Novidades

[Report] Atenas e Santorini - Setembro 2019

r1c4rd0f3r

Membro Ativo
Depois da semana em Corfu no ano passado, resolvemos voltar à Grécia, desta vez para visitar Atenas e Santorini.

O principal objectivo era ir até Santorini, mas como a passagem por Atenas é quase inevitável, decidimos parar uns dias para conhecer a cidade.

A viagem durou aproximadamente uma semana. Partímos para Atenas numa quarta às 7h00 desde Eindhoven, o que nos permitiu ter algum tempo para visitar a cidade nessa tarde, e voámos desde Atenas para Santorini no sábado. O voo foi às 9h00 e tem a duração de 30min. Isto na prática deixou-nos o sábado inteiro para dedicar à ilha. O regresso foi na seguinte quarta à tarde (voo às 16h00).

Atenas não é uma cidade que tenhamos adorado. Contudo acho que é interessante de ser vista uma vez na vida, sendo que na minha opinião, dois 2 chegam perfeitamente para tal.
Eu comprei antecipadamente, online, o bilhete conjunto para algumas dos principais pontos de interesse (Acrópole, Ágora, Templo de Zeus, etc.)

No primeiro dia, após check'in no nosso apartamento da zona de Kerameikos, apanhámos o metro até ao centro (Monastiraki).
Começámos por visitar a Biblioteca de Adriano (só vale a pena fazendo parte do bilhete conjunto, pois dá para ver tudo por fora). Daí caminhámos até à Catedral de Atenas e da Catedral visitamos a Ágora.

Terminámos o dia subindo até ao Monte Licabeto, apanhando o funicular até ao topo (só foi possível comprar os bilhetes pagando em dinheiro). É possível fazer a subida a pé mas não foi uma experiência que me cativasse.
Deste ponto, caso a neblina o permita, é possível ter uma boa vista da cidade, e apreciar a acrópole com o mar como fundo.

Dedicámos o segundo dia à visita da Acrópole e ao seu museu. Subímos ainda à Filopappou Hill de onde temos uma vista espectacular para a acrópole.
20190905_100516.jpg


Terminámos o dia visitando o Templo de Zeus Olímpico (incluído no bilhete conjunto) e passeando pelo Jardim nacional até à praça de Syntagma.

No último dia na cidade, demos uma vista de olhos no Zappeion pela manhã antes de seguir para o Panathenaic Stadium. O bilhete foi pago à parte e o preço (5€) é justo para o que podemos ver. Da parte da tarde demos uma volta pelo centro, passando pelas zonas mais bonitas: Plaka e Anafiotika.
Ao entardecer fomos até ao Stavros Niarchos Foundation Cultural Center de onde é possível ver o pôr do sol sobre Pireus. Por fim, jantámos num restaurante na Zea Marina, em Pireus.
20190905_192917.jpg


Fica aqui um breve resumo destes dias em Atenas:


Após a estadia em Atenas, era tempo de partir para a melhor parte da viagem: Santorini

O voo foi curto e chegado ao aeroporto era tempo de levantar o carro. Decidi alugar um Smart pois dá bastante jeito para estacionar nos pontos mais concorridos da ilha.

20190907_102300.jpg

Escolhi um apartamento ligeiramente afastado de Oia (20min a pé) e adorei a escolha. Estávamos perto mas isolados. A vista para o mar logo pela manhã é espectacular e o pôr do sol ao fim do dia nem se fala. Nas costas dos apartamentos, há uma elevação e uma pequena capela de onde podiamos ter um pôr do sol quase privado com vista para Oia.

20190907_114957.jpg




20190909_200321.jpg


Relativamente aos pontos visitados:
  • Oia
  • Imerovigli
  • Fira
  • Pyrgos
  • Red Beach
  • Ilha Thirassia
  • Ilha Nea Kameni
Oia e Imerovigli são as cidades postais das quais vemos as famosas imagens de Santorini.

