Novidades

[Report] Amesterdão

hydra

Membro Conhecido
Amesterdão

A melhor descrição da cidade resume-se a...

"Amesterdão é uma das pequenas cidades mais extraordinárias do mundo. Desde os seus canais até aos mundialmente conhecidos museus e atracções históricas, Amesterdão é uma das cidades mais românticas e encantadoras da Europa.
Amesterdão é também uma cidade tolerante e diversificada. Tem todas as vantagens de uma grande cidade: cultura e vida nocturna .... porém é calma, e grande parte graças aos seus canais, e ao reduzido tráfico rodoviário. Em Amesterdão o seu destino nunca está longe demais, contudo tenha consigo a companhia de uma bicicleta para uma experiência inesquecível." retirado de http://www.amsterdam.info/pt/

ai991.photobucket.com_albums_af38_hydra_2009_IAMSTERDAM_1.jpg


DIA 1

A nossa aventura começou de um desejo muito grande que o meu "miúdo" tinha em visitar o país dos coffee shops! Embora café café...nem vê-lo :)

A nossa viagem começou no dia 1 de Março de 2007, bem cedinho. Por volta das 7 horas já sobrevoamos Lisboa...2 horas e cerca de 40 minutos mais aterrámos no mega aeroporto de Schiphol. Homepage - Schiphol

ai991.photobucket.com_albums_af38_hydra_2009_SCHIPHOL.jpg

Aeroporto

Recolhidas as malas, fomos em busca do autocarro que nos levaria ao nosso hotel. Aqui aproveito para informar que existem muitas formas de chegar ao centro da cidade. A mais prática é mesmo o comboio, que se pode apanhar directamente no aeroporto e que segue para a estação central. Amsterdam.info - Departure times Amsterdam airport train to city station.

Mas como o nosso hotel não ficava mesmo ao pé da Estação Central, resolvemos ir de shuttle. Estes autocarros têm paragens definidas pela cidade, normalmente nas zonas com mais hotéis. Podem consultar preços, horários e paragens aqui Connexxion Schiphol Hotel Shuttle

Mais tarde, no hotel, avisaram-nos que o serviço de volta (ou seja para ir do hotel para o aeroporto) nem sempre aparecia, nós não tivemos qualquer problema, por isso não posso confirmar.:D

Chegámos ao hotel por volta da hora do almoço...deixámos a bagagem e almoçámos mesmo ali no Burger King, rápido rápido para podermos começar a explorar a cidade, bem isto era o que queriamos fazer....porque antes tivémos de fazer uma paragem, para comprar um gorro e umas luvas bem quentinhas.
 

hydra

Membro Conhecido
Contornámos o quarteirão e voltámos à Muntplein, daí atravessámos a ponte sobre o canal seguindo em direcção à Waag, construída no final do século XV com o intuito de ser uma das três principais portas de entrada da cidade...mas em cerca de 1600 os seus portões foram demolidos para permitir a expansão da cidade, então em franco crescimento. :)

ai991.photobucket.com_albums_af38_hydra_2009_WAAG1.jpg


ai991.photobucket.com_albums_af38_hydra_2009_WAAG.jpg

Waag ao fundo

Desde então serviu desde local para peso de mercadoria, a sede de mílicias a fábrica, no entanto a sua história ficou marcada por um período mais negro, quando Napoleão ordenou que as execuções públicas acontecessem aqui. :D

Desde 1996, alberga o Cafe In de Waag, um restaurante iluminado por 300 velas e candelabros .;)

Seguimos em direcção à praça mais importante da cidade. A praça Dam, considerado o centro de Amesterdão.

Aqui podemos ver o Koninklijk Paleis, construído como câmara municipal, ainda hoje é utilizados pelos membros da família real. ;)

ai991.photobucket.com_albums_af38_hydra_2009_CAMARA.jpg

Koninklijk palace

Mesmo ao lado encontramos a Nieuwe Kerk, a segunda igreja paroquial em Amesterdão, construida entre 1637 e 1712.

Ainda nesta praça fica localizado o Madame Tussauds Scenerama, com personagens de cera animadas que contam a história da cidade.

ai991.photobucket.com_albums_af38_hydra_2009_IGREJA_DAM.jpg

Nieuw Kerk

Já exaustos seguimos para o hotel, para finalmente vermos os nossos aposentos. Os quartos eram modernos e quentinhos, com todas as facilidades que esperamos num hotel de 4 estrelas. É sem dúvida um dos que recomendo! ;)

ai991.photobucket.com_albums_af38_hydra_2009_QUARTO.jpg


ai991.photobucket.com_albums_af38_hydra_2009_QUARTO1.jpg


Mais tarde saímos para a nossa primeira viagem pelo Bairro da Luz Vermelha!

