Novidades

[Report] Auschwitz-Birkenau - O Horror dos Campos de Concentração

BrunoF

Membro
Este tópico sai um bocado do âmbito habitualmente utilizado por aqui, mas ainda assim decidi criá-lo. Servirá não apenas para relembrar tudo o que se passou no campo de concentração de Auscwitz I e no campo de extermínio Auschwitz II (também conhecido como Birkenau), mas todas as atrocidades cometidas na II Guerra Mundial.





No Verão de 2008, durante um InterRail que fiz com amigos, tive oportunidade de visitar estes dois campos, naquela que posso afirmar ter sido o meu maior contacto com a II Guerra Mundial. Diria até, o maior contacto que tive com um marco da História Mundial.

Auschwitz (Oświęcim, em polaco - aliás, foi este nome que tive que tentar dizer para me conseguirem indicar onde apanhava o autocarro para lá), situado a 1 hora da 2ª maior cidade polaca, Cracóvia, é talvez o campo nazi mais conhecido, por onde passaram milhões de pessoas, entre presos políticos polacos e russos, gays alemães, ciganos e judeus, ao longo de vários anos e a partir de 1940.

Apenas no dia seguinte tive noção do local que frequentei, tal era a carga emocional a que estive sujeito.

Auscwitz I






ai584.photobucket.com_albums_ss285_BrunoTRF_IMG_4552.jpg_8376602aaae6a9a7a8eefbc4f9cbe3bf.jpg

"Arbeit Macht Frei" - " O Trabalho Liberta"

Este era o lema dos campos de concentração e Auschwitz não fugiu à regra. A partir do momento que entramos neste portão, toda uma carga emocional se começa a abater sobre nós...

ai584.photobucket.com_albums_ss285_BrunoTRF_IMG_4433.jpg_a5a4a4e949880152c5c04685c5b8e7c7.jpg



Imaginar as ruas entre edifícios vazias e vê-las cheias de gente, descalços num chão irregular e cheio de perigos...

ai584.photobucket.com_albums_ss285_BrunoTRF_IMG_4559.jpg_0594519a79aa2488acfea20cfc6990e9.jpg


Perceber as condições miseráveis em que habitavam dentro dos edifícios (apenas se pode entrar num - o Bloco 11 -, que está exactamente igual desde que foi desocupado), visitar as salas de tortura, que incluíam castigos corporais brutais - passar a noite de pé, sem qualquer hipótese de se mexer, pois no mesmo cubículo de 1m2 estavam 4 prisioneiros que, provavelmente, a única coisa de mal que tinham feito era ter falado ou tossido quando não deviam, ou terem ido ao wc sem autorização... (Não tenho imagens, pois não era permitido tirar fotos dentro do edifício)

ai584.photobucket.com_albums_ss285_BrunoTRF_IMG_4436.jpg_0e6a582b12aedfef481bb85256555309.jpg


Visitar um lugar onde ocorreram verdadeiras chacinas, apenas porque alguns não se portavam devidamente, sendo sujeitas a julgamento sumário... De referir que os fuzilamentos eram feitos entre blocos, eram sentidos, eram ouvidos, mas não era vistos pelos prisioneiros, que nunca sabiam bem o que se passava porque as janelas estavam vedadas... Imaginem a sensação...

ai584.photobucket.com_albums_ss285_BrunoTRF_IMG_4442.jpg_0e76f2d2a6e66657453b2d69db8370cf.jpg

"Alto!"


Pois se o fizerem, serão electrocutados.
ai584.photobucket.com_albums_ss285_BrunoTRF_IMG_4445.jpg_c024d0fad97085b4b775cc1dd090cb88.jpg


Além dos muros de tijolo, eram estas as vistas dos prisioneiros...
ai584.photobucket.com_albums_ss285_BrunoTRF_IMG_4550.jpg_1101331cbe35ca0743f92c18e76ae8b1.jpg


E aqui, a única câmara de gás em perfeitas condições, passível de ser visitada, em Auschwitz. Foi reconstruída, mas o ambiente lá dentro é desolador... Pisar o chão que era pisado por 700 mortos de cada vez, naquilo a que chamava o banho quente, seguido de Zyclon B. Ver as fornalhas em que eram queimados: entravam por um lado, saíam as cinzas pelo outro...

ai584.photobucket.com_albums_ss285_BrunoTRF_IMG_4431.jpg_2cb7ec28f2de7ee248c34802cfa176e8.jpg


700 de cada vez...







