Novidades

[Report] As minhas Férias na Túnisia...

Rosquinha

Membro Novo
Deixo o report das minhas férias à Túnisia.
Foi uma espécie de Lua de Mel pois ainda não tinha tido portunidade de passar Férias de verdade só com o marido...

De 5 a 12 Julho de 2010

A minha viagem à Tunisia foi simplesmente fantástica, emocionante, espetacular...

Depois de ter a experiência de andar pela primeira vez de avião, onde o medo se transformou em adrenalina, a sensação de estarmos a voar nas nuvens (literalmente) é única, chegámos a Tunis, fomos muito bem recebidos e só tenho a alertar para o facto de na saída do aeroporto estarem uns senhores que se fazem passar por guias mas estão a vender flores, primeiro dizem que oferecem mas depois pedem dinheiro! Após mais ou menos uma hora de viagem de autocarro chegamos finalmente ao Hotel Iberostar Averroes em Yasmine que é a zona nova de Hammamet. Adorei o hotel, o atendimento, os quartos (estivemos em 2 diferentes), a piscina, os restaurantes, a comida (que por ser diferente da nossa é que ainda gostei mais) a praia... não tenho nenhuma reclamação a fazer do hotel, tenho é pena de não ter aproveitado ainda mais.


Dois dias depois iniciamos o circuito, acordar às 5 da manhã é coisa a que não estamos habituados, mas e facto foi o melhor pois assim não apanhavamos tanto calor, pois o sol nasce logo às 5 da manhã eles este ano não alteraram a hora é igual á nossa. Fomos ver as reservas de água em Kairoan, o Museu do Berbero onde fiquei traumatizada porque vimos meninos de 6/7 anos a serem cortados na pilinha!!! (sem comentários) De seguida fomos ver a Grande Mesquita e andamos na Medina onde tentamos comprar alguma coisa mas foi impossível porque os vendedores eram chatos e houve um que me puxou para dentro da loja e depois o meu marido é que teve de me arrancar de lá senão perdíamos o autocarro! Fomos ainda a uma fábrica de tapetes onde vímos como se fazem os tapetes e no final tentaram vender alguns, não somos obrigados a comprar eles é que são um pouco chatos! Depois do almoço fomos para Tozeur onde ficamos no hotel Iberostar Palmyre, muito agradável também apesar de no quarto fazer calor porque o ar condicionado era muito lentinho, tirando esse facto, adorei.


No dia seguinte fomos de 4x4 pelo deserto (simplesmente espectacular), pelas montanhas Chebika, Tamerza e Oung O Djemel, montanhas onde fizeram o filme da Guerra das Estrelas e O Paciente Ingles, magnificas paisagens. Também me marcou as crianças que andavam a vender colares e pedras, mas é a realidade delas...

O passeio pelas dunas de 4x4 é fantástico, tivemos uma miragem porque a areia é tão branca que o céu reflete e dá a ideia de ali existir água. No final da tarde fomos ao Museu de Artes e Tradições Dar Cherajet" muito interessante e ao Palmeiral de Nefta também muito bonito.


No 3.º dia fomos ao Lago Salgado, que é enorme na sua dimensão, mas tem pouca água, devido ao calor que se faz sentir nos ultimos anos. Sal muito sal, e devido aos cristais davam várias cores á água, então havia pequenos lagos rosa, turquesa, e uma espécie de azul. Fomos então ao deserto (ás portas do deserto) onde foram andar de camelo, nós não fomos porque já iamos de cá com tudo estudado e com o que queríamos mesmo fazer e andar de camelo não estava nos nossos planos, claro que quem foi adorou. Depois seguimos para o hotel do deserto Sun Palm, quando vi o hotel e as portas dos quartos disse po meu marido "estamos fo...s", mas ao abrirmos a porta ficamos espantados, apesar de ter uma decoração antiga, estava muito limpo, arrumado, super espaçoso, o ar condicionado funcionava muito bem, tudo impecável para um hotel do deserto. A piscina também era boa, o que menos nos agradou foi a água da torneira ser muito salgada queriamos lavar os dentes e era quase impossivel!

No último dia fomos para Matmata onde pudemos admirar uma vista espectacular a que eles desigam por "paisagem lunar" e fomos a uma casa a que eles chamam cova ou casa dos trogloditas, também fiquei impressionada. Por fim fomos ao Anfiteatro El Djem onde fizeram o filme O Gladiador, gostei imenso, apesar do calor.

E finalmente regressamos ao Averroes em Hammamet, eram 16h30 e por isso ainda deu para aproveitar a tarde na praia. Á noite fomos novamente passear na avenida principal pois não nos queríamos afastar muito. Fiquei com pena porque não fomos à medina, mas o meu marido já andava farto dos vendedores.


O que mais gostei:

-do circuito (experiência muito gratificante)

-dos hotéis

-da comida (gosto de novas experiências)

-de regatear (adorei só o marido é que não)

-da água quente do mar

-da areia da praia

-de estar de papo para o ar

-não fazer nada tirando comer, beber e passear e outras coisas mais hehehe



O que menos gostei:

-de ter encontrado algumas medusas apesar de nenhuma me ter feito mal (acho que estavam todas mortas)

-de não ter visto um único papagaio, pois pensava que ia ver imensos

-dos carros não pararem nas passadeiras

-de não ter ido à medina de yasmine

-de um vendedor me querer trocar por camelos (apesar de eu ser morena!!!)

-do meu marido detestar os regateamentos



Alguns pormenores:

-apesar da pobreza que é bem visivel, é preciso saber que as casas embora não sejam acabadas é para não pagarem licença de habitabilidade e a pensar no futuro aumentarem mais um piso, mas praticamente todas têm parabólica!

-muitas casas têm painéis de energia solar

-até a casa da "cova" tinha tv e vídeo

-o país vive para o Turismo

-as mulheres tomam banho vestidas, segundo percebi não por serem obrigadas, mas para não mostrarem a beleza a outros homens, as que são solteiras não andavam tapadas. E mesmo as outras andam de cara descoberta.

-chamam-nos de banca rota, dizem bacalhau com batatas, Figo, Ronaldo, etc..

-topam logo que somos portugueses, não sei muito bem como, outros não topavam à primeira e perguntavam.

Adorei a experiência e espero um dia voltar mas da próxima vou tentar ficar 15 dias, uma semana para o circuito e outra para fazer praia.

Espero que o meu report possa contribuir de alguma forma para dissipar algumas dúvidas de quem pretenda conhecer este magnífico país...

Cump,
Rosquinha
[/size]:D
 
Top