Novidades

[Report] BÓSNIA e HERZEGOVINA

Nika

Membro Conhecido
Olá!

Desta vez resolvi partilhar um bocadinho da minha experiência na Bósnia e Herzegovina.
Esta viagem foi parte de um circuito que incluía também a Croácia e a Eslovénia. A viagem teve início em voo do Porto com destino a Zagreb (via Frankfurt), seguiu-se a visita a Tesanj, Sarajevo, Mostar, Medugorje, Pocitelj, depois a Croácia e finalizando na Eslovénia. Depois do circuito terminar ainda segui viagem para a Áustria ...
OBS: O report apresenta-se por critério de preferência de locais, e não pela rota .... :p

Algumas paisagens que encontrei no decurso da viagem pela Bósnia ....



 
Última edição:

Nika

Membro Conhecido
SARAJEVO


Bascarsija - Sarajevo

Sebilj - Bascarsija - Sarajevo

Mesquita Gazi Husref Bey - Sarajevo

Mesquita Gazi Husref Bey - Sarajevo

Gazi Husref begova - Sarajevo

Gazi Husref begova - Sarajevo

Catedral - Sarajevo

Saborna Crkva (Igreja Ortodoxa) - Sarajevo

Ponte Ceher Cehagina- Sarajevo

Gazi Husref Begova Medresa (Escola Islâmica) - Sarajevo

Gazi Husref Begova Medresa (Escola Islâmica) - Sarajevo

Gazi Husrefbegov Bezistan - Sarajevo

Mesquita Havadze Durak - Sarajevo


Em 28 de Junho de 1914, o arquiduque austríaco Franz Ferdinand, herdeiro do Império Austro-Húngaro, foi assassinado em Sarajevo por um nacionalista sérvio. Acontecimento esse que foi a gota de água para o início da Primeira Guerra Mundial.
Este é o local onde Gravilo Princip desferiu os tiros ...

Museu Sarajevo 1878-1918
 
Última edição por um moderador:

Nika

Membro Conhecido
Túnel Dobrinja-Butmir (Sarajevo)


Para mostrar a importância que a população de Sarajevo conota a este túnel passo a explicar o que me foi transmitido durante a visita:

Durante a guerra nos Balcãs (1992/95), a estratégia do cerco a Sarajevo utilizada pelos sérvios visava privar a cidade dos bens de 1ª necessidade, esperando que desta forma os bósnios se rendessem.
Assim, por forma a assegurarem a sua sobrevivência, em Janeiro de 1993, os militares do exército da Bósnia-Herzegovina começaram a cavar um túnel sob a área neutra do aeroporto de Sarajevo, ligando Dobrinja (dentro da Sarajevo sitiada) e o suposto território livre, no distrito de Butmir. Sem as devidas ferramentas, e sob intenso ataque, as escavações começaram desde o quintal da casa da família Kolar (onde se situa actualmente o museu do túnel) e terminaram cerca de 6 meses depois (há versões que dizem que demorou apenas 3 meses). O túnel ficou com 800 metros de comprimento, aproximadamente 1 m de largura e cerca de 1,6 m de altura.
Através do túnel começaram a transportar alimentos, armamento, combustível, materiais médicos, entre outros bens - o que lhes permitiu assegurar a sobrevivência da população da capital bósnia até à data da assinatura do Acordo de Dayton, em Dezembro de 1995, que colocou termo à guerra.

Com muita coragem, sacrifício e engenho, Sarajevo sobreviveu …
Não posso deixar de afirmar a minha admiração por estas gentes… e lamento profundamente que o mundo tenha esquecido por tempo demais esta guerra …

E, perante estes factos, é impossível entrarmos no túnel e não nos emocionarmos ...



Museu do Tunel Dobrinja Butmir (Túnel da Vida) - Sarajevo
Neste mapa é perceptível qual era o território ocupado e o território bósnio livre.


Museu do Tunel Dobrinja Butmir (Túnel da Vida) - Sarajevo

Museu do Tunel Dobrinja Butmir (Túnel da Vida) - Sarajevo
As marcas dos disparos dos sérvios estão à vista ...