Jantámos perto da praça Dam, exactamente na rua que a liga ao famoso bairro, num restaurante italiano, do qual não me recordo do nome, comida boa e relativamente em conta.

Em relação ao Bairro da Luz Vermelha, é assim conhecido devido à tonalidade das luzes que iluminam as montras onde aparecem expostas as meninas ....isto não parece nada bem....mas é verdade ;)

ai991.photobucket.com_albums_af38_hydra_2009_BLUZVERM.jpg


A prostituição na cidade começou quando esta se tornou um porto importante e servia as "necessidades" dos marinheiros chegados ao mesmo. ;)

Actualmente para além desta moçoilas, existem imensas sex-shops e bares. As ruas estavam apinhadas, apesar do frio que se fazia sentir.

Aqui é preciso ter cuidado com as ruas mais distantes e mal iluminadas, supostamente frequentadas por traficantes de droga. :p As ruas principais são super seguras....
 

hydra

Membro Conhecido
DIA 2

A primeira tarefa do dia foi beber um cafézinho...raio de mania que os portugueses têm, um café pode ser uma aventura em cidades como Amesterdão para além de ficar a milhas do nosso em termos de qualidade, só custou 3,5 euros :) pois...

Mesmo ali em frente ficava o cais de embarque nos barquitos que fazem a visita à cidade pelos canais.
Os barcos são cobertos por causa da chuva.
Já não me lembro qual o nome da empresa :D ou o preço do bilhete, apenas que ficava no canal perto da Muntplein.

ai991.photobucket.com_albums_af38_hydra_2009_BARQUITO.jpg


Deixo vários links de empresas que prestam este serviço.
http://www.blueboat.nl/index_uk.html
http://www.amsterdamcanalcruises.nl/index.html
http://www.canal.nl/ne/index.php


O nosso barquito saiu pelo canal Amstel, passando perto da ponte Magere Brug, a mais conhecida de Amesterdão, uma ponte dupla basculante. Como curiosidade a ponte eleva-se de 20 e 20 minutos para a passagem de barcos.

ai991.photobucket.com_albums_af38_hydra_2009_MAGEREBRUG.jpg

Magere Brug

Passámos pelos barcos/casa instalados ao longo dos canais.... seguindo em direcção à Casa de Ann Frank...;)

ai991.photobucket.com_albums_af38_hydra_2009_HOUSEBOAT.jpg

Casas flutuantes

ai991.photobucket.com_albums_af38_hydra_2009_ANNEFRANK.jpg

Casa de Anne Frank

...seguimos pelo canal que passa pela Central Station, passando de seguida junto ao Nemo Science and Techonology Center e ao Sea Palace, um famoso e enorme restaurante Chinês na cidade. ;)
Voltando depois ao ponto de partida.

ai991.photobucket.com_albums_af38_hydra_2009_NEMO.jpg

Nemo


ai991.photobucket.com_albums_af38_hydra_2009_SEAPALACE.jpg

Sea Palace
 

hydra

Membro Conhecido
Seguimos em direcção ao bairro dos museus, sendo que antes fizémos uma paragem na Leidsplein, esta é outra das importantes praças da cidade.


ai991.photobucket.com_albums_af38_hydra_2009_LEIDSEPLEIN.jpg

Leidseplein

De dia podemos ver malabaristas ou comediantes a entreter os turistas, isto claro quando o tempo o permite. À noite fica cheia de pessoas que frequentam os bares, cafés, cinemas e o famoso The Bull Dog um cofee shop de tamanho considerável. :)

Aproveito que nos coffee shop não é permitido o consumo de alcool.:s

ai991.photobucket.com_albums_af38_hydra_2009_TEATRO.jpg

Stadsschouwburg

Num dos lados da praça podemos ver o teatro Stadsschouwburg, sempre que o Ajax (equipa de futebol mais importante da cidade) ganha alguma competição é aqui na varanda do edifício, que os jogadores acenam aos apoiantes.