Auschwitz II - Birkenau

Próxima paragem: campo de concentração e extermínio.
Só anos mais tarde, e depois de perceberem que Auscwitz I era demasiado pequeno para tanta gente, é que "abriu" Birkenau, a cerca de 3 km de distância, num enormíssimo terreno, com mais de 2km de comprimento.

ai584.photobucket.com_albums_ss285_BrunoTRF_IMG_4488.jpg_f7a2f9c3da23c1f1faccb9d3ad305f73.jpg


A famosa entrada do campo de extermínio, com os caminhos de ferro em grande destaque.
No fim da linha, e mal os prisioneiros chegavam, procedia-se à selecção. Saudáveis para um lado; idosos, crianças e doentes para outro. Uns caminhavam para o inferno das condições dos "edifícios", outros caminhavam para a morte, situada no final do terreno, em 4 câmaras de gás...


Pelo que me foi dado a perceber, este campo foi construido muito à pressa, sendo que servia de estábulo para animais. Pois bem, quase tudo foi mantido, e não será difícil adivinhar as condições miseráveis em que os prisioneiros (sobre)viviam...

ai584.photobucket.com_albums_ss285_BrunoTRF_IMG_4461.jpg_2921cff95086ff3146a815482135ff32.jpg


Provas dos resquícios dos estábulos...

ai584.photobucket.com_albums_ss285_BrunoTRF_IMG_4469.jpg_5e19f252fe13d0d59d7c6b2f2ee29709.jpg


Dormitórios... Em cada beliche (3 andares) dormia 9 pessoas...

Para se ter uma noção daquilo porque passavam, no dia em que fui, estavam uns 10ºC, e eu tinha vestido 1 camisola e 2 casacos... Estava cheio de frio! Nem quero imaginar isto em pleno Inverno, onde facilmente se chega aos -20ºC... E estes "dormitórios" eram abertos, havia correntes de ar, tudo... De referir ainda que os estábulos tinham lareiras. Simplesmente, nunca funcionaram, porque além de estarem inacabadas, não havia lenha...

ai584.photobucket.com_albums_ss285_BrunoTRF_IMG_4462.jpg_2f79c6640f88492753ab6bef93eabc6c.jpg


Casa de banho.
Centenas de pessoas ao mesmo tempo, sem qualquer privacidade, tinham 3 minutos (!!) para fazer as necessidades... Por debaixo das retretes, durante todo o dia, trabalhavam prisioneiros, naquele que diziam ser um dos melhores locais para trabalhar, pois não fazia tanto frio...

ai584.photobucket.com_albums_ss285_BrunoTRF_IMG_4536.jpg_0299a96320229e49b81b581dc9cb6f14.jpg


Uma das câmaras de gás, destruida pelos nazis, mesmo antes se renderem.

ai584.photobucket.com_albums_ss285_BrunoTRF_IMG_4534.jpg_2b38c080e18e60ea1f34fa6c0979a217.jpg


É possível ver o caminho que os prisioneiros faziam, mesmo antes de irem tomar o "banho"... Arrepiante.

E este aqui é um memorial em honra de todos os mortos em Auschwitz-Birkenau, lápides escritas nas línguas de todos os que sofreram directamente com este genocídio...
ai584.photobucket.com_albums_ss285_BrunoTRF_IMG_4537.jpg_2ec5dcf5505b9a7ca233b1f0d24bdf63.jpg


Estima-se que, só em Auscwitz, tenham morrido cerca de 1.100.000 pessoas...
 

Tiquiss

Membro Conhecido
Não há palavras para descrever este report.... Só em texto e imagens consegue tocar-nos, imagino mesmo no local....

Obrigado :)
 

BrunoF

Membro
Tiquiss disse:
Não há palavras para descrever este report.... Só em texto e imagens consegue tocar-nos, imagino mesmo no local....

Obrigado :)
O local será sem dúvida o mais pesado em que já estive. De longe!

Por exemplo, há umas semanas estive no 9/11 Memorial - local das Torres Gémeas WTC, onde morreram quase 3000 pessoas - e a sensação é incomparavelmente mais forte em Auschwitz.
 

Cláudio Pereira

Membro Conhecido
BrunoF disse:
O local será sem dúvida o mais pesado em que já estive. De longe!

Por exemplo, há umas semanas estive no 9/11 Memorial - local das Torres Gémeas WTC, onde morreram quase 3000 pessoas - e a sensação é incomparavelmente mais forte em Auschwitz.
Em Nova Iorque, foi um atentado terrorista, sabe-se lá realizado por quem, que durou algumas horas e matou algumas milhares de pessoas.
Os campos de extermínio nazi, duraram anos e mataram muitos milhões de pessoas, só soviéticos foram 20 milhões.
 

FJPC

Membro Ativo
Em primeiro lugar parabéns pelo report.
Este é sem duvida um local que gostaria muito de visitar pela sua importância histórica e para sentir "in loco" todo o ambiente de horror que milhões de pessoas passaram, penso que quem visita este local fica mais enriquecido historicamente e marcado para toda a vida.
Caro BrunoF por quanto ficou esta viagem?
 

