Novidades

[Report] Bahia Principe Cayacoa

Titos

Membro Conhecido
Penso que já existe aqui no Portal pelo menos um report sobre o Bahia Principe Cayacoa, mas tenho verificado que aparecem algumas perguntas sobre este hotel, e que na maioria dos casos a resposta é dada por pessoas que não conhecem o hotel, mas que genericamente transmitem uma opinião negativa sobre o mesmo, principalmente quando comparado com o El Portillo.
Naturalmente que também tenho a minha opinião, até porque já estive em vários hotéis do Grupo BP em Samaná, concretamente no El Portillo, Cayo Levantado e Cayacoa, mas tentarei limitar-me a descrever o que vi neste hotel, evitando fazer avaliações comparativas, que naturalmente são subjectivas e variam de pessoa para pessoa.

Centrando-me no hotel e começando pelo inicio, ao nível do enquadramento paisagístico este hotel oferece vistas absolutamente deslumbrantes e bastante diferentes do que estamos habituados nestas paragens.
É um hotel pequeno, localizado numa arriba sobre a fantástica baía de Samaná, que proporciona paisagens arrebatadoras sobre o mar, sobre a vegetação luxuriante que serpenteia a costa e claro, sobre os cayos e as pontes que são o cartão de visita de Samaná.
1.JPG


2.JPG


3.JPG


4.JPG


5.JPG


6.JPG


7.JPG


Todas as instalações, desde os quartos, áreas comuns, piscinas e jardins, apresentam um aspecto geral bem cuidado, limpo e com boa manutenção.

O quarto que me foi atribuído era standard, mas tinha uma dimensão bastante simpática, um WC com sanita, bidé (individualizados), lavatório e banheira/duche, e uma varanda com esta vista:

8.JPG


9.JPG


A maioria do pessoal é simpático e atencioso, demonstrando boa vontade e empenho em atender bem todos os hospedes.
A animação esforça-se sempre por interagir com os hospedes e por conseguir manter a dinâmica tanto durante o dia como à noite. Embora no computo geral não seja um hotel com muita animação, é assinalável o empenho de alguns destes profissionais.

A praia apesar de pequena é bastante agradável, com água quente e transparente. O acesso é feito de elevador. A areia não é completamente branca mas é agradável e macia. Nas extremidades da praia encontram-se alguns recifes interessantes, que embora não tenham muita variedade de peixes, albergam muitas estrelas do mar.

Durante a minha estadia, houve um dia ainda manhã cedo, estavam meia dúzia de pessoas na praia, apareceu um grupo de golfinhos a cerca de 50 metros da areia, logo junto às cordas que delimitam a praia do hotel. Foi incrível! Infelizmente aproximaram-se uns barcos para os observar e eles acabaram por ir embora rapidamente. Ainda assim foram 4 ou 5 minutos que valeram o dia. Não tenho fotos porque não tinha máquina com objectiva e àquela distância seria inútil, preferi viver o momento em vez de ir a correr para tirar fotos.

A praia é servida por um bar de apoio, mas o snack bar fica na outra baía mais a Oeste, o que implica que estando na praia e querendo comer alguma coisa têm de subir no elevador, passar a piscina e descer uma longa escadaria com mais de 200 degraus, até à zona dos jacúzi, fazendo depois o percurso inverso para regressar à praia, e que claramente não é prático. Este é na minha opinião um ponto negativo.
Ainda assim, alguns dias, à hora de almoço faziam umas paelhas ou grelhados. Acredito que quando o hotel esteja mais cheio esta oferta ocorra todos os dias.
Em todo o caso, penso que seria positivo se houvesse alguma oferta de comida no bar da praia, ainda que fosse apenas fruta ou snacks ligeiros.

10.JPG


11.JPG


12.JPG


14.JPG


16.JPG


17.JPG


18.JPG


Todos os dias de manhã esta fauna estava à espera na praia.
15.JPG
 

Anexos

  • 102,7 KB Visualizações: 125
  • 59,5 KB Visualizações: 127
  • 108,3 KB Visualizações: 104
Última edição:

Titos

Membro Conhecido
A praia é frequentada por algumas pessoas locais que vem aqui fazer exercício ou simplesmente dar uns mergulhos, mas é uma situação tranquila que nunca incomodou os hospedes.
Em termos de vendedores só dei conta de um vendedor de excursões que costumava estar lá todos os dias, mas não chateava ninguém.
Do lado esquerdo da praia, por baixo da primeira ponte, existiam algumas barracas onde se vendiam os produtos habituais, incluindo as tradicionais telas, com a particularidade de ser o próprio pintor que estava lá a trabalhar, e é possível encomendar uma tela com as características que pretenderem (dimensões, motivo, cores, etc.).

