Novidades

[Report] Andorra - Vallnord 2017

cerejo

Membro Novo
Viajantes,
Aqui segue o meu primeiro report no portal.

Trajeto
Coimbra - Salamanca - Valladolid - Pancorbo - Zaragoza - Andorra
Optei por fazer todo o trajeto, sempre que possível, por autoestrada. O custo total em portagens ficou 45,35€ (6,40€ em Portugal e 38,95€ em Espanha).

Alojamento
Anyos Park

Quanto à escolha do tipo de alojamento, optei por um aparthotel para poder cozinhar as próprias refeições (por experiências anteriores, em regra geral, a qualidade da comida não correspondeu ao que seria expetável para este tipo serviço). O fato de ter uma cozinha à disposição também foi uma vantagem, pois já levava almoço para as pistas.
Num cômputo geral, as condições do alojamento corresponderam às expetativas. A cozinha tinha os utensílios/condições necessários para cozinhar, a dimensão do frigorifico é o quanto baste para este estilo/duração de férias. Quanto ao aquecimento nada a apontar, funciona na perfeição como seria de esperar.
Relativamente à conexão da internet, na receção foram fornecidas duas senhas, uma para a ligação Wi-Fi no quarto (que a colaboradora avisa desde logo que não funciona muito bem, contudo não tive problemas significativos), a outra senha é para a ligação Wi-Fi em todo o resort (receção, bar, etc.)

O estacionamento é gratuito (inclusivamente o coberto). Como o AnyosPark é um clube que têm à disposição vários serviços (ginásio, piscina, etc.), o estacionamento é muito solicitado por locais. No entanto, ao final do dia quase todas as viaturas com matricula local desmobilizam, por este motivo é relativamente fácil encontrar lugares livres.
O serviço do hotel de transporte para as pistas (cabine em La Massana) funciona extremamente bem e é gratuito, o que permite reduzir bastante a utilização do veículo próprio. Este transporte é feito em carrinhas mercedes de 9 lugares, que possibilita também o transporte do equipamento, quer para quem tenha equipamento próprio, quer para quem traga o equipamento para o hotel. A marcação do transporte tem que ser feita diariamente e no dia anterior, até às 21h. Para alem desta opção, é sempre possível utilizar os transportes públicos, a paragem do autocarro é mesmo junto ao hotel.
Apesar do hotel estar com uma taxa de ocupação significativa, nunca tive qualquer problema em reservar o transporte para o horário que pretendia (Fui todos os dias às 8.40 e regressava às 17h, mas existem outros horários disponíveis).

Como aspeto menos positivo, tenho a salientar a questão do fraco isolamento dos quartos (penso que é significativamente comum nas construções dos hotéis nesta zona, o ano passado constatei o mesmo noutro Hotel). Este aspeto pode-se tornar incómodo para quem fique com vizinhos mais entusiasmados (o que não foi o meu caso), contudo verifiquei que os colaboradores têm em conta esta questão (de passagem, presenciei uma chamada de atenção a uns hospedes mais entusiasmados). As tomadas disponíveis no quarto também registo como um ponto menos positivo, apenas havia uma tomada “normal” para carregar os telemóveis, e era na cozinha. As restantes tomadas têm um pino adicional (funciona como fio terra) , que impossibilita ligar os carregadores (Não sei se esta situação é habitual, para mim foi uma situação nova). Por este motivo, é melhor levar uma ficha dupla ou tripla para maximizar as opções disponíveis.

Estação de Esqui – Vallnord- Teleférico de La Massana, sector Pal

Quanto à logística, fiz o aluguer do material (esquis + Botas + Capacetes) já na montanha, na loja Esports Rossell. O pacote que contratei, não tinha o aluguer dos capacetes incluído, para 4 dias ficou em 19€ pax.
Optei por alugar também um cacifo na estância para o material, tornou-se mais confortável pois evitei de andar a transportar o equipamento diariamente Estância - Hotel - Estância. Tornou-se também vantajoso para guardar a mochila com a marmita :) e também o calçado (Nesta loja de aluguer, não guardam o calçado! Já aluguei na Pic Negre, eles guardam o calçado + equipamento, contudo esta loja não era na montanha). O custo do aluguer do cacifo para 4 dias foi de 28€.

Quanto às refeições, como já disse, optei por levar a marmita. Existem 2 espaços próprios para o efeito que estão equipados com micro-ondas. O preço médio de um menu (Ex. Sandes de frango + batatas + bebidas) é de 11€.
No que diz respeito às pistas, e comparando com o sector em que já estive (Vallnord – Sector Arinsal), a minha preferência vai para o sector Pal, pois tem pistas para iniciação/progressão mais longas e mais largas. Neste contexto acho que se torna mais amigável para quem está num estágio de iniciação/progressão. Quanto às pistas mais avançadas, não posso opinar visto que ainda não me aventurei por lá.
De qualquer das formas, ambos os setores estão ligados por teleférico pelo que se torna relativamente fácil esquiar em ambos no mesmo dia.

Será certamente um destino a repetir mais vezes.
Boas viagens!;)

Fábio Cerejo
 
Última edição:
Top