Novidades

[Report] Arouca: Ponte suspensa e passadiços do Paiva - Maio 2021

r1c4rd0f3r

Membro Ativo
Este foi o ano em que finalmente visitámos os Passadiços do Paiva.
Já estava na lista há muito. A inauguração de ponte pedonal 516 foi o pretexto e empurrão que faltava.

Fizemos o percurso a uma sexta-feira, no final de Maio. Felizmente não havia muita gente nos passadiços. Já na ponte a lotação é limitada, se não estou em erro, a 35 pessoas para cada lado. O nosso grupo teria umas 20 pessoas.
O mês de Maio é um bom mês para fazer os passadiços, não só por haver menos gente de fárias mas também porque a temperatura não é tão alta e o leito do Paiva tem mais água do que no pico do verão

Comprámos os bilhetes online sendo que foi necessário escolher o sentido e a hora da travessia. Aliás, a venda de bilhetes no local não é atualmente possível.
Escolhemos partir de Alvarenga para podermos sair nos passadiços e fazer a caminhada em direcção a Espiunca. Para mim esta era a opção mais prática, caso contrário seria necessário apanhar um táxi de volta à outra margem pois a travessia é feita apenas num sentido

Em Espiunca apanhámos um táxi que, em 10-15min, nos deixou de volta em Alvarenga, onde tínhamos deixado o carro.

Fica aqui o registo visual da experiência. Espero que gostem!


 

PaulaCoelho

Membro Conhecido
Muito fixe 🤩
Fiz os Passadiços há uns anos num mês de Abril e o rio estava realmente muito cheio... gostaria de percorrer a Ponte brevemente e o teu vídeo só criou mais vontade!
 

rmonteiro

Membro Conhecido
É uma zona muito bonita. A nova ponte ainda não fui, mas esse dia também irá acontecer eheh
Obrigado pela partilha.
 

Paula Sá

Membro
Tenho uma duvida, é só uma passagem ?, tinha ideia de que seria ir e voltar, estava a pensar ir e entrar no areinho e depois voltar para fazer os passadiços...
 

Helder_Silva

Membro Novo
Tenho uma duvida, é só uma passagem ?, tinha ideia de que seria ir e voltar, estava a pensar ir e entrar no areinho e depois voltar para fazer os passadiços...
A travessia da ponte é feita ida e volta, ou seja o melhor é entrar no areinho fazer a ponte e seguir os passadiços até Espiunca. O valor são 12€ e dá direito a fazer os passadiços desde que seja feito no mesmo dia.
 

petrus

Membro Ativo
Só para complementar:
Fizemos em setembro passado. Estacionámos o carro junto ao cemitério de Alvarenga (lado Norte) e fomos em direção à Ponte que é mais uma caminhada (muito irregular de uns 15 ou 20 minutos).
Chegámos à ponte mais tarde que o marcado nos bilhetes, mas não levantaram problemas. Quanto à travessia, para mim que sofro de vertigens, é algo complicado...
Depois de atravessar para o lado Sul decidimos que interessante mesmo era fazer o trajeto dos passadiços mais longo e depois regressar de táxi ou jipe...
A descer todos os santos ajudam, mas no final, depois de um lanchito rápido e uma cerveja, propus fazer novamente o trajeto e assumo que não foi lá muito fácil, sobretudo os degraus no final, antes da ponte... já não é para todos!
Quando finalmente chegámos junto da ponte, assumo que estávamos bastantes cansados e eu com dores num joelho (lesão antiga). Para piorar, havia bastante vento e travessia da ponte causou-me ainda mais calafrios, mas fez-se, tal como o regresso ao carro!
Resumindo, foram cerca de 20 km's percorridos (dito pela app do telemóvel e confirmado pelas nossas pernas), no final já com algum sofrimento, mas a experiência foi fantástica!!!
IMG_20210928_144249_555.jpg
 

Nuno Rodrigues

Membro Ativo
O
Este foi o ano em que finalmente visitámos os Passadiços do Paiva.
Já estava na lista há muito. A inauguração de ponte pedonal 516 foi o pretexto e empurrão que faltava.

