Novidades

[Report] Angola - Parque Nacional da Quissama

ploferreira

Administrador
Staff
Parque Nacional da Quissama

Olá,

Desta vez trago-vos um report de uma viagem realizada recentemente, uma vez que ainda não existe nenhum report no Portal sobre Angola decidi fazer a estreia. :)

Tendo passado já quase dois anos da ultima visita ao Kruger, o bichinho do safari andava-me a picar... assim e aproveitando uma viagem a Luanda, uma vez que este parque está muito próximo, aproveitei para conhecer mais um pouco deste fantástico, porém bastante desconhecido pais.

Logística

A viagem foi marcada através de uma agência local a Africana Tours, tendo sida realizada pelo operador eco tur Angola, tanto a agência como o operador formam excelentes.

A viagem fez-se em jipes com ar condicionado, equipados com rádio, bebidas e snacks disponíveis durante todo o dia.

Parque Nacional da Quissama

O Parque Nacional da Quissama foi criado como Reserva de caça a 16 de Abril de 1938, passando a Parque Nacional em 1938. Está situado na região noroeste de Angola, na província de Bengo, a cerca de 120 km de Luanda e possui uma área de 9.960. km².

Faz parte das zonas de protecção integral da natureza, limita-se com o Oceano Atlântico, mantendo 120 km de área costeira, e com os rios Kwanza e Longa.

A vegetação do parque varia muito, com bosques onde predominam árvores como o miombo, além de arbustos densos e savanas arborizadas.

O parque possui uma grande variedade de aves. Na estação chuvosa de Angola (Novembro a Abril) as margens dos rios Kwanza e Longa ficam repletas de aves aquáticas como flamingos, garças, patos e pelicanos.

No parque podem ser encontrados, ainda em estado selvagem, elefantes, girafas, zebras, gnus, avestruzes e diversas espécies de antílopes, como a palanca-vermelha e o manatim. A área costeira é ponto de desova de tartarugas-marinhas.

Iniciamos o tour bem cedo, com a saída do centro de Luanda às 5:30 em direcção ao parque, apesar da curta distância (126km) o mau estado das vias logo à saída da Capital faz com que a viagem seja um pouco demorada.

O plano seria ir até ao acampamento de Kawa, com duas paragens e fazer o safari a seguir ao almoço no acampamento.


Miradouro da Lua

Sensivelmente a meio do percurso efectuamos a primeira paragem do dia no Miradouro da Lua. Este miradouro localiza-se sobre um conjunto de falésias que por acção da erosão pelo vento e chuva criou uma paisagem do tipo lunar.

Este é um ponto de paragem obrigatório para qualquer viagem ao sul de Angola.







Entretanto juntou-se a nós o segundo jipe com os restantes participantes no safari e seguimos viagem para a segunda paragem do dia.


Kwanza Lodge

A segunda paragem do dia foi no Kwanza Lodge que fica já muito próximo da entrada do Parque, aqui e porque a hora já convidava a isso, tomamos o pequeno almoço e seguimos para um passeio de Barco pelo Rio Kwanza.






Apesar de o dia estar bastante encoberto ainda conseguimos ver um crocodilo e bastantes pássaros (mais difícil era apanhá-los nas fotos :D)





Nas margens os macacos iam saltando de árvore em árvore...











Prosseguimos até à foz do rio Kwanza e regressamos ao Lodge.

 
Última edição por um moderador:

ploferreira

Administrador
Staff
Iniciamos então a etapa final, cerca de 20 km até à entrada do parque.

Na berma, simpáticos macacos davam-nos as boas vindas



Na margem do rio observamos um grupo de flamingos



E chegamos finalmente à entrada do Parque


Parque Da Quissama


Após a entrada no parque tínhamos ainda de percorrer cerca de 20 km em estrada de terra batida até ao acampamento de Kawa


No entanto, pouco depois de iniciarmos o percurso um barulho chamou a atenção do motorista e decidimos ir investigar...

