Novidades

[Report] Astúrias

CristinAires

Membro Conhecido
Há muito que queria conhecer esta zona de Espanha.
Delineei um roteiro para esta visita, mas porque surgiu uma oportunidade mais económica e os dias de férias que tinha eram poucos, decidi arriscar, apesar dos contras (ia ver menos do que tinha planeado).
Ficou muito para conhecer, mas quem sabe se um dia não volto para visitar o que ficou para trás.
Existem vários reports sobre as Astúrias e no fundo pouco tenho a acrescentar
Na minha opinião vale a pena uma visita, não só às grandes cidades, mas também aos locais mais pitorescos como por exemplo Potes que infelizmente apenas vi de passagem.
Visitei: Gijón, Oviedo, Santo Toribio de Liébana, Covadonga, Lago Enol e Ercina e León.
De todos os lugares penso que Gijón, Oviedo (de salientar as mais de cem esculturas existentes por toda a cidade) e León dispensam qualquer apresentação. Quanto ao menos conhecido deixo uma pequena explicação:

Santo Toribio de Liébana:
Neste lugar existe um Mosteiro do Santo Toribio de Liébana, tratado-se de um mosteiro Franciscano, construído no séc. VI- XVII. Aqui podemos ver para além das obras do Beato de Liébana , uma relíquia do "Lignum Crucis", tratando-se da maior peça conhecida da cruz onde Jesus Cristo morreu (dizem que será do braço esquerdo). É um pequeno pedaço de madeira que está inserido num relicário em forma de cruz, o qual permanece guardada numa capela.
Tem uma porta com figuras em relevo, tendo esta o nome de "Porta do Perdão".
Foi declarado monumento nacional.

Covadonga
Local onde está edificado o Santuário de Covadonga, padroeira das Astúrias.
Na localidade de Covadonga os cristãos de Hispânia venceram uma batalha contra os mouros, sendo esta a primeira vitória dos cristãos contra os mouros.
Existe uma estátua de Pelágio (Pelayo), que segurou o território das várias investidas que foram feitas e estabeleceu o Reino das Astúrias. A gruta do Santuário de Covadonga serviu de Quartel General de D. Pelágio.

Lagos de Covadonga - Lago Enol e Lago Ercina
Para se aceder ao local é necessário fazê-lo através de táxis locais (custou 12,50 euros).
O primeiro lago a aparecer é o Lago Enol, o qual se encontra a 1070 metros de altitude e é o maior. O Lago Ercina, fica a 1108 m e a partir deste pode fazer-se o percurso pedestre dos lagos, podendo-se também ver as minas de Buferra.
São lagos de origem glacial.
Infelizmente não pude usufruir deste local como queria, porque estava a chover, mas valerá a pena despender algum tempo.

Após esta breve explicação aqui ficam as fotos:
_MG_1916.JPG
_MG_1917.JPG
_MG_1920.JPG
_MG_1925.JPG
_MG_1929.JPG
_MG_1939.JPG

Igreja de S. Pedro
_MG_1943.JPG

Praia de S. Lourenço
_MG_1944.JPG

Pormenor de janela da Igreja de S. Pedro
_MG_1947.JPG
_MG_1948.JPG

Zona posterior da Igreja de S. Pedro
_MG_1950.JPG


Interior da Igreja de S. Pedro
_MG_1961.JPG
_MG_1962.JPG

Plaza Mayor
_MG_1966.JPG

Monumento à Sidra
_MG_1974.JPG


IMG_1918.JPG

Estátua de Pelayo
IMG_1972.JPG
IMG_1983.JPG
IMG_1985.JPG
 
Última edição:

CristinAires

Membro Conhecido
_MG_2009.JPG
_MG_2010.JPG
_MG_2018.JPG
_MG_2023.JPG
_MG_2026.JPG
_MG_2034.JPG
_MG_2035.JPG
_MG_2036.JPG


Catedral de S. Salvador
_MG_2040.JPG
_MG_2044.JPG

Praça de Fontán
_MG_2048.JPG

Vendedores de Fontán, de Amado Hevia
_MG_2049.JPG
_MG_2051.JPG
_MG_2053.JPG

Amigos, de Santiago Santiago
_MG_2054.JPG

Monumento à Concórdia, de Esperanza D'Ors
_MG_2055.JPG

Culis Monumentatalibus, de Eduardo Úrculo
_MG_2058.JPG
 
Última edição:

CristinAires

Membro Conhecido
A Pensadora, de José Luis Fernández
_MG_2066.JPG
_MG_2067.JPG
_MG_2085.JPG


Frei Benedito Feijoo, de Gerardo Zaragoza
IMG_1995.JPG
IMG_2000.JPG
IMG_2004.JPG
IMG_2029.JPG
IMG_2031.JPG


Teatro Campoamor - onde se faz a entrega dos prémios "Príncipe das Astúrias"
IMG_2060.JPG


Sede do PSOE
IMG_2074.JPG

A cigana, de Sebastián Miranda
IMG_2075.JPG


Guisandera, de Maria Luísa Sánchez-Ocaña
IMG_2078.JPG
IMG_2082.JPG
 
Última edição:

CristinAires

Membro Conhecido
_MG_2090.JPG
_MG_2091.JPG
_MG_2092.JPG

Mosteiro de S. Toribio de Liébana
_MG_2095.JPG
_MG_2099.JPG

Porta do Perdão - Mosteiro de S. Toribio de Liébana
_MG_2111.JPG

Basílica de Covadonga
_MG_2128.JPG
_MG_2137.JPG
_MG_2139.JPG

Santa Cova de Covadonga
_MG_2141.JPG
_MG_2153.JPG

Fonte das sete bicas
_MG_2156.JPG
_MG_2160.JPG
_MG_2164.JPG
_MG_2173.JPG

Interior do Mosteiro de S. Toribio de Liébana
IMG_2098.JPG
IMG_2115.JPG
IMG_2120.JPG


Lago Ercina
IMG_2121.JPG


Lago Enol
IMG_2124.JPG
 
Última edição:

TREPADOR

Membro Conhecido
Gostei do report no seu todo, mas há uma parte que me interessa particularmente, a zona do Parque Nacional dos Picos da Europa.
Obrigada pela partilha.
 

Cristina Sousa

Membro Conhecido
Que locais lindos!!!!!
As Astúrias estão na minha lista há algum tempo, ainda não surgiu a oportunidade, mas gostei imenso do que vi!
Obrigada por esta partilha, muito boa! ;)
 

Ricardo_7

Membro Conhecido
Olá,

Muito obrigado pela partilha :D
É sempre bom reforçar que não precisamos de ir muito longe para ver locais tão belos :)

Boas viagens :D
 

PauloNev

Moderador Honorário
Staff
Muito obrigado pela partilha.
Locais bem bonitos que merecem uma visita.
Boas viagens ;)
 

Antonia.M.S.

Membro Conhecido
@CristinAires fez muito bem em partilhar connosco uma região tão bonita do país vizinho! ;):D Cada contributo e diferentes formas de olhar, enriquecem o PV!!
Gostava de voltar às Astúrias, onde estive há muitos anos, para conhecer melhor Oviedo, que vi de fugida porque nos centrámos nos picos, e alguns dos locais que nos traz onde também não estive.
Obrigada pelo report, está muito bom! :D
 

Rita

Membro
Excelente report! Obrigada!
Estou a pensar fazer algo parecido em Dezembro. Estava a pensar em 4 noites ( vamos de carro e somos do Norte). Pode partilhar os locais onde pernoitou. A ideia era visitar Oviedo, Gijón, Leon e também Cangas de Onís, Covadonga e os lagos/picos. Vamos com duas crianças, por isso não poderá ser muito exaustivo. Obrigada!
 

CristinAires

Membro Conhecido
Excelente report! Obrigada!
Estou a pensar fazer algo parecido em Dezembro. Estava a pensar em 4 noites ( vamos de carro e somos do Norte). Pode partilhar os locais onde pernoitou. A ideia era visitar Oviedo, Gijón, Leon e também Cangas de Onís, Covadonga e os lagos/picos. Vamos com duas crianças, por isso não poderá ser muito exaustivo. Obrigada!
Olá Rita.
Eu fiquei num hotel em Oviedo. Não é nada de especial, mas como foi só para dormir deu bem. O hotel tem o nome de "Hotel las Lomas" e fica perto do centro da cidade, bem como do acesso à autoestrada, mas penso que no "booking" ou outro site pode encontrar uma melhor opção.
O percurso que se fez foi:
Sexta-feira - viagem durante a noite, de manhã Gijón e Oviedo à tarde.
Sábado - Picos da Europa (San Toribio de Liébana, Covadonga e Lagos de Covadonga). Dormida em Oviedo.
Domingo - Regresso a Portugal, com paragem em Léon.
Na minha opinião acho que San Toribio de Liébana é mesmo para parar tirar umas fotos e se tiver interesse ver a relíquia Lignum Crucis (que não achei nada do outro mundo). Se for aqui vá até ao fundo da rua que aparece do lado direito (mosteiro fica de frente) pois aí há um miradouro. Depois descer até Potes (que fica muito perto do mosteiro) e visitar a aldeia (não visitei mas acho que deve valer a pena "perder" ali algum tempo).
Deixo aqui uma ideia do que ia fazer/visitar se tivesse ido por minha conta e risco:
Cudillero, Ribadesella, Gijón, Oviedo, Taramundi, Luarca, Potes, Lagos de Covadonga e La Santina, Llanes e os Bufones de Pría, Cangas de Onís, Ruta del Cares – “La Garganta Divina” e Léon. Fiz este roteiro porque acho que a nível de paisagens naturais são os mais falados, mas isto sou eu que adoro paisagens. É uma questão de ver se estes lugares lhe "dizem alguma coisa", caso contrário pode optar por diminuir o roteiro ou acrescentar outros.
Espero ter ajudado.
Boas viagens.
Cristina Aires
 
Top