Dependendo das correntes, verifiquei em alguns dias a passagem de uma maré de lixo flutuante (essencialmente plásticos) em frente à praia do hotel. Estas marés vinham de Samaná, passavam por baixo das pontes, e na sua maioria afastavam-se da costa. Apesar de normalmente não interferirem com a praia do hotel, naturalmente não são agradáveis de ver.
Também num dia que choveu bastante, umas horas depois, apareceu na praia uma maré acastanhada, aparentemente relacionada com um rio lamacento que desagua ali perto, mas isto ocorreu a meio da tarde e no dia seguinte já não havia qualquer indício e a água estava limpa.
As algas ou sargaço também fizeram a sua aparição, mas foi muito pontual e em numero muito reduzido, nunca impedindo a entrada na água. No dia seguinte já não havia vestígios delas, as que deram à costa foram recolhidas e as restantes desapareceram
A piscina principal é muito agradável e tem vistas magnificas. Tendo em conta que se encontra numa zona elevada com vista privilegiada, seria fantástico se fizessem aqui uma infinity pool.

Visualizar anexo 169379

Visualizar anexo 169380

Ainda ao nível das piscinas, penso que se justificava a reconversão dos 3 jacúzis junto ao snack bar numa nova piscina. Considerando que se encontra junto ao snack bar e a um grande solário, acredito que valorizaria consideravelmente esta zona.
Adicionalmente o Hotel tem muitos recantos onde se pode passar uma tarde agradável, variando a vista e a experiencia. Para além da praia e da piscina principais, tem uma outra pequena praia na baia mais a Oeste, mais duas pequenas piscinas bastante tranquilas e os jacúzis.

Visualizar anexo 169381

Visualizar anexo 169382

Visualizar anexo 169383

Visualizar anexo 169384

Visualizar anexo 169385

Visualizar anexo 169386

Visualizar anexo 169387

Visualizar anexo 169388

Visualizar anexo 169389

Visualizar anexo 169390

Visualizar anexo 169391

Visualizar anexo 169392

Por fim, o aspecto que considero mais fraco no hotel, diz respeito aos restaurantes. O Buffet principal, não sendo mau, pareceu-me fraco ao nível da diversidade e variação ao longo da semana. Os restaurantes temáticos (fomos ao Mediterrâneo e ao Pescador) são normais, e o snack, dado que o hotel tinha pouca gente, estava a funcionar à carta em vez do buffet, o que é compreensível. Admito que a baixa taxa de ocupação também tenha contribuído para que a oferta fosse mais reduzida.

Ainda assim o buffet principal tinha coisas boas, escolhendo uma mesa à janela a vista é assim:

Visualizar anexo 169393

Para terminar deixo ainda uma vista do parque de estacionamento à entrada do hotel.

Visualizar anexo 169394

Sejam felizes.
 

PauloNev

Moderador Honorário
Staff
Muito obrigado pela partilha.
Um report interessante de um hotel que se fala por aqui, mas com poucos reports.
A opinião que tinha do hotel era baseada em testemunhos de algumas pessoas que lá tiveram, o seu report ajudou a ter outra perspectiva do mesmo.
Boas viagens ;)
 

Rodrigo Ferreira

Membro Conhecido
Obrigado @Titos pela partilha deste report!
Como já foi dito, é um hotel que não tem grandes informações, muito por culpa dessa tal informação que vai circulando, daí este report ter todo o valor!

Mas, e do meu ponto de vista, mesmo tendo alguns pontos positivos, continua a estar muito atrás daquilo que o El Portillo oferece. :)
 

Ricardo_7

Membro Conhecido
Olá,
Obrigado pela partilha :)
Confesso que não me disse muito, mas não podemos gostar todos do mesmo e o importante é que tenhas aproveitado :D

Boas viagens ;)
 

Rosario

Membro Conhecido
Obrigada, pela partilha.
Continue a viajar, mas depois venha partilhar connosco, pois acabamos por viajar também um pouquinho com todas estas partilhas.
Boas Viagens ;)
 

Bee

Membro Conhecido
Conheço o Cayacoa por fora. Nunca duvidei que fosse um excelente hotel, à semelhança dos outros BP na zona, mas a praia sempre me deixou algumas reticências. No entanto gostei muito do que vi, e o meu "preconceito" diminuiu. As vistas, a partir do quarto, são magnificas.
Muito Obrigada por esta partilha ;)
 
Top