Tunel Dobrinja Butmir (Túnel da Vida) - Sarajevo

Tunel Dobrinja Butmir (Túnel da Vida) - Sarajevo

Museu do Tunel Dobrinja Butmir (Túnel da Vida) - Sarajevo


Deixo um link que mostra a parte do túnel que está aberto ao público (só encontrei em espanhol):

 
Última edição:

Nika

Membro Conhecido
MOSTAR


O seu centro histórico e a Stari Most (ponte velha) são Património Mundial da UNESCO desde 2005.

Stari Most - Mostar

Mesquita Koshi Mehmed Pascha - Mostar

Mostar

Mostar

Mostar

Mostar

Mostar

Mostar
 
Última edição por um moderador:

Nika

Membro Conhecido
POCITELJ


O seu centro histórico é Património Mundial da UNESCO desde 2007.

Pocitelj

Pocitelj

Pocitelj

Pocitelj

Pocitelj

Pocitelj

Mesquita Hadzi Alija - Pocitelj

Pocitelj
 
Última edição por um moderador:

Nika

Membro Conhecido
Última edição por um moderador:

Nika

Membro Conhecido
MEDUGORJE


Local de peregrinação de muito fiéis porque alegadamente estão a ocorrer as mais recentes aparições da Virgem Maria. Estas aparições tiveram início a 24 de Junho de 1981. Aos videntes, a Virgem Maria se terá apresentado como "Eu sou a Rainha da Paz". Nos primeiros meses a frequência das aparições era diária, e posteriormente passaram a mensais ou anuais (dependendo dos videntes).
A Igreja Católica continua a estudar estas aparições, a fim de determinar a sua veracidade.

Para quem estiver interessado em mais pormenores sobre este local de peregrinação, deixo estes links:
http://www.medjugorje.pt/aparicoes/
http://www.medjugorje.ws/


Crkva Sv. Jakova - Medugorje

Crkva Sv. Jakova - Medugorje

Crkva Sv. Jakova - Medugorje
Crkva Sv. Jakova - Medugorje





Para terminar, e como já referi, a seguir fui para a Croácia e daí para a Eslovénia, integrada num circuito. Depois, fui de comboio (por risco e conta própria :p) de Ljubljana para Klagenfurt (Aústria), e daí de autocarro para Graz. Assim sendo, o voo de regresso foi de Graz para o Porto (via Frankfurt).


Boas viagens e cumprimentos.
Nika
 
Última edição por um moderador:

roller

Membro Conhecido
Parabéns pelo Report, Também andei por terras Bósnias no Verão passado e deixaram muitas saudades! =)

A viagem de Sarajevo - Mostar foi das mais belas viagens de comboio que fiz até hoje...
 

Nika

Membro Conhecido
Obrigada Roller :)
Eu também gostei muito da bósnia.
O report ainda não terminei :p ... porque acho que vale a pena explicar um bocadinho sobre o Túnel da vida e o cerco a Sarajevo nos anos 90, a guerra foi em plena Europa e acho que não tivemos percepção sobre o que realmente se passava. :(
Eu confesso que só percebi isso depois do documentário que vi no túnel da vida. Por isso, e como já passou algum tempo, vou ver se consigo transmitir o que aprendi ... era bom se encontrasse esse documentário ... vou tentar.
Foste ao túnel da vida em Sarajevo?

Cumprimentos
 

roller

Membro Conhecido
Nika, tens toda a razão, A bósnia é uma aula de historia ao vivo!

Fui ao túnel da vida ou War tunnel como também é chamado e confesso que fez um pouco impressão a maneira como retrataram tudo mas a verde é que foi bem real.

Foste a estação central de correios? Agora toda restaurada mas no interior tem lá imagens como ficou depois do primeiro bombardeio pois foi logo para acabarem com os meio de comunicação da Bósnia.
 

