30. Daqui seguimos para cada do Luís (o vendedor), que nos recebeu em casa dele com um almoço de lagostas.. Fabuloso comer em casa de um local e sentir um pouco do que é aquela cultura. Fomos recebidos por ele, pela esposa e pelas 4 filhas... Todos de uma simpatia e generosidades fantásticas! Faltou a cerveja e ele foi comprar mais :D Estávamos com sede :D O almoço e a conversa estava tão boa que decidimos que não queríamos ir à Playa Morón.. Ficámos por casa dele mais um pouco e depois fomos para o hotel aproveitar a praia que é bem melhor que a Morón.

Portanto o nosso conselho é mesmo... Não optem pela Soltour!

Checkout
Este é feito até às 12h e a saída do hotel é feita às 16h20.. Nós entrámos no quarto às 11h55 e fizemos o que tinhamos a fazer descansados da vida :D
Houve malta que arrumou tudo e ainda foi à praia de tarde, depois tomarem banho no ginásio. São opções, não digo o que é pior ou melhor...
Na viagem até ao aeroporto passa-se por locais espectaculares com umas vistas maravilhosas.

Os Dominicanos
Povo simpático que vive com bastante pobreza em casas com poucas condições para sempre com um sorriso no rosto. Talvez por terem menos sejam mais felizes. Nós por cá com tantos bens materiais, andamos tristes e infelizes com qualquer coisa... Uma lição de vida :)

Bem depois de tanto bla bla bla... Vem a altura das fotos... Não vos vou maçar muito porque já há por aí muitas fotos mas cá ficam algumas :)

Entrada do Hotel

Cascata El Limón

Playa Rincón


Cayo Frio

Samaná

(continua)



 

Rodrigo Ferreira

Membro Conhecido
Hotel



Agora o resumo global.. Este foi sem dúvida o hotel mais consistente das caraíbas onde tivemos. Esperemos voltar um dia!


PS: Cheguei todos picado... Levámos 2 repelentes e comigo não resultou nada.. Acho que a culpa foi minha que saí do quarto às 6 da manhã para fotos e não meti repelente nesse dia. Mas as picadas não foram todas nesse dia :D Foi a dividir pelos dias todos.
Recebemos o conselho de na próxima comprar um repelente local. :)
 

PauloNev

Moderador Honorário
Staff
Muito obrigado pela partilha, foi muito bom rever Samaná e o hotel Bahia Principe El Portillo.
Belas fotos de uma zona que merece bem uma visita.
Boas viagens ;)
 

duke

Membro Conhecido
Que saudades traz este report!
Já estive no Cayo Levantado e no Portillo, parabéns pela descrição, está muito boa!
Obrigado pela partilha da tua experiência.
 

lcardoso

Membro Conhecido
..."A internet premium era paga a peso de ouro... 50/60$ uma semana.. Já nem me recordo bem do valor Outra parte negativa é que o cofre também é pago.. 4$ por dia... Sinceramente nem percebo como um hotel deste grupo não oferece este serviço...."

ola Rodrigo tive internet premium e cofre de borla....nao paguei mais por isso ;)
 

Rodrigo Ferreira

Membro Conhecido
ola Rodrigo tive internet premium e cofre de borla....nao paguei mais por isso ;)
Eu nem a fazer 5 anos de casamento me deram isso...
Provavelmente isso foi indicação da agência de cá... Ou pediste lá?

Agora uma coisa é certa... Os serviços são pagos, e as excepções não fazem a regra ;)
Tu por teres dito não quer dizer que a maioria tenha ;)

Aliás a maior parte das pessoas com quem falei não tinha.
 

lcardoso

Membro Conhecido
Eu nem a fazer 5 anos de casamento me deram isso...
Provavelmente isso foi indicação da agência de cá... Ou pediste lá?.
Não pedi lá nem creio que tenha sido a agência a pedir. talvez tenha sido por ter adquirido a viagem em Janeiro deste ano. a única coisa que solicitei por mail foi que o quarto do casal que nos acompanhou ficasse perto do meu , e assim foi!
já agora não foste tu quem perdeu o código da mala de viagem?
 

Rodrigo Ferreira

Membro Conhecido
Nao pedi lá nem creio que tenha sido a agencia a pedir. talvez tenha sido por ter adquirido a viagem em Janeiro deste ano. a unica coisa que solicitei por mail foi que o quarto do casal que nos acompanhou ficasse perto do meu , e assim foi!
ja agora nao foste tu quem perdou o codigo da mala de viagem?
Pois em comprei em Abril... Mandei mail a pedir quarto no andar superior e consegui isso. Mas foi apenas isso, porque de resto esqueceram-se que fazia 5 anos de casamento.. Dessa parte não gostei nada.. Mas também não ia para lá por causa de uma garrafa de vinho no quarto... Mas tinha-lhes ficado bem.. E no momento do checkout referi essa situação e ficaram muito espantados..

Em relação ao código não.... :D E nem sei como a minha mala não foi daquelas que pediram para abrir no aeroporto tal era o "carrego" de mercadoria LOL
 

Bee

Membro Conhecido
Que saudades do "meu" El Portillo.
Já foi no longínquo ano de 2009 que lá estive e tenho imensas saudades.
Revisitei com este report muitos dos locais por onde passei.
Ai a Playa Rincon... que paraíso!
Obrigado pela partilha!
 

SandraMMS

Membro Novo
Bom dia, parabéns pelo report, revi muito do que experiênciamos por lá. Adoramos Samaná!!! Também fizemos as excursões com o Luis :)
Este ano vamos para o México - Riviera Maya - Playa Maroma.... dos sitios que conhece e referiu "... México (Riviera Maya - BP Tulum), em Cuba (Cayo Coco - Hotel Playa Coco) e e na Republica Dominica (Punta Cana - Occidental Caribe)" qual gostou mais?
Punta Cana também já fomos, mas gostamos mais de Samaná...

Obrigada :)
 
Top