Novidades

[Report] Aventura em Curaçao – 2021

M@loveci

Membro Ativo
Aventura em Curaçao – 2021 🇨🇼🏝🌎

Boas!!

Partilho aqui a minha nova recente aventura, desta vez a Curaçao, nas Antilhas holandesas entre 31/10 e 10/11 deste ano, que fiz coincidir com o meu aniversário :cool:
O meu plano inicial era fazer as ilhas ABC (Aruba/Bonaire/Curação) mas as restrições de covid por ter de efectuar testes PCR a cada ilha na entrada e saída, fez-me desistir (para já) deste roteiro. Como Curaçao abriu para o turismo em Agosto deste ano, reprogramei o meu plano apenas para esta ilha.
Organizei esta viagem apenas 45d antes da partida, no que diz respeito a voos/estadia/tours (não foi antes porque o meu plano de férias era para bem mais longe mas as fronteiras fecharam entretanto...).

Abaixo deixo indicações dos sítios onde estive, onde reservei voos, estadia, rent-a-car e dicas de câmbios.

Nesta altura Portugal em termos de Covid, é considerado país de baixo risco para Curaçao e apenas tive de levar o Certificado Digital Covid da União Europeia (EU DCC).
Tive muita sorte que as restrições para os europeus levantaram 2d antes da minha partida, senão era necessário teste PCR com 48h antes e teste antígeno 3d depois de entrar na ilha.

Todas as actualizações sobre Covid devem ver aqui neste link que é o mais actualizado que existe sobre as restrições de entrada em Curação e que é o oficial do governo. Há vários sites, inclusive o IATA.com, mas nenhum está mais actualizado que este:
Traveling to Curaçao

Para entrar em Curaçao nesta altura de Covid, é obrigatório antes de viajar registrar-se até 3d antes antes do voo de partida no DIC – Digital Immigration Card, neste link Curacao Entry Portal, bem como preencher o Passenger Locator CardPLC, no mesmo link.
Sem estes 2 documentos electronicamente preenchidos não entram em Curaçao, porque devem ser mostrados aquando da chegada ao país no aeroporto. Como fiz Lisboa/Amsterdão 1º, já em Amsterdão e antes de entrar para o voo para Curaçao, fizeram-me o controlo destes documentos.
Guardem estes documentos no tlm ou imprimam em papel (eu optei pelas duas).

Voos: Via site da Momondo, Opodo e TUI.nl
Lisboa/Amsterdão/Lisboa - KLM
Amsterdão/Curaçao/Amsterdão – TUI.nl
Nesta altura a KLM fazia 2 voos diários para Curaçao e a TUI 1 voo diário.
(Nota: Na TUI, dependendo do dia de ida/volta o voo pode ter escala em Bonaire/Punta Cana. No meu caso a partida ao domingo teve voo directo, na volta à 4ªf o meu voo fez escala em Bonaire. 15min de voo e escala de menos de 1h, nem se sai do avião).
https://www.tui.nl/ (apenas está em neerlandês).

Envio abaixo o link do mapa dos voos da TUI.nl para se orientarem nos dias, quando programarem.

https://vluchtschemas.nl/vluchtschemastuifly.html

Estadia:

Como o meu objectivo era visitar as praias espectaculares deste país e nos últimos dias terminar em beleza para comemorar o meu aniversário, optei por um apartamento na 1ª semana e hotel nos últimos 4d.
Todas as reservas efectuei pelo site
www.hoteis.com porque em comparação com Tripadvisor e Booking, ficou mais barato e acumulo pontos convertíveis em €€ nas próximas estadias.
  • Piscadero Seaview Apartments
Fica situado a 15min do aeroporto, 10min do centro da cidade (Punda e Otrabanda) e perto das principais estradas e a 40min da praia mais longe de Curaçao e tem uma piscina muita boa para um final de dia “cansativo” de praia J
  • Dreams Curacao Resort
Fica situado 2km dos apartamentos anteriores, muito bom para um descanso para o corpo e alma, face à estrutura que detém, bem como praia particular que é espectacular.

