Novidades

[Report] Arraial D'Ajuda

Nuno

Administrador
Staff
Arraial D'Ajuda

Arraial D’Ajuda é uma pequena localidade situada no cimo de um monte. É um local encantador que respira alegria.

O destino foi a Pousada Canto D’Alvorada, situada entre a “Barca” e Arraial D’Ajuda, inserida num espaço muito agradável abraçado pela mata atlântica.

As pessoas que nela trabalham são esplêndidas, muito agradáveis e coma uma simpatia contagiante. Na recepção vão encontrar a “Mira” que nos recebe com o seu grande sorriso e no bar da praia, a “Nei” faz as honras da casa.

Ficamos instalados numa das habitações individuais que são um encanto. Toda a envolvente da pousada está cuidada e arranjada. É bastante agradável o meio onde esta está inserida.

A piscina faz as delícias das crianças e a sua proximidade da praia permite aos pais usufruírem do contacto com o mar sem os perder de vista.

Arraial é realmente uma terra encantadora, com uma magia especial que não se transmite por palavras. É pequena, arrumada e limpa. A estrada entre a Barca e Arraial está sempre num constante frenesim e existem autocarros 24h por dia que nos levam a qualquer local desse trajecto por R$ 1.

As zonas mais frequentadas são a Praça Central, onde fica situada a Igreja e a paragem dos autocarros, a “Broadway”, pequena rua onde ficam situadas algumas lojas, a “Praça dos Hippies” que se enche de artesanato e bijutaria durante a noite e a Rua Mucugé que dá acesso à praia. Esta rua é a mais agitada durante a noite, pois é aí que ficam situadas as lojas, restaurantes e grande parte do comércio em geral.

As praias são muito bonitas com extensões de areia muito grandes, permitindo agradáveis caminhadas. A envolvente e constituída por mata atlântica e coqueiros.
A água é quente mas não é muito límpida, que segundo os locais, se deve à proximidade do rio que desagua em Porto Seguro e que arrasta consigo grandes quantidades de areia.

Porto Seguro por sua vez é uma localidade habitacional sem grandes preocupações turísticas à excepção da famosa Passadeira do Álcool, rua que se estende por centenas de metros e que conta com tudo o que é a oferta de comércio habitual.

A minha sugestão é ficar no lado de Arraial D’Ajuda numa das muitas pensões ali existentes. A minha recomendação vai naturalmente para o Canto D’Alvorada.

Os passeios que fiz foram à reserva dos Índios Pataxó da Junqueira, à Praia do Espelho, a Santa Cruz Cabrália e a uma Fazenda Local.

A ida à reserva constitui um agradável passeio cultural para ficarmos a conhecer o modo de vida que ainda é praticado nesse local. No final somos presenteados com a prova de um peixe muito saboroso, que é assado sobre a folha de uma planta.

A Praia do Espelho é circundada por uma grande encosta de onde se vislumbra uma paisagem espectacular. É um passeio longo e cansativo por estradas de terra.

Cabrália é, segundo a história, o berço do Brasil, cidade onde Pedro Alvares Cabral desembarcou em 1500. O passeio é meramente histórico e permite-nos conhecer, pela voz dos locais, a história da chegada do Navegador Português e alguns vestígios da nossa presença.

Por fim, a ida à fazenda é um passeio muito giro transformado numa aula de agricultura, ministrada pelo Sr. Pedro, onde se fica a conhecer a arte de cultivo praticado naquela zona. O passeio contempla ainda uma volta pela mata atlântica, onde nos são apresentadas algumas espécies de árvores ali existentes, sem antes nos deliciarmos com uma voltinha de caiaque numa represa próxima.
No final somos presenteados com um banquete constituído pela que de melhor a cozinha local pode oferecer.

Em resumo, é o local que aconselho, longe da habitual confusão e que nos transmite um sossego e tranquilidade só possível no paraíso.

Garantidamente, vou lá voltar de novo!
 

Nuno

Administrador
Staff
Só tenho pena de não ter lá estado duas semanas, mas se tiver oportunidade vou lá voltar novamente!
 

_Cats_

Membro Novo
Apos ler este seu relato, sobre Arraial D'Ajuda que ainda não tive oportunidade de conhecer, certamente poderei vender melhor este destino....
Obrigado
 

Nuno

Administrador
Staff
Boas,

Obrigado pela colaboração.

Arraial foi um misto de emoção ... a aldeia e simplesmente fabulosa e encantadora, só tenho pena da água não ser tão límpida como eu esperava.

De resto, foi realmente um destino fabuloso onde conheci boas pessoas.
 

Célia Reis

Membro Novo
Olá Nuno!

Também fiz essa viagem em Out. 2006, e adorei ler o seu relato, até porque também fiquei na Canto'Alvorada e fiz os mesmos passeios à excepção de Sta. Cruz de Cabrália.

