Novidades

[Report] BÓSNIA e HERZEGOVINA

Nika

Membro Conhecido
Olá badbones,

Obrigada. :)
Acho que por vezes ficamos tão deslumbrados com o brilho que outros locais tem aos olhos do mundo que nos esquecemos dos países mais "escondidos". Andava há algum tempo para fazer o circuito destes 3 países ... e adorei a experiência, tive pena de não seguir viagem para o Montenegro e Macedónia, mas quem sabe um dia ... :D

Cumprimentos
 

pafer

Membro Ativo
Nika_75 disse:
Obrigada Paulofer :)

Por acaso estava mesmo agora a responder-te através do report da Croácia.
Em relação a transporte na Bósnia, pena eu não poder ajudar, fui num circuito, só paravamos nos destinos.
Nós iniciamos a viagem por Zagreb, entramos na Bósnia depois de passar Slavonsky Brod (Croácia), seguiu-se Tesanj, Sarajevo, Mostar, Medugorje e Pocitelj, entramos então logo a seguir na Croácia, passamos a zona do Neum (Bósnia), e depois voltamos a entrar na Croácia em direcção a Dubrovnik. De Dubrovnik, voltamos a passar a zona do Neum para seguir para Split, depois Plitvice, Opatija. Seguimos depois na direcção da Eslovénia e fomos a Bled, a viagem para o resto do grupo terminou em Ljubljana ( eu é que resolvi ir de comboio para a Áustria depois).
O que te posso dizer é que as estradas por onde passamos eram boas.
Vais começar e terminar a viagem pela Croácia? Deves provavelmente fazer o percurso inverso ao meu entre a Croácia e a Bósnia ... depois provavelmente vais para a Eslovénia e depois regressas à Croácia. Que viagem fantástica. :)
E já definiste o que queres em cada local?

Cumprimentos
Obrigado pelas informações.

Eu vou iniciar em Zadar, depois Split, Dubrovnik, Mostar, Sarajevo, Plitivice, Zagreb?? Ljublianna, Bled e Pula.
Na Bósnia só vou fazer uma pequena parte da estrada que deves ter feito entre Zenica e Sarajevo.
Na página do governo do portal das comunidades diz que a estrada que Liga Sarajevo a Plitivice (passa por Bihac) é boa, À partida não devo ter grandes problemas.
Vai ser de certeza uma boa aventura. Espero ter bom tempo, principalmente nos lagos.
 

Cláudio Pereira

Membro Conhecido
Olá,

Só vi agora este relatório, excelentes fotos ! Dá vontade de ir lá !

Nika_75, atenção à "história" que é contada sobre esses países da ex-jugoslávia. Muita da "informação" é mentira para "justificar" o que os EUA fizeram naquela região, ficando tudo em retalhos.

Deixo aqui um texto sobre o assunto e no final, podem consultar num site muito bom sobre história de conflitos (www.globalresearch.ca)

Um razão importante para o ataque sérvio a Srebrenica foi acabar com os ataques armados preparados a partir dessa base sobre as aldeias vizinhas: “fontes de informação indicaram que foi esse o tormento que precipitou o ataque sérvio aos 1500 sitiados muçulmanos no interior do enclave.”27 O general Philippe Morillon, comandante das tropas da ONU na Bósnia de 1992 a 1993, testemunhou ao TICJ (Tribunal Internacional Criminal para a antiga Jugoslávia) que as forças muçulmanas baseadas em Srebrenica tinham “desencadeado ataques durante as festas ortodoxas e destruído aldeias, massacrando todos os habitantes. Isto criou um nível de ódio na região absolutamente extraordinário.”28

De acordo com o Prof. John Schindler, entre Maio e Dezembro de 1992, as forças muçulmanas atacaram repetidamente aldeias sérvias à volta de Srebrenica, matando e torturando civis, sendo alguns mutilados e queimados vivos. Até relatos pró-Sarajevo concedem que as forças muçulmanas em Srebrenica assassinaram mais de 1.300 sérvios e tinham “limpo etnicamente uma vasta área.”29

O antigo embaixador americano na Croácia Peter Galbraith admitiu mais tarde numa entrevista que o governo americano estava ciente de que “pequeno número de atrocidades” tinham sido cometidas por mujahedin estrangeiros na Bósnia, mas desvalorizou as atrocidades como “estando na ordem natural das coisas e sem grande importância.”