Rent-a-Car: (obrigatório para se poder deslocar nesta ilha)
Platinum Curaçao
Este rent-a-car foi-me recomendado por um local de Curaçao que acompanho no Instagram (@dicasdecuracao), e que fiquei bastante satisfeito com o mesmo. O dono fala português mas nasceu em Curação (pais portugueses). Qualquer dica perguntem-me ou pelo WhatsApp com o Élder. Ele é 5 estrelas!
Existem preços entre os 30€/dia e 60€/dia, se for um citadino ou um monovolume.
Eu o rent-a-car reservei com 3 semanas antes e mesmo assim apenas havia disponibilidade para um Jeep-Patriot (que adoreiiiiiiiiii !!!). Aconselho a reservar com algum tempo de antecedência, porque se a Vossa chegada coincide com a chegada de um navio de cruzeiro à ilha, os carros esgotam em todas as agências.

Câmbio:
A moeda local é o florim holandês (dutch guilder) e a relação €uro é de 1€ = 2 florins.
O euro e dólar são aceites como pagamento, mas o troco é em florins. Existem mesmo ATM´s com possibilidade de escolher levantar em florins ou em dólares.
Eu optei por levantar na cx. ATM em florins, já que na minha 1ª semana iria estar fora do apartamento durante todo o dia e teria de comer e beber. A maioria dos restaurantes/bares de praia têm opção de pagar com cartão, mas com as comissões bancárias, não compensa. Apenas usei em último recurso um dia que não tinha florins e fui jantar fora.

A capital de Curação é Willemstad, separada em duas partes por Punda (lado Este) e Otrabanda (lado Oeste), a língua oficial é o Papiamento (é uma língua crioula que mistura português, espanhol, neerlandês e inglês), mas fala-se em todo o lado neerlandês, espanhol e inglês. O português também é percebido por muitos nas zonas turísticas devido ao aumento de turismo brasileiro na zona. Eu cheguei a falar inglês e espanhol com a segurança do hotel, português com o segurança de uma das praias…muitas vezes o chip linguístico baralhava-se, ah ah ah ah.

Conforme o mapa abaixo (tirei da net) eu optei por visitar 2 a 3 praias por dia conforme as que gostava mais porque muitas deles ficam perto uma das outras por menos de 3km muitas vezes, tendo ido também a Klein Curaçao, que é uma ilha que faz parte de Curaçao a 2h de barco. Imprescindível colocar nos Vossos planos, esta ilha.
Nota de curiosidade: A bandeira de Curaçao tem 2 estrelas, por isto mesmo, a maior é de Curaçao e a mais pequena de Klein Curaçao (pequena Curaçao). O azul é do céu e do mar e o amarelo representa o Sol. 🇨🇼

Curaçao map.jpg


Cas Abao beach
Comecei a minha aventura de praias nesta, uma praia espectacular com uma areia branca e fina e água transparente que até “dói” com uma temperatura que apetece nunca mais sair de lá.
Aliás qualquer praia em Curaçao tem água quente, quente!!
Esta praia é uma das praias que se paga para entrar. Custa 5€, por carro de 4 pessoas (10 florins) aos dias de semana e 6,25€ (12,5 florins) aos domingos e feriados. Na praia existe um snack-bar, chuveiros, wc e possibilidade de alugar equipamento de mergulho. Aluguer de espreguiçadeira tem um custo de 2,5€ (5 florins).

Cas Abao.jpg


Daaibooi beach
No mesmo dia que visitei Cas Abao visitei esta e fiquei o resto do dia na mesma, tendo almoçado no pequeno snack-bar que existe.
Esta praia não se paga, mas alugando uma espreguiçadeira tem o mesmo custo de 2,5€ (5 florins).
Daaibooi.jpg

No 2º dia

Kalki beach
Esta é a praia que ficou mais a norte na minha visita à ilha.
Mais uma praia que dói só de ver a cristalinidade das águas e a sua temperatura. A praia não se paga, mas as espreguiçadeira também, pelo mesmo preço atrás anunciado das outras.
Existe também uma zona específica para alugar equipamento de mergulho, mas devem reservar com antecedência porque fazem mergulhos em grupo e em horas específicas.
No entanto qualquer pessoa que tenha o equipamento de mergulho pode mergulhar em qualquer sítio. A caça a qualquer animal marinho é proibido.
Kalki.jpg