Nika

Membro Conhecido
Sim, chamam-lhe também war tunnel, mas pelo que percebi através do guia preferem túnel da vida, porque foi o que permitiu que eles sobrevivessem. :)
Como estive pouco tempo em Sarajevo não consegui ver tudo, não fui à estação. :(
Como já foste ao túnel, se na descrição que vou colocar encontrares alguma incorrecção, diz-me pf para eu alterar. Pode ser? :)
 

JJPPMM

Membro Conhecido
Olá Nika_75
Parabéns pelo report
As fotos estão fantásticas .
È um país que ainda é muitos desconhecido para cada um de nós.
Adorei Sarajevo e a história que existe por detrás do Tunel que desconhecia totalmente.
Mostar é seguramente uma cidade fantástica , cheia de história e cultura.
Andei por perto aquando da minha visita á Croácia , mas a companhia de aluguer pedia-me muito mais dinheiro para o carro poder passar as fronteiras com a Bósnia.
Já agora , fizeste este circuito como ? De carro alugado ? ou de camioneta ?
Obrigado pela partilha
João Paulo
 

Nika

Membro Conhecido
Obrigada João Paulo :)
Eu gostei muito da Bósnia, achei-os um povo muito acolhedor e nota-se a influência das diferentes culturas e religiões.
Mostar é lindo, tive foi a infelicidade de estar a chover (apesar de nos terem dito que ver chuva no verão em Mostar é um privilégio) :D
Este circuito (Croácia, Bósnia e Eslovénia) foi através de uma agência, tive um bocado de receio de ir sozinha na altura. Por minha conta só fui da Eslovénia para Klagenfurt em comboio e daí em camioneta para Graz.
Aconselho vivamente quando puder a explorar esta zona, tive pena de não ir ao Montenegro também ... ficará para uma próxima. :)

cumprimentos
Nika
 

pafer

Membro Ativo
JJPPMM disse:
Olá Nika_75
Parabéns pelo report
As fotos estão fantásticas .
È um país que ainda é muitos desconhecido para cada um de nós.
Adorei Sarajevo e a história que existe por detrás do Tunel que desconhecia totalmente.
Mostar é seguramente uma cidade fantástica , cheia de história e cultura.
Andei por perto aquando da minha visita á Croácia , mas a companhia de aluguer pedia-me muito mais dinheiro para o carro poder passar as fronteiras com a Bósnia.
Já agora , fizeste este circuito como ? De carro alugado ? ou de camioneta ?
Obrigado pela partilha
João Paulo
Olá João.

Em que país alugaste o carro? Foi na Croácia? Itália?
Na Itália já tive um colega que teve problemas no aluguer, teve que levar um carro mais "fraco".
Eu vou alugar na Croácia e espero não ter problemas. Se calhar o melhor será contactar a empresa de aluguer para ver se há algum condicionalismo. Há o problema do seguro se não incluir a Bósnia mas à partida esse é de fácil resolução.
 

pafer

Membro Ativo
Olá Nika.

Parabéns pelo report, mais um que me passou ao lado e este dá-me ainda mais jeito que o da Croácia!!
A Bósnia ainda é um local muito pouco visitado pelos portugueses. Valem os brasileiros para se conseguir alguma informação útil para não se ir totalmente às "escuras".
 

Nika

Membro Conhecido
Obrigada Paulofer :)

Por acaso estava mesmo agora a responder-te através do report da Croácia.
Em relação a transporte na Bósnia, pena eu não poder ajudar, fui num circuito, só paravamos nos destinos.
Nós iniciamos a viagem por Zagreb, entramos na Bósnia depois de passar Slavonsky Brod (Croácia), seguiu-se Tesanj, Sarajevo, Mostar, Medugorje e Pocitelj, entramos então logo a seguir na Croácia, passamos a zona do Neum (Bósnia), e depois voltamos a entrar na Croácia em direcção a Dubrovnik. De Dubrovnik, voltamos a passar a zona do Neum para seguir para Split, depois Plitvice, Opatija. Seguimos depois na direcção da Eslovénia e fomos a Bled, a viagem para o resto do grupo terminou em Ljubljana ( eu é que resolvi ir de comboio para a Áustria depois).
O que te posso dizer é que as estradas por onde passamos eram boas.
Vais começar e terminar a viagem pela Croácia? Deves provavelmente fazer o percurso inverso ao meu entre a Croácia e a Bósnia ... depois provavelmente vais para a Eslovénia e depois regressas à Croácia. Que viagem fantástica. :)
E já definiste o que queres em cada local?

Cumprimentos
 

badbones

Membro Conhecido
Excelente report.
O mundo tem n coisas "desconhecidas" para visitarmos e este report é mais uma prova disso.

Parabens pela escolha
 
Top