Outro texto, este em inglês:
http://www.globalresearch.ca/dismantling-former-yugoslavia-recolonizing-bosnia-herzegovina/370
 

Nika

Membro Conhecido
Olá Claúdio :)
conto a história da forma que a ouvi. Agradeço o aviso, e posso até acreditar que possam ter omitido partes importantes da história ... essa informação a ser verdadeira obriga-me a alterar a introdução da história sobre o túnel.
Desconhecia esse site ...tem a certeza que a informação é completamente credível?
Obrigada.
 

Cláudio Pereira

Membro Conhecido
Nika_75 disse:
Olá Claúdio :)
conto a história da forma que a ouvi. Agradeço o aviso, e posso até acreditar que possam ter omitido partes importantes da história ... essa informação a ser verdadeira obriga-me a alterar a introdução da história sobre o túnel.
Desconhecia esse site ...tem a certeza que a informação é completamente credível?
Obrigada.
Olá Nika,

Eu percebo que "vendeste o peixe ao mesmo preço que o compraste" :)
Sim, o site aborda bastantes assuntos sobre conflitos a nivel mundial e preocupa-se sempre em colocar as referencias bibliográficas, no fundo do texto.
Tal como o link, a citação que coloquei tem as fontes em baixos. Deixo aqui o link da citação ao texto que fiz:
http://www.globalresearch.ca/bosnia-kosovo-e-agora-l-bia-os-custos-humanos-do-corrente-conluio-com-terroristas/27116
 

Nika

Membro Conhecido
Obrigada pela informação Claúdio :)
Já pedi para me deixarem rectificar a introdução no report. Em relação ao cerco a Sarajevo mostraram-nos documentários, videos
onde viamos as pessoas a sair de casa e a serem assassinadas por snipers ... muito triste independentemente de quem foi a culpa do inicio do conflito. :(
Cumprimentos

Obrigado pelas informações.

Eu vou iniciar em Zadar, depois Split, Dubrovnik, Mostar, Sarajevo, Plitivice, Zagreb?? Ljublianna, Bled e Pula.
Na Bósnia só vou fazer uma pequena parte da estrada que deves ter feito entre Zenica e Sarajevo.
Na página do governo do portal das comunidades diz que a estrada que Liga Sarajevo a Plitivice (passa por Bihac) é boa, À partida não devo ter grandes problemas.
Vai ser de certeza uma boa aventura. Espero ter bom tempo, principalmente nos lagos.
Paulofer,
vais adorar a viagem com toda a certeza. :)
Quando voltares esperamos um report, queremos ver muitas fotos.
Cumprimentos
 

Tinker Bell

Membro Conhecido
Muito bom @Nika, mais do que um report notei que tentas abrir os olhos do leitor para a desgraça que foi aquela guerra, que isso te tocou nesta viagem - obrigada por isso.

Tenho uma boa amiga desses lados, que infelizmente teve que viver a guerra, e já tivemos conversas emotivas sobre o assunto. Foi ao ouvi-la relatar a sua infância no meio daquele caos que a realidade me bateu mais forte... Quando vemos estas coisas apenas na televisão é fácil ficar distante. Como é agora o caso da Síria...:(

Tenho muito interesse na Bósnia, parece líndissimo e muito rica em termos de cultura. Acho incrível o quanto estes países recuperaram e agora estão a crescer em termos de Turismo, e ainda bem. Hei-de os visitar todos.

Siga para o próximo report desta viagem :D
 

Nika

Membro Conhecido
Olá @Maria B. !
Confesso que até estar no Túnel da Vida e ver aquele documentário nunca imaginaria o que aquele povo passou ... e aqui tão "perto" de nós. :(

Quanto à Bósnia e Herzegovina eu fiquei encantada, não esperava tanta beleza, e acho que tu também vais gostar. :D
Um dia destes regresso aos Balcãs para conhecer mais um bocadinho. ;)
 

ploferreira

Administrador
Staff
Olá!

Está a fazer um ano que regressei da Croácia, Montenegro e Bósnia, que bom rever estes locais fantásticos!

Belas fotos ;)
 
Top