Playa Piskado
Também conhecida pela praia das tartarugas, porque as mesmas andam na praia mesmo ao nosso lado. Eu nadei com uma tartaruga, literalmente falando, com água pela cintura e joelhos.
Qualquer pessoa com equipamento de snorkeling mergulha em qualquer praia de Curaçao e vê toda a espécie marinha de peixes e tartarugas.
Existem 2 passatempos em Curaçao…fazer snorkeling e ficar na água “à toa” face à temperatura das mesmas J
Esta praia é composta por pequenas pedras e coral o que convém levarem uns sapatos próprios para este piso, custam 7€ na Decathlon e os Vosso pés vão agradecer.
A meio da praia os pescadores locais têm uma pequena estrutura ondem cortam/amanham o peixe que apanham. E é por isso que as tartarugas andam sempre por esta praia a ver se lhe cai algo para comerem.
Esta praia não é paga.
Piskado.jpg


Praia Forti
Deve ter sido a única praia em que não mergulhei, porque coincidia com a hora de almoço e aproveitei e fiquei a admirar do alto desta praia as iguanas que passeiam livremente por ali, bem como pela paisagem brutal que se tem do alto onde fica o restaurante onde almocei, restaurante Playa Forti.
Forti.jpg

3º dia

Kenepa Grandi beach
Cheguei a esta praia às 9h da manhã porque queria aproveitar para tiras umas fotos ainda sem muita gente. Ainda fiz um vídeo onde era o único a dar um belo mergulho nestas ilhas cristalinas. Kenepa Grandi está no meu top 3 de praias em Curaçao.
A praia não é paga, é enorme, apenas as espreguiçadeiras têm um custo de 3,75€ (7,5 florins), mas o bilhete permite também usufruir das espreguiçadeiras da praia seguinte (Kenepa Chiki) porque fica a 3min de carro. Muitas famílias juntam-se aqui ao fim-de-semana para fazer barbecues, porque tem estrutura para isso. O parque de estacionamento fica no alto da praia, que permite mais de 100 carros, e tem um mirador onde pode-se vislumbrar a imensidão desta praia.
Kenepa Grandi.jpg

Kenepa Chiki beach
É uma versão mini da praia anterior, e que tem igual beleza, fica a menos de 3km. Também não é uma praia paga. Se forem aqui 1º, o valor pago pela espreguiçadeira, permite usufruir das espreguiçadeiras da Kenepa Grandi e vice-versa.
Kenepa chiki.jpg

Playa Jeremi
Esta praia, também não é paga, é um pouco maior que Kekepa Chiki e as águas são do mesmo azul das outras. A praia fica numa zona baixa, e quando se chega no alto, tem um muro de cactos, que passando pelo lado de fora, consegue-se ter uma visão impressionante da beleza da mesma e de todo o ambiente à volta. Não tem estrutura de bares ou WC, mas é uma praia que se passa um bom bocado.
Jeremi.jpg

Playa Santa Cruz
Esta praia ao contrário das outras anteriores, o carro fica estacionado ao nível da mesma.
A praia é enorme, não é paga, tem uma estrutura de wc e um restaurante com vista para toda a baía da mesma. Tem muitas pedras pequenas e grandes, aqui convém calçar os sapatos aquáticos que mencionei antes. É menos azul que as outras, mas a calmaria da mesma e as suas águas quentes, é mais um spot para ficar dentro dela a tarde toda.
Playa Santa Cruz.jpg

Playa Lagun
Eu adorei esta praia!!
Fica numa enseada entre rochedos, calma sem ondas, água também quente em que no alto existe um restaurante e habitações/vivendas, no qual temos uma vista brutal da mesma e do pôr-do-Sol a beber uma cerveja Amstel Bright ou um cocktail Blue Curaçao.
Esta praia parece um daqueles paraísos escondidos que nos aparece do nada, e onde vi o melhor pôr-do-sol de Curaçao.
Esqueci-me de dizer acima mas todas as praias em Curação (mesmo as não pagas) tem um segurança à entrada das mesmas. Normalmente, são sempre 2 seguranças, o que me deu bastante confiança, mesmo naquelas praias onde eu chegava e não havia ninguém.
Lagun era uma praia que tive para revisitar se tivesse mais perto da minha habitação, fica para uma próxima oportunidade de certeza!!
Lagun.jpg