20190908_093651.jpg


20190908_195854.jpg

Contudo realço a cidade de Pyrgos. Este é um dos pontos mais altos da ilha e percorrer as suas ruelas é algo de muito especial, pois não há tanta gente como nas outras cidades.
20190911_113111.jpg

Para além disso, a excursão que fizémos até à ilha the Thirassia (Nea Kameni também incluída) foi espectacular. O barco deixa-nos num cais onde existem vários restaurantes e a maior parte das pessoas deixa'se ficar por aí nas duas horas disponívies. Contudo nós decidimos fazer a subida ingreme a pé até ao topo e almoçar num restaurante com uma vista espectacular.
20190909_133423.jpg


Esta ilha parece que parou no tempo. Percorrer as ruas quase desertas é algo de especial no muito concorrido destino que é Santorini.

20190909_143726.jpg



Video resumo destes dias em Santorini:

Qualquer dúvida disponham.
 

Mel C

Membro Conhecido
Obrigada por este report, as fotos estão incríveis! Infelizmente ainda estou para conhecer alguém que tenha gostado de Atenas, e ainda não conheci ninguém que não tivesse gostado de Santorini :p
 

PauloNev

Moderador Honorário
Staff
Muito obrigado pela partilha.
Uma viagem que um dia irei fazer, belas fotos.
Boas viagens ;)
 

Ricardo_7

Membro Conhecido
Olá :)

Muito obrigado pela partilha! Tão bom ver estas belas imagens até ao dia que se torne uma realidade :D

Boas viagens ;)
 

PaulaCoelho

Membro Conhecido
Que bela viagem! :)

Na Grécia ainda só conheço Kos e Patmos mas ainda este mês pretendo ir a Atenas e pelo teu vídeo acho que vou gostar.
Santorini é sem dúvida uma ilha muito bonita... está na lista para qualquer dia!
 

hydra

Membro Conhecido
Que bom recordar a Grécia, fiz exatamente essa viagem em 2018.
Eu adorei Atenas e achei Santorini um bocadinho decepcionante :)
 

r1c4rd0f3r

Membro Ativo
Que bela viagem! :)

Na Grécia ainda só conheço Kos e Patmos mas ainda este mês pretendo ir a Atenas e pelo teu vídeo acho que vou gostar.
Santorini é sem dúvida uma ilha muito bonita... está na lista para qualquer dia!
Eu não adorei Atenas mas acho uma cidade digna de ser vista pelo menos uma vez na vida. Espero que o tempo ajude para uma visita nesta altura do ano :)

Que bom recordar a Grécia, fiz exatamente essa viagem em 2018.
Eu adorei Atenas e achei Santorini um bocadinho decepcionante :)
Eu já pelo contrário pensei que o aspecto mainstream de Santorini seria um destino OK mas superou completamente as minhas expectativas.
A ilha tem muito para ver para além dos locais típicos! :)
 

Cláudia França

Membro Novo
Boa noite,

Relativamente a deslocação em Atenas, aconselha alugar o carro? O nosso receio é haver parquímetros e termos de estar sempre a pagar.

Do aeroporto para o centro teremos de nos deslocar, ou de carro (cerca de 10 euros para 5 dias) ou de metro (cerca de 6 euros de bus/pessoa), sendo que sera necessario deslocarmo-nos de autocarro para visitar as principais atrações. Mas perto dessas atraçoes existem parquímetros, certo? Ronda que valores?

obrigada se poder ajudar*
 

r1c4rd0f3r

Membro Ativo
Em Atenas não senti nada a necessidade de ter carro. A ideia de ter de conduzir naquela cidade até me dá arrepios :)
O Metro da cidade é muito bom. A rede chega aos principais locais de interesse e a periodicidade é muito melhor do que em Lisboa, por exemplo.

Eu comprei o 3 day tourist ticket. Incluí viagem de ida e volta para o aeroporto e tantas viagens quanta queira pela cidade. Penso que foi uma excelente opção.
cards.png
 
Top