Encontramos assim os primeiros habitantes do parque, umas simpáticas girafas :)





Prosseguimos até ao acampamento de Kawa onde o almoço nos aguardava.

Kawa Lodge

O acampamento de Kawa é relativamente pequeno, tem bungalows para alojamento e um restaurante bastante modesto, no entanto é compensado pela simpatia e disponibilidade dos empregados que fazem de tudo para agradar os convidados.





A seguir ao almoço iniciamos oficialmente o safari




Após termos visto alguns animais de pequeno porte avistamos um elefante



Pouco depois juntou-se um segundo elefante que estava no cio, nesta fase os machos são bastante imprevisíveis e agressivos.

Assistimos assim a uma luta entre os dois, a uma distância segura, passado pouco tempo o primeiro elefante achou melhor ir procurar comida para outro lado :)






Prosseguimos a nossa Viagem e avistamos mais um conjunto de Gnus


 

ploferreira

Administrador
Staff


E mais girafas :)







Para além de bastantes pássaros




E com o por do sol, o safari chegava ao final


Em conclusão posso dizer que o parque é bastante interessante e valeu muito a pena a visita, claro que as expectativas devem ser ajustadas, uma vez que devido à guerra recente a fauna deste parque foi dizimada e por isso não é tão variada como outros parques que já visitei. Aqui o elefante é o único representante dos big five por exemplo.
Mas para quem gosta de safaris posso-vos garantir que não ficará desapontado.

Felizmente o governo Angolano tem em marcha o projecto Arca de Noé, que tem em vista o repovoamento da fauna original, com animais do Botswana e África do Sul.

Espero que tenham gostado, qualquer dúvida disponham. ;)
 

Cristina Sousa

Membro Conhecido
Parabéns pelo report @ploferreira :)
Já tinha ouvido falar deste tour, e dos vários locais por onde passaste.
Deve ser um dia muito bem passado, e quer em termos de beleza natural, quer de fauna, parece muito interessante!
Gostei muito das girafas.... :D
Obrigada pela partilha. É muito bom ver reports de locais novos, o Pv fica muito enriquecido! ;)
 

roller

Membro Conhecido
Um dia que eu tenha a infelicidade de ter que voltar a Angola (Luanda) para atenuar as coisas é um boas opção a ponderar visitar!

Obrigado ;)
 

PauloNev

Moderador Honorário
Staff
Muito obrigado pela partilha.
Imagens bem diferentes das que vemos na televisão sobre Angola (principalmente nos noticiários).
Um dia irei fazer um safari.
Boas viagens ;)
 

ALTF4

Membro Conhecido
Olá...
Gostei bastante do que vi, mas fiquei com vontade de ver muito mais...
Sei que a vida em Luanda é bastante cara... Alguma ideia do preço dessa "Aventura"?
 

ploferreira

Administrador
Staff
Parabéns pelo report @ploferreira :)
Já tinha ouvido falar deste tour, e dos vários locais por onde passaste.
Deve ser um dia muito bem passado, e quer em termos de beleza natural, quer de fauna, parece muito interessante!
Gostei muito das girafas.... :D
Obrigada pela partilha. É muito bom ver reports de locais novos, o Pv fica muito enriquecido! ;)
Obrigado Cris, também és responsável por este report pois como te recordas, estava na dúvida se faria ou não este tour e o teu feedback foi decisivo :D

Sem dúvida que valeu muito a pena.

Um dia que eu tenha a infelicidade de ter que voltar a Angola (Luanda) para atenuar as coisas é um boas opção a ponderar visitar!

Obrigado ;)
É uma excelente opção, e olha que Luanda também está melhor qualquer coisita, pelo menos já não ia lá há 4 anos e notei grandes diferenças, para melhor ;)

Muito obrigado pela partilha.
Imagens bem diferentes das que vemos na televisão sobre Angola (principalmente nos noticiários).
Um dia irei fazer um safari.
Boas viagens ;)
Obrigado, é daquelas experiências que aconselho qualquer pessoa a fazer pelo menos uma vez na vida.