4º dia

Playa Porto Marie
Porto Marie é das mais bonitas praias de Curaçao, é mesmo de perder a respiração quando a vemos do alto de um miradouro que existe na zona onde se estaciona o carro. Está no meu top 3.
Esta é uma praia paga para entrar, custa 2,5€ (5 florins) e quem quiser alugar uma espreguiçadeira, custa 3€ (6 florins), mas tem a melhor estrutura de apoio que vi em Curaçao, com um bar/restaurante de praia muito fixe, WC, chuveiros, muito espaço. A praia está dividida em dois, porque tem a meio um pequeno passadiço que dá apoio a que em entra no mar para fazer mergulho. A meio deste paraíso existe uma plataforma suspensa na água, que permite nadar até lá (3mtx5mt) e ficar por lá a apanhar banhos de Sol e ver toda a imensidão/beleza desta praia.
Porto Marie.jpg

Boka Sami beach (Sint Michielsbaai)
Esta é uma pequena praia, ponto de pesca local, com um ancoradouro.
Parei nesta praia para almoçar, mas o spot que eu queria estava fechado e o único sítio para comer era um pequeno snack-bar que apenas servia bebidas.
As águas deste pequeno ancoradouro, são “ridículas” de tão azul. As minhas fotos, não conseguem descrever o azul límpido que a mesma apresenta.
Boka Sami.jpg

Kokomo beach
Esta é uma praia perfeita para A FOTO de pôr-do-Sol, face ao baloiço em madeira que existe na água que permite umas fotos brutais. A praia é quase toda de pequenas pedras, mas as águas são tão cristalinas como as restantes.
É uma praia não paga, mas com um restaurante enorme que serve desde hambúrgueres a ceviche e saladas. Preço médio 14€ (28 florins).
Estamos no restaurante e literalmente dentro de água, porque as escadas estão ao nível da praia e da água
Kokomo.JPG

5º dia

Blue Bay beach
Esta praia fica situada num condomínio privado. No início do condomínio é necessário mostrar a carta de condução e ficam com cópia da mesma. A praia é paga, custa 3,5€ (7 florins) e uma espreguiçadeira 2,5€ (5 florins).Tem um bar enorme a meio no qual é possível pedir uma qualquer bebida na praia que um empregado está sempre atento e trás ao local onde estamos. O custo de uma cerveja Amstel Bright (parecido com a Corona) custa 4€, um café 2,5€, o qual nada tem a ver com o nosso café, nada!!
A praia foi criada de maneira artificial para dar suporte ao condomínio, mas se não soubesse passava como uma qualquer das outras. Águas sempre calmas.
Quem quiser fazer surf em Curaçao, não é spot para isso. Aqui é mergulho, praia e snorkeling o dia todo.
Blue bay.jpg

6º dia

Klein Curaçao
Este é o sítiooooooooooooo em Curaçao, OBRIGATÓRIO vir aqui !!
O azul desta praia é do mais claro que já vi, com uma transparência “ridícula”. Também existem tartarugas que por ali andam e tantos peixes que…nem precisam de material de snorkeling.
Esta é uma pequena ilha não habitada ao largo de Curaçao a 2h de barco, onde existem várias hipóteses de a ver, em catamaran ou em barco.
Eu fui recomendado pela local de Curaçao e foi ela quem me reservou este tour. Custa 105€ (210 florins), inclui viagem, pequeno almoço, almoço e bebidas não alcoólicas à descrição durante todo o dia (quem quiser bebidas alcoólicas ou paga à parte ou leva de casa). As bebidas alcoólicas não são à descrição, porque numa ilha…Sol, calor, praia o dia todo, dá sempre “mau resultado” e o caminho para cá com ondas, não é fácil para os estômagos mais fracos.
Fui pela empresa Mermaid boat trips, que na ilha têm uma estrutura própria com WC, chuveiros, mesas, cadeiras, espreguiçadeiras, cabanas, que parece mesmo uma ilha onde os antigos piratas paravam depois dos seus saques. Até tem estátuas de piratas ao longo desta estrutura deles.
Existem outras opções mais baratas entre os 75€,mas não inclui pequeno almoço e o almoço é dentro de um catamaran, mas não têm depois uma estrutura física na praia, Estar ao dia todo ao Sol não é fácil. Mas muitos deste Tours tem bebidas à descrição, DJ e é como se fosse uma discoteca no meio do mar.
A ilha tem um farol a meio da mesma, que está abandonado, bastante degradado e perto existem os destroços de um barco de mercadorias que em tempos encalhou ali. Dá para a foto da praxe da ilha.
Klein.jpg

Me Klein.jpg


:D E pronto, nos últimos 4d, fui para um All-Inclusive para relaxar da semana “cansativa” que Vos partilhei e gozar o meu aniversário.