Titos

Membro Conhecido
Boas Bruno,
Não tenho dúvida que esta experiencia terá sido única.
Eu tive a oportunidade de visitar em 1997 um pequeno campo de concentração Nazi em França, próximo de Strasbourg, chamado Natzweiler-Struthof, e senti muito o peso da história, por isso posso imaginar o sentimento de visitar Auschwitz.
Obrigado pela partilha.
 

CarpeDiemMan

Membro Conhecido
Olá Bruno

Muito bom o teu Report.
É um local que quero visitar. Está carregado de historia, mas obviamente que não é uma historia de que o "homem" se deva orgulhar.

Cumprimentos.
 

FJPC

Membro Ativo
BrunoF disse:
O local será sem dúvida o mais pesado em que já estive. De longe!

Por exemplo, há umas semanas estive no 9/11 Memorial - local das Torres Gémeas WTC, onde morreram quase 3000 pessoas - e a sensação é incomparavelmente mais forte em Auschwitz.
Caro Bruno F, estou a pensar ir a Auscwitz de 26/12 a 30/12 e preciso de algumas dicas. No site travel2be tem o melhor preço para Cracóvia de cerca de 350€, pelo que leio na net a comunicação poderá ser complicada caso não encontremos pessoas que falem inglês mas espero não ter grandes problemas. Qual é a melhor maneira de ir de Cracóvia até Auscwitz? É melhor ir em tour ou ir por nossa conta de bus ou comboio? Paga-se alguma coisa para entrar nos campos? Quantos tempo é preciso para visitar os campos? Aconselhas guia?
Obrigado
 

BrunoF

Membro
Boas!

Desculpem nunca mais ter respondido...

A visita a Auschwitz esteve incluída num InterRail que fiz há meia dúzia de anos.
Fomos de autocarro desde Cracóvia até aos campos, e foi cerca de uma hora de viagem. Não sei o preço ao certo, mas não foi caro. Lá arranjámos uma visita guiada bem barata (10 euros pax), porque éramos um grupo de 10 pessoas. Não sei se os termos se mantêm...
 
Boas!

Desculpem nunca mais ter respondido...

A visita a Auschwitz esteve incluída num InterRail que fiz há meia dúzia de anos.
Fomos de autocarro desde Cracóvia até aos campos, e foi cerca de uma hora de viagem. Não sei o preço ao certo, mas não foi caro. Lá arranjámos uma visita guiada bem barata (10 euros pax), porque éramos um grupo de 10 pessoas. Não sei se os termos se mantêm...
Bruno, dá para ir a pé entre os dois campos ou geralmente opta-se por visitar 1?
 

Cristina Sousa

Membro Conhecido
Olá @Telma Teixeira :)
Se for lá, não deixe de visitar ambos os campos!
Cada um tem uma "vivência" própria e o seu simbolismo. São momentos impressionantes.
Eu quando fui, fiz excursão a partir de Cracóvia, e incluía ambos os campos. Fomos de Auschwitz a Birkenau de carrinha. Eles não ficam longe um do outro e penso que quer um, quer o outro têm autocarros à porta, caso vá por conta própria.
Em Auschwitz pode visitar grande partes dos edifícios, os blocos, os fornos, o memorial e recomendo visita guiada, onde nos é dada muita informação.
Em Birkenau a visita, também guiada, é feita maioritariamente a céu aberto.
 

Bioka

Membro
Parabéns pelo excelente report, muito me vai ajudar no proximo fim de semana quando for a Auschwitz e Cracóvia aproveito para perguntar se justifica arranjarmos um guia turistico...

Muito Obrigada
 
Última edição:

valter_2014

Membro Conhecido
Fantástico Report
Diferente de muitos outros mas importante, visitá-lo é (foi) um acto corajoso.
 
Última edição por um moderador:

BrunoF

Membro
Parabéns pelo excelente report, muito me vai ajudar no proximo fim de semana quando for a Auschwitz e Cracóvia aproveito para perguntar se justifica arranjarmos um guia turistico...

Muito Obrigada
Para quem gosta de saber pormenores, acho que é importante. A não ser que já se tenha lido muito sobre o assunto, acho que dá outra perspectiva ter um guia, ao invés de andar por lá meio perdido.
 

traveltwins

Membro
Irei dia 14 de Fevereiro (dia dos namorados, que Romântico...) obrigada pelo post!! Estou ansiosa pela experiência!. Comprei o tour pelo www.getyourguide.com , vão buscar ao hotel a Cracóvia e levam de volta. Inclui guia nos campos.
 
Top