ai991.photobucket.com_albums_af38_hydra_2009_AMERICANHOTEL.jpg

American Hotel

De seguida passamos junto ao American Hotel e seguimos em direcção a Vondelstraat, para entrarmos no VondelPark, mas junto a esta praça encontramos a Vondelkerk, uma igreja neo-gótica iniciada em 1872.

ai991.photobucket.com_albums_af38_hydra_2009_VODELSTRAAT.jpg

Vondelkerk

Mais uns passitos e entramos no VondelPark, era uma das minhas maiores expectativas na cidade, esperava ver relva, tulipas e flores ou então esquilos....mas não, e tornou-se a minha maior desilusão, era um parque com um aspecto triste e...sem flores, aliás essa foi a minha maior frustação, espera ver muitas tulipas na cidade, mas o único sítio onde as vi foi mesmo no mercado flutuante....de resto faltam jardins na cidade.:D

ai991.photobucket.com_albums_af38_hydra_2009_VONDELPARK.jpg

Vondelpark

Voltando ao Vondelpark este foi construido numa zona pantanosa da cidade. Tem a dimensão de 45 hectares.

Deixamos o parque para trás e seguimos em direcção à Museumplein. Aqui situam-se a maioria dos mais importantes museus da cidade. No topo oposto ao Rijksmuseum, situa-se a Concertgebouw, uma sala de concertos, que hoje serve como sala multifuncional.

ai991.photobucket.com_albums_af38_hydra_2009_CONCERTGEBOUW.jpg

Concertgebouw

O Stedelijk Museum, o museu nacional de arte moderna, que alberga obras de Picasso, Chagall, Mondrian, etc. Estava em restauros na altura.


Mais abaixo o Van Gogh Museum, que contém a maior colecção de pinturas do artista no mundo, permitindo acompanhar a evolução do seu trabalho. Existem ainda outras obras do século XIX de outros autores.Os artistas representados são impressionistas, pós-impressionistas e outros amigos de Van Gogh, aqueles que o inspiráram, e aqueles que se inspiraram na sua obra.
Van Gogh Museum - Van Goghs brieven

ai991.photobucket.com_albums_af38_hydra_2009_PISTAGELO.jpg

Ring e Rijksmuseum

Ao fundo precedido de um pequeno ringue de patinagem está localizado o Rijksmuseum, que possui uma das maiores e mais importantes colecções de arte holandesa. Estava também até 2008 a sofrer obras de restauro.;)
www.rijksmuseum.nl

ai991.photobucket.com_albums_af38_hydra_2009_Rijksmuseum.jpg


Mais tarde seguimos em direcção à Rembrandtplein, mas antes fizemos uma paragem num tipico pub holandês, para beber uma heineken ;)

ai991.photobucket.com_albums_af38_hydra_2009_PUB.jpg


A Rembrandtplein era a praça da balança pública e do mercado. Deve o seu nome à estátura de Rembrandt, nela existem hoje muitos cafés com esplanadas, restaurantes e hoteis.

ai991.photobucket.com_albums_af38_hydra_2009_REMBRANDTPLEIN.jpg

Rembrandtplein

Mais tarde jantámos novamente perto da praça Dam, e seguimos em direcção à zona com mais coffee shops da cidade, esta zona fica junto do bairro da luz vermelha, chegando mesmo a confundir-se com esta.

ai991.photobucket.com_albums_af38_hydra_2009_COFFEESHOP.jpg


Na rua Oudezijds Achterburgwal situa-se o Hash Marihuana Hemp Museum ;) o único museu do género na Europa. Traça a história da evolução da planta até aos dias de hoje, bem como os seus efeitos, lá podemos ver exemplares da dita ;)
É bastante pequeno. Tem o preço de entrada de 9 euros e está aberto até às 23 horas, podem saber mais em www.hashmuseum.com

ai991.photobucket.com_albums_af38_hydra_2009_COFFEESHOPSTREET.jpg

Rua Coffee Shops
 

hydra

Membro Conhecido
DIA 3

Foi dia de alugar bicicleta :) e andar pelas partes mais afastadas da cidade. De todos os locais que vimos para o efeito o que mais nos agradou foi o Damstraat rent a bike, junto à praça Dam, fica o site DAMSTRAAT RENT A BIKE AMSTERDAM
Alugamos uma handbrake/classic bike por 18,50 euros para 24 horas. É necessário deixar caução em dinheiro ou através de visa, mas não me recordo quanto.