Foi aqui no Dreams Resort Curaçao, top!!
Dreams.jpg
Piskado.jpg
Klein.jpg
 
Última edição por um moderador:

M@loveci

Membro Ativo
Obrigado pelo belíssimo report
Aproveito para perguntar... a nível de restauração, qual o preço médio?
Olha Rodrigo, é mais caro que em Portugal, porque eles importam tudo. Dou aqui alguns preços que paguei.

Tive várias experiências de restauração:
• Restaurante de comida mexicana no centro da cidade em Punda, prato de burrito, 2 cervejas, 1 café =33€
• Hambúrguer na praia+Coca-Cola+Batatas fritas+café = 15€ (mas em outro lado paguei 18€)
• Sushi à descrição + Bebida + Café = 27€
* Prato de asinhas frango+Batatas fritas+Mojito+café =17€ (Em Punda no centro)
• Nunca bebi um café por menos de 2€

No supermercado:
• Lata de coca-cola =0,65€
• Pacote manteiga de 227gr = 1,05€
• Garrafa de água de 1,5L = 0,90€
• Embalagem de peru em fatias 250g = 1,23€
• Pacote de sumo tutti-frutti 1L = 2€
 

M@loveci

Membro Ativo
Não conhecia esta ilha.... pode descrever os valores em que ficou?
voos, alojamento, valor da comida sff.

Obrigada
Olá Célia
Curaçao faz parte das chamadas ilhas ABC (Aruba, Bonaire,Curaçao) nas Antilhas Holandesas.
• Voo directo de Amsterdão/Curaçao/Amsterdão =580€
• Estadia, pode variar entre apartamento de 50€/dia a hóteis com TI = 200€/dia, tudo depende como queremos aproveitar a ilha ☺
• Comida, tive várias experiências de restauração:
- Restaurante de comida mexicana no centro da cidade em Punda, prato de burrito, 2 cervejas, 1 café =33€
- Hambúrguer na praia+Coca-Cola+Batatas fritas+café = 15€ (mas em outro lado paguei 18€)
- Sushi à descrição + Bebida + Café = 27€
- Prato de asinhas frango+Batatas fritas+Mojito+café =17€ (Em Punda no centro)
- Nunca bebi um café por menos de 2€ (E não foi expresso, foi mesmo balde de café)

No supermercado, exemplo:
- Lata de coca-cola =0,65€
- Pacote manteiga de 227gr = 1,05€
- Garrafa de água de 1,5L = 0,90€
- Embalagem de peru em fatias 250g = 1,23€
- Pacote de sumo tutti-frutti 1L = 2€
 

Célia Nunes

Membro Ativo
Olá Célia
Curaçao faz parte das chamadas ilhas ABC (Aruba, Bonaire,Curaçao) nas Antilhas Holandesas.
• Voo directo de Amsterdão/Curaçao/Amsterdão =580€
• Estadia, pode variar entre apartamento de 50€/dia a hóteis com TI = 200€/dia, tudo depende como queremos aproveitar a ilha ☺
• Comida, tive várias experiências de restauração:
- Restaurante de comida mexicana no centro da cidade em Punda, prato de burrito, 2 cervejas, 1 café =33€
- Hambúrguer na praia+Coca-Cola+Batatas fritas+café = 15€ (mas em outro lado paguei 18€)
- Sushi à descrição + Bebida + Café = 27€
- Prato de asinhas frango+Batatas fritas+Mojito+café =17€ (Em Punda no centro)
- Nunca bebi um café por menos de 2€ (E não foi expresso, foi mesmo balde de café)

No supermercado, exemplo:
- Lata de coca-cola =0,65€
- Pacote manteiga de 227gr = 1,05€
- Garrafa de água de 1,5L = 0,90€
- Embalagem de peru em fatias 250g = 1,23€
- Pacote de sumo tutti-frutti 1L = 2€
Boa tarde.