Obrigado pela partilha!
Realmente, não tínhamos nada sobre Angola... agora que abriste a porta, tens de mostrar um pouco mais do que andaste a fazer por aquelas bandas! :)
Agora que falas nisso tenho aqui mais algum material... quando arranjar mais tempo a ver se faço mais um ou dois reports :)

Olá...
Gostei bastante do que vi, mas fiquei com vontade de ver muito mais...
Sei que a vida em Luanda é bastante cara... Alguma ideia do preço dessa "Aventura"?
Olá,

De facto o custo de vida em Luanda é bastante alto, apesar de ter descido um pouco devido à crise.

Este tour de um dia, com pequeno-almoço, almoço, bebidas e snacks à descrição na carrinha ficou por cerca de 50.000 kwanzas, o que à taxa oficial representa cerca de 260€, no entanto é possível arranjar taxas de cambio melhores localmente e descer um pouco deste preço.

A titulo de exemplo se fosse há um ano o preço seria perto do dobro!

Olá,

Obrigado pela partilha :D
Um dia, farei uma aventura destas, está nos planos :D

Boas Viagens :)
Obrigado, vais gostar sem dúvida :D
 

Pedro Maia

Membro Conhecido
Nunca tinha ouvido falar desse parque mas apesar de não ter a exuberância de vida animal de outros como o Kruger foi com certeza um dia muito bem passado, não tenho nenhum plano para ir a Angola mas se lá estivesse por alguma razão era bem capaz de fazer esse passeio.

O bichos são um autêntico vício, já ando a preparar as coisas para o ano que vem...
 

rmonteiro

Membro Conhecido
@ploferreira muito obrigado por esta grande partilha !!:)
Adorei este report. Uma viagem diferente, um safari é algo que está na lista obviamente, embora não num futuro muito próximo.
Tens ai fotos muito boas, um grande report sobre uma perspectiva diferente de Angola !!;)
 

ploferreira

Administrador
Staff
Nunca tinha ouvido falar desse parque mas apesar de não ter a exuberância de vida animal de outros como o Kruger foi com certeza um dia muito bem passado, não tenho nenhum plano para ir a Angola mas se lá estivesse por alguma razão era bem capaz de fazer esse passeio.

O bichos são um autêntico vício, já ando a preparar as coisas para o ano que vem...
É verdade Pedro, apesar de já ter estado duas vezes anteriormente em Luanda só recentemente ouvi falar deste parque que fica mesmo pertinho, às vezes temos coisas interessantes tão perto que desconhecemos...

Os bichos são mesmo um vicio, eu estou a ver se convenço a mulher a ir ao Quénia... não está facil mas tenho a certeza que quando ela experimentar não vai querer outra coisa :)

@ploferreira muito obrigado por esta grande partilha !!:)
Adorei este report. Uma viagem diferente, um safari é algo que está na lista obviamente, embora não num futuro muito próximo.
Tens ai fotos muito boas, um grande report sobre uma perspectiva diferente de Angola !!;)
Obrigado Rmonteiro ;)
 

Pedro Maia

Membro Conhecido
Os bichos são mesmo um vicio, eu estou a ver se convenço a mulher a ir ao Quénia... não está fácil mas tenho a certeza que quando ela experimentar não vai querer outra coisa :)
O problema do Quénia é ser mais caro do que a África do Sul (sobretudo porque para já continuamos a ir 4), além de que não é fácil para o self drive, não é impossível mas já é conveniente ter algumas luzes de condução em 4x4, o que não é o meu caso.

Para o ano volto à África do Sul, mas desta vez vou para o fim do mundo South African National Parks - SANParks - Official Website - Accommodation, Activities, Prices, Reservations.
 
Última edição por um moderador:
Top