Na cidade existem ciclovias em todos os locais, é fácil percorrer a cidade, até porque existem poucos automóveis. As bicicletas têm sinais próprios que devem cumprir. :D

ai991.photobucket.com_albums_af38_hydra_2009_IGREJA_CENTRAL.jpg

Sint Nicolaaskerk

Já com a bicleta nas nossas mãos e prontos para rolar, seguimos em direcção à estação central, passando pela Sint Nicolaaskerk, ou igreja de São Nicolau, protector dos marinheiros.

ai991.photobucket.com_albums_af38_hydra_2009_PARQUEBIKES.jpg

Tantas bikes...

Pelo caminho cruzamos o maior parque de estacionamento para bicicletas que algum dia vi. ;)

ai991.photobucket.com_albums_af38_hydra_2009_ESTACAO_1.jpg

Estação

Chegámos à Central Station, que data de 1889 e nasceu com o desejo de Amesterdão entrar na era industrial. A fachada é ornamentada, estava tb em obras em 2007. Aqui para além dos comboios temos um terminal de autocarros e de eléctricos. ;)

ai991.photobucket.com_albums_af38_hydra_2009_INTERIORCENTRALSTATION.jpg

Interior da estação

Deixando para trás a estação central, viramos para o lado ocidental da cidade em direcção ao bairro Jordaan, para ver a Anne Frankhuis, o local onde Anne Frank, a sua família e os Van Daan se esconderam durante dois anos e onde foram capturados a 4 de Agosto de 1944 depois de uma denúncia anónima. Podem saber mais aqui Anne Frank Museum - the official Anne Frank House website

Aconselho a compra dos bilhetes online, para passar por uma entrada prioritária, visto que as filas podem ser grandes.:s

ai991.photobucket.com_albums_af38_hydra_2009_ANNEFRANKMUSEUM.jpg

Anne Frank house

Mesmo ao lado está a WesterKerk, a igreja com a torre mais alta de toda a cidade, é aqui que está sepultado Rembrandt.

ai991.photobucket.com_albums_af38_hydra_2009_IGREJA_ANNE.jpg

WesterKerk
 

hydra

Membro Conhecido
Depois de um almoço rápido na zona, seguimos em direcção á zona de Plantage, onde se situa um dos 6 moinhos que ainda existem na cidade, este é o mais perto. :)
Pedalámos e pedalámos passando pelo Artis, o jardim zoológico da cidade, pelo planetário e pelo aquário da cidade, até à ponta mais distante deste bairro, onde encontrá-mos o tal moinho.

ai991.photobucket.com_albums_af38_hydra_2009_MOINHO.jpg

Moinho de Gooyer

O Moinho de Gooyer, foi o primeiro moinho de farinha do país e foi construido em 1725. A parte inferior deste moinho é hoje uma casa particular :s

Este foi outro dos locais que me desiludiu, imaginava o moinho numa zona verdejante e que permitisse uma visita...mas não...

Era a última noite que tinhamos na cidade, por isso fomos novamente à zona do bairro da luz vermelha, já a caminho do hotel entrámos num pequeno pub.

DIA 4

Era o nosso último dia na cidade, :D que estava reservado para a compra de recordações e para um passei durante o dia no bairro da luz vermelha...

Mas antes fomos entregar as nossas companheiras das últimas 24 horas. (as bikes);)

Seguimos pela praça Dam para a Kalverstraat, actualmente uma rua comercial e turística, onde encontramos todas as lojas das grandes marcas.

ai991.photobucket.com_albums_af38_hydra_2009_COMERCIAL.jpg

Kalverstraat

Para mim amesterdão foi a perdição no que toca a recordações, as flores e os bolbos, as casinhas holandesas em cerâmica, as t-shirts, que ao contrário de todos os outros sítios aqui são mesmo giras e as pantufas em forma de soca holandesa...um mimo.;)

ai991.photobucket.com_albums_af38_hydra_2009_LUZVERMELHA.jpg

Bairro da Luz Vermelha

ai991.photobucket.com_albums_af38_hydra_2009_MONTRA.jpg

As famosas...montras ;)

Depois de almoço o breve passeio pelo bairro mais famosa da cidade, uma breve passagem no mercado flutuante para comprar bolbos para trazer e a espera pelo shuttle que no nosso caso apareceu. ;)

ai991.photobucket.com_albums_af38_hydra_2009_TULIPAS.jpg

Mercado/tulipas

O voo de regresso foi calmo e sobrevoar Lisboa é sempre um regalo para a vista.;)