Mas acima de tudo foi com muitas saudades que recordei o nome de algumas pessoas fantásticas tais como o Sr. Pedro(fazenda três irnmãos), da Neide, da Mira... realmente foi dos destinos por onde passei onde as pessoas que conheci me deixaram mais saudades!

Também gostaria de referenciar Trancoso, que tem uma noite super agradável, com tudo iluminado por velinhas (no quadrado 7), onde se respira o exoterismo, e se vive um ambiente muito diferente!

Eu tive a sorte de ir por duas semanas:D !

E se pudesse ficava lá para sempre!!!
 

Nuno

Administrador
Staff
Boas Célia,

Nem imagina as saudades que tenho daquele pequeno pedaço de terra ...
A Mira e a Neide são pessoas fabulosas, duma simpatia e calor humano invejável ... nunca esquecerei que a minha filha despachava-se a correr para ir para a recepção fazer desenhos com a Mira :)

Stº Cruz de Cabrália é simpático e tem um ar histórico que se respira ... muito interessante.

O Sr Pedro é um Grande Homem ... ele contou-me que à uns anos atrás vendia pasteis à beira da estrada.
Agora tem uma herdade enorme onde se planta tudo ...

Eu fui na semana antes do Natal, para regressar e passar o Natal com a família. O cartaz de Passagem de Ano na praia era fabuloso e devia valer a pena ... mas fica para a próxima ;)
 

Nuno

Administrador
Staff
Célia, se reparar, a foto em baixo é-lhe familiar e a pessoa, apesar de ser difícil de identificar, é uma nossa conhecida :); A Neide!
 

Célia Reis

Membro Novo
SIm Nuno, claro que conheço...também tentei colocar aqui fotos de Arraial e de algumas pessoas que conheci, mas pelos vistos ainda não tenho autorização para links :)
 

Célia Reis

Membro Novo
Foto (experiencia)



Esta era a "nossa" praia e respectivos apoios da Canto d'ALvorada (ficou inclinada pois estava dentro de água quando a tirei)
 
Última edição por um moderador:

Nuno

Administrador
Staff
E aqui está a lateral da mesma praia :)



A minha dificuldade era arranjar espaço para a toalha ;D
 

Nuno

Administrador
Staff
Era o início do verão lá, Dezembro ...

As enchentes são para mais tarde, julgo eu. Apanhei inclusive uns dias mais cinzentos e chuvosos no início, mas, nada que que nos estragasse as férias :)
 

Célia Reis

Membro Novo
Hoje só envio mais estas...







Desculpem, mas estou a ter dificuldades com o imageshack...
 
Última edição por um moderador:

Nuno

Administrador
Staff
Boas fotos :)
As duas de baixo são de Arraial?
Não estou a ver onde é ... parece-me Cabrália!
 

Célia Reis

Membro Novo
Nuno disse:
Boas fotos :)
As duas de baixo são de Arraial?
Não estou a ver onde é ... parece-me Cabrália!
Olá Nuno!

Não, não são em Cabrália mas sim em Porto Seguro, as duas. É a Igreja de Porto Seguro vista da parte de trás!
 

Nuno

Administrador
Staff
ahhhh, ok :)

Eu fui poucas vezes a Porto Seguro ... mais à noite para jantar e passear na Passarelle do Alcool.
As minha voltas foram quase sempre em Arraial.

Essas fotos da Reserva estão 5 estrelas!

Eu apanhei chuva nesse dia, andei quase o tempo todo com uma capa de plástico ;)
Trouxe algumas recordações da "loja" muito engraçadas.
 

Célia Reis

Membro Novo
Nós também apanhamos imensa chuva na primeira semana, e neste dia o céu estava completamente encoberto porque tinha chuvido de manhã. Duas das vezes nunca mias vou esquecer! Uma delas foi no segundo dia de praia, fomos caminhar na direcção da praia do rio da Barra, depois de andarmos cerca de uma hora, apenas em trajes de banho, veio uma chuvada daquelas, que se manteve até ao final do dia! Conclusão, regresso à pousada com empregados todos à cuca a ver o que nos tinha acontecido :) Tinham guardado as nossas coisas lá dentro e estavam curiosos por onde poderiamos andar com aquele tempo ! Note-se que apanhar com a chuva durante cerca de uma hora directamente na pele, e à beira mar não é de todo agradável...ao fim dos primeiros dez minutos já magoa :) mas foi divertido! Num outro dia fomos à noite a Porto Seguro, e no regresso, ao atravessar na balsa também caiu um pé de água daqueles, com vento e tudo e nós lá no meio do rio, toda a gente que estava na balsa(excepto os que estavam dentro dos seus carros) ficou enchrcada até aos ossos!!!

Mas apesar das chuvadas foram umas férias deveras sensacionais!
 
Top