Fizemos o percurso a uma sexta-feira, no final de Maio. Felizmente não havia muita gente nos passadiços. Já na ponte a lotação é limitada, se não estou em erro, a 35 pessoas para cada lado. O nosso grupo teria umas 20 pessoas.
O mês de Maio é um bom mês para fazer os passadiços, não só por haver menos gente de fárias mas também porque a temperatura não é tão alta e o leito do Paiva tem mais água do que no pico do verão

Comprámos os bilhetes online sendo que foi necessário escolher o sentido e a hora da travessia. Aliás, a venda de bilhetes no local não é atualmente possível.
Escolhemos partir de Alvarenga para podermos sair nos passadiços e fazer a caminhada em direcção a Espiunca. Para mim esta era a opção mais prática, caso contrário seria necessário apanhar um táxi de volta à outra margem pois a travessia é feita apenas num sentido

Em Espiunca apanhámos um táxi que, em 10-15min, nos deixou de volta em Alvarenga, onde tínhamos deixado o carro.

Fica aqui o registo visual da experiência. Espero que gostem!


Olá petrus, segunda feira, se deus quiser estarei lá, e irei seguir o mesmo percurso. Deu para experimentar o famoso bife de Alverenga??
 

petrus

Membro Ativo
O

Olá petrus, segunda feira, se deus quiser estarei lá, e irei seguir o mesmo percurso. Deu para experimentar o famoso bife de Alverenga??
Olá Nuno,

Vai correr bem e certamente que vais gostar. Como deve estar calor, leva hidratação com fartura e espero que tenham bilhetes para ir cedo...
Se fizeres os passadiços, talvez seja melhor opção no regresso vir de jipe ou de táxi. Quem te avisa...
Nós começámos a meio da manhã e quando regressámos a Alvarenga já foi a meio da tarde... o bife terá que ficar para a próxima!!!;)
 

Nuno Rodrigues

Membro Ativo
Olá Nuno,

Vai correr bem e certamente que vais gostar. Como deve estar calor, leva hidratação com fartura e espero que tenham bilhetes para ir cedo...
Se fizeres os passadiços, talvez seja melhor opção no regresso vir de jipe ou de táxi. Quem te avisa...
Nós começámos a meio da manhã e quando regressámos a Alvarenga já foi a meio da tarde... o bife terá que ficar para a próxima!!!;)
Sim, vou cedo. Já a pensar no bife😋
Quanto tempo é a viagem de carro até Alvarenga e quanto custa?
 
Última edição por um moderador:

ALTF4

Membro Conhecido
Sim, vou cedo. Já a pensar no bife😋
Quanto tempo é a viagem de carro até Alvarenga e quanto custa?
Impressionante... este pessoal só pensa em comer...

Onde fica mesmo esse restaurante onde se come o Melhor Bife?? vou estar para esses lados na próxima semana...
 

Nuno Rodrigues

Membro Ativo
Impressionante... este pessoal só pensa em comer...

Onde fica mesmo esse restaurante onde se come o Melhor Bife?? vou estar para esses lados na próxima semana...
ALTF4, não viro a cara a um bom bife.
Vou na 2ª feira, depois dou o meu parecer.
Parece ser a especialidade da zona, mas não estou identificado com nenhum restaurante. Vai ser, chegar e procurar, à boa maneira Portuguesa.
Boas viagens.
 
Última edição por um moderador:

Nuno Rodrigues

Membro Ativo
Vou-me atrelar ao tópico, @Nuno Rodrigues se encontrares o nome do restaurante vem cá avisar a malta 😁
Fui ao mais famoso de Alvarenga, o Restaurante Zé Mota. Mistura o serviço de restaurante, com criação e distribuição dos bovinos que lhe dão a fama.
Apesar de existirem outros dois na zona, nenhum pareceu merecer dos mesmos créditos.
Aviso que a espera é longa, especialmente, porque dão prioridade a grupos grandes.
O bife é bom, mas comi tão bem ou melhor na noite anterior em Arouca, no restaurante A Assembleia. Apesar de tudo provámos também a Vitela assada, isso sim, estava divinal e recomendo vivamente.

Preço para 2 - 38€

Bons passeios e boas almoçaradas.
 
Top