Outras informações

Iamsterdam card
Este cartão permite circular nos transportes e entrar em alguns museus gratuitamente. Permite também descontos em muitos outros, bem como restaurantes.
Tem 3 modalidades: 24,48 ou 72 horas.
I amsterdam Card - I amsterdam

Campos de Tulipas
Desde Março até Junho é possível ver os campos de bolbos já com Tulipas entre Haarlem e Leiden, a melhor forma de visitar é alugar um carro e ir até lá. Outra alternativa são as viagens organizadas.
Não fizémos esta viagem, mas está reservada para uma próxima visita a Amesterdão
 

Paulo Leite

Moderador Honorário
Staff
Olá Hydra,

Parabéns pelo Report e obrigado por partilhares connosco....

Cada dia 1 report.... boa média..... "next"....

quero mais....:):):D
 

Ladyhawke

Membro
Olá Hydra!

Realmente só se vê o céu nublado :s, belas fotos e belo report!

Mas obrigada por partilhares a tua viagem :)
 

hydra

Membro Conhecido
Obrigada :)

Realmente só vi sol quando aterrei e quando fui embora....mas a emoção de conhecer tudinho é tanta que nem me incomodou muito...estava era realmente frio.

Em relação ao preço:

Março 2007 - Amesterdão
Avião - 203,19 por pessoa (voo Portugália/KLM)
Hotel - Eden Rembrandt square Hotel - 210 por pessoa (3 noites)
Ficou em cerca de 413 euros por pessoa, mas marcando com tempo pode ficar menos....o problema é que para Amesterdão o avião é quase sempre caro...:s
 

Maria Pereira

Membro Conhecido
Mais um destino que desperta curiosidade... Vou completando a minha lista de embarque:)

Obrigada pelo fantástico report!:)
 

hydra

Membro Conhecido
Tenho uma lista tão grande :) e depois cada vez que penso que vou riscar um destino da lista....fico cheia de vontade de lá voltar de novo:)

Que vicio :D
 

Vivi

Membro Ativo
:DBem...foi tão bom recordar!!!!
Apesar do frio de rachar, foram uns dias muito bem passados, mas Hydra, não foi em Junho, foi em Março.
Temos que repetir!
Jinhos.
 

hydra

Membro Conhecido
viviana disse:
:DBem...foi tão bom recordar!!!!
Apesar do frio de rachar, foram uns dias muito bem passados, mas Hydra, não foi em Junho, foi em Março.
Temos que repetir!
Jinhos.

:D...é o que dá fazer Copy Paste

Qual é o próximo destino??!!!:)
 

BunnyCat

Membro Ativo
Olá Hydra...

Report fantástico...

Amesterdão é uma cidade que me desperta a curiosidade há já muito tempo... ao ver as tuas fotos ainda fico com mais vontade de lá ir... :)

Muito bom mesmo!
 

thir13en

Membro Novo
Estou seriamente a pensar começar a ver uma ida a Amsterdão para o primeiro trimestre do próximo ano... Só me falta trabalhar o suficiente para ganhar uns trocos para a viagem! :)
 

hydra

Membro Conhecido
Obrigada BunnyCat, Gil e Maria Pereira -_-

thir13en disse:
Estou seriamente a pensar começar a ver uma ida a Amsterdão para o primeiro trimestre do próximo ano... Só me falta trabalhar o suficiente para ganhar uns trocos para a viagem! :)
Acho que fazes muito bem...Amesterdão é uma cidade diferente e fantástica que merece bem uma visita....

tb ando a trabalhar para voltar lá, mas quero ver se incluo uma voltinha em Bruxelas e Bruges....mas tenho muitas cidades em lista de espera, por não sei para quando vai ser :s

kiss
 

Blume

Membro Novo
:D

Obrigada pela partilha e ajuda!!
Só espero ter um pouquinho mais de sorte e ter uns dias menos molhaditos. -_-

Ando aqui aflita a tentar programar a viagem. Isto de planear tudo sozinha e as escondidas tem muito que se lhe diga. O aniversariante anda sempre a rondar a cena do crime e eu tenho que esconder as provas todas em segundos! Ufaaa :)

Ainda não consegui comprar o guia, vou ver se vou amanhã.

Obrigada mais uma vez Hydra!
:p
 

Asae

Membro Conhecido
Muito bom e ainda por cima tem as informações todas e locais onde nos devemos dirigir - siga para bingo
 
Top