Muito obrigada pela resposta, você detalha sempre tudo muito bem . :)

Vou pesquisar mais sobre este destino que desconhecia mesmo... Pelo que já vi também esta ao lado a ilha ARUBA que parece TOP.

Do que já vi pelo booking para umas ferias mais economicas compensa o apartamento... so nao sei se depois indo ao supermercado comprar alimentaçao para se fazer em casa as refeiçoes e algumas vezes se ir comer fora nao ficará muito dispendioso....

Mas mesmo assim vendo a diferença entre Ti e apartamento nao sei mesmo se compensa em ir TI..

A nivel do carro acha mesmo necessário ou existe rede de transportes que facilita as deslocações para as praias?

Tirando as praias o que mais ha para se visitar?

Obrigada :)
 

M@loveci

Membro Ativo
Boa tarde.

Muito obrigada pela resposta, você detalha sempre tudo muito bem . :)

Vou pesquisar mais sobre este destino que desconhecia mesmo... Pelo que já vi também esta ao lado a ilha ARUBA que parece TOP.

Do que já vi pelo booking para umas ferias mais economicas compensa o apartamento... so nao sei se depois indo ao supermercado comprar alimentaçao para se fazer em casa as refeiçoes e algumas vezes se ir comer fora nao ficará muito dispendioso....

Mas mesmo assim vendo a diferença entre Ti e apartamento nao sei mesmo se compensa em ir TI..

A nivel do carro acha mesmo necessário ou existe rede de transportes que facilita as deslocações para as praias?

Tirando as praias o que mais ha para se visitar?

Obrigada :)
Sim e eu fiz uma semana de apartamento porque não compensava hotel. Apenas fiquei no hotel nos últimos dias para “descansar” e comemorar o meu aniversário 🙂
Alugar carro é imprescindível, a rede de transportes tem poucas alternativas, nada como cá. Exemplo, pode apanhar um autocarro de manhã para o norte da ilha (Westpunt), e depois apenas deve haver ao final do dia. Se quer andar de praia em praia, não compensa.
Vou deixar aqui o link para o site oficial de Curaçao (está em português) com todas as dicas do que se pode fazer nesta ilha espectacular além de praia.
Curaçao: The Caribbean Getaway That Sets You Free
Eu como quero visitar as ilhas das Caraíbas ula a uma, ando numa de praia, mas o que gosto mais é de falar com as pessoas dos sítios que visito e assim conheço bem os gostos/costumes dos “locals” 😃 como nesta foto das pessoas que interagi.
 

Anexos

NunoCorreia

Membro Conhecido
No supermercado, exemplo:
- Lata de coca-cola =0,65€
- Pacote manteiga de 227gr = 1,05€
- Garrafa de água de 1,5L = 0,90€
- Embalagem de peru em fatias 250g = 1,23€
- Pacote de sumo tutti-frutti 1L = 2€
Para supermercado não está caro.

Vejamos os preços no continente:
- Lata de coca-cola =0,65€
- Pacote manteiga de 227gr = 1,49€
- Garrafa de água de 1,5L = 0,60€
- Embalagem de peru em fatias 150g = 1,85€
- Pacote de sumo tutti-frutti 1L = 1€

Oscilação a mais numas coisas, a menos noutras....

😅😅
 

M@loveci

Membro Ativo
Para supermercado não está caro.

Vejamos os preços no continente:
- Lata de coca-cola =0,65€
- Pacote manteiga de 227gr = 1,49€
- Garrafa de água de 1,5L = 0,60€
- Embalagem de peru em fatias 150g = 1,85€
- Pacote de sumo tutti-frutti 1L = 1€

Oscilação a mais numas coisas, a menos noutras....

😅😅
Olha que lá parecia mais caro.
Dinheiro na mão e não multibanco, dá um “medo” diferente de gastar 😂
 

CristinaBF

Membro Conhecido
Olá
Obrigada pela partilha destas maravilhosas praias, aí que azul 😍😍
Por acaso já tinha andado a ver estás ilhas, mas pareceu muito caras em termos de hotéis, mas assim até me parece uma boa opção.
Continuação de boas viagens😉
 
Top